Autor Tópico: Motor de passo - rebobinagem  (Lida 6338 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline john

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 648
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Uruguaiana/RS - Pires do Rio/GO
Motor de passo - rebobinagem
« Online: 05 de Junho de 2009, 08:29 »
Pessoal, alguem saberia onde poderia mandar rebobinar um motor de passo que sobreaqueçeu? por ser de 32 kgf acho que vale a pena.
abaraço a todos

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2009, 08:44 »
John,

Jogue fora e compre um novo - se abrir o motor e retirar o rotor de dentro da carcaça, haverá perdas de magnetismo irreparáveis e o motor perderá em desempenho.

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2009, 08:45 »
Em tempo,

Descreva o que aconteceu, pois perder um motor por sobreaquecimento  é algo extremamente raro, já que os motores são feitos para trabalhar quentes - pode-se esperar temperaturas de carcaça na casa dos 60 ou 70 graus Celcius acima da ambiente.

Offline john

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 648
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Uruguaiana/RS - Pires do Rio/GO
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2009, 08:53 »
Uma ligação invertida fez o motor receber o dobro da voltagem necessária. Pensei que fosse viável a recuperação...

Offline marc0

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2788
  • Sexo: Masculino
  • Não dirigimos o vento, podemos ajustar as velas.
    • Máquinas & Equipamentos
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2009, 11:59 »
Senhores;

A muito tempo leio no forum que nunca se deve abrir um motor de passo e a respectiva explicação.

Gostaria de saber se uma vez perdido o magnetismo ele poderia ser recuperado?
Como é feita essa magnetização na industriais de motores?

Abraços....


Offline john

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 648
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Uruguaiana/RS - Pires do Rio/GO
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2009, 12:35 »
Algo como os HD's que só podem ser abertos em ambientes assépticos, filtrados, etc...?

Offline Edu Lopes

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 284
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: Eduardo Farias
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2009, 20:10 »
Uma ligação invertida fez o motor receber o dobro da voltagem necessária.

Puxa, John.. deve ter sido uma tensão porreta de alta, pra fritar o motor..  e o driver? Não detonou também?
Motores de passo geralmente aguentam uma tensão muito, mas muito mais alta que as nominais...  Que foi? tascou direto no 220v? rs...

Eu comprava antigamente, num ferro-velho aqui da cidade, estes motores e sempre que ia lá, pedia por "aqueles motorzinhos que dão uns tranquinhos, quando são girados"...  o dono sempre entendia e me mostrava os motores de passo que tinha.. e o mais importante, sempre cobrou uma "merreca" por eles, pois uma vez ele ligou no 12V e não girou.. ligou no 110V  e saiu fumaça.. daí ele nem se importava com o preço.. rs..
Vendia bem baratinho.. rs..

Semana passada estive lá e quando falei naqueles motorzinhos.. ele nem esperou eu terminar..  Há.. quer os motores de passo?
Tem sim....   
Pronto, pensei..  o homi descobriu até o nome do bicho, agora o preço dobrou...  rs...
Dobrou nada..  Triplicou....
Mas mesmo assim, consegui comprar um 34PM-C041 por 25 dinheiros...
Mas se fosse "novo", sairia por 50 contos....  "Novo" num ferro-velho.. rs..

Em tempo, John: vou redesenhar a maquininha de fazer espetos pra ti.. o desenho que tinha feito, terminei perdendo..  Ou está por aqui, mas não sei onde...  E quanto for possível, tiro umas fotos pra você ver...



Offline john

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 648
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Uruguaiana/RS - Pires do Rio/GO
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2009, 20:50 »
Edu, o que aconteceu é que quando pecisei do conjunto Fonte+trafo+Cnc3ax, o conjunto não era disponivel e continua sendo dificil de encontrar...., e tinha urgencia em atender o cliente e acabei optando pelas placas da HobbyCNC, que não são bem vistas aqui, mas que sei configurar de trás prá frente e recebo atendimento pós venda e estão a pronta entrega, contrariando outras opniões...  só que liguei uma fase invertida e o motor recebeu 100 volts...

Offline john

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 648
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Uruguaiana/RS - Pires do Rio/GO
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2009, 22:27 »
Complementando, hoje estão disponíveis no shop o trafo e a fonte, mas a CNC3Ax montada não...

Offline Edu Lopes

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 284
  • Sexo: Masculino
  • Nome:: Eduardo Farias
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2009, 22:30 »
Edu, o que aconteceu é que quando pecisei do conjunto Fonte+trafo+Cnc3ax, o conjunto não era disponivel e continua sendo dificil de encontrar...., e tinha urgencia em atender o cliente e acabei optando pelas placas da HobbyCNC, que não são bem vistas aqui, mas que sei configurar de trás prá frente e recebo atendimento pós venda e estão a pronta entrega, contrariando outras opniões...  só que liguei uma fase invertida e o motor recebeu 100 volts...

Parece-me que o próprio GuiaCNC fornece estas placas CNC3AX...  e se comprar com o Gilli, tenho certeza de que receberá atendimento pós-venda de altíssimo nível...  Quanto a não ter pronta entrega, não sei..  mas costumam ter sim..
Agora estas plaquinhas da HobbyCNC, só por Deus.. rs..
Não é que tenhamos nada contra, não.. é que são ruinzinhas mesmo.. Sir Jorge já examinou várias delas e relata várias deficiências..  Só se melhoraram e muito o projeto..  Mas não creio..  A tendência é só piorar...
Quanto à questão dos 100V nem sei se é assim uma tensão tão alta não...

Herr Rudolf já testou as Smiles com tensões bem acima disto e os motores nem estrilaram...
Na realidade, a isolação destes motores é feita para aguentar tensões muito acima de 100V... 

Melhor rever o que houve aí..  Meros 100V creio que não seria o suficiente pra mandar seu motor pro céu, principalmente se as ligou durante um curto espaço de tempo.. 

Uma sugestão: se precisar atender um cliente e as CNC3AX não estiverem disponíveis, experimente as Smiles..

Vai receber um produto de altíssimo nível e pronto atendimento, além de uma assitência pós-venda incomparável..





Offline john

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 648
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Uruguaiana/RS - Pires do Rio/GO
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2009, 22:51 »
Na minha cidade lá no sul que tinha um boteco chamado de "copo sujo", não que fossem sujos, era que a agua em que eram lavados era salobra e não dava brilho nos referidos copos, mas a peculiariade é que quando tinha fumo e palha, não tinha fósforos, quando tinha fósforos e palha, não tinha fumo, e assim por diante...(o que aconteçe com a CNC3ax +trafo+fonte)

Quanto as Smiles e Apoenas sem duvidas quanto á qualidade, basta estarem dentro do próximo orçamento...

Existe a possibilidade de eu já ter recebido os motores "bichados", o que não descarto, pois eram os ultimos do estoque e rodando eles com a mão o comprtamento era errôneo, hora endurecia, hora soltave de vez... não sei se rodando esses motores de passo desligados pode gerar algo assim, por imantação, sei lá... inclusive vou inspecionar se não há sinais de que tenham sido abertos...

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2009, 00:16 »
Gostaria de saber se uma vez perdido o magnetismo ele poderia ser recuperado?

Poderia sim, a questão maior é a viabilidade econômica, não a técnica.

Citar
Como é feita essa magnetização na industriais de motores?

Todos os magnetos são criados com a utilização de eletroimãs, pense em um trafo com o núcleo retangular e o material magnético postado no entreferro, algo mais ou menos assim:


+------------+
|            |
|   +----+   |
|///|    |   |
|///|    +---+
|///|      M
|///|    +---+
|///|    |   |
|   +----+   |
|            |
+------------+


Um forte pulso de corrente cria um campo magnético intenso que por sua vez magnetiza o material.

No caso dos rotores dos motores de passo que a gente usa, já ouvi duas versões, mas não encontrei referências claras na literatura: uma é sobre a utilização de uma jaqueta de ferro doce para transferência do rotor para o motor, algo que fecha o circuito magnético, impedindo a desmagnetização. Outra é sobre a magnetização do rotor já no interior do estator, o que me parece menos provável, mas não impossível ...

O processo em si não é lá dos mais complicados, mas não me parece que valha a pena tentar recuperar motores, ainda mais os pequenos que usamos, o molho acaba saindo mais caro que o peixe ...


Offline john

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 648
  • Sexo: Masculino
  • Cidade - UF: Uruguaiana/RS - Pires do Rio/GO
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2009, 06:34 »
Lembrando que os motores são de 32 kgf e foram adquiridos em 12/04 antes da promoção do fórum. O próprio distribuidor indicou uma pessoa em Curitiba que faz o serviço, inclusive recuperando a magnetização, por 50 dinheiros (o preço do reparo é calculado sobre uma porcentagem do produto novo). Levando em conta o preço do novo (186,00 pelo dolar daquele dia) estou tentado a arriscar. Vou passar o tel. do sujeito para o pessoal do fórum que mora em Ctba para que dem uma "olhada mais de perto"

Offline C N C N o w !

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 6300
  • Sexo: Masculino
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2009, 07:44 »
John, se vc for recuperar o motor, poderia tentar obter informações, né ? Quem sabe até com algumas fotos ...

Será que o pessoal dispõe de um torquímetro pra demonstrar a recuperação das caracterísicas originais ?

Tô muito curioso ...

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Motor de passo - rebobinagem
« Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2009, 07:58 »
Estou procurando um depoimento que lí em algum dos fóruns que pupulam por aí, onde o sujeito descrevia claramente o que foi feito pela empresa ou pessoa que dizia poder recuperar o motor de passo, inclusive fazendo o que ele chamou de "remagnetização" (sem hífem), e qual foi o resultado da empreita...

No mínimo uma leitura divertida...

John,
Adorei a compraração do boteco "copo sujo" com o que a gente tenta fazer para ajudar as pessoas com a placa CNC3AX :)

Impressionante como é fácil estar do outro lado do balcão.

 

/** * */