Autor Tópico: Impressora 3D - Arduino - postem os seus.  (Lida 4555 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Renato Imagawa

  • Novato
  • *
  • Posts: 43
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Guaratingueta SP
  • Nome:: Renato
  • Profissão: Engenheiro de Materiais
Impressora 3D - Arduino - postem os seus.
« Online: 25 de Novembro de 2012, 11:11 »
Alguem ai ja fez seus projetos CNC com arduino? vamos compartilhar conhecimento.

meu esquema sera este do video do camargo correia:

CNC Laser - Teste eixos X e Y


http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/cnc-laser-marcelo-camargo/


pretendo usar corredicas telescopicas de gavetas e instalar num cubo de cantoneiras de aluminio rebitado e instalar um eixo z para um motor com broca.

Offline Renato Imagawa

  • Novato
  • *
  • Posts: 43
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Guaratingueta SP
  • Nome:: Renato
  • Profissão: Engenheiro de Materiais
Re:Impressora 3D - Arduino - postem os seus.
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2012, 11:24 »
vale mais a pena fuso ou correia dentada?

Offline minilathe

  • How to ask questions - The Smart Way...
  • Moderador
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 4295
  • Sexo: Masculino
  • http://science-lakes.com/article43-html.html
  • Cidade - UF: Rio de Janeiro - RJ
  • Nome:: Gil Pinheiro
  • Profissão: Engenheiro e professor universitário
Re:Impressora 3D - Arduino - postem os seus.
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2012, 13:19 »
Renato,

Depende da correia, do fuso e da aplicação.

Acho que é necessário fazer um projeto preliminar para verificar se as premissas vão atender a sua necessidade. Por exemplo, um fuso de passo 5 mm associado a um motor de 400 passos por volta permite uma resolução de 5 / 400 = 0,0125 mm. Uma correia dentada de passo 5 mm e uma polia (do motor) de diâmetro externo (usual) de 14 mm e motor de passo operando com 400 passo por volta possibilita uma resolução aproximada de 3,1415*14 / 400 = 0,11 mm. Acho que um fuso é melhor, pela resolução e pela maior rigidez, mas depende da resolução esperada e os esforços em sua aplicação. Não existem esforços de usinagem numa CNC laser, assim, a correia atende, mas usando uma redução após o motor, a resolução é aumentada.

Offline Renato Imagawa

  • Novato
  • *
  • Posts: 43
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Guaratingueta SP
  • Nome:: Renato
  • Profissão: Engenheiro de Materiais
Re:Impressora 3D - Arduino - postem os seus.
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2012, 07:43 »
Em relacao a residuos, a correia nao levaria vantagem? alem de trabalhar a seco ele nao usa rolamentos. Para uma fresa em mdf e outros materiais macios ele teria vantagem? acho q a correia responde melhor em questao de velocidade e perdendo em precisao.

Bom,teria outra pergunta, teria como eu acoplar um motor brushless de aeromodelismo como fresa? o problema seria fornecer a corrente, teria que ter um transformador em especifico?

Offline Blackmore

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1568
  • Sexo: Masculino
  • Profissão: Projetista Mecânico/Automação
Re:Impressora 3D - Arduino - postem os seus.
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2012, 11:13 »
metendo o bedelho ...

Citar
Em relacao a residuos, a correia nao levaria vantagem?
??? como assim ???

Citar
alem de trabalhar a seco ele nao usa rolamentos
trabalhar a seco e não usar rolamentos não necessariamente é uma vantagem, não adianta vc utilizar um mancal folgado e sem precisão apenas para não usar rolamento ou trabalhar a seco ... se faz necessário vc idealizar uma máquina, de seu agrado e necessidade e com base nisso definir o que realmente vc necessita.

Citar
acho q a correia responde melhor em questao de velocidade e perdendo em precisao
tudo depende ... impressoas jato de tinta utilizam correias para movimentar o cabeçote de impressão ... este que tem uma massa muito pequena e que sofre pouca variação. Para um sistema de CNC se faz necessário um estudo com dados que informe as características da correia (como força máxima ou esticamento) e a partir daí definir quais ou quantas correias utilizar, sempre com base na sua máquina idealizada ali em cima.

Citar
teria como eu acoplar um motor brushless de aeromodelismo como fresa?
tem, no youtube tem umas pessoas que mostraram vídeo de máquina trabalhando ... bem bacana.

Citar
teria que ter um transformador em especifico?
Vc vai precisar do mesmo que deveria ter se fosse em modelismo ... uma boa fonte de tensão e corrente para colocar o motor na potência desejada, um bom ESC para controlar toda essa potência e coolers para resfriar, pq isso vai esquentar dependendo do motor que vc utilizar.

 

/** * */