Autor Tópico: Programação paramétrica:exemplos(4)  (Lida 1761 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline badade

  • Novato
  • *
  • Posts: 65
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Varese
  • Nome:: Pietro
  • Profissão: Programador cnc
Programação paramétrica:exemplos(4)
« Online: 28 de Outubro de 2012, 15:08 »
Recebi várias e-mails de usuários torneiros que mesmo agradecendo pelo trabalho que faço expressavam uma certa angústia, porque sempre eu refiro-me a questões relacionadas a centros de usinagem e nunca falo sobre tornos. O que posso dizer?
O conceito de programa paramétrico é um conceito abstrato; paramétrica vale para qualquer cnc, o que conta é a lógica. Naturalmente, um programa, deve ser aplicado a uma máquina e, portanto, requer abordagem relacionada com o tipo de cnc....mas a  lógica é a mesma! Escrevo para programadores de centro de usinagem porque eu também sou, estou familiarizado com essas máquinas...
mas eu entendo vocês, torneiros, que às vezes sente-se excluídos, nunca considerados: hoje vou escrever para vocês!

-Fausto-
"Hoje eu tive que escrever um programa de perfuração para o torno..... nada de difícil ... mas como foi chato! Foi tão cansativo para escrever! Tive que executar centragem, perfuração, roscagem, e chanfros na face dianteira de um cilindro (z), utilizando o eixo C.
Eu não encontrei problemas, mas a repetitividade me destruiu, eu estou realmente cansado! Você não pode automatizar as diversas tarefas?
E eu não entendo por que toda vez que eu usar o eixo C eu tenho que escrever as funções de ativação, como se isso (eixo C) fosse algo diferente do eixo X e Z "

Nós somos capazes de automatizar o processo para Fausto?

Então um problema não muito difícil ma frequente na programação de tornos. Espero deixar felizes os torneiros, à espera de novas questões por vocês (mesmo que Fausto tem realmente muitas) e prometendo de escrever ainda mais relativamente aos tornos.


A figura representa uma hipotética usinagem
-8 furos M12 igualmente espaçados em diâmetro 100 de profundidade 40, o primeiro furo, a 0°
-8 furos igualmente espaçados em diâmetro 100 de profundidade 40, primeiro ângulo 22,5° (4*10,5 VTC, 4*10,5 VTS), como mostrado.

 

/** * */