Autor Tópico: Exatidão e Precisão  (Lida 30077 vezes)

Description:

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Exatidão e Precisão
« Online: 16 de Novembro de 2008, 12:10 »
Um desenho que mostra a diferença entre "Exatidão" e "Precisão":
(era Acurácia e Precisão)
« Última modificação: 16 de Novembro de 2008, 19:31 por fgilii »

Offline Arivaldo

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 389
  • Salvador - Bahia 40.110-180
Re: Acurácia e Precisão
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2008, 13:26 »
Maravilha de exemplo visual.

Gilii, não sei se vc conhece o livro "O Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas", de Robert M Pirsig, oonde há uma discussão sobre se a qualidade é inerente ao produto, ao processo, ou ao produtor e observador. Muito interessante, recomendo a todos que gostam de pensar.

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Acurácia e Precisão
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2008, 17:34 »
Eu prefiro evitar o uso de acurácia, embora não me incomode o adjetivo acurado no discurso coloquial.

Acurácia é um anglicismo, pouco frequente no corpus metrológico. O termo técnico corrente para o nosso nunca suficientemente espancado vernáculo é exatidão.

Uso isto de vez em quando:

Exatidão e precisão

A exatidão é proporcional à diferença entre um valor observado e o valor de referência.

Normalmente, o valor observado é a média de diversos valores individuais.

A precisão é proporcional a diferença entre si dos valores observados para obter-se uma medida. Assim, quanto maior a concordância entre os valores individuais de um conjunto de medidas, maior é a precisão.

Modo de usar: repita como um mantra
Posologia: 300 X ao dia
Efeitos colaterais: Os efeitos são potencializados quando acompanhado da clássica figura do alvo.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2008, 18:04 por C N C N o w ! »

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Acurácia e Precisão
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2008, 17:35 »
O Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas

Eu conheço e gosto muito. Isto me deu uma idéia: que tal uma seção de leitura recomendada ?

And what is good, Phaedrus,
And what is not good -
Need we ask anyone to tell us these things?

« Última modificação: 16 de Novembro de 2008, 17:44 por C N C N o w ! »

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Acurácia e Precisão
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2008, 17:39 »
Jorge,

Também gosto da idéia de uma seção "Leitura Recomendada"...

Talvez devessemos mudar o nome desta seção, de "Caderninho" para a sua sugestão...

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Acurácia e Precisão
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2008, 17:40 »
Errata:

E onde Lê-se "Acurácia", leia-se "Exatidão" :)

machine7

  • Visitante
Re: Acurácia e Precisão
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2008, 17:46 »
boa figura...

Offline jack_live

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 524
  • Sexo: Masculino
  • O FILHO DE MÃINHA.
    • Meu album de trabalhos
Re: Acurácia e Precisão
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2008, 19:05 »
então Fábio troca lá na mensagem original, assim não fica duvido qdo esse post ficar antigo ;)

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re: Exatidão e Precisão
« Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2008, 20:46 »
Eu tinha tamanha precisão de uma freza que cortasse acrilico que comprei num desmanche uma freza manual sem muita precisão. HI!

Offline Arivaldo

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 389
  • Salvador - Bahia 40.110-180
Re: Exatidão e Precisão
« Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:59 »
Eu tinha tamanha precisão de uma freza ...

E o velho dizia: "viver não é preciso..."

Offline F2S

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Santos - SP
Re: Exatidão e Precisão
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2008, 22:12 »
Já navegar . . .

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re: Exatidão e Precisão
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2008, 09:14 »
Oi Fabio e pessoal
Desculpe a brincadeira sobre "precisão", mas de fato foi o que aconteceu.Estava montando uma pequena router para cortar acrilico de 5mm, mas como aposentado começa a faltar $$$ e precisava cortar umas dezenas de peças ovais de 19x38mm e mandar cortar ficava inviavel devido a quantidade, e "achei" uma pequena freza pantografica redutora numa sucata. Estava faltando motor e o pior era que a diferença entre uma ponta e outra da mesa era de 1,5mm e o tamanho maximo do curso da mesa é 60 x 120 mm, e não tinha nenhum tipo de ajuste a fazer,e tentar retificar a mesa ou os trilhos não resolveriam.
Por sorte, resolvi inverter a dobradiça dos braços que teoricamente não parecia resolver, mas resolveu e passou a dar uma diferença de 0,1mm que já resolveu e da para usar.

Mas voltando ao assunto da precisão e exatidão ou acuidade, não podemos esquecer que sempre tem que ser seguido de outras medidas: distancia, escala, repetibilidade, temperatura, etc.
No caso dos circulos do alvo, voce pode medir a exatidão e precisão, mas se colocarmos um numero,por exemplo 10mm na exatidão ou precisão, e não colocarmos a distancia do atirador, essa medida não quer dizer nada , pois 10mm com um atirador a 1 metro do alvo a precisão é uma porcaria, mas se estiver a 1000 metros a precisão é ótima.Mas se no dia seguinte usando o mesmo atirador, mas se a temperatura ou o vento é diferente e precisar algum ajuste a repetibilidade é não é boa.
Apenas são muitos aspectos a levar em consideração quando falamos de exatidão e precisão, principalmente  o custo que não é diretamente proporcional. è o caso por exemplo de um metro padrão que pode ser feito de aço e ter um custo e feito de INVAR (liga de menor indice de dilatação termica) que vai custar talvez 1000 vezes a mais.
Atualmente parece que essas medidas de exatidão, precisão, etc são ignoradas propositalmente para não podermos comparar equipamentos, pois quase nenhum deles trazem essas medidas.

Esse tema da muita "discussão" e divergencias, mas é por aí que aprendemos.

Abraços  Roberto

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Exatidão e Precisão
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2008, 09:54 »
Mas voltando ao assunto da precisão e exatidão ou acuidade, não podemos esquecer que sempre tem que ser seguido de outras medidas ...

Roberto, seu comentário cria uma oportunidade pra aprofundarmos a discussão e começar a desembaraçar esse cipoal cheio de armadilhas.

A expressão da precisão ou exatidão do tiro é a rigor independente de outros parâmetros, o alvo é atingido ou não, mais ou menos na mosca, repetidamente ou não. A mensuração do atingimento do alvo não requer o conhecimento de outros parâmetros, como a velocidade do vento ou distância do atirador ao alvo. Com uma peça usinada em mãos verifca-se se suas dimensões satisfazem as exigências ou não, pouco importa o método e condições de usinagem quando a exatidão e precisão são medidas, embora o método utilizado seja importante.

Um punhado de tiros na mosca são precisos e exatos, não importa se a um metro ou a mil metros. Não se deve confundir a qualidade do tiro com a qualidade do atirador, da arma, da munição, etc ... podem ou não estar vinculados, e um único tiro não é suficiente para a avaliação e aqui entra em cena a tb muito falada e pouco compreendida repetibilidade ...

Obviamente as condições do ensaio devem ser conhecidas, mormente para os estudos comparativos e sua observação é absolutamente pertinente neste aspecto, que é o de maior interesse para nós.


Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re: Exatidão e Precisão
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2008, 12:17 »
Oi Fabio
Como vc. bem citou, é um cipoal de armadilhas e sempre temos de achar o caminho, mas principalmente para onde queremos ir.
No caso tambem dos alvos, se considerarmos que todos estão na mosca, na verdade estamos também colocando uma outra medida que é a "tolerancia" (não é a de voces comigo), mas sim pelo circulo menor do alvo, pois se não houver tolerancia todos os tiros deveriam estar no centro absoluto.
Mas mesmo havendo a tolerancia, se quizermos ter mais dados deveriamos obter a dispersão entre eles, e se tiver um setor de controle estatistico de controle na empresa aí vai ter mais um cipoal de controle.
A especificação de exatidão ou precisão quando for total acho que sao iguais.
Com certeza não tenho o conhecimento suficiente para discutir , mas apenas para expor opinião, pois acho que para qualquer grandesa que se analise, tem que fixar todas as variaveis que possam influenciar na medida.
Fabio, como vc. disse, se temos uma peça ela tem que estar na medida ou não, mas se ela foi feita na Europa a menos 30graus e nos formos medir aqui a mais 40 graus, ela vai estar fora de medida e quem estará certo?.
 Só coloquei mais um carvãozinho na fogueira....




Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Exatidão e Precisão
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2008, 14:31 »
Oi Fabio Como vc. bem citou,

Não foi o Fábio, foi eu ...  :P :P :P

Citar
No caso tambem dos alvos, se considerarmos que todos estão na mosca, na verdade estamos também colocando uma outra medida

Não confunda a grandeza com sua medida, não é a mesma coisa ...

Citar
que é a "tolerancia"

Tolerância é algo arbitrário, indica o grau de aceitação para exatidão e/ou precisão, mas não se confunde com elas ...

Citar
... pois se não houver tolerancia todos os tiros deveriam estar no centro absoluto.

De novo, pode haver ou não tolerância, maior ou menor e independentemente disso os tiros podem acertar qualquer lugar do alvo ou não acertar o alvo de modo algum. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Citar
Mas mesmo havendo a tolerancia, se quizermos ter mais dados deveriamos obter a dispersão entre eles, e se tiver um setor de controle estatistico de controle na empresa aí vai ter mais um cipoal de controle.

Vc tá falando da incerteza ...

Citar
A especificação de exatidão ou precisão quando for total acho que sao iguais.

Tão iguais quanto um gato e uma lebre ...

Citar
... acho que para qualquer grandesa que se analise, tem que fixar todas as variaveis que possam influenciar na medida.

Eu posso definir uma grandeza, uma unidade de distância, a cotovelada jorlou, como a distância entre meu cotovelo e ombro esquerdos e pronto, tá definido. A incerteza inerente a cada medição que utilize a unidade não tem a ver com a definição da grandeza.

Citar
Fabio, como vc. disse, se temos uma peça ela tem que estar na medida ou não, mas se ela foi feita na Europa a menos 30graus e nos formos medir aqui a mais 40 graus, ela vai estar fora de medida e quem estará certo?.

Não necessariamente estaria "fora da medida", depende do material, da tolerância e/ou método.

Tudo o que vc está falando é pertinente, mas acho que talvez colocado no contexto de maneira inadequada ... me parece que vc tá querendo enfatizar que não é possível alcançar exatidão e precisão absolutas, nem na confecção de uma peça, nem na sua mensuração e que precisamos conhecer o grau de incerteza ...

Este, a incerteza, é um tema da maior importância, vital pra utilizar os conceitos de exatidão e precisão, mas é um outro conceito ...
« Última modificação: 18 de Novembro de 2008, 14:38 por C N C N o w ! »

 

/** * */