Autor Tópico: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987  (Lida 54506 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline pedro luciano

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Online: 20 de Março de 2009, 15:26 »
    Senhores!. Por favor, comprei um torno Joinville 217 RCN 1987 e tenho dificuldades na troca da correia em V que aciona a árvore principal da cabeçote fixo. Pelo que senti eu terei que desmontar todo o conjunto (polias e engrenagens) desse eixo.  O sentido da retirada é para o lado onde se fixa a placa(lado do barramento)?   Desde já meu obrigado.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #1 Online: 20 de Março de 2009, 15:31 »
Pedro,

Não conheço este torno, mas acredito que o eixo-árvore deva sair para o lado do barramento.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #2 Online: 20 de Março de 2009, 16:08 »
Pedro,
tem certeza que é 217 de 1987? não é 1978? Até onde sabia, os 217 (com avanço transversal automatico) e os 117 (sem avanço transversal automático) R (sem caixa) e RCN (com caixa Norton) só foram fabricados até meados da década de 70. Depois, foram substituídos pelo TM127. Eu tenho um 217R.

Agradeço se vc pudesse postar uma foto dele e da plaqueta dele.

Este é o desenho do cabeçote dele (117, 217 e 127, são iguais, só mudou a estética do fundido no 127).
http://images1.fotopic.net/?iid=yudhej&outx=600&noresize=1&nostamp=1

O eixo sai pela frente, sobre o barramento.

1 - Remova as tampas das 2 pontas
2 - Remova o parafuso de trava e solte a porca de aperto do rolamento cônico dianteiro (atrás dos rolamentos dianteiros)
3 - Solte o parafuso da trava da polia/rolamento traseiro (à frente do rolamento traseiro)
4 - Remova o parafuso da polia (na verdade, é um bujão para engraxar, mas só pra garantir)
5 - Bata na bunda do eixo com muito carinho. Use um calço de madeira. NÃO BATA COM A MARRETA NO EIXO. :)

A parte mais chata é uma chaveta que segura a engrenagem grande dianteira, ela vai soltar ao dar encosto na parte da frente. Pode tentar um WD40 nessa chaveta que mal não faz.

Sugestões:
Use uma correia boa (ex. goodyear) pra não se incomodar tão cedo depois.
Inspecione os rolamentos, principalmente o cônico dianteiro, veja se os roletes estão 100% íntegros. Lave os rolamentos com querosene e renove com uma graxa boa (da SKF, NSK, Graxazul etc). Não entupa de graxa, o correto é 1/3 do volume total. Não fique girando sem a lubrificação.
Reengraxe também a parte interna da polia, onde faz contato com o eixo.
Antes de montar, veja se não tem nenhuma sujeira ou rebarba nos alojamentos, e passe um óleo para montar.
No fim da montagem, dê umas pancadas no eixo pela frente (mesmo cuidado) para ele ir até o final.

Offline pedro luciano

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #3 Online: 20 de Março de 2009, 22:19 »
Ivan, realmente o ano é l978. Agradeço o auxílio a você e o ao Fgilli. Confrontando com o manual do TM 127, disponibilizado por vc em outro tópico, notei a ausência do  indicador de roscas, da placa 4 castanhas independentes. O indicador de roscas encontrei em uma empresa (Farsil) de SPaulo. Achei meio salgado R$ 270,00. Vou fazer uma pesquisa mais acurada na região da Rua Piratininga e adjacências. Mais uma vez obrigado. Pedro.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #4 Online: 21 de Março de 2009, 07:51 »
Essa peça não vale isso nem @!#@$.
Fora a engrenagem, a peça é bem fácil de fazer. Mas a engrenagem não é (tbm dá pra fazer no torno, mas essa dá trabalho).

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2009, 22:57 »
Essa peça não vale isso nem @!#@$.
Fora a engrenagem, a peça é bem fácil de fazer. Mas a engrenagem não é (tbm dá pra fazer no torno, mas essa dá trabalho).

Ivan, dá pra mandar um desenho ou fotos dessa peça indicadora de rosca para ver se dá para ser fita por mim?

Abs.

Edson S.Garcia


Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2009, 23:48 »
Edson,
é simplesmente uma engrenagem que acopla no fuso, e gira um indicador em cima. Em torno deste, um mostrador com 8 divisões.

O diâmetro da engrenagem é 33,8mm, com 32 dentes. A espessura da engrenagem é 1/2 polegada (12,7mm).

O visual vai do gosto do freguês.















Uma forma de fazer a engrenagem é esta:

Faz uma cópia curta do fuso (3/4" 8tpi - mas com diâmetro externo 1 décimo maior e interno 1 décimo menor) em aço prata (ou outro temperável), abre os canais, destalona (pra rosca toda não ficar roçando, somente nas arestas de corte), tempera e afia. Usa como um "gear hobber", como na foto.
Não é complicado, mas trabalhoso. Como esta engrenagem não sofre esforço praticamente nenhum, poderia ser de qualquer material razoável (o que talvez até permitisse tentar sem endurecer a ferramenta).

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2009, 02:10 »
Obrigado Ivan,

Vou achar material para tentar fazer. Posto resultado e fotos se der certo.

Abs.

Edson


Offline marc0

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2788
  • Sexo: Masculino
  • Não dirigimos o vento, podemos ajustar as velas.
    • Máquinas & Equipamentos
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2009, 11:51 »
Olá Edson;
Porque vc não funde uma nesse seu forninho parado que esta aí. eh eh eh...
Abraços....


Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #9 Online: 20 de Julho de 2009, 02:01 »
Olá Edson;
Porque vc não funde uma nesse seu forninho parado que esta aí. eh eh eh...
Abraços....

Você é um cara muito perspicaz. Pelo visto você percebeu que eu não postei o meu forninho queimando e está aguardando o resultado. Está se aproveitando da situação para me dar umas alfinetadas em... eh eh eh . Pede dar que eu mereço, estou em falta com você, o Ivan e o Alebe que me ajudaram muito.

Em casa não tenho um quintal grande descoberto e estou receoso de tocar fogo no forninho e depois na casa. Eu já ia consultar você e os outros nossos amigos do forum para perguntar se o forninho esquenta muito a região adjacente (+/- 1 (Um) metro ao redor). 

Mas, com toda razão, já havia pensado nisso, fazer um modelo em cera usando o próprio fuso do torno para modelar os dentes da engrenagem e fundir aqui em casa.

Essa peça é pequena e poderia usá-la para aprender a mexer com fundição na prática.

Aproveitando, qual a temperatura para fundir bronze?
Uma engrenagem de alumínio daria conta do recado?

Abs.

Edson

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #10 Online: 20 de Julho de 2009, 07:38 »
Em casa não tenho um quintal grande descoberto e estou receoso de tocar fogo no forninho e depois na casa.

Edson, eu sei que não é lá muito prático transportar o forninho e tb que vc vai querer usar em casa, mas se quiser vir pra cá para os primeiros experimentos, a masmorra está à sua disposição como sempre ...

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #11 Online: 20 de Julho de 2009, 08:11 »
Eu já ia consultar você e os outros nossos amigos do forum para perguntar se o forninho esquenta muito a região adjacente (+/- 1 (Um) metro ao redor). 
Não esquenta não, mas ainda assim precisa de um espaço adequado para movimentar o cadinho, verter etc. - onde possa cair algum alumínio fundido e não destrua nada de valor.
Citar

Mas, com toda razão, já havia pensado nisso, fazer um modelo em cera usando o próprio fuso do torno para modelar os dentes da engrenagem e fundir aqui em casa.
Pode ser ignorância minha, mas não acho que isso vá funcionar desta forma. A única forma que vejo pra fundir a engrenagem seria pegando uma igual, fazendo um molde em silicone, daí um contramolde em cera e fundir por cera perdida, depois rebarbar. Isso desprezaria a contração no esfriamento, mas pra essa finalidade acho que funcionaria. Mas não é a melhor solução, acho eu. Se fosse moldar, eu tentaria uma resina epóxi reforçada com fibra picada.
Citar

Essa peça é pequena e poderia usá-la para aprender a mexer com fundição na prática.

Aproveitando, qual a temperatura para fundir bronze?
Uma engrenagem de alumínio daria conta do recado?
depende da liga, mas coisa de 900 a 1000 graus C. Apesar de alumínio não ser material adequado pra isso, como ali não tem esforço quase nenhum acho que até vai.

Offline marc0

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2788
  • Sexo: Masculino
  • Não dirigimos o vento, podemos ajustar as velas.
    • Máquinas & Equipamentos
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #12 Online: 20 de Julho de 2009, 10:38 »
Desculpe Edson; eh eh eh
Não estou com essa bola toda não...
Apenas fiz uma brincadeira.

Não recomendo fundir a engrenagem de alumínio, prefiro usar uma engrenagem comercial de aço, mas a carcaça fundida com alumínio ficaria muito boa.

O maior problema de usar um forninho não é ao lado, 1 metro de distância é suficiente, o problema é encima, a fumaça e o fogo. mas como é possível controlar a chama, pode-se ir aos poucos até onde der.

Para fundir uma peça tendo o modelo não precisa de toda essa mão de obra, basta ter uma caixa que caiba o modelo com folga e onde possa socar bem a areia. Dependendo da peça pode ser feito em uma ou duas partes (ou até mais).

Pelo visto o Jorge tem um espaço adequado como área de prova; caberia uma filial da batcaverna? eh eh eh....

Abraços...


 

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #13 Online: 20 de Julho de 2009, 11:39 »
No da 4a. imagem as engrenagens são de alumínio. Não é o mais recomendável, mas funcionaria.
O problema de usar uma engrenagem comercial é que ela precisaria da angulação dos dentes para encaixar adequadamente no fuso, não dá pra ser dentes verticais (a menos que inclinasse o conjunto todo).
E pra moldar uma engrenagem como essa, creio que teria que ser com um molde flexível como silicone, por não ter como tirar a peça do molde de areia (angulos de saída etc.)
Para fazer só o corpo em alumínio, aí é simples.
Mas eu faria por hobbing, talvez até apelando pra um disco de alumínio e a ferramenta não endurecida...
O corpo é fácil de fazer no torno a partir de um tarugo, como o da 5a. imagem.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #14 Online: 20 de Julho de 2009, 11:41 »
Não seria mais fácil fresar uma engrenagem dessas?

 

/** * */