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GERAL => Galeria de Arte => Tópico iniciado por: Paulo Bubolz em 27 de Março de 2011, 18:55

Título: Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 27 de Março de 2011, 18:55
Salve!

Abro este tópico para compartihar o andamento de alguns de meus projetos.

Em anexo preview do primeiro de uma série de puzzles que estou criando para o meu futuro repositório de modelos 3D comerciais.

Minha versão em formato Puzzle 3D do Demoiselle, obra prima de Santos Dumont.

O modelo possui 43 peças individuais, (35,5x32,6), para ser fresado em MDF 3,2 mm e fresa 2mm.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Projeto Pandora (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7248.0.html)
Design libertário (http://designlibertario.wordpress.com/)
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: fcamargo em 27 de Março de 2011, 18:57
muito lindo..
boa sorte nos projetos.

Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: cientista13 em 27 de Março de 2011, 21:36
Tá bonito.

Espero que o futuro seja bem próximo e que o repositório de modelos seja bastante variado, e claro, com preços acessivei ;D
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: RAranda em 28 de Março de 2011, 09:28
Nobre Paulo.

Lindo o modelo, vou até querer um para mim. rsrsrsr

Quando estiver disponível é só avisar.

Abraços.

Rubens
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Puzzle DEMOISELLE
Enviado por: Paulo Bubolz em 28 de Março de 2011, 09:49
Salve

Citar
Espero que o futuro seja bem próximo e que o repositório de modelos seja bastante variado, e claro, com preços acessivei

O primeiro passo foi dado,  tenho muitos esboços mas pouca coisa finalizada... mas devagar se chega lá. 

Quanto aos preços a ideia é que sejam de fato acessíveis afinal a nossa realidade nesse país é complicada.

Alguns arquivos até serão distribuídos gratuitamente (limitados a uso pessoal) como arquivos cujos direitos autorais sejam de propriedade de terceiros, ou peças simples.  Breve vou postar alguma coisa aqui mesmo.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - 2D Cabide Pack - DXF gratuito
Enviado por: Paulo Bubolz em 01 de Abril de 2011, 18:13
Salve!

Conforme prometido disponibilizo em formato DXF um modelo gratuito de cabide para ser fresado ou recortado a laser em MDF ou Acrílico.

Apesar de ser algo simples acredito ser bem útil.

Quem tiver interesse em modelos diversificados incluindo modelos infantis exclusivos, disponibilizei um pacote comercial

contendo 40 modelos diferentes no meu blog. O Demoiselle também já está disponível lá.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Paulo Bubolz em 18 de Abril de 2011, 14:32
Salve!

Em anexo prévia do modelo comercial que estou trabalhando no momento... A Santa Ceia do grande mestre Leonardo Da Vinci.

O modelo possui tamanho original 700x357,5mm. Apesar da grande dificuldade de se conseguir imagens como boa definição para usar como referência na modelagem, consegui material suficiente para retratar a cena com bom detalhamento.

Dividi a modelagem em 3 etapas em progressivo grau de dificuldade na concepção:

Modelagem do cenário [Low Poly]
Modelagem da mesa e elementos sobrepostos (pratos, Copos, Jarras, Alimentos, etc.) [Medium Poly]
Modelagem orgânica dos personagens em cena [high Poly]

A Próxima etapa será modelar a mesa e seus elementos, tão logo conclua, postarei.


Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: cientista13 em 18 de Abril de 2011, 23:18
..... Apesar da grande dificuldade de se conseguir imagens como boa definição ...

Paulo dá uma olhada no site da Halta Definizione

http://www.haltadefinizione.com/magnifier.jsp?idopera=1 (http://www.haltadefinizione.com/magnifier.jsp?idopera=1)
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Paulo Bubolz em 19 de Abril de 2011, 09:15
Salve!

Uma das primeiras coisas que fiz foi justamente montar um mosaico da pintura em alta definição com capturas de tela do haltadefinizione, o problema é que a obra original de Leonardo deteriorou-se muito ao longo do tempo, mesmo após o processo de restauração a que foi submetida, muito da obra original se perdeu, em parte culpa do próprio Leonardo que resolveu "testar" uma nova técnica de pintura com têmpera.

Abaixo mosaico montado da obra original (o arquivo original que montei em alta definição tem quase 40Mb).

Só é possível perceber a forma original de alguns detalhes com tratamento da imagem como o detalhe do floral nas paredes. Observe o imagem original obtida no haltadefinizione e a mesma imagem depois que inverti as cores e editei as tonalidades.

Abaixo captura de uma área da parede (imagem original x imagem tratada).

Felizmente existem outras referências como a  obra de Giacomo Raffaelli que fez uma magnífica reprodução em micro mosaico a mando de Napoleão na igreja Minoritenkirche em Viena.

Abaixo reprodução de Giacomo Raffaelli (tenho a reprodução em alta resolução.

Recentemente a L3Studies fez uma reconstrução digital da Santa Ceia em alta definição onde todo o brilho, detalhes e cores da obra original foram resgatados, mas infelizmente a imagem não é disponibilizada a meros mortais, salvo uma versão em baixíssima resolução inaproveitável.

Abaixo reprodução da L3Studies. (em baixa definição).

Há também pouquíssimas reproduções disponíveis em .STL que também possam servir de referência, pois reproduzir a obra não é tarefa fácil, temos um ambiente rico em detalhes, habitado por Cristo e seus 12 apóstolos (ou 11 se levarmos em conta a teoria de que um deles é Maria Madalena) 13 figuras humanas com vestes vistosas e ricamente drapeadas. A Cena pintada por Leonardo na parede do fundo do refeitório do convento dominicano de Santa Maria Delle Grazie na Itália, retrata o momento em que Jesus diz sentado a mesa que um de seus discípulos irá lhe trair, "Enquanto comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós me trairá".

Abs.

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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Ale.x em 19 de Abril de 2011, 16:02
A melhor Santa Ceia de todos os tempos

(http://capnwatsisname.files.wordpress.com/2008/09/last-supper-guitar-solo.jpg)

Quando tiver tempo vou fazeruma dessa
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Paulo Bubolz em 25 de Abril de 2011, 11:19
Salve!

Em anexo mais algumas imagens do andamento do modelo da Santa Ceia.

Durante o trabalho resolvi testar o Aspire da Vectric, o qual é bem semelhante ao Artcam. No início fiquei bem empolgado e resolvi "testar" a concepção da Santa Ceia usando a ferramenta.

Reproduzir detalhes finos como por exemplo o relevo do floral nas paredes da cena é uma tarefa bastante trabalhosa através da tradicional  modelagem poligonal , principalmente porque a grande maioria dos aplicativos de modelagem 3D não suportam a importação de objetos vetoriais, ao contrário do Aspire, onde o floral poderia ser facilmente reproduzido, já que havia vetorizado previamente todos os elementos "não orgânicos" da cena.

Infelizmente logo percebi que a facilidade de modelar certos elementos através de vetores no Aspire, tinha muito mais limitações do que vantagens reais e acabei voltando para a modelagem inicial.

Durante o trabalho ficou claro que separar a mesa da modelagem orgânica dos personagens não seria prático pois os dois elementos estão demasiadamente relacionados, por isso a modelagem orgânica deverá incluir a superfície da mesa juntamente com os elementos sobrepostos.


Próxima etapa - Modelagem orgânica.

Abs.

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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: gimbabf em 26 de Abril de 2011, 00:21

    Paulo,
   está ficando muito bom o trabalho, eu gostaria muito de saber trabalhar com 3D mas depois de certa idade fica difícil aprender, se vai vender o .stl com certeza quero ser um dos primeiros clientes
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Paulo Bubolz em 26 de Abril de 2011, 10:20
Salve!

Lidar com 3D é difícil em qualquer idade, principalmente no início, mas depois que vc se familiariza com os termos e princípios fica natural como desenhar em 2D... Hoje em dia há diversos aplicativos de modelagem 3D mais amigáveis e intuitivos como o Sketchup por exemplo.

Se vc tem interesse em criar seus próprios modelos sugiro que comesse com ele. Sua aparente simplicidade esconde uma formidável e poderosa ferramenta de modelagem. Minha idéia original era modelar apenas os detalhes mais geométricos da Cena usando o Sketchup para depois exportar para outro software como o Silo ou Zbrush e até agora modelei tudo apenas nele. Para a próxima fase que é a modelagem High poly pretendia usar o Silo, mas vou testar a modelagem orgânica no próprio Sketchup pra ver até onde ele pode me levar  ;).

Vou sim comercializar o STL e pretendo conceder um desconto especial para quem for usuário cadastrado aqui no fórum ;D.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: cientista13 em 09 de Maio de 2011, 21:02
Enquanto o Paulo trabalha, um video para servir de inspiração

Os Barbixas - Santa Ceia (http://www.youtube.com/watch?v=b7QvSClqfq8#)
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Hilarinho em 18 de Maio de 2011, 11:50
Bubolz, voltei.  :)

Me lembrei de algo que talvez sirva para alguma coisa...

Se caso pusesse na cena as pessoas sentadas, devidamente trajadas e posicionadas, depois "achatando-as" em niveis de Z para combinar com a profundidade das outras camadas que pretende (talvez) fazer, ajudaria ?

O pessoal que lida com o Poser talvez já tenha visto algum modelo tridimensional real representando as figuras retratadas na Santa Ceia.

Eu pessoalmente nunca vi (via somente modelos comerciais mais "comuns", com trajes modernos, cosmopolitas e alguns trajes típicos, mas nada sobre acontecimentos bíblicos), mas se existirem, é facil posiciona-los numa cena tridimensional real, e retrabalha-la para o seu proposito. Assim a parte mais orgânica da cena não demandaria tanto trabalho manual.

Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Paulo Bubolz em 18 de Maio de 2011, 17:23
Salve Hilarinho!

Citar
Se caso pusesse na cena as pessoas sentadas, devidamente trajadas e posicionadas, depois "achatando-as" em niveis de Z para combinar com a profundidade das outras camadas que pretende (talvez) fazer, ajudaria ?

A própria cena de Leonardo por si só complica a situação... veja que temos 13 personagens, se extrairmos os elementos puramente humanos visíveis teremos apenas cabeças, mãos e pés, restará justamente o elemento mais complicado da modelagem: as vestes drapeadas. Seria sim possível  utilizar os elementos humanos visíveis extraídos de outros modelos (cabeças, mãos e pés) o que teoricamente poderia acelerar em parte o processo de modelagem, mas ainda assim os principais elementos da modelagem orgânica que são as vestes precisariam ser modelados a unha...

Citar
O pessoal que lida com o Poser talvez já tenha visto algum modelo tridimensional real representando as figuras retratadas na Santa Ceia.
De fato existe um vasto acervo de modelos comerciais do Pozer ou Daz Studio e também modelos gratuitos razoáveis. Felizmente existe o  MakeHuman (http://www.makehuman.org). Trata-se de um aplicativo open source capaz de gerar uma malha humana onde é possível definir inúmeras características no modelo, como sexo, idade, massa muscular etc, e ainda conferir ao modelo a pose que imaginarmos.

Mas nem tudo são flores... Infelizmente se um objeto tridimensional for simplesmente achatado no eixo Z o que teremos não é um relevo deste objeto, mas pura e simplesmente uma versão deformada do mesmo...  esse problema poderia ser resolvido em parte se criarmos um deep map da cena montada com os personagens em 3D e aplicarmos esse deep map sobre uma malha suficientemente subdividida através da técnica de displacement... mas como já vimos em http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7445.msg140562/topicseen.html#msg140562 (http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,7445.msg140562/topicseen.html#msg140562) essa técnica também tem lá suas limitações. Nesse caso o trabalho todo seria mais o menos o seguinte:

01 - Gerar 13 malhas básicas para cada um dos personagens.
02 - Posar os 13 personagem de acordo com suas respectivas referências em 2D (inclusive os dedos das mãos).
03 - Posicionar com precisão os 13 personagens de acordo com sua posição original na cena.
04 - Criar um deep map da composição.
05 - Criar uma malha plana subdividida de 5 a 7 vezes.
06 - Aplicar sobre o plano o deep map como displacement.
07 - Modelar a roupa de cada um dos personagens (possivelmente com auxílio de outros mapas de displacement).
08 - Editar a fisionomia de cada um dos 13 personagens para que se assemelhem a imagem de referência.
09 - Etc...

O que a primeira vista parece uma solução mais simples no final acaba por também demandar um bocado de trabalho ;-)

Existem muitas formas de modelagem: Nurbs, Poly by poly, Displacement, modelagem vetorial, escultura high poly etc... cada modalidade possui suas vantagens e desvantagens dependendo do modelo que queremos produzir. Escolher a técnica mais adequada e planejar o processo de modelagem como um todo, pode fazer muita diferença na qualidade final do modelo e no tempo gasto para produzi-lo. Ao contrário do que parece, modelar um relevo na maioria das vezes é mais complicado do que fazer um modelo full 3D.

Abs.

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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso... {Rudimentos}
Enviado por: Paulo Bubolz em 25 de Maio de 2011, 08:29
Salve!

Em anexo mais um preview do andamento do modelo Santa Ceia. Este será o penúltimo preview antes da imagem derradeira.

Este seria o rudimento da malha base que dará origem ao modelo final, servirá como guia para o deslocamento da malha  através do eixo Z.


Abs.

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Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Modelo Jesus com a coroa de espinhos
Enviado por: Paulo Bubolz em 28 de Julho de 2011, 08:34
Salve!

Em anexo imagens do meu último trabalho finalizado Jesus com a coroa de espinhos.

O trabalho é parte de um estudo que venho fazendo em busca do melhor fluxo de trabalho para a criação de relevos tendo como pontos principais tempo x qualidade.

Breve disponibilizarei o modelo comercialmente no meu blog.

Abs.

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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Guia CNC em 28 de Julho de 2011, 09:13
Parabéns Paulo, realmente profissional.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Euclides Júnior em 28 de Julho de 2011, 09:22
Bom dia Paulo
Ai vai uma Santa Ceia vetorizada nao sei se sera util para vc
Abs
Jr.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Paulo Bubolz em 28 de Julho de 2011, 14:44
Obrigado Jost!

Diginox! Já tenho esse arquivo, mas mesmo assim agradeço por disponibilizar!

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: iluj em 12 de Agosto de 2011, 03:24
Olá Paulo, gostaria que vc me tirasse uma dúvida se possível.
Tendo por exemplo a Santa Ceia em vetores, como o desenho disponibilizado pelo colega Diginox. O que é necessário fazer para transformar este em um desenho 3d? Peço isto, pois não entendo nada de desenho 3d, mas desconfio que seja extremamente difícil fazer a modelagem...
Parabéns pelos trabalhos!
Obrigado.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 12 de Agosto de 2011, 08:29
amigo ILUJ,
este tipo de trabalho é a menina dos olhos de muitos colegas por aqui, inclusive   EU,  pois é um trabalho diferenciado .
já li muitos topicos por aqui e vejo que tem muito trabalho para se fazer até ficar perfeito.
é um estrada bem longa amigo, mas com paciencia , com gosto ao que faz, e tambem com umas ajudinhas aqui no forum rsrsrs
vamos chegar la
fico sempre de olhos arregalados por aqui, pois sempre alguem deixa escapar umas dicazinhas rsrsrs.
tambem concordo que as pessoas se preservem em mostrar como se faz, pois tambem  passaram por esta estrada,
o bom é aprender como se pesca e não apenas comer o peixe, e para aprender a pescar só treinando e errando, pois até pegar o peixe , ele vai te roUbar a isca muitas vezes,  mas  com certeza ele vai ser comido com batatas coradas rsrsrsr

Este mesmo amigo ai, O GRANDE PAULO, já deu umas dicas fantasticas
abraço, e vamos ficar atentos
RICARDO
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: iluj em 12 de Agosto de 2011, 11:29
Concordo com vc José Ricardo, mas minha pergunta não tem um cunho técnico aprofundado, é mais uma questão de curiosidade mesmo, pois como vc mesmo falou, nós vamos aprendendo  com dicas de pessoas mais experientes, mas nesse caso acho muito difícil conseguir fazer algo relativamente "grande" sem uma certa experiência...
Ontem mesmo fiquei lendo muito sobre dicas de como fazer as caixinhas de MDF e outras coisas mais, e percebí que vc já possui uma bagagem grande neste ramo, e com certeza vou tirar proveito!
Quanto a mim, tenho mesmo que ficar de olho, poi sou novato (apenas um ano), e construí minha CNC ano passado. Mesmo eu tendo pouca experiência, no que puder ajudar, estamos aí!
Obrigado.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 12 de Agosto de 2011, 11:35
amigo , na area de marcenaria de artesanato . já estou a 10 anos, e realmente é muita bagagem,  mas vc pode ter trocentos anos , sempre vai ter alguem que te ensine alguma coisa.
abraço e boas sorte para nós
Ricardo
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Paulo Bubolz em 12 de Agosto de 2011, 14:27
Salve!

A grosso modo bastaria importar o vetor para o ArtCam e aplicar relevo... mas o resultado dificilmente seria algo aproveitável, pois o vetor em questão não foi concebido para essa finalidade. Para melhorar o resultado vc teria que "separar" os elementos (no Corel Organizar/Separar curva) e refazer/modificar diversas partes do vetor para que possa aplicar os relevos/depressões de forma seletiva.

Observe na imagem que postei abaixo um exemplo de vetor especialmente criado para compor o cenário da Última Ceia.

Se deseja criar relevos a partir de vetores sugiro que assista vídeos e tutoriais sobre modelagem com ArtCam ou Aspire. Aqui mesmo no fórum tem muito material disponível inclusive o manual do ArtCam em português.

Não uso Artcam nem Aspire para meus modelos (exceto quando preciso fazer coisas bem específicas) então não tenho muito a dizer sobre eles. Uso principalmente a dupla dinâmica Silo e Sketchup.

A outra imagem abaixo mostra parte do fundo de cena da Santa Ceia sendo feita no Sketchup.

Vejam... não é que a criação de relevos seja uma ciência oculta e que quem sabe fazer guarda exclusivamente pra si o conhecimento rsrsrsrs... o simples fato é que não dá pra resumir a tarefa do início ao fim num simples passo-a-passo exceto em casos específicos... onde invariavelmente o incauto aprendiz  de fato "não aprende" mas apenas repete o passo-a-passo, por um motivo simples... a tarefa exige o "domínio" do software que será utilizado na tarefa... saber um pouco ou apenas o básico não resolve. Além disso, uma gama de outros conhecimentos periféricos serão requisitados durante uma tarefa dessas, se vc não os tiver, não vai conseguir fazer um bom trabalho. Por exemplo... é como querer fazer uma expressão numérica sem ter aprendido antes a somar, dividir e multiplicar... tem gente que apela pra calculadora... (esperando que o software por si só crie "arte") maquina nenhuma cria arte (ainda...), quando isso acontecer num futuro próximo será o primeiro passo para que nos tornemos obsoletos (Skynet).

Vou listar alguns conhecimentos periféricos e pontos que acho relevantes para quem deseja começar com modelagem 2.5D.

01 - Escolha o software que vai usar e se aprofunde nele (saber um pouco de cada não ajuda, o ideal é que saiba muito de um só e mais um pouco de cada).
02 - Aprenda a vetorizar "bem" (Mesmo que não pretenda trabalhar com modelagem com vetores - Corel, Illustrator, Inkscape, Fireworks etc.).
03 - Aprenda a editar bitmaps (Muitos trabalhos principiam em imagens, seja como referência ou para criar relevos preliminares via Shader-map - Photoshop, Gimp, Fireworks etc.).
04- Aprenda Inglês o suficiente para a leitura (a grande maioria dos materiais de referência relevantes estão em inglês).
05 - Aprenda com os melhores (por exemplo: se vai aprender escultura não pergunte as técnicas que o "Severino" usa pra fazer as suas esculturas de barro... vá direto na fonte e estude a obra de Michelangelo.).
06 - Aprenda a desenhar. (se quiser fazer trabalhos artísticos, seja vc o artista, não espere que a maquina lhe transforme em um).
07 - Não desista ( A natureza já te presenteou com as duas melhores ferramentas que existem no universo conhecido... uma massa cefálica altamente desenvolvida e um polegar opositor e isso é tudo o que realmente vai precisar).
 
08- E por último e o mais importante... Livre-se da televisão (A televisão é um vortex encravado na sua sala por onde o seu tempo (sua vida) escorre e não volta! Já dizia o Barão de Itararé  "A televisão é a maior maravilha da ciência... a serviço da imbecilidade humana".

Espero que uma ou outra palavra possa ter sido de utilidade.

Um abraço!

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: cientista13 em 12 de Agosto de 2011, 20:48
Ótimas dicas Paulo

Mas trocando de dicas para trabalho, a quantas anda a Santa Ceia, pois afinal quebrei a minha que fiz no mármore e vou ter que usinar outra, se não estiver longe do fim, eu espero, caso contrario farei uma e depois outra.

Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: iluj em 13 de Agosto de 2011, 03:26
Grande Paulo, além de dominar a arte de modelar, domina também a arte de se expressar...
Agradeço realmente sua atênção, pois era realmente isso que eu queria e gostaria de ler a respeito do assunto.
Não acho que vou querer entrar nesta área, pois não tenho experiência alguma, e com certeza para mim poder criar algo realmente com algum "valor" teria que ter algum mestre me ensinando...
Lí em uma postagem sua que vc irá vender a arte (desenho) da Santa Ceia se não estou enganado, aí então poderei comprá-la e tentar usinar uma peça em 3D...
Não trabalho com isso, mas acho muito interessante esta área, pois comecei de brincadeira a construir minha máquina e hoje fico horas lendo aqui no fórum a respeito do assunto. Não adianta ter a máquina e não fazer nada com ela, e para isso tenho que aprender um pouco da arte de desenhar. Até já aprendí bastante, pois conheço um pouco da parte mecânica, mas desta parte de criação eu era um zero à esquerda agora já consigo até fazer umas peças em 2D...
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 14 de Agosto de 2011, 18:15
Amigo PAULO, como  sempre prestativo.

Como  disse  anteriormente, vc já nos deu boas dicas, e por isso sua palavras são uma fonte de verdade.
Realmente não é uma questão de não querer ensinar, apesar  que neste mundo muitas pessoas pensam assim, mas sei que  é uma técnica que envolve N fatores os quais seria impossivel ensinar por aqui ao modo que nós gostaruiamos de aprender, mas como eu já disse O CAMINHO É LONGO, mas se uns aprenderam , porque não posso aprender, não é amigo, apenas temos que ter força de vontade e muita dedicação e estudo, pois  como vc já falou, aqui mesmo tem varios videos e dicas sobre isso, temos é que estudar e muito.  é que as vezes escapa umas perguntinhas srsrsrs
Um grande abraço e estou sempre de olhos abertos nos tópicos inclusive o SEU.
RICARDO
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia - Em progresso...
Enviado por: Paulo Bubolz em 15 de Agosto de 2011, 08:29
Salve Inácio!

Mas trocando de dicas para trabalho, a quantas anda a Santa Ceia, pois afinal quebrei a minha que fiz no mármore e vou ter que usinar outra, se não estiver longe do fim, eu espero, caso contrario farei uma e depois outra.

Respondido em PVT.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Nascar Puzzle 3D
Enviado por: Paulo Bubolz em 01 de Novembro de 2011, 10:52
Salve!

Como faz tempo que não atualizo esse post... segue ai uma das minha última criações para o repositório. Puzzle 3D Nascar.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Claudinei Giron em 01 de Novembro de 2011, 10:58
Paulo, show de bola, ou melhor show de puzzle, parabéns!

vc criou no sketchup

abraço
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Casarini em 01 de Novembro de 2011, 11:21
Estou abismado, sem palavras Paulo. Acima da perfeição. Parabéns.

SDS.: Casarini.
Título: Re: Nascar Puzzle 3D
Enviado por: Paulo Bubolz em 01 de Novembro de 2011, 13:43
Salve!

O projeto 3D foi feito 100% no Sketchup.
Projeto 2D foi feito 100% no Corel Drawzio Varella.

Obrigado a todos!

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Montanaro em 01 de Novembro de 2011, 14:10
Paulo

trabalho notável parabéns.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: luiz alfredo em 01 de Novembro de 2011, 17:39
muito bonito,parabens,que vontade de pedir o....
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 02 de Novembro de 2011, 11:14
Grande PAULO,

muito show, parabens

estive as volta com o encontro , mas agora estou de volta e  tenho que voltar ao trabalho rsrsrs.
esta semana ou inicio da outra , vou te mandar  aquelers arquivos . pois falta apenas ajustar uns pequenos detalhes
grande abraço
ricardo
Título: Re:Puzzle 3D Nascar!
Enviado por: Paulo Bubolz em 03 de Novembro de 2011, 11:20
Salve

Em anexo uma foto do modelo cortado a laser.

Abs.

Paulo Marcos G. Bubolz
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Título: Puzzle 3D - Batmóvel clássico da série dos anos 60!
Enviado por: Paulo Bubolz em 08 de Novembro de 2011, 16:50
Mais um dos meus trabalhos recentes.

O modelo possui 162 peças no total.

Vou seguir postando os modelos mesmo que não estejam disponíveis gratuitamente pois acredito que o trabalho possa servir de inspiração para quem quer desenvolver seus próprios modelos.

No más, qualquer dúvida relativa aos softwares/métodos utilizados para se chegar ao resultado final deste ou de outros modelos, é só perguntar.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 08 de Novembro de 2011, 17:58
como ja disse antes amigo  SEM PALAVRAS
Abraço
RICARDO
Título: Puzzle 3D - Mascote do Internacional de Porto Alegre
Enviado por: Paulo Bubolz em 09 de Novembro de 2011, 09:47
Salve!

Embora eu não goste de futebol, tem quem goste... então ai está mais um puzzle com um tema um pouco diferente. 84 peças.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Claudinei Giron em 09 de Novembro de 2011, 09:55
Paulo, estou convencido de que esse programa é o mais apropriado para se criar puzzles, vou começar a utilizá-lo, e parabéns pelos seus trabalhos, existe alguma apostila ou livro?
abraço.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 09 de Novembro de 2011, 10:21
Obrigado Claudinei!

Citar
...estou convencido de que esse programa é o mais apropriado para se criar puzzle...

Como diria o Holmes... Indubitavelmente meu caro!

Não sei te indicar um material específico, mas existe vasto material de estudo na internet em português. Existem fóruns, listas de discussão e canais exclusivos sobre o Sketchup no youtube. Aqui mesmo no forum o Marco disponibilizou muita coisa pra gurizada.

No más, conte comigo pra sanar qualquer dificuldade inicial.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 09 de Novembro de 2011, 10:31
grande Paulo.

Acredito que eu já tenha feito estra pergunta, e tambem acredito que vc já tenha me respondido, mas como as vezes apago as MPS,  posso ter feito isso sem querer rsrsrsrs.

Eu não tenho muito tempo disponivel para criar estas belezinhas, por isso  me pase o valor  dos arquivos dos puzzle,
Cada um, tem um preço  ou é  um preço só para todos???
Como já te disse, eu vendo o material pronto e não os arquivos. estes fica a sete chaves rsrsrsrs
Como sabes tambem estou transformando minhas peças, mas são totalmente diferente destes puzzles.
esta semana segue para vc  aqueles que te falei.
esta demorando um pouquinho, pois não tenho a sua habilidade né rsrsrsrsrs, mas ta ficando legal
abraço e sucesso meu amigo
Ricardo

Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 09 de Novembro de 2011, 11:21
Salve José!

Respondi a vc por emei privado!

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Puzzle 3D - Batmóvel clássico da série dos anos 60!
Enviado por: Casarini em 09 de Novembro de 2011, 14:00
Mais um dos meus trabalhos recentes.
O modelo possui 162 peças no total.
Paulo Bubolz

No Words.

SDS.: Casarini.
Título: NASCAR - em Acrílico Colorido!
Enviado por: Paulo Bubolz em 10 de Novembro de 2011, 11:48
Olá

Fiz uns testes com simulação de materiais com o modelo Nascar... no caso pra corte a laser em acrílico colorido.

Em anexo algumas imagens com diferentes combinações de materiais para servir de inspiração pra quem já tem o modelo.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Casarini em 10 de Novembro de 2011, 11:54
Caramba, show de bola.

SDS.: Casarini.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Claudinei Giron em 10 de Novembro de 2011, 11:56
Muito bom, quando eu chegar nesse nível, vou me dar por satisfeito.

se adaptar led no transparente deve ficar legal, ou não?

abraço.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Casarini em 10 de Novembro de 2011, 12:02
Possivelmente fica legal sim, se imbutir o led dentro do acrílico, vai dar um efeito interessante nos cortes do modelo.

SDS.: Casarini.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 10 de Novembro de 2011, 13:38
Indubitavelmente...
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Casarini em 10 de Novembro de 2011, 15:09
Paulo, desculpe por poluir o tópico, deixo mais um exemplo de efeito de led: http://www.casemodbr.com/portal/modding/gravuras-no-acrilico (http://www.casemodbr.com/portal/modding/gravuras-no-acrilico)

SDS.: Casarini.
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia
Enviado por: Paulo Bubolz em 29 de Dezembro de 2011, 08:10
Salve!

A pedido estou reproduzindo o conteúdo de outras postagens em outo forum sobre o processo de criação da Santa Ceia, segue...

Existem poucos modelos comerciais disponíveis e nenhum deles com boa qualidade na minha opinião.

A dificuldade inicial é conseguir boas imagens de referência. A pintura original de Leonardo está muito deteriorada.

http://www.haltadefinizione.com/magnifier.jsp?idopera=1 (http://www.haltadefinizione.com/magnifier.jsp?idopera=1)

Montei um mosaico da pintura em alta definição com capturas de tela do haltadefinizione( Abaixo mosaico montado da obra original em baixa resolução)

Só é possível perceber a forma original de alguns detalhes com tratamento da imagem como por exemplo os detalhe do floral nas paredes que só revelaram a sua verdadeira forma depois que inverti as cores e editei as tonalidades.

Recentemente a L3Studies fez uma reconstrução digital da Santa Ceia em alta definição onde todo o brilho, detalhes e cores da obra original foram resgatados, mas infelizmente a imagem não é disponibilizada a meros mortais, salvo uma versão em baixíssima resolução inaproveitável.

Abaixo reprodução da L3Studies. (em baixa definição).

Felizmente existem outras referências como a obra de Giacomo Raffaelli que fez uma magnífica reprodução em micro mosaico a mando de Napoleão na igreja Minoritenkirche em Viena.

Abaixo reprodução de Giacomo Raffaelli.

Também há poucas imagens com boa qualidade do mosaico... a maioria tirada de ângulos não frontais, portanto inaproveitáveis.

Se alguem tiver fotos com boa resolução do mosaico de Giacomo Raffaelli e puder disponibilizar agradeceria imensamente.

Segue...
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia
Enviado por: Paulo Bubolz em 29 de Dezembro de 2011, 08:19
A vetorização.

Modelar a Santa ceia é um trabalho complexo... há 13 personagens com vestes drapeadas num ambiente rico em
detalhes.

Na falta de uma boa imagem de referencia, vou utilizar várias imagens para compor o modelo.

Como a cena apresenta elementos orgânicos (personagens) e geométricos (ambiente), a modelagem será dividida em duas partes.
Primeiro a parte fácil...o ambiente.

O modelo já está em fase mais avançada do que inicialmente vou mostrar aqui pois vou detalhar o processo de concepção desde
o início.

Inicialmente pensei em produzir o modelo usando Aspire ou ArtCam então fui logo tratando de vetorizar as elementos da cena.

Ocorre que não tenho pouca experiência de modelagem com Aspire ou Artcam então teria que primeiro dominar relativamente bem as ferramentas antes de iniciar o trabalho ou então usar as ferramentas que conheço bem Silo, Z-Brush e Sketchup. *

Mesmo que não fosse usar o Aspire ou ArtCam para criar o modelo a vetorização ainda seria útil no processo de modelagem com outras ferramentas.

O projeto de criação do modelo da Santa Ceia será conduzido gradativamente. não é o meu projeto principal em andamento
então vou trabalhando nele na medida do possível. Enquanto isso vou fazendo outras coisas... **

* Estou no momento testando outro software de modelagem que tem se mostrado bastante promissor.
** Continuo fazendo outras coisas...

Segue...
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia
Enviado por: Paulo Bubolz em 29 de Dezembro de 2011, 08:34
O Floral

A melhor representação do floral que encontrei foi a do micro-mosaico de Rafaelli, embora não seja exatamente igual ao original de Leonardo resolvi utilizá-lo como referência para o meu desenho.

Como não pretendo fazer uma reprodução extremamente fiel pois como sabemos isso não é possivel, foi necessário simplificar a forma do floral até chegar a um desenho básico que represente o original e que ainda assim possa ser usinado no arquivo final.

A imagem em anexo mostra as 3 simplificações que fiz até chegar a figura definitiva.

Segue...
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia
Enviado por: Paulo Bubolz em 02 de Janeiro de 2012, 10:57
Em anexo mais algumas imagens do desenho do teto.
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia
Enviado por: Paulo Bubolz em 02 de Janeiro de 2012, 11:08
A mesa.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Marcos_sd2 em 03 de Janeiro de 2012, 19:44
Alquem tem a santa ceia ?
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Casarini em 03 de Janeiro de 2012, 20:31
É Paulo, você é foda.... ;D

Trabalho está ficando show de bola.

Parabéns.

SDS.: Casarini.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: cientista13 em 03 de Janeiro de 2012, 22:21
Alquem tem a santa ceia ?

Marcos, sem querer ser chato, mas se ler alguns tópicos em que no titulo do tópico está escrito "santa ceia" vai ser fácil achar resposta para tua pergunta. Use a ferramenta de pesquisa ela serve justamente para pesquisar.

A santa ceia tem várias pessoas que tem (inclusive eu), mas quem tem adquiriu pagando o preço e não pode repassar. tem uma versão free de baixa qualidade. Basta procurar aqui mesmo no forum.

Abraço
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Sauleira em 03 de Janeiro de 2012, 23:01
Bubolz tem previsão de quando seu modelo ficará disponível?
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 04 de Janeiro de 2012, 08:35
Salve Saulo!

O Grande mestre Leonardo demorou 4 anos para concluir a obra original... se eu conseguir em menos tempo fazer uma simples reprodução já posso me dar por satisfeito.

Abs.

Paulo Bubolz.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 04 de Janeiro de 2012, 08:41
Salve!

Fundo de cena completamente vetorizada. Próximo passo modelagem 3D no Sketchup!

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 04 de Janeiro de 2012, 08:48
Modelagem 3D no Sketchup.

Com a forma básica do cena em vetor, exporto do corel para o formato DXF.

No Sketchup importo o DXF, crio as faces dos polígonos e faço a extrusão dos elementos de fundo que serão a base do modelo.

Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Claudinei Giron em 04 de Janeiro de 2012, 09:50
Quem sabe, sabe, coisa de profissional, parabéns Paulo.

abraços.
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia
Enviado por: Paulo Bubolz em 05 de Janeiro de 2012, 14:23
Modelagem 3D no Sketchup

Novos elementos previamente vetorizados são adicionados ao modelo 3D do Sketchup através do mesmo processo de exportar em DXF do corel e importar para o Sketchup.
Ao importar, os elementos se posicionam na exata posição do desenho original.

Não podemos projetar o desenho plano nas faces do fundo da cena, pois estas não planas, então com auxílio das linhas guias usaremos o desenho importado como referência para re-desenhar os elementos nos planos inclinados do fundo da cena.
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia
Enviado por: Paulo Bubolz em 06 de Janeiro de 2012, 17:46
Modelagem 3D no Sketchup

Seguimos então com o mesmo procedimento de importação de vetores e redesenho dos demais elementos na cena.

Até aqui a modelagem poderia perfeitamente ter sido feita no Silo 3D que normalmente uso para modelagem 3D mais complexas. Usei o Sketchup porque para esse tipo de modelagem (geométrica) ele possui ferramentas mais ágeis.

Para criar a moldura do teto usei o desenho vetorial importado como referência para redesenhar com precisão os novos elementos na cena.

Desenhar a moldura seria uma tarefa difícil sem o plugin FredoScale  (http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?f=180&t=17948#p144180).  Com ele é possível ajustar a forma da moldura perfeitamente ao plano inclinado do fundo da cena.

A seguir criamos as faces restantes com a ferramenta Line.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia
Enviado por: Jackson Luz & Cena em 07 de Janeiro de 2012, 09:36
Paulo,
Você é um dos culpados (no bom sentido, claro) por deixar a gente com vontade de olhar o fórum mesmo em férias em um hotel qualquer desse Brasilzão.
Eu digo culpado porque as pessoas que estão por perto da gente ficam com um pouquinho de ciume do leptop rsrs.
Aí então eu digo - "Fazer o que se na rede tem um tal Bubolz"?


Um abraço pra você,
Jackson Luz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Eng.Germano em 07 de Janeiro de 2012, 15:42
Também estou observando o andar da carruagem...

É uma aula!
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Santa Ceia
Enviado por: Paulo Bubolz em 12 de Janeiro de 2012, 09:44
Modelagem 3D no Sketchup

Abaixo mais alguns detalhes do arco sobre a porta. O desenho deste detalhe varia muito em cada reprodução da Ultima Ceia, pois no original de Leonardo esta zona está muito deteriorada. De qualquer forma, reproduzi o arco da maneira que achei mais interessante.

Para modelar o detalhe em arco usei o plugin Shape blender (http://forums.sketchucation.com/viewtopic.php?t=18210%20shape) e para o chanfro da quarnição da porta usei o Round corners (http://sketchuppluginreviews.com/2010/04/23/round-corner-2-1-google-sketchup-plugin-review-2/).

Isso conclui a modelagem da cena. Os demais detalhes como os florais, a mesa etc serão adicionados usando outro software e em outra etapa num futuro não muito distante...

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: fredericolaser em 14 de Janeiro de 2012, 15:14
Que aula! Que aula!
Não apenas sobre o processo de vetorização e modelagem, mas uma aula de inspiração.
Nós, modelers, um dia pegamos uma cena que nos desafia e pode demorar uma vida, mas é gostoso abrir o arquivo e acrescentar um detalhe.
Aguardemos mais um passo desta aula e claro um dia a conclusão.

Parabéns Paulo, trabalho magnífico.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Caetano em 27 de Fevereiro de 2012, 22:25
Paulo, belo trabalho vou acompanhar o andamento.

Paulo Caetano
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Tiranossauro Rex
Enviado por: Paulo Bubolz em 14 de Maio de 2012, 00:05
Salve!

Esta é minha versão do Tiranossauro Rex. Este modelo difere dos demais em muitos aspectos, procurei uma proximidade maior do projeto em relação ao esqueleto original do T-Rex. A cabeça possui 3 peças, duas laterais e uma central, sendo que as peças laterias afunilam (em outros modelos permanecem paralelas), também introduzi omoplatas para sustentar os braços como no esqueleto original (em outros modelos os braços são apoiados diretamente nas costelas :-0).

No total o modelo  tem  66 peças e em MDF 3mm ficou com 22cm de altura por 42cm de comprimento.

Passou por um rigoroso teste de qualidade (meu filho Miguel) e foi aprovado...

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 14 de Maio de 2012, 07:50
Muito bom grande amigo.
Vc como sempre aperfeiçoando a perfeição 
abraço
Ricardo
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Claudinei Giron em 14 de Maio de 2012, 08:21
Salve!

Passou por um rigoroso teste de qualidade (meu filho Miguel) e foi aprovado...

Abs.

Paulo Bubolz

Paulo agora entendi porque seus trabalhos são bons, é que o Miguel está no controle, controlando o pai rssrs

parabéns a vc e ao Miguel.

abraços
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 14 de Maio de 2012, 08:36
De fato o controle é rigoroso... quase não passou pois no primeiro que fiz pra ele já recebi uma queixa... "Ha!... mas eu queria com pele..." então já estou tratando de providenciar ;-)

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: cientista13 em 14 de Maio de 2012, 23:03
Ficou melhor do que o "original"
Título: Novo Relevo “Mãos Rezando” (Prayer Hands) em progresso...
Enviado por: Paulo Bubolz em 05 de Junho de 2012, 09:59
A Tempos que não posto nada poraqui pois estive ocupado em outras atividades, entre elas o estudo de ferramentas alternativas para a modelagem de relevos.

Abaixo seguirá o resultado de um desses estudos, um trabalho recente usando o software Chinês JDPaint. Ferramenta absolutamente fantástica e pouco ou nada difundida fora das esferas Asiáticas e leste Europeu. Em minha opinião o módulo "Virtual Sculpt" do JDPaint, conjunto de ferramentas e recursos para modelagem, não tem paralelo com outros softwares, comparado ao ArtCam ou Aspire por exemplo, está décadas a frente.

Em termos simples as ferramentas de modelagem podem ser comparadas a Edição 3D do Zbrush com a incrível possibilidade de manipular o relevo por meio de vetores.

Para o desenvolvimento do trabalho apresentado usei como imagem de referência a magnífica gravação de Albrecht Dürer que foi um dos maiores artistas da Renascença cuja obra muito vasta destaca-se pelas xilogravuras a pinturas.

Resolvi criar um shadermap para para dar o volume inicial manipulando a imagem original no Photoshop, removi o fundo, suavizei e fiz a correção das áreas claras e escuras a fim de atenuar os baixo-relevos nas áreas de sombras, em seguida vetorizei a ilustração no Corel. Poderia perfeitamente ter feito esse trabalho direto no JDPaint, suas ferramentas para edição de vetores são excelentes, usei o Corel pelo fato de que tenho mais familiaridade com ele e assim acelerar a vetorização.

Para o próximo trabalho penso em não utilizar shadermap para o relevo inicial pois corrigir o relevo resulta em muito trabalho extra.

Trabalho incompleto, Continua...

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: antoniomsbr em 05 de Junho de 2012, 17:04
Procurei o software e não encontro. Alguma dica ?
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - JDPaint
Enviado por: Paulo Bubolz em 05 de Junho de 2012, 19:17
Site do desenvolvedor:
http://www.jingdiao.com/products/software-technology-eng.htm (http://www.jingdiao.com/products/software-technology-eng.htm)

Versão Demo:
http://jdpaint.3dn.ru/forum/3-17-1 (http://jdpaint.3dn.ru/forum/3-17-1)

Video com exemplo do que o software é capaz...

JDPaint projektowanie 3D ze zdjęcia (http://www.youtube.com/watch?v=Uv9PAFUUGjA#)

Abs.

Paulo Bubolz



Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Relevo "Mãos Rezando" em progresso
Enviado por: Paulo Bubolz em 06 de Junho de 2012, 08:45
Continuando o relevo...

Imagem 05 - Vetores importados sobre o relevo inicial. Como disse antes os vetores foram criados em editor externo mas poderia ter vetorizado nativamente, pois o JDPaint conta com uma ferramenta SpLine, recurso que acelera bastante o trabalho de vetorização, algo que só apareceu no Corel Draw na décima quinta versão.

Imagem 06
- É possível manipular a malha base diretamente com os vetores, linhas e preenchimentos, mas o uso de vetores do JDPaint vai muito além disso. A partir dos vetores podemos criar máscaras de cor sobre a superfície do modelo e isolar qualquer área para edição fina e precisa sem interferir com outras zonas mascaradas.

Imagem 07 - O JDPaint no Modo Virtual Sculpt oferece 4 modos de operação diferentes, o principal é o "Map Mode" que exibe o relevo em variações de cor conforme o nível Z do relevo, recurso extremamente útil durante o processo de modelagem, pois permite avaliar a altura aplicada em tempo real sem a necessidade de inclinar o modelo constantemente para aferir. Ainda na imagem 07 aparece o visualizador de imagens "PixViewer" que vem com o JDPaint, o visualizado permite carregar uma imagem de referência para auxiliar o trabalho de modelagem e mantê-la no topo de qualquer outra aplicação.

Imagem 08 - Outro recurso com vastas aplicações é o "Drived" que permite associar a ação de um pincel ao longo de um vetor tornando possível a adição ou subtração de detalhes finos como rugas e cabelos, algo extremamente complicado de fazer de forma satisfatória em outros softwares do gênero.

No próximo post a conclusão.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Cristo modelo Usinado!
Enviado por: Paulo Bubolz em 06 de Junho de 2012, 16:03
Salve!

Em retorno a um trabalho anterior, segue o  meu modelo "Cristo com a coroa de espinhos" trabalho usinado e finalizado com maestria pelo Portugues Carlos Ribeiro http://www.woodsart.if-pt.com (http://www.woodsart.if-pt.com)

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: geancoelho em 06 de Junho de 2012, 18:41
Paulo]

Voce sabe quanto tempo de usinagem demorou???
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 08 de Junho de 2012, 15:24
Segundo informou o Carlos Ribeiro, demorou 14 horas e a madeira é Faia de 40mm.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Novo Relevo “Mãos Rezando” (Prayer Hands) Finito!
Enviado por: Paulo Bubolz em 15 de Junho de 2012, 22:53
Modelo finalizado!

Imagens:

Modelo finalizado no JDPaint.
Saida em escala de cinza.
Modelo com a imagem de referência aplicada sobre a malha.
Modelo STL Renderizado no ZBrush.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Claudinei Giron em 15 de Junho de 2012, 23:50
Como sempre, trabalho de alto nível, parabéns Paulo.
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - FUSCA Puzzle 3D!
Enviado por: Paulo Bubolz em 18 de Julho de 2012, 08:30
Novo projeto Puzzle 3D Fusca com 99 peças.

Vou caracterizar ele como Herbie e transformar num outro modelo conversível.

Abs.

Paulo Bubolz.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Euclides Júnior em 18 de Julho de 2012, 09:10
Bom dia Paulo
Parabéns você sempre inovando com trabalhos maravilhosos
Recebi um e-mail de uma pessoa me oferecendo um DVD com vários Puzzle ele tem uma conta no mercado livre e um vídeo no youtube, vendo este vídeo, se eu não estiver enganado paresse que tem trabalhos seus sendo vendido, caso tenha interesse posso lhe encaminhar o e-mail para você verificar.
Abs.
Jr
Bom dia Paulo
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 18 de Julho de 2012, 09:33
Olá Jr!

De fato alguns puzzles que desenvolvi estão sendo vendidos lá  e em outros lugares, e  da parte que me toca de forma perfeitamente legal pois os puzzles foram vendidos ao anunciante Fleury, alguns inclusive com licença integral para posterior comercialização.

Já o fusca por enquanto, será vendido apenas o modelo físico o projeto não.

Abs.

Paulo Bubolz.

Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Fusca Versão Herbie!
Enviado por: Paulo Bubolz em 18 de Julho de 2012, 16:23
Fusca versão Herbie!

Abs.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Puzzle 3D Fusca conversível.
Enviado por: Paulo Bubolz em 19 de Julho de 2012, 09:43
Fusca Versão conversível.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Fusca Versão Herbie!
Enviado por: cientista13 em 19 de Julho de 2012, 20:57
Fusca versão Herbie!

Abs.

E se meu fusca falasse  ;D ;D ;D


Belo fusca
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 30 de Julho de 2012, 20:08
Boa noite pessoal.
Vou colocar  aqui o corte do fusca do nosso amigo paulo, e depois tambem coloco no meu tópico, meu primeiro PUZZLE.

Fiz uma parceria com o Paulo, e por isso segue um video  do corte do FUSCA e tambem umas fotos da montagem
Ainda estou terminando.
quando acabar vou fazer outro video com ele já  andando nas estradas.
esta ficando muito legal
abraço   e espero que gostem
ricardo
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 30 de Julho de 2012, 20:14
mais fotos
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 30 de Julho de 2012, 20:15
MAIS
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 30 de Julho de 2012, 20:18
MAIS
Segue o video do corte a lazer
abraço
MOV01470 (http://www.youtube.com/watch?v=YTG-QKXJpn0#)
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: fabricio_Pereira em 31 de Julho de 2012, 10:22
baiii ficou show de bola o fuskinha ;D
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - Castelo Puzzle 3D!
Enviado por: Paulo Bubolz em 27 de Setembro de 2012, 23:50
Este é o meu último projeto finalizado. Até agora este é o projeto com maior número de peças que já criei, 318 peças no total.

Tamanho: Z:530mm  - X:250mm -  Y:375mm

Modelagem 3D - Sketchup Pro
Render - Vray
Plano de corte vetorial - Corel Draw

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 28 de Setembro de 2012, 10:10
Show   de bola PAULO
ABRAÇÃO

Ricardo
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Montanaro em 28 de Setembro de 2012, 17:21
Parabéns Paulo

Trabalho incrível.

abraços
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Cássio Alvarenga em 28 de Setembro de 2012, 17:49
Isso que da deixar uma CNC na mão de gente criativa...  ;D
Título: Trabalhos Paulo Bubolz - The Simpsons House - Puzzle 3D!!!
Enviado por: Paulo Bubolz em 04 de Outubro de 2012, 00:48
Salve!

Tinha esse projeto semi-acabado sendo roído pelas cybertraças a tempos... finalizei e ei-lo aqui.

O modelo possui 55 peças
Dimensões montado: X-535mm  Y-338mm Z-223mm
Dimensões do Plano de Corte: 820x960
Material 3mm

O projeto foi dimensionado para ser proporcional a carrinhos Hot Wheels para facilitar a diversão da gurizada, e a composição de cenas tipo Dioramas. A porta da frente e a porta da Garagem são articuladas (Abrem). O modelo faz parte de um projeto maior... bem maior... mas isso é outra história.

Abs.


Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - The Simpsons House - Puzzle 3D!!!
Enviado por: castelo.jelb em 04 de Outubro de 2012, 11:34
Salve!

Tinha esse projeto semi-acabado sendo roído pelas cybertraças a tempos... finalizei e ei-lo aqui.

O modelo possui 55 peças
Dimensões montado: X-535mm  Y-338mm Z-223mm
Dimensões do Plano de Corte: 820x960
Material 3mm

O projeto foi dimensionado para ser proporcional a carrinhos Hot Wheels para facilitar a diversão da gurizada, e a composição de cenas tipo Dioramas. A porta da frente e a porta da Garagem são articuladas (Abrem). O modelo faz parte de um projeto maior... bem maior... mas isso é outra história.

Abs.


Paulo Bubolz

Show!

Parabéns!
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz - Demoisele... mais do mesmo
Enviado por: Paulo Bubolz em 01 de Novembro de 2012, 09:02
Gerei umas imagens novas do primeiro puzzle que criei, o Fantástico Demoiselle de Santos Dumont.

O Puzzle possui 43 peças.
X - 353 mm
Z - 97 mm
Y - 326 mm
Escalado para material 3mm.

Abs.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Euclides Júnior em 01 de Novembro de 2012, 09:10
Parabens Paulo lindo trabalho.
Abs.
Jr.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 08 de Novembro de 2012, 08:42
Bom dia amigos.
vou colocar umas imagens aqui no tópico do nobre PAULO, e tambem vou colocar no meu tópico (meu primeiro puzlle)

Cortei   o Demoiselle de Santos Dumont. e ficou muito legal,  só não coloquei ainda as cordinhas, mas ele ainda se encontra no ANGAR   esperando autorização da aeronautica 
muito legal.
tambem cortei a casinha dos simpsons e depois coloco as fotos


 antes que alguem pergunte,
os dxfs são de responsabilidade e de propriedade do PAULO BULBOZ, então qualquer pedido tem que ser com ele
eu apenas corto em parceria com o mesmo

abraço
ricardo
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 08 de Novembro de 2012, 10:53
Mais uma OBRA DO PAULO BULBOLZ
CASA DOS SIMPSONS
ABRAÇO
Título: Bone Shaker - Puzzle 3D.
Enviado por: Paulo Bubolz em 09 de Novembro de 2012, 17:26
Mais um projeto finalizado.

166 peças
Dimenções
Y - 95,8 mm
X - 185,2 mm
Z - 66 mm
Material  - 3mm
Rodas Funcionais

Abs.
Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Antenor Filho em 10 de Novembro de 2012, 18:08
Pô Paulo, só coisas maneiras... Fico sempre admirado com seus feitos, parabénsss!!!!

abraço.

Antenor.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 10 de Novembro de 2012, 19:55
De Puzzle Maker para Puzzle Maker agradeço a admiração, pois vc sabe bem como é o processo de imaginar, modelar, cortar e montar um projeto materializando do virtual para o mundo real.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: andreson silva em 10 de Novembro de 2012, 23:55
rapaz você é mestre, muito lindo show de bola esse trabalho, ops..... não só este como os demais , abraço.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 13 de Novembro de 2012, 20:57
Agora o demoiselle ja esta pronto para voar.
a aeronautica ja liberou  o espaço aereo   
fiz um video, mas quero a aprovação do paulo para póstar aqui

grande raranda, espero um pouquinho que ele ja vai pousar por ai   
abraço
ricardo
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 13 de Novembro de 2012, 21:40
segue dois videos sobre o demoiselle
abraço
ricardo
MOV01994 (http://www.youtube.com/watch?v=p_ovbEyBg20#)
MOV02000 (http://www.youtube.com/watch?v=5PXVRgtyDMY#)
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Euclides Júnior em 13 de Novembro de 2012, 21:52
ja tem ate brevê
Abs
Jr.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Gimapere em 13 de Novembro de 2012, 22:58
Realmente muito bacana o resultado da montagem de tantas peças em um só objeto. Parabéns!
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Jorge_BH em 13 de Novembro de 2012, 23:41
Muito bom, Zé Ricardo, ficou muito legal. Ainda mais que vc já conseguiu o brevê... ;D
Santos Dumont não quis exclusividade sobre o Demoiselle, dizendo que todo mundo deveria ter o direito de voar. Então, tornou público o projeto do avião e mais de 800 foram construídos.
Abraço.
Jorge
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: JOSÉ RICARDO em 14 de Novembro de 2012, 07:16
ja tem ate brevê
Abs
Jr.

Só podia ser o JR KKKKKKKKKKKKKK

muito bom,vou imprimir e guardar
sobre o demoiselle
O paulo faz as CRIAÇÕES, manda para mim para eu cortar e verificar possiveis falhas no projeto,
dependendo das falhas eu mesmo as corijo, ou mando para ele reformular e depois finalizo.
então, tai a prova do crime rsrsrsrrs
os mérito são
95%  PAULO
5% EU rsrsrs
abraço
ricardo
Título: Monster Truck Madness - Puzzle 3D
Enviado por: Paulo Bubolz em 16 de Novembro de 2012, 13:55
A inspiração para este veio do meu  gurizinho de 4 anos que adora Carros Monstro.

441 peças (256 só nas 4 rodas)
Dimensões
Y - 227 mm
X - 309 mm
Z - 196 mm
Material - 3mm
Rodas funcionais,  as frontais são articuladas.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: linearactuator em 16 de Novembro de 2012, 13:59
putz que trabalhao essa roda. muito legal!
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Eduardo S. em 16 de Novembro de 2012, 17:45
Nossa, esse ficou realmente lindo! Show!!!
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo_lumens em 17 de Novembro de 2012, 07:17
Olá Paulo Bubolz !
Belo trabalho, rico em detalhes.
Qual programa vc esta usando para modelagem?
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 04 de Março de 2013, 11:47
Uso Sketchup para os puzzles.
Silo e JDPaint para os relevos.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 21 de Maio de 2013, 09:31
Salve!

A tempos sem trabalhar com relevos cá estou de volta com um estudo que estou fazendo em parceria com meu brother Doug. O estudo visa fazer um comparativo onde vou reproduzir um relevo a partir de uma mesma imagem de referência usando ferramentas e técnicas diferentes a fim de comparar o tempo médio de desenvolviento x qualidade final obtida. Desse estudo pretendo determinar defitivamente (ao menos para nós) a melhor ferramenta e método para criação de relevos partindo de uma imagem de referência.

Nesse experimento inicial vou usar como ferramenta de modelagem o Silo e a técnica de modelagem poligonal Edgeloop.

Abs.

Paulo Bubolz.
Título: Puzzle Vila do Chaves! Isso! Isso! Isso!
Enviado por: Paulo Bubolz em 25 de Junho de 2013, 14:06
Mais um projeto finalizado sem querer querendo! Vila do Chaves!

A cena contém os principais elementos do cenário original, as portas são articuladas (abrem), adicionei os caixotes, vasos com plantas, bujões de gás etc, etc..
Y - 409
X - 582
Z - 281
296 peças

Como a vila original é um cenário e não vai muito além do que é mostrado na série, tive que limitar o foco ao pátio principal a fim de simplificar o modelo e torná-lo mais simples de montar (formato monobloco) e facilitar a brincadeira da gurizada.

Criei a Vila na escala 1:16 para que seja proporcional aos bonecos com cerca de 11cm que são popularmente vendidos nos camelôs.

Pode ser usado como peça de decoração de festas ou como brinquedo.

Abs.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: sotr em 25 de Junho de 2013, 15:46
Muito bacana a vila do chaves, bem bonito!
Título: Chaves Villa Puzzle
Enviado por: Paulo Bubolz em 26 de Junho de 2013, 09:09
Valeu! ;D

Abs.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: fcamargo em 21 de Outubro de 2013, 15:38
Paulo, boa tarde.

fiz uma compra ontem no Dxf Plans, paguei via Paypal, mas minha ordem de compra não liberou os downloads..
por favor entre em contato. preciso dos arquivos para finalizar um trabalho de escola da minha filhota.

Camargo
arquivos comprados
Bob esponja  e UFC octagon.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 21 de Outubro de 2013, 16:21
Fábio! Te respondi em PVT!

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: violar em 16 de Abril de 2015, 19:48
Salve Paulo.
já terminou o relevo da santa ceia?
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 17 de Abril de 2015, 08:24
Salve!

O desenvolvimento do relevo da Santa Ceia foi "descontinuado" por inviabilidade comercial (muito trabalho pra pouco retorno)... Também parei de desenvolver Puzzles pelo mesmo motivo.

Abs.
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: novatex em 17 de Maio de 2015, 02:34

O desenvolvimento do relevo da Santa Ceia foi "descontinuado" por inviabilidade comercial (muito trabalho pra pouco retorno)... Também parei de desenvolver Puzzles pelo mesmo motivo.


Que pena! :'(
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: Paulo Bubolz em 19 de Maio de 2015, 08:36
Estou disponibilizando em www.dxfplans.com (http://www.dxfplans.com) aos poucos alguns dos meus projetos comerciais livremente. O DXFPlans funciona com um sistema de pontos (DXF Points), onde é necessário obter pontos para baixar arquivos (interessados leiam o FAQ: http://www.dxfplans.com/misc.php?action=rules&fid=20 (http://www.dxfplans.com/misc.php?action=rules&fid=20)).

Já disponibilizei a Casa dos Simpsons, a Vila do Chaves, o Demoiselle e alguns outros, em breve disponibilizarei mais projetos gratuitamente.

Novos arquivos são disponibilizados diariamente pelos usuários.

Quem quiser participar o cadastro está aberto a todos os interessados.

Abs.

Paulo Bubolz
Título: Casa dos Simpsons Impressão 3D!
Enviado por: Paulo Bubolz em 04 de Novembro de 2015, 13:56
A tempos sem postar segue último trabalho concluído.

Modelo em escala da casa dos Simpsons finalizado! Projeto fiel ao desenho original. Portas articuladas (frente, fundos e garagem) e telhado removível.

Já havia criado um modelo anterior para corte Laser/CNC, mas neste modelo impresso consegui adicionar todos os detalhes, mantendo o projeto final fiel ao desenho original.


Peças individuais: 32
Tamanho real montada:
Comprimento - 197,5 mm
Largura - 140,2 mm
Altura - 94,00 mm

Fatiador: S3D
Espessura de camada: 0.18 peças pequenas - 0,2 paredes e telhados
Velocidade: 40mm/s peças pequenas - 60mm/s paredes e telhados
Nr. de Perímetros: 2
% Infill: 20%
Suporte: Suporte adicionado no próprio STL
Modelo de Impressora: Protobot - Desenvolvimento próprio
Hotend: E3D v5
Diâmetro do furo Hotend: 0.4 MM   
Firmware: Marlin
Material / Fabricante: Acccreate
Modelo: Simpsons House - Desenvolvimento próprio
Título: Re:Trabalhos Paulo Bubolz
Enviado por: PDI em 04 de Novembro de 2015, 17:25
Trabalheira brutal mas tá um autentico capricho.