Autor Tópico: Projetos - Lolata  (Lida 283379 vezes)

Description:

0 Membros e 9 Visitantes estão vendo este tópico.

lolata

  • Visitante
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2070 Online: 30 de Agosto de 2010, 21:42 »
Pessoal
Agradeço as palavras de incentivo, estou tentando colocar em pratica as coisas que estou aprendendo por aqui.
Essa maquina que acabei de fazer, a ideia seria utilizar os 4 eixos independente, mas devido a dificuldade com o programa, estou usando os eixos ligados em paralelo (direito e esquerdo).
P/ mim, a parte mecanica eu tiro de letra, mas na hora do programa, ai a coisa complica.
Amanha vou baixar uns programas que o Ramede indicou, valos ver o que consigo.
Eu baixei o CeNeCé Pro, mas dá uns erros meio louco, entrei em contato com o fabricante, disendo que minha intenção era realmente em adiquirir o registro, que achei uma fortuna (175,00 Euros) mas o cara nem me respondeu, acho que deve estar muito atarefado, de tantos regstros que vende.
Um Abraço

Offline Ramede

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 583
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2071 Online: 30 de Agosto de 2010, 23:10 »
    Lolata o Jedicut versão 2.2.2 tem em português (de portugal) e é de graça,  pra usar o controle de temperatura pelo computador é necessário um temporizador externo, e dependendo do sistema operacional tem que escolher uma DLL apropriada, mas tem tudo explicado no programa, no mais é entrar com as configurações da máquina, com certeza você irá tirar de letra....

   Aproveitando, já que todo mundo faz desafios a você heheeh, eu queria ver esse seu quarto eixo usinando uma polia XL eheheh...   

Ramede 

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2072 Online: 31 de Agosto de 2010, 07:50 »

Como eu dizia:

... que tal um cortador 3D ? É bico, vc tira de letra ...

Esse tb ficou bão, patrão  ;D

Offline harpia

  • Novato
  • *
  • Posts: 25
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2073 Online: 31 de Agosto de 2010, 21:14 »

P/ mim, a parte mecanica eu tiro de letra, mas na hora do programa, ai a coisa complica.
Amanha vou baixar uns programas que o Ramede indicou, valos ver o que consigo.
Eu baixei o CeNeCé Pro, mas dá uns erros meio louco, entrei em contato com o fabricante, disendo que minha intenção era realmente em adiquirir o registro, que achei uma fortuna (175,00 Euros) mas o cara nem me respondeu, acho que deve estar muito atarefado, de tantos regstros que vende.
Um Abraço

Lolata.

Faz mais de 10 anos que eu tenho usado CNC para corte de isopor para construir meus aeromodelos. Já testei diversos programas, inclusive o Cenecé mais antigo, desenvolvido pelo espanhol  Javier Lopes, versão  1.6 (só roda no Win98). Este eu tive a oportunidade de participar da tradução para o Português.
O CenecéPro é muito complexo e na verdade não vale a pena adquirir, principalmente porque existem alternativas gratuitas e de excelente resultado como o que já foi sugerido aqui no fórum, o Jedicut.
O CenecéPro roda no WinXP.
O Jedicut também roda no XP e na minha opinião é um dos melhores programas, não só por ser gratuito, mas pela facilidade de usar e pelos resultados que oferece se comparado a qualquer outro programa pago.
Uma outra sugestão seria você fazer a controladora MM2001 que é muito boa para usar com o Jedicut. Essa controladora gera um PWM para aquecer o fio de corte com ajuste por software ou manual. Facilita muito o trabalho porque não requer nenhum equipamento extra, basta uma fonte DC de 24V para aquecer o fio.
Caso você tenha interesse em cortar figuras diversas com sua máquina, é interessante você baixar o programa Creadat http://www.danisaez.com/aero/cnc_bcn/cnc_bcn.html
Esse programa permite gerar arquivos DAT a partir de um dxf e/ou também pode capturar um desenho diretamente do Autocad 2000 estando ambos abertos, Creadat e Autocad.

Edson

lolata

  • Visitante
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2074 Online: 31 de Agosto de 2010, 23:04 »
Caro Edson
Agradeço de coração essas dicas
O grande problema meu, foi no aprendisado escrito, vou me esporçar p/ ver se consigo aprnder a trabalhar com esse Jedicut.
Como aqui no Barracão, as coisas é bem corrida, tenho que consilhar o meu tempo util.
Estou començando uma nova empreitada, que pelo previso vai me ocupar por umas semanas, mas vou me esforçar os tempos vagos.
Um Abraço e valeu as dicas, foi bom saber que o Jedicut é tão bom quanto o CeNeCé Pro.

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2075 Online: 04 de Setembro de 2010, 19:40 »
Lolata:

   Não lí o resto do post, mas uso desde 1998 o software do Giles Miller, corto minhas asas de aeromodelos, fuselagens e outras coisinhas á muitos anos... Funciona muito bem. Veja no site:
http://gm.cnc.free.fr/en/index.html
  Iniciei minha primeira eletronica com os CI's UCN5804, depois com os PIC's e por último com lógica convencional da familia TTL, como não há carga nos motores, não há a necessidade de placa chopper, rodo com motores de 7,5° sem problemas.
  Quando comprei a licença ainda não existia o Euro......
  Vou resgatar umas fotos antigas e escanear as mesmas (eu não tinha na época máquina digital) e coloco aquí.

Um abraço

André

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2076 Online: 04 de Setembro de 2010, 23:16 »
Consegui algumas fotos.......


Um abraço

André
[/quote]

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2077 Online: 04 de Setembro de 2010, 23:26 »
Op´s, faltou legendar.....

Primeira foto: Minha primeira mecânica para a cortadora de "isopor" sobre a mesa da segunda mecânica.

Segunda foto: Fuçando achei até uma foto de minha primeira fresadora cnc.....

Terceira foto:  Um pássaro  francês que virou um pequeno planador  " la mouete"
 
Quarta foto: Asa voadora que cortei em minha máquina, na época não havia no mercado disponibilidade de ítens de aeromodelos elétricos que há hoje, perceba que a redução eu cortei na fresadora e montei com engrenagens de servos de parabólica; o speed eu tb fiz pq na época era mais fácil fazer um speed...brushed é claro.....

Tem mais fotos......

Um abraço

André

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2078 Online: 04 de Setembro de 2010, 23:30 »
Tem mais fotos....
Eletronica da controladores para motores Nema 34

Um abraço

André
[/quote]

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2079 Online: 04 de Setembro de 2010, 23:34 »
ops, sairam duas iguais.......
Tem mais fotos....
Eletronica da controladores para motores Nema 34

Um abraço

André

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2080 Online: 04 de Setembro de 2010, 23:40 »
Como diriam os gaúchos:

  Mas báh!

  Agora achei até as fotos da primeira eletronica do cortador de isopor feito com os cis UCN5804. Veja nas fotos que na época eu não tinha gabinete e acabei "pegando" emprestado um pote da patroa......(lembro que deu briga no barraco....),m por anos..... mas funcionou muito be

Um abraço

André
[/quote]

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2081 Online: 04 de Setembro de 2010, 23:46 »
Depois que um UCN5804 queimou, tive que usar parte desta placa e fazer outra com lógica convencional com a familia TTL, veja nas fotos como ficou a eletrônica e o gabinete de "XTssauro", nem tentei devolver o pote da patroa..... ;D


Um abraço

André
[/quote]
[/quote]

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2082 Online: 04 de Setembro de 2010, 23:54 »
Agora algumas fotos da obras efetuadas na cortadora de "isopor".......

Um abraço

André
[/quote]
[/quote]
[/quote]

Offline YRD

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1065
  • Sexo: Masculino
  • MechMate #17
  • Cidade - UF: Brasília - DF - Brasil
  • Nome:: Yuri - Mechmate #17
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2083 Online: 05 de Setembro de 2010, 03:46 »
Quarta foto: Asa voadora que cortei em minha máquina, na época não havia no mercado disponibilidade de ítens de aeromodelos elétricos que há hoje, perceba que a redução eu cortei na fresadora e montei com engrenagens de servos de parabólica
André

PSRU para aeromodelo é a primeira vez que vejo, muito bem pensado.

O servo da "paranóica" é aquele mesmo para mudar a polarização ? Se for, man, você é o cara, redução mais servo de parabólica, haja criatividade.  :)

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: Projetos - Lolata
« Resposta #2084 Online: 05 de Setembro de 2010, 16:55 »
YRD:

Exato, a PSRU foi feita cortando placas de CI de fenolite na cnc, com rolamentos de HD's antigos e engrenagens de servo de "paranóica".... :D :D :D :D :D
As baterias eram de NiCd de telefone sem fio...., nessa época nem sonhava nas de Lithium......

Um abraço,

André Milke


 

/** * */