Autor Tópico: Gearbox - O que é isso ?  (Lida 4136 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline fsraulino

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 280
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Gearbox - O que é isso ?
« Online: 04 de Janeiro de 2010, 01:25 »
Bisbilhotando os fabricantes de insumos CNC deparei-me com esse tal de Gearbox no site http://www.tolomatic.com/products/sub_page_detail.cfm?tree_id=142&page_id=146&sub_page_no=48

Será que dá para montar um cabeçote móvel com isso ?

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2010, 08:00 »
Fernando,

O material é interessante, mas para uma aplicação em cnc se espera que o movimento não tenha folgas ou melhor, que sejam as menores possíveis.

Procurei alguma informação sobre quais as folgas que podemos esperar desses cabeçotes, mas não fui feliz...

Se estiver interessado em fazer um desses para você, talvez este seja um bom caminho para encontrar alguma inspiração:
http://www.doughtydrive.com/

Offline fsraulino

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 280
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2010, 10:53 »
Cheguei a mandar um e-mail para Doughtydrive e achei o preço absurdamente caro, U$ 850 cada peça, sendo necessárias duas para montar o cabeçote.
O Gearbox da Tolomatic custa U$ 291 cada.

Alguem no Brasil fabrica tal material ?
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 11:06 por fsraulino »

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2010, 11:05 »
Fernando,

Eu imagino que é um pouco difícil encontrar cabeçotes redutores com pouca folga no mercado, mas vale a tentativa de procurar algo...

O único que eu conheço (devem haver outros com certeza) são os produtos da ATI Brasil (www.atibrasil.com.b r) mas me parece que são grandes e desconheço mais propriedades dos mesmo...

Existe a possibilidade de fabricar as peças usando a idéia do "DougthyDrive" usando correias sincronizadoras, e dependendo de como forem feitas, acredito que dê um bom resultado e o custo deve compensar porque seria uma peça desenhada para a função.

Offline fsraulino

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 280
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2010, 11:36 »
Obrigado Fábio Gillii, Vc está sempre de plantão para tirar nossas dúvidas.

Abaixo transcrevo parte do e-mail que recebi da Doughtydrive para que o pessoal tenha uma idéia do funcionamento do "Drive" DD100 (é o maior, existe um menor, o DD50)
................... ................... ................... ..........
The DD100 units are 217.5mm x 106mm x 52mm. They are stepper motor driven, nema 24, 300 oz./in, @ 2.8 amps. stepper motors are an integral part of the drives and are included, servos are not an option at this time.
  The gecko drive is what we use with the current reduction disabled. You need the most torque when stopped.
The ratio is 30 to 1 and there is no backlash. Suitable for a HSD 1.5 HP spindle, or similar size router.
................... ................... ................... ...........

Caro Fábio
Olhei o site da A.T.I Brasil e realmente os redutores são grande demais.
Mais uma dúvida.
Seria possivel fabricar por aqui aquela caixa da Doughtydrive com baixo custo ?
Imagino frezar uma placa de alumínio, criando várias placas menores com cheios e vazios, de modo que as palcas cheias servissem de tampas e as com vazios, servissem de laterais. Todas essas camadas de placas seriam unidas com parafusos formando um grande sanduiche.
Dentro, as duas polias sincronizadas por correia, na relação 30 por 1, sendo que a menor conectada ao eixo do motor de passo (o motor estaria externo) e a outra polia, a maior, conectada ao eixo de um prato.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2010, 11:58 »
Obrigado Fábio Gillii, Vc está sempre de plantão para tirar nossas dúvidas.
Nem sempre estou disponível, mas faço o que posso :)

Citar
Abaixo transcrevo parte do e-mail que recebi da Doughtydrive...

Obrigado - ajuda bastante...

Citar
Seria possivel fabricar por aqui aquela caixa da Doughtydrive com baixo custo ?
Bem, depende do que é "baixo custo" para você - não vejo muitos problemas...

Citar
Imagino frezar uma placa de alumínio, criando várias placas menores com cheios e vazios, de modo que as palcas cheias servissem de tampas e as com vazios, servissem de laterais. Todas essas camadas de placas seriam unidas com parafusos formando um grande sanduiche.
Sim, mais ou menos isso, só que talvez de forma mais simples, pois tempo de fresadora custa ;)

Citar
Dentro, as duas polias sincronizadas por correia, na relação 30 por 1, sendo que a menor conectada ao eixo do motor de passo (o motor estaria externo) e a outra polia, a maior, conectada ao eixo de um prato.
Sim - mais ou menos isso mesmo, só que necessita de alguma criatividade pois não dá para fazer uma redução assim tão grande apenas em um estágio - provavelmente teremos que fazer com 2 ou 3 etapas, mas nada impossível de ser feito.

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2010, 12:38 »
Nobres amigos....

Desculpe meter a colher no "angu" alheio.

Mas com estou pensando em fazer um 4º eixo para a minha máquina (e o princípio é bastante parecido), me restou uma dúvida.

Porque redução de 1;30?

Precisa tanto? Não posso fazer com que a resolução esteja relacionado aos 360º de uma circunferência, ou quiça até mesmo 1:1, 1:2, 1:3?

Fico grato pela atenão.

Um grande abraço.

Rubens   

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2010, 13:33 »
Rubens,

Você pode fazer com a redução que quiser...

Eu particularmente gosto de 36:1, assim tenho 0,025° por passo (supondo um acionamento em meio passo).
Dessa forma posso ter deslocamentos "angulares" inteiros - por exemplo 40 passos para cada grau e uma excelente acuidade, sem falar na força que teria para manter a posição, no caso de usar como cabeçote inclinável com um motor spindle nele...
Pode ser também de 18:1 que tenho 20 passos/grau ou mesmo 9:1 com 10 passos/grau, mas sempre vou perder em resistência à torção.

Se eu fosse fazer um cabeçote direto, usaria por exemplo uma relação 0,9 como por exemplo duas polias - uma de 60 dentes no motor e outra de 54 na placa (60x0,9 = 54), assim tenho sempre uma relação direta entre 360 graus e 400 passos (360/400 = 0,9)
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2010, 13:37 por fgilii »

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2010, 13:46 »
Valeu Gilii.

É mais ou menos isso que estou pensando.

Alguma relação que esteja diretamente ligada a 1º.

Assim fica mais fácil para se determinar o que se quer fazer.

Essa realçãop de 0,9 parece a melhor.

vou ver na DINA o que eles tem para oferecer.

Abraços.

Rubens

Offline robedany

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 357
  • Sexo: Masculino
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2010, 16:10 »
Feliz Ano Novo a todos.

Rubens
Outro dia um colega deu uma explicação que não sei se é totalmente verdade.
Ele falou que teoricamente se vc manter o mesmo motor e colocar uma redução de 1:10, a força do motor é multiplicada por 10., e a velocidade dividida por 10.
No caso do link, se colocar um motor de 1kg, por exemplo com uma redução de 0,9, será que terá força para rodar o spindle, me parece que é bem pesado.

Abração

Roberto


Offline fsraulino

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 280
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2010, 18:00 »
Caro colegas

Aliás começamos o tópico falando de Gearbox, o outro fabricante chama de DoughtyDrive, ou (acho que) pode ser chamada também caixa de redução para cabeçote CNC ou simplesmente de Caixa de Redução.

A redução de 30 por 1, é porque o supracitado fabricante especificou e porque também já existem diversas outras sugestões aqui mesmo no fórum, mas acho que a redução proposta pelo Fábio Gilli (36 por 1) é respaldada pelo conhecimento, experiência e pela coerência matemática. Há de se considerar também que as peças são para a movimentação lenta dos eixos B e C.

Raciocinando com os dados que me foram passados pela DoughtyDrive.
Para o modelo Maior:
Dimensões 217.5mm x 106mm x 52mm
Torque 20 ft/lbs - 27 Nm
Peso 3,5 Kg
Motor nema 24, 300 oz./in, 2.8 amps
Funcionamento: Polias e correia

Para o modelo menor
Dimensões 110mm x 50mm x 52mm
Torque 50mm x 110mm
Peso 0,75 Kg
Funcionamento: Não informado
Motor não informado

Prestando atenção nas dimensões, não sei quais as polias e correias que caberiam dentro dessas caixas, e no final ter a redução 30/1, principalmente na caixa menor. Olhei os catálogos dos fornecedores no Brasil e não cheguei a nenhuma conclusão.

Quanto a questão de fazer a caixa com "fatias" de placas de alumínio, é pela facilidade em já possuir ou obter as placas de alumíno e pelas limitações de uma pequena CNC caseira, que teriam dificuldade em frezar um bloco inteiro. Além do mais, as sobras das placas (recortes internos) teriam ainda outras aplicações.

No meu pensamento, uma caixa desse tipo, não poderia passar de R$ 400,00 já incluído o motor e o prato de acoplamento.





Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Gearbox - O que é isso ?
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:09 »
Fernando,

Também não iria assim tão longe, colocando um preço que não paga o material...

O correto seria calcular e fazer alguns desenhos para poder levantar preços das peças, mas creio que chegue perto disso só em polias e correias.

Tem ainda a fabricação da redução propriamente dita, e mais todas as soluções de fixação além da mão de obra etc.

Ainda sim, creio que dê para fazer algo bem decente e por um valor que compense.

 

/** * */