Autor Tópico: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)  (Lida 20667 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Alkalino

  • Novato
  • *
  • Posts: 31
Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Online: 23 de Outubro de 2009, 00:17 »
E aí, pessoal do fórum, tudo bem? Pesquisei mas não achei nada sobre o assunto. Alguém sabe como trabalhar as imagens para abri-las como relevo no ArtCAM? (um método fácil de preferência)
As partes mais claras ele reconhece como mais alto e as escuras vice versa. Eu sei que tem gente que faz no Corel... uma maneira meio automática pra gerar a escala de cinza...

Se alguem souber por favor me responda

Obrigado

Offline Alebe

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 3688
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2009, 13:02 »
Vc tem que usar o Face Wizard, aquele ícone do rosto.
Outra opção é o programa Imagetogcode que é bem simples, mas ja usei algumas vezes e funciona bem.

Offline velleca55

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 470
  • Sexo: Masculino
    • Meu forum pessoal ...
  • Cidade - UF: Oriago (Veneto) Italia
  • Profissão: artista escultor
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #2 Online: 25 de Outubro de 2009, 12:16 »
Perai pessoal ...

Claro que tem como fazer um relevo a partir de uma imagem em automatico in ArtCAM ...

Digamos che è uma das principais funçòes do programa ... ;D ...

Basta abrir uma nova seçào do programa a partir de uma imagem ... pode-se tambèm abrir a imagem como "Abrir Modelo Esistente" e entào em um segundo momento criar o rlevo o altura em "Z" ...

A tecnica serve para "entalhar" una imagem com pouca profundidade, ou altura em "Z", e com essa mesma tecnica pode-se fazer atè trabalhos muito refinados ...

Vejam aqui un esemplo de uma incisào de uma fotografia a 360° ...

&feature=related

.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2009, 12:17 por velleca55 »

Offline velleca55

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 470
  • Sexo: Masculino
    • Meu forum pessoal ...
  • Cidade - UF: Oriago (Veneto) Italia
  • Profissão: artista escultor
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2009, 12:38 »
Outro esemplo que peguei num forum de joalheria ... 3DCADJEWELRY.COM

Sò abrir a foto ... dar 0,5 mm de altura em "Z" e està pronto ...

Ovvio que a imagem so serà visivel quando se darà um tratamento ou patina no material ...

.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2009, 12:43 por velleca55 »

Offline velleca55

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 470
  • Sexo: Masculino
    • Meu forum pessoal ...
  • Cidade - UF: Oriago (Veneto) Italia
  • Profissão: artista escultor
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2009, 15:38 »
Nesse video, que non è muito bem feito, mas se entende o que disse sobre a litofania ...

&feature=related

.

Offline Márcio

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 398
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #5 Online: 25 de Outubro de 2009, 20:43 »
Velleca,
Estas medalhinhas foram fundidas ou usinadas?
Voce não teria um passo a passo de como se faz para fazer este tipo de trabalho?
Quero dizer a parte de fazer um molde, o material utilizado, tenho curiosidade em  saber como se faz isso.
Márcio

Offline velleca55

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 470
  • Sexo: Masculino
    • Meu forum pessoal ...
  • Cidade - UF: Oriago (Veneto) Italia
  • Profissão: artista escultor
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2009, 20:59 »
Nào convém usinar o metal ... normalmente se usina a cera e depois se funde ...

Quando o trabalho deve ser repetido, entào se faz um molde para fazer as ceras e depois a fusào ...

A tecnica è sempre a mesma ... positivo, negativo, reproduçào ...

Depende do material che se usarà para as peças finais ...

Essas das fotos sào trabalhos dos partecipnates do forum che linkei, e sào fresados na cera e depois fundidos ...

A tecnica pode ser vista e estudada na internet ... è a normal tecnica de micro fundiçào na cera perdida ...

Aqui nesse link tem 9 videos muito esplicativos do processo ...
http://www.youtube.com/user/FeatheredGems#g/u ...

Aqui outro ..
...

Depois esistem mil variaòòes ... no molde na maneira di fundir  ...

E para voltar à discussào (que fala de foto no ArtCAM e nào de fundiçào) atè na tecnica de fresar um modelo esistem maneiras diversas ...

A que eu citei acima, è a mais simples e "automatica" ... ...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2009, 21:15 por velleca55 »

Offline Márcio

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 398
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2009, 21:33 »
Valeu amigo!
Vou daruma pesquisada.
Marcio

Offline Alkalino

  • Novato
  • *
  • Posts: 31
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #8 Online: 27 de Outubro de 2009, 15:33 »
Muito obrigado pela ajuda pessoal.

O que eu tenho feito é como o Velleca falou. Abrir a imagem e dar uma altura em Z nela. O que eu me referia é o que acontece naquela primeira foto ( do homem a cavalo) em que as partes escuras ficam atrás e as brancas na frente. Eu gostaria de saber se o pessoal trabalha as fotos no PhotoShop por exemplo, pois acho que não tem outra escolha. Apesar de que as medalhas ficaram ótimas, mesmo com a diferença de altura entre os tons.

Quanto a parte da fundição, aqui eu faço o molde em acrílico ou Cibatool, depois prenso numa borracha especial, fazendo assim o negativo. Nessa borracha vai o Zamak derretido numa extrusora e pronto... medalhas em série com molde infinito.

Mais uma vez obrigado a todos, A

Offline velleca55

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 470
  • Sexo: Masculino
    • Meu forum pessoal ...
  • Cidade - UF: Oriago (Veneto) Italia
  • Profissão: artista escultor
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #9 Online: 27 de Outubro de 2009, 15:50 »
Aquilo è o resultado di uma simples importaçào da imagem ... os brancos ficam altos e os escuros baixos ...

Isso pode ser modificado, mas se deve conhecer melhor os programmas ...

Podese modificar as alturas, e também acrescentar "colchòes" de suporte nas formas ...

In teoria fazer como o video do sito de ArtCAM, aquelle com o cachorro, mas no dos cavalos também, onde o tipo faz vettores e acrescenta altura em determinadas zonas do modelo, para depois finalizar com a mesma imagem, como testura final ...

Offline F2S

  • Novato
  • *
  • Posts: 0
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Santos - SP
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2009, 22:18 »

. . . aqui eu faço o molde em acrílico ou Cibatool, depois prenso numa borracha especial . . .

Se puder, gostaria de saber que borracha é essa?

 ;)

Offline Alkalino

  • Novato
  • *
  • Posts: 31
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2009, 22:56 »
Vou dar uma olhada no site do ArtCAM pra ver esse vídeo. A idéia dos colchões tbm é interessante.
As vezes representar uma imagem com vetores é extremamente difícil. Obrigado Velleca e Alebe.

Qunato a borracha vou ver o nome certo depois posto aqui F2S, beleza?

Abraços

Offline Alkalino

  • Novato
  • *
  • Posts: 31
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2009, 20:14 »
F2S,

O pessoal aqui chama simplesmente de borracha de silicone

Offline AlmirRP

  • Novato
  • *
  • Posts: 14
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2010, 15:00 »
Ola pessoal, estive tentando fazer um imagem, mas nao uma boa qualidade.  Alguem pode me ajudar dando algumas dicas?
Fiz no Artcam. Olhem as imagens, visto pela imagem2 ate parece q ficou bom, mas na imagem1 fica olho pra cima, rosto pra baixo...

Offline velleca55

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 470
  • Sexo: Masculino
    • Meu forum pessoal ...
  • Cidade - UF: Oriago (Veneto) Italia
  • Profissão: artista escultor
Re: Relevo a partir de imagens (escala de cinza)
« Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2010, 18:08 »
A tecnica de importar uma fotografia no ArtCAM, se usa para incidir a imagem, mas sem altura esagerada em "Z" ... nào se pode fazer um relevo a aprtir de uma foto, porque o programma  "le" em automatico os claros e escuros da imagem ...

Isso ocasiona uma distorsào entre o que seria volume e o que seria depressào, na realidade; e na foto isso é aleatorio e ditado dos claros e escuros que quase nunca representam a realidade ... cabelos pretos serào depressào, loiros volume etc etc ...

Se aumentase a altura do relevo, como vocè fez, essas discrepancias se acentuam ... e o resultado è sempre um punho de pontas che nào representam nada, a menos de obervadas em visào frontal ...

Pouco relevo, pouca altura, para obter uma boa INCISàO è imprescidivel ...

Jà para obter um RELEVO so realizandolo/construindolo ... nesse video da Delcam, com um cachorro, podese entender como fazer um RELEVO a partir de uma foto ... construindo "colchòes" de volume para aprossimar o mais possivel à imagem de referencia ...



No final essa mesma imagem è aplicada ao RELEVO CRIADO para dar uma testura com as sembranças da imagem mesma ...

Se usada a tecnica do video do cacchorro com cuidado e talento, podese fazer até retratos ... mas obvio devese possuir também um pouco de talento artistico ...

E obvio também que um bom artista pode fazer um relevo "ESCULPINDO" ou seja, modelando, acrescentando material, mas porque tem o conhecimento da tecnica que permite essa realizaçào ... e, o poderà fazer, ou com um bloco de argila, ou com um programma de modelaçào 3D como o ArtCAM ...

Diverso se o usuario do programma nào conhece ou domina, essa tecnica ... entào os "colchòes" podem ser uma saida para obter um modelo aprossimado à imagem de referéncia ...

No caso da incisào de uma foto ou imagem com POUCA altura, o resultado serà sempre perfeito, e a foto ou imagem como por magica aparecerà seguramente ... mas a altura nào pode ser esagerada e se deve ter a atençào de passar uma PATINA no resultado fresado para que os claros e escuros possam ser visiveis ...
« Última modificação: 13 de Maio de 2010, 13:18 por velleca55 »

 

/** * */