Autor Tópico: Projeto CNC Rossi  (Lida 5275 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rossi

  • Novato
  • *
  • Posts: 30
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Projeto CNC Rossi
« Online: 25 de Junho de 2010, 20:10 »
Boa Noite pessoal

Apos 7 meses visitando o forum e diversos sites vou iniciar a contrução de minha primeira maquina, e espera contar com a ajuda de todos, com criticas e sugestoes. Bom este projeto que escolhi foi um pouco pela praticidade de montalo, pois não tenho conhecimento de mecanica nem parte eletrônica, e tambem porque adquiri uma licença na Alemanha para a construção do mesmo. Trabalho com estamparia textil e pretendo com esta cnc a fabricação de brindes em acrilico, madeira etc... e tambem algum tipo de corte em letras para comunicação visual. Possua uma pequena oficina com furadeira bancada, maquina solda, policorte, compressor e outros pois eu mesmo fasso algumas mesas e gambiarras para minha estamparia.
 Bom preciso da ajuda de todos para definir qual tipos de motores e eletronica usar, pois a parte mecanica é esta que vou demostra atráves de imagens.
Obrigado

Estrutura toda em aço 3 mm, toda encaixada, cortada a laser e posteriormente fixada com adesivo apropiado

z - eixo alumino 259 mm, 01 fuso aço 16x4 - 01 - R , 288 mm - Igus
x - guia linear drylin w , ws-20 , 1180 mm - 02 fuso aço 16x4 - 01 R - 1249 mm - Igus
y - guia linear drylin w - ws 20-80 , 620 mm - 01 fuso aço 16x4 - 01 - R - 657 mm - Igus

- 12 Mancais WJ200UM - 01-20 , Drylin W
- 04 porcas de rosca trapezoidal WSRM - 3632 TR  16x4 - Igus


X - 1000 mm
y - 490 mm
z - 100 mm



« Última modificação: 20 de Agosto de 2010, 08:40 por Rossi »

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2010, 11:45 »
Rossi,

Gostei da máquina - parece bem feita...

Eu usaria motores em torno de 15 ou 18 kgfxcm, pois tem fusos de rosca trapezoidal passo 4mm.

Para eletronica eu sugiro os drivers Smile do Rudolf - são realmente muito bons e valem o investimento...

Offline LuthierX

  • Aceita-se Vinhos e Roon Caribenhos!
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1414
  • Sexo: Masculino
  • Não construo maquinas! "Por favor não insista!!! M
    • Guia CNC
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2010, 13:00 »
eu já conhecia o propjeto, é muito bacana, mas realmente ainda prefiro as maquinas que o o Pr. Pardal "Lolata" esta construindo, entre custo e beneficio, ainda não vi igual... ai vai uma comparação entre as meninas...
&feature=related [/youtube]
&feature=related

Offline Rossi

  • Novato
  • *
  • Posts: 30
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2010, 15:11 »
Ola Fabio

Muito obrigado pela ajuda, como sugerido vou optar pelos drivers Smile do Rudolf , os motores optarei pelos 18kg, gostaria se possivel que passace as especificaçõs do motor e onde posso adquirilos com um preço razoavel, ja pedi as chapas da estrutura que serão cortadas a laser e deve estar chegando para min até o dia 15/07, e logo estarei postando fotos das peças e montagens .
Obrigado



Ola LuthierX

Eu tambem acho as maquinas do lolata são fora de série, mas optei por esta porque achei muito pratica para concluila e tambem acabei ganhando a Lisença para a construção da mesma ,  mas atraves desta com ajuda de todos ai do forum pretendo num futuro bem proximo esta tentando fazer alguma destas maravilhas que o Lolata e outros aqui do forum veem nos apresentando.

Offline Marco BH

  • Novato
  • *
  • Posts: 64
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Belo Horizonte - MG
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2010, 20:15 »
Boa noite Rossi.

Me passa mais informação sobre essa maquina, que tipo de cola vc vai usar, como faço para adquirir esses planos, me manda por e-mail se possivel.marco_anto [email protected].

Muito obrigado.

lolata

  • Visitante
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2010, 20:33 »
Eita; Olha só quanta rasgação de seda, assimm eu vou começar a acreditar.
A coisa não tanto assim não.
Arlindo
Gostei muito do projeto e fiquei bastante curioso quanto a essa montagem, lidar com chapas de aço é bastante complicada, pois vem muito empenada e torcida, isso influencia muito na motagem.
Quanto a eletronica, realmente as Smiles são ótimas, vale cada centavo investido.
Utilize os motores de 15K da Akiyama, são muito bons.
Um Abraço

Offline celp58

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 290
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2010, 20:58 »
Rossi
Muito legal o projeto da sua máquina, o que nãso entendi são as dimensões da máquina, pois pelo que entendi seria uma máquina de 1,00x1,00 e z 490, fora a troca dos eixos, as medidas dos fusos e guias não coincidem, são medidas da area útil usinável ou o tamanho da máquina? Fiquei muito interessado no vosso projeto, pois estou na dúvida se projeto uma de 1,40x1,00(1/2 chapa de mdf) ou 1,00x1,00 (1/3 chapa de mdf)

Offline danielz

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 372
  • Sexo: Masculino
    • http://maps.google.com.br/?ie=UTF8&ll=-23.650401,-46.659695&spn=0.001081,0.001706&t=h&z=19
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2010, 21:11 »
Muito legal esse projeto , a maquina que estou montando também tem os dois fusos e dois motores para o  movimento de X.  Eu estou montando com o SMILE tbm.
Sucesso!!!

Offline Rossi

  • Novato
  • *
  • Posts: 30
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2010, 00:46 »
Boa noite Marco

Vou usar o adesivo (cola) recomendado no projeto Loctite 330 ,sobre a lisença eu entrei en contato com o Jeans na Alemanha atraves do site , e depois de muitas tentativas de enviar o dinheiro que não consegui fazer, ele acabou me enviando a lisença de graça com todo o projeto, infelizmente não posso postar e fazer a divulgação do projeto, mas posso e vou mostrar o passo a passo da montagem da mesma com fotos e videos, e darei informaçõs sempre que for solicitado.
ate mais

Offline Rossi

  • Novato
  • *
  • Posts: 30
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2010, 01:02 »
Ola Lolata
parabens por suas belas apresentações aqui no forum, acompanho sempre que posso e aproveito para tirar muitas duvidas e fazer um grande aprendizado, em relação a montagem vou ter que esperar até dia 15/7 quando deve chegar as peças cortadas para min iniciar a montagem, e estarei sempre enviando fotos da montagens, e então vamos matar nossa curiosidade pois eu tambem estou ancioso pelo resultado, conversando com o fabio ele tambem me indicou o Smile, onde já tinha eu feito até um contato com o Rudolf, espero estar adquirindo em breve , quanto aos motores o fabio tambem me orintou em 15 ou 18 kg.., qual este de 15 da Akiyama , voçe me recomenda, e pode me passar alguma coisa relacionado a preço.
Um abraço e obrigado pela ajuda

Offline Rossi

  • Novato
  • *
  • Posts: 30
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2010, 01:13 »
Ola Carlos Eduardo

desculpe pelas medidas , ja fiz uma correção area util aproximadas
X - 1000
Y - 490
Z - 100

estarei postando toda a montagem, e estou a disposição para ajudar  o que estiver em meu alcançe
Obrigado
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 01:22 por Rossi »

Offline Rossi

  • Novato
  • *
  • Posts: 30
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2010, 01:18 »
Obrigado danielz
estarei colocando sempre fotos, e estarei sempre a disposiçãopara falar sobre o projeto, e estarei sempre quando tiver alguma duvida solicitando a atençao de todos aqui do forum,
Um abraço

Offline Rossi

  • Novato
  • *
  • Posts: 30
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2010, 23:20 »
Boa Noite pessoal

Chegaram as peças da estrutura cortadas a lazer Aço 3mm, com encaixes, estou esperando chegar o Adesivo estrutural para iniciar a montagem, mas fiz alguns encaixes de peças para testar sem o adesivo e fiquei impressionado, mesmo sem o adesivo fica com uma estrutura firme e com otimo acabamento,
segue algumas fotos.



























Offline Jorge_BH

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2503
  • Sexo: Masculino
  • Jorge Maluf Jacob
  • Cidade - UF: Belo Horizonte-MG
  • Profissão: Administrador de Empresas
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2010, 23:34 »
Muito bom, Arlindo.
Deve ficar uma máquina ótima.
Mas, essas chapas só têm 3mm de espessura? Parece ter mais...
Abraço e sucesso.
Jorge

Offline Rossi

  • Novato
  • *
  • Posts: 30
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re: Projeto Rossi, preciso de ajuda e sugestoes
« Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2010, 23:41 »
Ola Jorge

as placas tem 3mm mesmo , mas mesmo pegando elas na mão paressem ter mais, obrigado


 

/** * */