Marcelo,
Realmente é bastante coisa para pesquisar. Consegui calcular que tenho +/- 150 litros para retirar. Não faço ideia de quanto tempo tenho para retirar todo esse ar. Acredito que retirando todo esse volume em 3 a 5 segundos seria suficiente. O que voce acha pela sua experiencia?
Quanto ao tipo de filtro, não sei se vou precisar filtrar particulas, a fumaça do MDF queimado pelo laser seria considerada somente quimica, ou deixa particulas tambem?
Num sistema fechado com ventiladores duplos, temos a ventilação forçada (forçam o ar para dentro do sistema) e a ventilação induzida (retiram o ar do sistema). Trabalho na indústria e esse mesmo artificio é usado em fornos grandes.
Na ventilação forçada, não vejo necessidade de um filtro muito eficiente, pois tem a finalidade de impedir a entrada de particulas dentro da máquina. A menos que sua oficina seja muito "suja", poderia ser um filtro mais simples.
Na ventilação induzida é necssário um sistema que filtre os gases, vapores e partículas (fumaça) oriundas do corte. Conforme o Carlos mencionou, causam mal cheiro e devem fazer mal ao serem respirados. Um sistema de ventilação na oficina também é um ítem importante.
Numa laser, além da ventilação forçada e induzida, é necessária uma pequena injeção de ar comprimido seco e isento de óleo no corpo da lente colimadora. Esse jato de ar expulsa os gases e partículas do corte para o fundo da máquina e impede que se depositem na lente colimadora e respectivo espelho.
A vazão de ar retirada através de ventilação pode ser estimada pela quantidade de material vaporizado / queimado pelo laser, esse material se transforma em gases (oriundos da combustão do material sendo cortado), particulas (fumaça) e vapores (materiais não queimados). Usando-se a espessura do feixe e a velocidade de corte, é possível estimar esse volume de gases. Tentando fazer uma estimativa a partir da água, onde 1 mm
3 de liquido se transforma em 100 mm
3 de vapor. Um material sólido (MDF, acrílico, ...) deve gerar mais gases, mas não muito mais que a relação de 1 para 100 da água. Observando que na combustão o volume gerado de gases é maior que na vaporização simples da água. Se o corte ocorre na velocidade de 1 m/s, a largura do corte é 1mm (exagerado) e espessura da peça é de 3mm, temos uma vazão de material sólido vaporizado de: 1 m/s x 0,001 m x 0,003 m = 0,000003 m
3/s = 0,003 litros/s que equivale a 0,9 litros/s se os gases forem 300x maiores em volume.
Desse modo, acho que 150 litros em 5 segundos, ou seja, 30 litros por segundo uma vazão muito alta.