Autor Tópico: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR  (Lida 19965 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #15 Online: 01 de Novembro de 2010, 10:07 »
Denilson:

 Segue em anexo esquema do oscilador para trabalhar com o GMFC.

André Milke

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #16 Online: 01 de Novembro de 2010, 10:18 »
Denilson:

 Segue em anexo conjunto montado em 1997 para trabalhar com o GMFC, motores Nema 34.

André Milke

Offline denilsonmanzano

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 861
  • Sexo: Masculino
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #17 Online: 01 de Novembro de 2010, 10:39 »
Andre..

Obrigado pela força...

abraço.
Denilson.

Offline Ramede

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 583
  • Sexo: Masculino
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #18 Online: 01 de Novembro de 2010, 13:12 »
Parabéns Denilson, ficou bacana sua cortadora, eu tenho uma dúvida, com essas barras roscadas que são normalmente usadas a velocidade fica boa para o corte ?  se você fosse comprar fusos trapezoidais qual passo usaria ?

Ramede   

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #19 Online: 01 de Novembro de 2010, 22:00 »
Ramede:

  Metendo o pitaco.....
  Para cortar poliestireno expandido (isopor) e extrudado (polyfoam, styrofoam, etc) a velocidade é muito baixa para se ter um corte perfeito, logo, as barras roscadas tem um passo adequado. Eu uso barras roscadas com passo de 1 mm e velocidades de corte da ordem de 3 a 5 mm/s; isto pq o fio quente deve "cortar" o isopor sem entrar em contato com o mesmo, isto é, o calor do fio deve ser uniforme e o calor gerado em torno dele é que deve derreter o isopor sem tocá-lo. Isto é importante para que em corte de asas de aeromodelos por exemplo, não haja "embarrigamento" do fio e um corte defeituoso.
   Qq coisa estamos aí....

André Milke

Offline Ramede

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 583
  • Sexo: Masculino
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #20 Online: 01 de Novembro de 2010, 22:57 »
o calor do fio deve ser uniforme e o calor gerado em torno dele é que deve derreter o isopor sem tocá-lo. Isto é importante para que em corte de asas de aeromodelos por exemplo, não haja "embarrigamento" do fio e um corte defeituoso.
   Qq coisa estamos aí....
André Milke

      Obrigado André, então nesse caso a barra roscada fica BBB boa, bonita e barata ehehh...    Será que não daria para mim dar uma olhada na sua máquina qualquer dia desses ?  eu fico em POA durante a semana, estudo na UFRGS....

Ramede 

Offline denilsonmanzano

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 861
  • Sexo: Masculino
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #21 Online: 01 de Novembro de 2010, 23:48 »
Ramede ..

E como o André falou , a maquina no corte de isopor jamais passara dos 7 mm/s ,caso contrario não teras um bom resultado..

André ..

Andei estudando o projeto eletronico que me passou ,e pra te falar a verdade não faço idéia de como fazer essa placa ,sou muito leigo em eletronica ,não conssigo sequer saber quais são os componentes....

Acho que vou continuar utilizando o foamworks ,que não precisa do ocilador ,e o preço da licença e ascessivel, só perderei na questão do acionamento e controle eletronico do fio..mas fico muito grato pela atensão e prestesa de sua parte..

grande abraço...

Offline Andre Milke

  • Fuso
  • **
  • Posts: 198
  • Sexo: Masculino
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #22 Online: 02 de Novembro de 2010, 20:09 »
Denilson:

  Eu estou pensando em fazer uma placa nova com oscilador para o GMFC. Antigamente eu havia feito a primeira com os CI's da Philips os SAA1027, nem sei se ainda fabricam, depois fiz com os UCN5805 da Allegro que também não existem mais. Partí então para uma lógica convencional TTL usando a configuração de acionamento dos motores de passo com CI's 74LS74 e 74LS86. Na época usava o Tango DOS para fazer minhas placas, mas não tenho mais o mesmo, porém tenho uma placa remanescente montada de meu controlador, interessante é que as mesmas não são chopper, pois não há praticamente carga no acionamento dos motores, sendo assim, a eletrônica fica mais "enxuta". 
  Em 97 eu não precisei comprar a licença do GMFC pq eu estava ajudando no desenvolvimento das placas de CI para o software e tb testando ele.

André Milke

Offline denilsonmanzano

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 861
  • Sexo: Masculino
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #23 Online: 04 de Novembro de 2010, 08:55 »
Andre..

Pelo visto sabe muito de eletronica ,bem diferente de mim ,hehehehe..
Se for fazer uma placa nova para vc ,e quiser montar mais 1 em paralelo ,me passe o valor ,para ver se conssigo pagar ..

grande abraço..
Denilson

Offline pauleiras

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 292
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Mossoró - RN
  • Nome:: Paulo César
  • Profissão: Servidor Público
Re: PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #24 Online: 01 de Maio de 2014, 10:45 »
Lolata..

Baixei o software no link abaixo:

http://www.foamwork.net/download.htm

A  maquina tem dois braços, em um corte, cada braço pode cortar um prefil diferente, o importante é o perfil conter o mesmo numero de linhas do outro. Para te dar uma ideia melhor posso cortar em um braço um quadrado e no outro um circulo.
Gostei muito do programa, e a licença é apenas $49,00.
Utilizo alguns softwares de apoio, como creadat, cadworks, se precisar ,estou por ai..

Fabio

Obrigado pelo apoio..

grande abraço..
Denilson

Quando vc diz:  "...o importante é o perfil conter o mesmo numero de linhas do outro."  Poderia explicar melhor? não entendi essa parte!

Offline denilsonmanzano

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 861
  • Sexo: Masculino
Re:PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #25 Online: 05 de Maio de 2014, 22:31 »
Citar
Quando vc diz:  "...o importante é o perfil conter o mesmo numero de linhas do outro."  Poderia explicar melhor? não entendi essa parte!

Quando o programa desenho gera o código G de um perfil , este código é composto por um certo numero de linhas , cada ponto do desenho é uma linha no código G..
Quando se realiza um corte com dois perfis diferentes , é necessário que os dois perfis tenha o mesmo numero de pontos , para que o corte possa ser executado...

abraço...
Denilson

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #26 Online: 06 de Maio de 2014, 00:06 »

Quando o programa desenho gera o código G de um perfil , este código é composto por um certo numero de linhas , cada ponto do desenho é uma linha no código G..
Quando se realiza um corte com dois perfis diferentes , é necessário que os dois perfis tenha o mesmo numero de pontos , para que o corte possa ser executado...

Denilson,

Como você faz para que os dois lados tenham o mesmo número de pontos (linhas)? Há algum cálculo ou o próprio programa faz?

Abs.

Edson


Offline pauleiras

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 292
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Mossoró - RN
  • Nome:: Paulo César
  • Profissão: Servidor Público
Re:PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #27 Online: 06 de Maio de 2014, 08:20 »
Desculpe a insistência, quero entender (na verdade aprender) o funcionamento! entendi a sua explicação a respeito das linhas, mas a minha dúvida é a seguinte:

1-Vc tem dois programas rodando ao mesmo tempo? cada um controlando uma torre da cnc? gostaria de compreender, pois também gosto de aeromodelismo e gostaria de abandonar o meu arco de fio quente manual e passar a fazer as asas com uma cnc de fio quente.   

2-Existem programas específicos para comandar as duas torres de forma independente ou qualquer programa serve tipo o mach2/3?

3-Quando eu desenho uma asa, por exemplo, devo desenhar ela toda em 3D ou apenas suas duas pontas, seus dois perfis?

Desculpe a enxurrada de perguntas mas gostaria de aprender e aguardo a contribuição dos colegas.

Offline Jorge_BH

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2503
  • Sexo: Masculino
  • Jorge Maluf Jacob
  • Cidade - UF: Belo Horizonte-MG
  • Profissão: Administrador de Empresas
Re:PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #28 Online: 06 de Maio de 2014, 08:47 »
Olá.
Há programas específicos que controlam as torres independentemente. Vc precisa somente desenhar os dois perfis das nervuras, um maior e outro menor (no caso de asa flechada) em 2D.
O mesmo ocorre se vc quiser cortar uma fuselagem de isopor, vc desenha a caverna maior e a menor e manda ver.
 No mach ou emc2 eu nunca vi fazer cortes cônicos ou flechados.
Abç.
Jorge

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:PROJETO DENILSON CNC DE ISOPOR
« Resposta #29 Online: 06 de Maio de 2014, 13:05 »
1-Vc tem dois programas rodando ao mesmo tempo? cada um controlando uma torre da cnc? gostaria de compreender, pois também gosto de aeromodelismo e gostaria de abandonar o meu arco de fio quente manual e passar a fazer as asas com uma cnc de fio quente.   
Não sei como funciona a confecção do percurso, mas não creio que haja 2 (dois) programas rodando. Estou esperando o Denilson explicar como é feito.

Citar
2-Existem programas específicos para comandar as duas torres de forma independente ou qualquer programa serve tipo o mach2/3?
Comandar as duas torres, depois do arquivo Gcode estar feito, o mach3, o turbo ou o do linux pode muito bem fazer isso.

Citar
3-Quando eu desenho uma asa, por exemplo, devo desenhar ela toda em 3D ou apenas suas duas pontas, seus dois perfis?
Estou apenas especulando: Devemos fazer apenas as duas pontas. o tamanho das asas será feito pela distância das duas guias.

Denilson, não some não, estamos esperando você tirar nossas dúvidas.


Abs.

Edson

 

 

/** * */