Autor Tópico: Problema ao cortar MDF na laser CO2  (Lida 490 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Hall Maru

  • Novato
  • *
  • Posts: 19
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Problema ao cortar MDF na laser CO2
« Online: 30 de Junho de 2018, 22:06 »
Olá amigos, recentemente adquiri uma laser CO2, é uma SL-460 50W da Scotle (ChinaCNCZone). E estou tento alguns problemas ao cortar MDF de 6mm, geralmente faz muita sujeira nas bordas e fica bem queimado, tentei cortar um compensado de virola aqui e aparentemente cortou melhor sem sujar tanto, o MDF que estou usando é um escuro, sera que aquele de miolo claro melhora o corte não suja tanto? Tem algum tipo de MDF que é melhor para corte na laser? Ou algum material que não seja acrilico que corte bem? Acrilico de 6mm está um absurdo de caro :(
Obrigado pela ajuda pessoal.



Offline mactomac

  • Novato
  • *
  • Posts: 3
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: UMUARAMA - PR
  • Nome:: Roni Y.
  • Profissão: Designer
Re:Problema ao cortar MDF na laser CO2
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2018, 20:58 »
Olá amigo,
Eu uso o MDF 6mm para corte e gravação.
No meu caso resolvi o problema do queimado com uma bomba de ar mais potente.
E a sujeira e fumaça, coloquei um blower mais potente.
O que veio com a máquina era muito fraco.
Se você estiver usando Corel laser, através do CorelDraw, tenta cortar
na velocidade 10mm/s laser 85% da potência para cortar 1 vez
Ou 5mm/s 45% laser, para corta 2 vezes
Qualquer coisa estamos aqui.
Abraço

Offline JOSÉ RICARDO

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2267
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois a vida passa muito rapido
  • Cidade - UF: rio de janeiro - RJ
Re:Problema ao cortar MDF na laser CO2
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2018, 08:21 »
nobre amigo
realmente o  mdf mais claro  é bem  melhor, pois ele é feito  apenas de PINUS, o  que é uma madeira bem  mole,  e o  mais escuro,  é feito  de pinus, mas misturado  com  eucalipto, o  que dificulta cortar  na laser  ,  principalmente uma laser  de 50 wats

lhe digo  que o  escuro  do  corte não é problema do  mdf e sim  da baixa potencia do  seu  tubo,  que faz vc cortar  com  pouca velocidade
quanto  mais velocidade  no  corte  mais clarinho  fica,  logicamente que um  bom  compressor de ar  ajuda, mas para um  tubo  de 50 wats não  vai  fazer  milagres
quando  comprei  minha maquina ,  a mesma veio  com  um  tubo  de 60 e tambem  tive este problema,  mas agora tenho  um  de 80 e ficou  muuuuuuuuito  melhor
vc não  ira cortar  mdf de 6mm  com  velocidade  de 10mm/s  nem  com  reza forte,  e se vc tentar  cortar  em  dois passes  ,  a emenda vai  ficar  pior que o  soneto,  pois vai  ficar  mais preto  ainda, alias vai  virar  carvão
ja trabalho  com  estas maquina a mais de 15 anos e ja passei  por todos tipos de problemas
este tipo  de tubo   na realidade  é mais para mdf de  3mm
se quizeres melhorar  eu  só  tenho  uma solução,  TROQUE SEU  TUBO  POR UM  MAIS POTENDE DE PELO  MENOS 80  WATS
abraço  e boa sorte