Autor Tópico: Problemas com molde em areia verde  (Lida 8868 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Plateau

  • Fuso
  • **
  • Posts: 124
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: BH-MG
  • Nome:: Pedro
  • Profissão: Engenheiro de Computação
Problemas com molde em areia verde
« Online: 03 de Setembro de 2012, 23:10 »
Boa noite, pessoal, tudo bem?

Estou tendo sérios problemas para fazer uma carcaça para pedal de guitarra e acho que o erro está no preparo da areia verde. Consegui areia fina e lavada e argila (daquela mais acinzentada que dá próximo a lagoas e que na roça do meu tio tem de sobra) e fiz uma mistura na proporção de 1:1 e fui adicionando pequenas quantidades de agua. Não sei o que tenho feito de errado mas sempre que vou tirar o molde do pedal (feito em zinco) quebra um pedaço ou então fica agarrado algo no molde. O que estou tentando moldar é uma caixeta simples como esta aqui:

http://img2.mlstatic.com/10-unid-caixa-de-aluminio-pedal-padro-mxr-fulltone-usa_MLB-O-223956461_4327.jpg
Problemas com molde em areia verde


Se alguem puder me ajudar eu fico muito grato pois ja estou com o PCB pronto e faltando apenas a carcaça para entregar o serviço.

Um grande abraço a todos,

Pedro Rosa!



Offline mandiares

  • Manutenção mecânica, reparo e fabricação de componentes
  • Fuso
  • **
  • Posts: 141
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Volta Redonda - A cidade do aço
Problemas com molde em areia verde
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2012, 07:20 »
Plateau
Modelos de fundição têm que ter uma geometria favorável para possibilitar à sua retirada sem a quebra do molde. Eles devem ter a chamada "saída" uma determinada conicidade das paredes laterais, que deve ser mais acentuada quanto maior for o tamanho do modelo. Verifique então se esta peça que usa como modelo está de acordo. E boa sorte.
Obs. Em relação traço utilizado a quantidade de argila está muito alta o que torna a mistura muito plástica.

Offline Plateau

  • Fuso
  • **
  • Posts: 124
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: BH-MG
  • Nome:: Pedro
  • Profissão: Engenheiro de Computação
Re:Problemas com molde em areia verde
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2012, 10:07 »
Plateau
Modelos de fundição têm que ter uma geometria favorável para possibilitar à sua retirada sem a quebra do molde. Eles devem ter a chamada "saída" uma determinada conicidade das paredes laterais, que deve ser mais acentuada quanto maior for o tamanho do modelo. Verifique então se esta peça que usa como modelo está de acordo. E boa sorte.
Obs. Em relação traço utilizado a quantidade de argila está muito alta o que torna a mistura muito plástica.

Muito obrigado pela ajuda, mandriares. Achei ontem em um documento que a proporção deveria ser de 90% de areia 7% de argila e 3% de agua. Vou providenciar mais areia e fazer o teste. Quanto a geometria da caixa, eu estou estudando a possibilidade de fazer primeiro a parte externa da caixa (o molde ficaria igual a uma piscina na caixa de areia verde) e posteriormente fazer o núcleo, também em areia verde e utilizando uma forma menor, e colocá-lo após ter preparado as duas caixas.

Vou tentar as duas coisas e posto resultados na sequência.

ABraço.

Offline Cássio Alvarenga

  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3429
  • Sexo: Masculino
    • www.vatech.ind.br
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
  • Profissão: Empresario / Engenheiro Mecânico
Re:Problemas com molde em areia verde
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2012, 10:13 »
Existe também uma resina que se mistura á areia, aqui em BH você encontra na pedro segundo, perto do complexo da lagoinha  ;)

 Pode resolver seu problema

 

Offline Plateau

  • Fuso
  • **
  • Posts: 124
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: BH-MG
  • Nome:: Pedro
  • Profissão: Engenheiro de Computação
Re:Problemas com molde em areia verde
« Resposta #4 Online: 04 de Setembro de 2012, 11:01 »
Existe também uma resina que se mistura á areia, aqui em BH você encontra na pedro segundo, perto do complexo da lagoinha  ;)

 Pode resolver seu problema

Teria como você me passar nomes, valores e/ou contatos? É que sou novato nessa área e só resolvi me aventurar porque o preço das carcaças de pedal está um absurdo.

Obrigado pela ajuda.

Abraço,

Pedro Rosa!

Offline mandiares

  • Manutenção mecânica, reparo e fabricação de componentes
  • Fuso
  • **
  • Posts: 141
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Volta Redonda - A cidade do aço
Problemas com molde em areia verde
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2012, 20:46 »
Existem varias resinas de cura a frio e de cura a quente. As de cura a quente são para processo shell moulding que não é o seu caso. As de cura a frio são , basicamente as fenolicas e furanicas, em ambos os casos é necessário um misturador para homogeneizar bem o traço areia, resina e catalisador. Existe o processo CO2 no qual resina é um silicato de sódio e a cura acontece com a passagem do dióxido de carbono para haver a cura da resina. Resumindo, se a moldação não é seriada o melhor  caminho é mesmo a areia verde. Não lembro se comentei contigo, a adição de Mogul melhora bastante as características da areia verde. Mogul é basicamente fubá que recebe este nome por ter aditivos que amargam o produto impedindo seu uso como alimento pelos operários de fundição. Entra no traço em teor2 a 5% do peso de betonita (argila ) adicionada.

Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:Problemas com molde em areia verde
« Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2013, 07:50 »
Você pode tentar flambar um molde feito em silicato de sódio. Esta é a forma que utilizam para fazer blocos de motor e cabeçotes na fabrica da ferrari(se duvidar, confira:
www.youtube.com/watch?v=AdcoVurVY30
‎) e eu particularmente nem considero a utilização de areia verde por esta ser um approach bem amador(areia umedecida com AGUA em aluminio liquido?!?!? nao combina nem um pouco, mal) e antigo, moldes em silicato ficam duros e podem ser lixados, montados em outros moldes, enfim, praticamente viram PEÇAS de areia.

Basicamente você precisa de silicato de sodio e a areia mais fina que voce puder conseguir. Misture 8% de silicato na areia e mexa com as maos(com luvas) até ficar homogeneo.

Feito isso você pode simplesmente jogar por cima do modelo e socar, depois retire o modelo, pegue um maçarico e flambe o molde, vai ficar duro como tijolo e o melhor: é completamente inerte depois de seco, o que significa que ocorrerão poucas reações entre molde e alumínio líquido, te deixando com uma peça de superfície uniforme sem furos ou bolhas...

Lembrando que o silicato de sódio existe em diversas concentrações mas o que vc precisa é o N-Grade, 2.6% de teor de silica.

Consegui a areia e o silicato na Siframac, em Diadema - SP:

RUA NOVE DE JULHO 183
CEP: 9941380 - Diadema - SP

SIFRAMAC IND COM DE PRODS PARA FUNDICAO LTDA

11-4071-1756

Abs,

-Dimitri

Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:Problemas com molde em areia verde
« Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2013, 07:56 »
Não se esqueça que pra conseguir paredes finas como essa caixa aí, em fundição de alumínio você precisa usar outra forma de fundição chamada Die Casting, fundição injetada sob baixa pressão.

Sand Casting ou fundição em areia com resina/argila umedecida, é mais apropriado para peças maiores e mais espessas porque você se apoia somente na gravidade e pressão hidrostática pra te ajudar a preencher seu molde e é somente esta pressão hidrostática que você tem pra te ajudar a preencher as cavidades e seccções estreitas, o que nem sempre é suficiente se você quiser atingir uma espessura menor que 3mm...

Abs,

-Dimitri