Autor Tópico: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)  (Lida 94342 vezes)

Description:

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Márcio

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 398
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #330 Online: 03 de Setembro de 2007, 19:14 »
OLa Fabio!
Realmente esse era o problema eu fiz alguns testes mudando o valor de f e consegui ver as diferenças.
Grato por sua ajuda. :)

A questão é fazer o ajuste no lugar certo!!!


Matheusbuoro

  • Visitante
Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #331 Online: 04 de Setembro de 2007, 01:13 »
Ola tudo bem .....
     Estou com Problemas com a configuração do Turbo CNC quanto a parte dos motores de passo, estou usando motores da ACTION de 5 kgf.cm , 5 V , 1.8º de ângulo de passo , os motores estou rodando muito lento  e dando soquinhos , estou usando uma placa da I/O Robotic o Manual da placa encontra-se no link abaixo. Estou usando o Artican para fazer os desenhos estou salvando com a extensão Fanuc *.fan .  Gostaria de saber se alguém pode me ajudar com este problema .

Manual da placa
http://www.iorobotics.com/manualxyz.zip

Motor de Passo. 
http://www.actionmotors.com.br/motor_de_passo_sm1.8b.htm


Agradeço antecipadamente pela atenção.

Offline Brenck

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 377
  • Sexo: Masculino
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #332 Online: 04 de Setembro de 2007, 02:08 »
Matheus,

Acho que quanto ao quisito velocidade essa placa sua eh mais lentinha msm... sem modificações e comparado a uma chopper...

Quanto aos soquinhos.... me explica uma coisa como vc abre o turbo?

Lembrando mais uma vez... para abrir o turbo tem que rodar em DOS puro, não adianta abrir o DOS pelo windows.... o negocio é bootar o PC pelo DOS e rodar o Turbo.

Avisa pra gente se eh isso...

Cabral

  • Visitante
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #333 Online: 06 de Setembro de 2007, 08:49 »
Cabral,

Tenta este código no turbocnc
Ele gera um quadrado de 50mm e outro dentro deste de 25mm, os dois com uma profundidade de 0.1mm para não estragar a caneta.
Depois diz se tudo esta certo.

T1M6
G0Z13.891
G0X0.000Y0.000S1500 0M3
G0X37.500Y37.500Z13 .891
G1Z-0.100F720.0
G1X62.500F2520.0
Y62.500
X37.500
Y37.500
G0Z13.891
G0X25.000Y25.000
G1Z-0.100F720.0
G1X75.000Y25.000F25 20.0
Y75.000
X25.000
Y25.000
G0Z13.891
G0X0.000Y0.000


Landa,

quando eu tento rodar o arquivo na máquina, ao começar gera uma mensagem  "troca ferramenta" aí se eu clico ignorar e  a caneta ( eixo z) começa a subir até o fim do fuso, onde eu preciso abortar...mas no simulador funciona bem....

Cabral

  • Visitante
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #334 Online: 06 de Setembro de 2007, 08:55 »
Cabral,

esqueci de dizer, este arquivo foi gerado em polegadas, portanto o TCNC deve estar em polegadas, os quadrados são de 100mm²(4").

Paulo,

O arquivo que vc me sugeriu funciona, mas fica tudo muito pequenininho, vou tentar mudar a configuração da máquina...no simulador gera um erro "ilegal loop return code" logo no início...

Inverti os meus motores e parece que o problema da caneta se resolveu, pelo menos a máquina não risca mais ao trocar um desenho pelo outro, nem ao começar o desenho, só que os desenhos estão invertidos...inclus ive, tanto faz com os motores para um lado ou para o  outro os desenhos ficam invertidos...
será que os fusos teriam que ser do outro lado???


Um abraço,

Cabral

Cabral

  • Visitante
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #335 Online: 06 de Setembro de 2007, 09:06 »
Estou passando meus programas de cnc em um micro exclusivo para o uso da máquina, inclusive formatei o hd e instalei o win89 novamente para não ter erro....o turbocnc funciona legal,( reinicializando no dos ) todo o processo dos programas de desenho funcionam, só o ACE CONVERTER  não há maneira de funcionar..... copiei de um outro micro em que ele funciona perfeitamente e quando vou rodar nesse novo micro gera o erro " ESTE PROGRAMA EXECUTOU UMA OPERAÇÃO ILEGAL E SERÁ FECHADO" ( coisas do win98 )...O programa até abre, mas quando eu vou abrir com ele um arquivo para converter já gera o erro...até se eu apenas o abrir e apertar a tecla SETUP, já aparece o erro.O problema é que sem o conversor não adianta nada os outros programas funcionarem..Será que é alguma configuração no micro?? No programa?? Ou não vai funcionar no win98???

agradeço qualquer ajuda....

Cabral

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #336 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:55 »
Cabral,

Uma dica:
Quando for "quotar" um comentário de um outro colega, não há necessidade de postar "TODA" a mensagem dele - apenas uma fração do texto já ajuda a apontar a dúvida ;)

No programa que o Landa mandou, para acabar com o "causo da ferramenta", apague a linha do arquivo:
T1M6

Se a caneta sobe quando este programa é executado, provavelmente a "direção" que está configurada para o eixo "Z" no Turbocnc está ao contrário, mas note bem:

Quando se aperta a tecla "Page Down" para descer o eixo "Z", o eixo deve descer e o contador na janela de status deve ir para um valor "negativo" (ou decerscer)...

Lendo nas outras mensagens que você postou, vejo que resolveu o caso do "Z", mas me parece que os outros eixos estão descaracterisados.. .

Há um "padrão" para isso - espero que as imagens apareçam...

Offline Paulo

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1035
  • Sexo: Masculino
    • http://www.ig.com.br
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #337 Online: 06 de Setembro de 2007, 15:19 »
Cabral,

esqueci de dizer, este arquivo foi gerado em polegadas, portanto o TCNC deve estar em polegadas, os quadrados são de 100mm²(4").

Paulo,

O arquivo que vc me sugeriu funciona, mas fica tudo muito pequenininho.


Cabral,

do desenho estar saindo pequeno é porque o seu TurboCNC deve estar configurado para mm e este arquivo que postei foi gerado em polegadas.


Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #338 Online: 06 de Setembro de 2007, 15:26 »
Cabral,

Aproveitando o gancho deixado pelo comentário do Paulo, se quiser fazer com que o Turbocnc vá para "polegadas", insira um código "G20" na primeira linha do arquivo.

Se quiser usar o Turbocnc em "milimetros", insira um código "G21"...

Note que se o desenho foi feito em um CAD em mm, se usar o Tcnc com G20 o desenho sairá 25,4 vezes maior (1 polegada = 25,4mm)

Se fez o desenho em polegadas, e o Tcnc está em mm, o desenho sairá 0,039 vezes menor (1/25,4)

A regra é clara!
se desenhou em mm, use o Tcnc em mm - se desenhou em polegadas, use o Tcnc em polegadas ;)

Cabral

  • Visitante
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #339 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:20 »
Tudo entendido.....agrad eço aos amigos......vou fazer as mudanças, e assim vou aprendendo cada dia mais sobre o turbocnc....mas.... :-[ e o problema que eu postei sobre o ace converter??? Existe outro software?? Ou troco de computador???


Cabral

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #340 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:24 »
Cabral,

Sei que a pergunta pode parecer estranha, mas Já leu o manual do Ace Converter?

Acredito ser um problema localizado - talvez até com o arquivo...

Por exemplo, há diversas "versões" de DXF - o Ace gosta de versão AutoCad R12... ;)

Curvas também podem ser um probleminha - tente descobrir que tipo de linhas ele gosta - se "arcos" ou não

Landa

  • Visitante
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #341 Online: 07 de Setembro de 2007, 15:58 »
Cabral,

Desculpa o atraso, mas cheguei hoje, o processador que usei para gerar o código sempre coloca essa linha, eu dou continue e tudo funciona bem...como o Fábio disse isso apenas é para que voce troque ou coloque uma ferramneta na fresadora.


Offline marcusfermino

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 408
  • Sexo: Masculino
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #342 Online: 07 de Setembro de 2007, 23:14 »
depois de muito quebrar a cabeça, notei q quando eu coloco g0 ele vai devagar e quando coloco g1 ele vai mais rapido. Claro q no inicio precisei colocar f4500 por ex
f4500
g1 x0
g1 x10
g1 x0
g1 x20
g1 x0
g1 x30
g1 x0
g1 x20
g1 x0
g1 x10
g1 x0

e bem legal ver o motor a 80khz de acel e 10khz de vel max fazendo esse "zig-zag".

lolata

  • Visitante
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #343 Online: 08 de Setembro de 2007, 16:19 »
Duvidas, duvidas...

O que determina a velocidade do G00??
Hoje estava no barracao com o Rudolffizemos o seguinte teste.
G00
x0
x300
F700
G1
x0
x300

medimos em HZ e reparamos que no G00 a velocidade não muda, fica em 3,4KHZ
Em g01 essa velocidade muda e vai para os 7KHZ.

Ai vai a pergunta, se o G00 é o deslocamento rapido, porque nesse caso o G01 é mais rapido do que o G00 ?, onde eu determino o G00 ?

Eu pensei que a velocidade do G00 era determinado em "Configurações Gerais" e "Avanço padrão", mas mudei esse campo e não alterou em nada.

Outra coisa.
Fiz varios testes no "Arc Factor" , coloquei 4, depois fui testando de numero em numero, até chegar no 15, o resultado foi o seguinte.
Execultei um arquivo com bastante detalhes em curva e obtive o seguinte resultado:

Arc Factor 4, tempo 55Sg
Arc Factor 5, tempo 52Sg
Arc Factor 6, tempo 50Sg
Arc Factor 7, tempo 47Sg
Arc Factor 8, tempo 45Sg
Arc Factor 9, tempo 43Sg
Arc Factor 10, tempo 40Sg
Arc Factor 11, tempo 43Sg
Arc Factor 12, tempo 45Sg
Arc Factor 13, tempo 47Sg
Arc Factor 14, tempo 49Sg
Arc Factor 15, tempo 50Sg
 


 

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Duvidas com Turbo CNC (TCNC)
« Resposta #344 Online: 08 de Setembro de 2007, 17:24 »
Lolata,

Este é um assunto meio complicado, e estou a algum tempo tentando entender o que gera esta limitação...

Eu fiz uma visita a um conhecido que tem uma bela máquina cnc, pois ele me pediu que o ajudasse a configurar o programa, e tive algumas surpresas:

Experimentei a máquina dele e em um curto espaço de tempo, resolví alterar as configurações de velocidade, mais ou menos como fizemos naquele encontro na casa do Jorge...

Primeiro alterei as velocidades máximas e as acelerações para algum valor que me agradou, e então partí para as experimentações.

Em interpolações lineares - G01 - a máquina dele se comportava bem, mas notei que a velocidade máxima neste modo poderia ser maior que a velocidade máxima em G00!!!

Lendo diversas mensagens na lista do Turbocnc, me parece que o Turbocnc tem algum erro nas conversões quando trabalha em milimetros, e estas conversões influenciam as velocidades que a máquina poderia se locomover quando em G00...a coisa não é muito clara...

A segunda surpresa foi sobre as interpolações circulares (G02 e G03) - a um bom tempo atrás eu lí na lista que o Turbocnc tinha uma possibilidade de ajuste de uma característica, que é como ele interpretaria as curvas interpoladas (Arc FActor = Fator de Arco), já que nada mais é que um cálculo matemático que leva em consideração os raios das curvas, mas este valor que pode ser alterado, influencia diretamente a forma que os eixos aceleram ou freia conforme um determinado raio...

Por exemplo, na minha máquina, uso um valor em torno de 15 no "Arc Factor", e isso faz com que as curvas executadas nela sejam relativamente rápidas - quase não noto diferença nas velocidades de avanço quando está em linha reta (interpolação linear = G01) ou em curvas (G02 ou G03)...

Já na máquina co colega, o valor que melhor funcionou foi "2"!!!
Se colocasse 1 ou menos, não funcionava a contento - e nem mais !!!

Penso que basicamente o que estaria ligado ao problema seria a quantidade de passos necessários para que o programa crie os deslocamentos nos motores (o passo das roscas por exemplo) e o fato de estar trabalhando em milimetros, pois há um bug nesta parte do programa que gera o trem de pulsos...

Meus testes continuam, mas confesso que não parei para tentar definir o que pode realmente ser e nem uma maneira de contornar a coisa...

Notei que a coisa também muda de figura quando se usa um processador diferente - usei um 486 e depois (no mesmo dia e na minha máquina) um Pentium 233 - no 233 o comportamento foi um pouco diferente, então penso que o processador do micro tem também alguma influência.

Está ligado à aqueles arquivos que se não me engano eu mandei para você  e que ficam na mesma pasta do Turbocnc (dmpi16bi.ovl, e o rtm.exe)...

 

/** * */