Autor Tópico: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.  (Lida 61340 vezes)

Description:

0 Membros e 3 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Online: 08 de Junho de 2009, 17:09 »
Jorge,
parabéns pelo torno. Tem fotos? (de preferência incluindo nu frontal)
Eu escaneei o manual há um tempo e coloquei um link aqui, mas não tô achando. Então vai aqui de novo.
Pra arrumar peças dele a melhor opção é a Riosulense, que pegou a linha de tornos da Joinville com o fechamento desta (década de 80). Os tornos pararam de ser produzidos na década de 90, mas eles ainda tem peças de reposição. Se precisar depois passo o contato do Sr. Osni, ex-encarregado da produção de tornos. Anexo também o manual do Riosulense TR600 (herdeiro do Joinville TM127), pois é com o código de cada peça deste manual que eles identificam o que você quer. Escaneei esta versão exportação do manual, destaque para o inglês castiço.
Viumau, se o seu manual estiver em melhores condições (e sem nenhuma página faltante), alguma chance de escaneá-lo? (a propósito, este verbo existe sim, hehe).

Offline viumau

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 577
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Bernardo do Campo
  • Nome:: Maurício Dias
  • Profissão: Consultor Técnico Automotivo
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2009, 19:44 »
Tá na mão o manual do TM-127 meninos...

Ivan pelo que pude comparar o meu tem uma página a mais e está um pouco mais legível que o seu, mas na íntegra é o mesmo manual, ok...

Jorge mande logo essas fotos que eu quero ver a cara do danado hehehehe, outra coisa andei um tempo atraz comprando as engrenagens da caixa de redução do meu torno e acredito ter comprado errado pois tem 2 modelos de tornos TM-127, estou com quase todas as engrenagens para rosca em mm e pol. aquí, faltando apenas uma engrenagem acho que de 97 dentes (não me lembro mais) para polegada, se seu torno estiver sem estas emgrenagens me avise e poderemos ver um negócio bom para ambos...
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 19:59 por viumau »

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2009, 21:10 »
Viumau,
o seu tem uma página a mais porque a pag. 14 tá repetida.
Mas - veja que curioso - são ambos cópias de uma mesma fonte, em que faltava a página 01 - está ausente no seu e no meu. Logo agora que eu esperava finalmente descobrir o que vem antes de "...da árvore". hehehe
A propósito, essa cópia a Winner me enviou quando comprei uma pecinha lá. Eu escaneei, mas vc fez um serviço melhor do que eu, e o seu está mais legível.  :)

Você tem alguma foto do seu torno?

Se não estou enganado, o 127 mesmo tem só uma versão de engrenagens do cabeçote - com dentes helicoidais. O que ocorre é que os modelos mais antigos (primeiras versões do 217 e 117, na década de 60) usavam engrenagens retas, então algumas peças de reposição são assim.
Sobre as engrenagens da grade deste modelo (o 127 tem caixa norton), são:
20, 40, 56, 80 para polegada e adicionalmente 64, 75, 80 e 127 para mm.

Mas para peças, reforço que os preços da Riosulense são metade dos praticados nos outros lugares.

Offline viumau

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 577
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Bernardo do Campo
  • Nome:: Maurício Dias
  • Profissão: Consultor Técnico Automotivo
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2009, 22:24 »
Ivan eu tinha algumas fotos do meu torno aqui no fórum a tempos atraz que pedí para o Fabio Gilli colocar para mim porque estava com problemas de postagem de imagens.
Amanhã providenciarei as fotos até porque estou reformando o danado também.
Este manual é realmente da Winner, quando comprei este torno estava faltando algumas péças e precisei do manual e só lá encontrei a cópia, depos de tirar as fotos eu mostrarei pra vc que o meu torno é diferente, o ano de fabricação dele é de 1980, inclusive o suporte do motor é diferente do que mostra no manual.
A tabéla de engrenagens da lateral da caixa do torno difere um pouco também desta do manual, eu comprei todas as engrenagens me baseando no manual e com uma amostra a mão para comparação do módulo dos dentes, então acredito que seja de uma outra versão do TM-127.
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 22:28 por viumau »

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2009, 22:57 »
Viumau,
achei as fotos do seu torno, tão aí.
Curioso, nunca tinha visto 127 sem avanço transversal. O suporte do motor não parece ser original dele, acredito que pertencia a um torno "da família" (clones South Bend) mais antigo, da década de 60 ou anterior...

A propósito, é interessante a compatibilidade de peças que a Joinville manteve com o original South Bend, apesar de mudar bastante o visual.
O Rubens (RAranda) me levou numa sucata onde havia uma caixa South Bend da década de 50. Deu um trabalhinho pra desmontar e reformar (2 eixos e 2 buchas novas), mas as engrenagens estavam excelentes. Tão aí algumas fotos dela. Montou perfeitamente no meu torno, e já estou usando...
Só vou precisar reposicionar a chave de partida (e algum dia refazer essa pintura xexelenta do torno que não deu certo, hehe).
« Última modificação: 08 de Junho de 2009, 22:58 por Ivan »

Offline viumau

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 577
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Bernardo do Campo
  • Nome:: Maurício Dias
  • Profissão: Consultor Técnico Automotivo
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2009, 23:16 »
São estas fotos mesmo Ivan tava procurando aqui no fórum e não achava hehehehe, acredito que seja dele sim porque já ví na Piratininga uns 10 torninhos iguais a esse meu e são todos com bucha no suporte do motor e sem o automático do avanço transversal, inclusive estou procurando as engrenagens os pinos e a alavanca de acionamento da mesma, caso não achar terei que trocar o avental completo...

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2009, 23:25 »
Viumau,
o suporte original do 127 é esse aqui, veja como o desenho é coerente com o resto...
Até o meu torno, que é do começo da década de 70, já tinha um suporte mais moderninho...não que isso faça diferença nenhuma, hehehe

Offline Alebe

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3688
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2009, 22:00 »
Editado pelo Administrador
Infelizmente a mensagem original se perdeu, e por isso está replicada aqui em baixo.

O tópico é do Jorge L. e na sequencia teria esta mensagem do Alebe...

Citar
Tô abrindo este tópico pra documentar minhas aventuras com o torninho que pertenceu ao meu queridíssimo amigo Joe Ferreira e que adotei.

Tô postando as fotos aqui:

http://cid-715e37740808798e.skydrive.live.com/browse.aspx/Torno


Oba, merece uma bebemoração... hehe
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 14:13 por fgilii »

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2009, 22:13 »
Jorge,
parabênhos pelo torno, pelo visto está bem completinho e inteiro.
Felicidades para ambos. :)

Essa bancada merece pelo menos um tampo, pra não fazer sujeira.

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2009, 22:28 »
È isso ai Nobre Jorge.

Agora verá o que é "apanhar" um pouco para ter algumas das "manhas" dessas arte maravilhosa que é a mecânica de usinagem.

Meus parabéns.

E como sabe, precisando de algo é só gritar, pois mesmo não sendo o grande experte do ramo, ajudar é sempre a minha vontade.

Grande abraço.

Rubens 

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2009, 07:17 »
Oba, merece uma bebemoração... hehe

Com toda a certeza ! Vosmecê fica desde já convocadíssimo ! Deixa só terminar o banho e a gente trata do "chá de bebê" ... ;-)

Citar
Agora verá o que é "apanhar" um pouco para ter algumas das "manhas" ...

Nem fale Rubens, vou ter o couro arrancado, mas com a ajuda dos amigos, hei de vencer ! ;-)

Citar
pelo visto está bem completinho e inteiro.

Parece que tá sim, Ivan. Já comecei a limpeza e vou fazer mais fotos pra submeter a coisa toda a seus olhos de lince ...

Citar
Essa bancada merece pelo menos um tampo, pra não fazer sujeira.

Merece sim e pretendo dar um jeito nisso logo ... sugestões ?

Tô pensando se deixo a pintura original, mas tô inclinado a pintar, branco de neve, naturalmente.

Desconfio que esmalte sintético não seria a melhor opção, embora seja atraente por ser barato e fácil de encontrar e aplicar ... epoxy é caro e uma meleca, gostaria de fazer pintura eletrostática, mas neste caso é uma dureza transportar o monstrinho ... o que os amigos sugerem ?

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2009, 08:43 »
Grande Sir Jorge.

Primeiramente sugiro que crie um post para os comentários sobre essa belezinha, isso facilitaria em muito  o "nosso trabalho" e não tumultuaria tanto a área de "bate papo". eheheheheh

Mas quanto á pintura, uma opção mais que excelente, barata (em relação á eletrostática) e que você mesmo pode fazer é a pintura PU (catalisada).

Dá um ótimo acabamento e é extremamente resistente.

Nas minhas máquinas usei esmalte sintético industrial (branco e ou azul), muito mais barato que o PU, mas sinceramente acho que foi (ou é) uma economia porca.

Quanto á cor, realmente esse verde martelado a "lá" máquinas não é muito agradável para uma oficina residencial destinada ao hobby.

Se optar por outra cor (seja qual for) acertará em cheio.

Do resto, quanto ao "chá do bebe", sugiro uma lista de presentes para o pequeno, quem sabe não consiga um lote novo de ferramentas de corte, isso se cada participante lhe presentear com uma. rsrsrsr

Mas é só uma sugestão.

Se precisar, é só chamar.

Abraços.

Rubens       

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2009, 08:46 »
Jorge,

Gostei do torninho e acho que é uma grande aquisição para sua oficina.

Realmente vendo pelas fotos, ele precisa de um banho em regra e um belo trato para deixá-lo em ordem de marcha.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2009, 12:25 »
Apesar de já ter pintado diversas peças metálicas com pistola, pincel e rolo com bons resultados, quando fui pintar meu torno me ferrei de verde e amarelo (na verdade, de cinza martelado), ficou uma porcaria.
Agora estou pintando a plaininha, e o resultado está sendo muitíssimo superior.
Mesmo pintura não sendo a minha arte, algumas coisas que aprendi:
- Essas máquinas antigas de ferro fundido absorvem óleo superficialmente (ainda não entendi direito como). Metade do resultado vai depender da limpeza, e mesmo com o metal exposto, só passar pano com thinner (ainda que repita 10 vezes) não é suficiente. Os melhores resultados que obtive foram removendo a tinta anterior na escova rotativa, removendo a gordura com uma solução alcalina (aquele "limpa-fogão" é excelente para as reentrâncias mais imundas), acabando no sabão e scotch-brite. Se molhar, imprescindível secar logo. Em alguns locais (os que ficaram mais expostos ao óleo) parece ser necessário adicionalmente dar uma lixada ou aquecer a superfície (ex. com um maçarico a gás) para - como dizem - "suar" o óleo e relimpar, caso contrário a tinta descasca com qualquer pancadinha. (os mesmos cuidados valem ao aplicar um revestimento epóxi em FoFo, por exemplo um adesivo ou anti-deslizante).
- Pintar com pistola esse tipo de peça acaba gastando mais tinta e ficando pior. Usando um pincel (sem diluir), não precisa ficar cobrindo mil áreas, e a tinta ajuda a esconder imperfeições de superfície.
- Pode pintar direto no ferro fundido pelado e limpo, sem fundo. É assim que os restauradores americanos pintam as máquinas deles, aparentemente dura muitas décadas. Principalmente se usar um Ferrolack ou Hammerite, que contêm anticorrosivos.
- Em peças de alumínio, uso um fundo com ácido fosfórico (wash primer) para garantir aderência.
- Se usar tinta martelada, veja se não está velha, o silicone que dá o efeito martelado sedimenta.
- Nas áreas de metal exposto escurecidas por corrosão (ex. manípulos), deixar de molho em solução ácida (limpa-pisos) faz milagre em poucos minutos, deixando o metal "branco" mesmo nos buracos (de fundição ou de corrosão por "pitting"), difíceis de atingir com algum ataque mecânico. Imediatamente após precisa enxaguar bem e passar um óleo.
- Tintas epóxi e PU são mais resistentes, mas muito mais caras (por aqui, 5x mais caras) e com desvantagens na aplicação. Estou usando esmalte automotivo, que seca rápido e é mais resistente do que o esmalte sintético tradicional.
Mas acho que a tinta e a cor vai do gosto de cada um, afinal "Quem pinta como eu pinto?"  :)
« Última modificação: 23 de Junho de 2009, 12:28 por Ivan »

Offline marc0

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2788
  • Sexo: Masculino
  • Não dirigimos o vento, podemos ajustar as velas.
    • Máquinas & Equipamentos
Re: Torno Joinville TM-127 - Jorge L.
« Resposta #14 Online: 23 de Junho de 2009, 12:33 »
Olá Jorge;
Gostei muito do seu decascador de ferro, parece que tá inteirinho; congratulações.
Pintura eletrostática é resistente mas tem o inconveniente de não ser propícia a retoques, e torno infelizmente está sujeito a choques e riscos, poderia ser uma boa tudo depende da preferência do fregues.
Segundo o Geremias José a "bememoração" é sempre a melhor parte, eh eh eh

Citação de: RAranda
Do resto, quanto ao "chá do bebe", sugiro uma lista de presentes para o pequeno, quem sabe não consiga um lote novo de ferramentas de corte, isso se cada participante lhe presentear com uma. rsrsrsr

Bem pensado Rubens...

Abraços...
 

 

/** * */