Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Laser => Tópico iniciado por: vgfjunior em 13 de Março de 2012, 20:05
-
Boa noite, camaradas!
Gostaria de saber se algum de vcs tem experiência em gravação a laser no vidro, pois estou precisando de umas dicas sobre potência e velocidade para chegar a um melhor resultado.
Já fiz vários testes, com diferentes parâmetros e em alguns casos obtive uma gravação bem nítida e suave, com pontos bem unidos e superfície bem lisa. Em outros, o resultado foi uma gravação mais grosseira, de forma que a área gravada fica áspera e pequenos pedaços de vidro se soltam ao esfregar. Ainda não consegui chegar a uma configuração ideal, pois parece que a cada tipo de fonte utilizada, a máquina se comporta de maneira diferente. Agradeço muito se alguém puder ajudar.
-
Junior,
Eu faço gravação no vidro de duas maneiras.
1 - diretamente no vidro sem uso de aditivo: dá um efeito jateado.
O equipamento que uso é Co2 de 40w. Uso uma potencia de 40% dependendo da profundidade que desejo obter no vidro. A velocidade vai depender da arte. Na gravação de uma imagem detalhada faz o equipamento ir bem devagar automaticamente.
Numa imagem sem detalhes coloco velocidade de 14 mm/s.
2 - Com uso de aditivo:
Uso uma potencia proxima de 27% que faz uma gravação bem superficial que seja insuficiente para raspar o vidro e retirar o aditivo . Se a potencia colocada raspar o vidro irá retirar o aditivo junto.
E em relação a velocidade é a mesma da gravação sem aditivo.
Acredito que cada equipamento tenha suas diferenças e vc terá que ir configurando potencia e velocidade compatíveis com o seu.
Espero ter ajudado.
Douglas
-
Colega,
Coloque as fotos de seu teste para termos uma idéia do resultado.
Vagner Faria
ArteD