Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

MATERIAIS ALTERNATIVOS => Fundição => Tópico iniciado por: fabianoac em 28 de Agosto de 2015, 16:56

Título: ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: fabianoac em 28 de Agosto de 2015, 16:56
Pessoal,

Estou tentando produzir uma peça pelo processo 'Lost Foam', utilizei até agora, para efeito de testes, isopor comum de papelaria, fiz três tentativas até agora, e em nenhuma consegui um resultado satisfatório  :-\ .

(http://)
Meus problemas nas três tentativas:
1 - As peças não foram totalmente reproduzidas, acho que o nome técnico é rechupe! Parte da peça, próxima a entrada do alumínio, não foi preenchida apesar de ter vazado alumínio de sobra.
2 - O acabamento final ficou prejudicado pela qualidade do isopor (muito poroso) e aderencia de areia na peça.

Na primeira tentativa eu coloquei somente o canal de descida, colado na parte cilíndrica;
Na segunda tentativa eu coloquei também somente o canal de descida, colado na base do objeto;
Na terceira tentativa eu coloquei o objeto de cabeça pra baixo, colei o canal de descida numa extremidade e na outra um canal para saida.

Utilizei nas três tentativas um 'massalote', acho que é este o nome, um pedaço de cano de ferro circundando o canal de entrada.

Alguma dica do que posso tentar para contornar o problema do modelo não ser preenchido totalmete?
Outra dúvida: É possível utilizar isopor classificação F3?
Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: Alfanubis em 28 de Agosto de 2015, 22:42
Amigo fabiano eu tambem passei por esses problemas nas minha primeiras fundições usando isopor comun depois de 3 anos sinto dizer q nao ha maneira barata de melhorar a qualidade final da peça porem existem formas pra deixar sua peça usavel ai vao algumas dicas q talves vc possa tirara proveito.
1. o aluminio libera gases enquanto esfria e o isospor gera fumaça quando queima entao vc deve tomar duas atitudes uma e desgasificar o aluminio e outra e dar passagem  aos gases e fumaça para fora do espaço preenchido com aluminio. A desgasificação pode ser feita utilizando cerca de uma colher de sal ligh e uma colher de soda caustica juntos eles irao desgaseificar e escorificar o aluminio tirando tambem impurezas indesejadas (jogue ambos embrulhados em um pouco de papel aluminio e tenha cuidado pois a desgasificação e violenta e podem ocorrer respingos entao saia de perto) outra forma de ajudar a nao formação de bolhas e ter mais cuidado com o quanto vc bate a reia no momento de produção do molde a areia deve ter ligante sulficiente para vc conseguir moldar sem a necessidade de compactar demais a areia assim ela absorvera parte dos gases do aluminio e da fumaça produzida pela queima do isopor.
2. A aderencia de areia na peça se da por causa da falta de uma parede entre a peca e a areia vc pode passar uma camada fina o de vaselina liquida ou oleo na superfície da peça e então polvilhar com um pouco de talco industrial isso vai fazer com q a peça fique isolada da areia e tambem vai diminuir bastante a porosidade gerada pela superficie irregular do isopor.
3. se vc poder substitua o isopór comun(poliestireno espandido) por xps (poliestireno extrudado) o xps e praticamente a mesma coisa do isopor porem nao possui bolinhas caracteristicas do metodo de produção do isopor tradicional deixando um acabamento bem melhor as peças.

Desculpe pelo texto grande eu sei q vc ja deve saber uma boa parte disso mas pensei q talves alguém q venha a ver pode tirar alguma coisa a mais :)
Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: fabianoac em 29 de Agosto de 2015, 10:49
Muito obrigado Alfanubis!

Sou um completo neófito! Suas palavras ajudaram e muito!
Bom, seguem algumas imagens das peças resultantes da segunda e terceira tentativas (a primeira eu 'refundi' antes de tirar foto!).
Eu já estava utilizando sal (utilizei o comum sem ser light) e carbonato de sódio (barrilha leve) mas acho que estava fazendo de maneira errada. Eu estava colocando as duas substâncias em momentos separados, primeiro o sal, mexia, retirava escória e depois o carbonato. Outro detalhe é que eu estava apenas 'jogando' as substancias sobre o alumínio liquido, dificilmente eu conseguia fazer com que as duas substâncias fossem levadas até o fundo do cadinho! A dica do 'embrulho' com papel alumínio foi genial :-)!
Eu já havia visto em alguns vídeos o pessoal utilizando uma tinta spray nos modelos de isopor mas pesquisei e tudo que encontrei a respeito foi sobre umas tintas refratárias e não consegui encontrar no mercado local além do que imagino que devem ser muito caras.
Vou testar a dica da vaselina com talco também.
Acabei de comprar duas placas de EPS F3, até que não sairam caro ( 100 x 50 x 6,5) mm R$ 12,00! Este EPS é mais denso do que os que usei até agora mas lá na loja eu vi o EPS F5, a superfície dele é bem mais 'lisa' não consegui adquirir uma placa pois a loja não tinha pra pronta entrega, deixei encomendada e semana que vem pego uma placa para teste.
Não sei se consigo adquirir o XPS aqui na região, vou pesquisar.
Enfim, vou testar todas as dicas e mais uma vez muito obrigado por compartilhar o conhecimento.
Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: mulapreta em 30 de Agosto de 2015, 20:26
Essa sua experiência é para produzir guias lineares?

Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: fabianoac em 31 de Agosto de 2015, 10:14
Olá mulapreta!

Não! É pra algo bem menos técnico  :D!
A idéia é para um suporte de bike a ser fixado numa carretinha (na verdade 5 suportes destes). Retira-se o pneu dianteiro da  bike e fixa-se neste suporte através do blocante. O suporte já existe no mercado, pelo que vi, feito de ferro.
Como a algum tempo eu venho lendo sobre fundição de alumínio e buscando uma oportunidade para 'meter' a mão na massa, este suporte foi a desculpa perfeita para iniciar  ;D.

Fiz mais três testes ontem. Utilizei o novo bloco de EPS F3.
Nos dois primeiros testes (Teste A e Teste B) eu posicionei as entradas do metal líquido em posições diferentes. Finalmente em um deles (Teste B) a peça formou-se inteira.
O terceiro teste (Teste C) eu repeti a configuração do Teste B para confirmar o sucesso e voilá!!!  A peça também formou-se inteira!

A peça final possui um orifício na parte cilíndrica (é o local onde passa o blocante que prenderá o pneu da bike). Em todos os testes eu fiz este orifício já no modelo em isopor. Fiz isto por acreditar que realizar o furo depois da peça pronta seria mais trabalhoso e sugeito a erro!
Como estou fazendo o orifício no molelo de isopor... Estou utilizando um padaço de tubo de alumínio daquelas velhas antenas de TV (Espinha de Peixe).
Antes de cobrir o modelo de isopor com areia eu preencho o orificio, tapo os dois lados como os dedos e vou colocando areia em cima do modelo até cobri-lo completamente, o problema é que o resultado final do orifício na peça em alumínio esta muito ruim! Não dá para vê nas imagens abaixo para o orifício saí com uma curvatura para cima!!!
Alguém tem alguma idéia?
Pensei em utilizar um lápis de madeira para preencher o orifício ao invés da areia! Ou tentar colocar somente o grafite do lápis, o orifício apesar de bem mais estreito serviria como guia para a utilização de uma broca para finalização.
Bom, o texto já ficou bem extenso. Seguem as imagens!
Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: fabianoac em 31 de Agosto de 2015, 10:17
Esqueci de mencionar que não possuo torno, somente uma furadeira e morsa de bancada!
Alguém sabe se é possível editar os posts aqui no fórum? Procurei e não encontrei como!
Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: mulapreta em 31 de Agosto de 2015, 18:04
Fabiano,

A única forma de fazer esse "furinho" durante a fundição é fazer um taruguinho com areia e Silicato de Sódio. Alias, é muito usado para deixar a parte oca em válvulas e motores.

Você pega um cano do diâmetro que precisar e serra ele no sentido longitudinal. Depois de serrado e as metades separadas, junte novamente as partes para formar novamente o tubo, prenda bem com arame e, apos preparar a areia com Silicato de Sódio você enche esse tubinho bem socado e leve ao forno ou uma fogueira. depois de esfriar, retire o arame e desfaça o tubo. Sobrara o taruguinho de areia bem dura, se quiser poderá até dar uma lixada para alisar. Com cuidado insira no isopor. Esse taruguinho deve ser maior que o molde de isopor para que as pontas fique fixo na areia e não no isopor. Apos fundir, você pode retirar esse taruguinho do alumínio fundido quebrando-o.

Dê uma lida nesse tópico que é muito interessante. Pois acredito que todo seu molde pode ser feito com Silicato de Sódio. Esse produto é muito Baratinho.
 
http://www.guiacnc.com.br/fundicao/how-to-aprenda-como-fazer-moldes-profissionais-com-silicato-de-sodio/ (http://www.guiacnc.com.br/fundicao/how-to-aprenda-como-fazer-moldes-profissionais-com-silicato-de-sodio/)

Edson
Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: fabianoac em 01 de Setembro de 2015, 12:31
Mais uma vez obrigado Mulapreta!
Dica excelente.
Já estou começando a procurar o silicato de sódio  :D.
Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: mulapreta em 01 de Setembro de 2015, 13:16
Uotra possibilidade de fazer o tal furo, é com argila ou barro. Você prepara a argila ou barro, introduz em um tubo e com o auxilio de uma "bucha" vai extrusando a argila para fora do tubo. Coloque para secar muito bem, não pode haver umidade no ato da fundição.

Creio que esse método deve ser mais rápido e econômico. 
Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: fabianoac em 22 de Setembro de 2015, 15:55
Uotra possibilidade de fazer o tal furo, é com argila ou barro. Você prepara a argila ou barro, introduz em um tubo e com o auxilio de uma "bucha" vai extrusando a argila para fora do tubo. Coloque para secar muito bem, não pode haver umidade no ato da fundição.

Creio que esse método deve ser mais rápido e econômico.

Obrigado 'Mulapreta'!

Acabei por realizar o furo na furadeira de bancada, deu um pouco de trabalho para centralizar o furo mas no final deu certo.
Depois vou postar umas fotos dos suportes 'finalizados'.
Como devo ter mencionado anteriormete, o objetivo dos suportes era prender 5 mountain bikes numa carretinha para uma viagem à Chapada Diamantina-BA, pois bem, realizei a viagem na semana passada com mais 4 amigos e deu tudo certo, foram quase 900 km de estrada dos quais pegamos uns 150 km com bastante buraco e não houve qualquer problema!
Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: mulapreta em 22 de Setembro de 2015, 18:43
Posta fotos detalhada da fundição. Ficamos aguardando.

Parabéns

Edson

Título: Re:ISOPOR Classificação F3 Serve para Moldes no processo 'Lost Foam'?
Enviado por: mdaweb em 30 de Outubro de 2015, 20:48
Prezado se utiliza sal light + soda caustica em flocos, nunca sal light + Barrilha, o sal light já é composto de 50% de cloreto de potássio por isso não pode ser utilizado junto com a Barrilha, eu recomendo que você utilize a Sal Light + Soda caustica, enrolados em folha de alumínio e jogue no Alumínio derretido, o Sal Light é escoriante e a soda junto com o sal é  Desgaseificante, o alumínio vai ficar bem mais fluido, melhorando muito a peça final, recomendo também já que você esta utilizando a técnica do Lost Foam fazer mais furos no molde pra os gases do Foam terem mais saídas.  pense em utilizar o Foam P3, é mais liso que o de papelaria.

PS:tome os devidos cuidados utilizando sempre EPI, quando jogar a mistura de Sal Light com Soda, jogue com cuidado e saia de perto, a soda reage com o alumínio para tirar o Hidrogênio a reação e violenta.

Mauro.