Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print

Dúvidas em Geral => Máquinas - Dúvidas em Geral => Tópico iniciado por: daniellfranco em 01 de Setembro de 2018, 10:06

Título: Quais os requisitos para uma fresadora cortar chapas de alumínio?
Enviado por: daniellfranco em 01 de Setembro de 2018, 10:06
Olá, eu estou querendo montar uma fresadora cnc e a principio o uso principal vai ser com madeira, mas tem pelo menos algumas coisas q eu preciso para um outro hobby que faz necessário que ela consiga fazer o corte em chapa de alumínio de no máximo 3mm ou zinco... Alumínio eu sei q é mole, esse é certeza que eu iria precisar, o zinco é mais ou menos, posso deixar tudo de alumínio.


A principio eu estava tentando economizar ao máximo, mas sem saber oque uma maquina dessas precisa pra aguentar cortar alumínio ta difícil. Não precisa cortar rápido, se fosse o caso eu poderia deixar ela um dia todo pra cortar 20cm...


Então queria saber algumas coisas:
1- precisa ser motor muito forte ou um de 9kgf da conta?
2- ir muito lento pode fazer algum mal a maquina?
3- Sempre vejo alguns videos que tem pessoas espirrando algum óleo, mas também tem uns videos que vão no seco mesmo, alguém pode me explicar porque?
4- alguma outra exigência especifica?




Obrigado a todos.
Título: Re:Quais os requisitos para uma fresadora cortar chapas de alumínio?
Enviado por: minilathe em 01 de Setembro de 2018, 14:11
Considere um formão cortando madeira. Um formão mais largo requer maior força e um formão mais estreito menor força. A profundidade de corte (o quanto de material é retirado em cada corte, ou passada da ferramenta) também vai demandar menor ou maior força. No caso de uma ferramenta rotativa (fresa) numa fresadora, a cada volta da ferramenta, uma certa quantidade de material é removido.

Assim, se a ferramenta gira mais rápido ou atua em maior profundidade de corte, mais material é retirado e maior força (torque motor) é necessária. Como P = T x N, potência é igual ao produto torque x rotação da ferramenta. De maneira aproximada, para uma mesma área e profundidade de corte (volume de material sendo cortado num certo intervalo de tempo), se a rotação é menor, o torque aumenta, se a rotação aumenta o torque se reduz. Materiais de maior resistência mecânica requerem maior força. A dureza do material é outro aspecto a ser considerado, materiais duros, mas quebradiços (ex.: cerâmicas ou vidros) requerem outra abordagem.

À medida que a ferramenta gira e retira material, deve haver um avanço (deslocamento) lateral da mesma, de modo a ir cortando o material e o cavaco (aparas de material cortado) ir sendo retirado. Além disso, o corte produz atrito, o que gera calor e aquece a ferramenta e a peça. Sendo a peça metálica, este calor é dissipado, contudo, a ferramenta pode superaquecer o que poderia danificar a mesma (com perda de têmpera, de resistência mecânica e de afiação na região de corte). Por isso se usa um fluido (gasoso ou liquido) de corte, que lubrifica e auxilia o corte, resfria a ferramenta, a região de corte na peça e ajuda na retirada das aparas de corte.

Pelo exposto acima, uma mini fresadora poderia cortar o material mais resistente ou duro, desde que a ferramenta adequada (material e geometria da ferramenta) e os parâmetros de corte (velocidade da ferramenta, potência do motor do spindle, velocidade de avanço e profundidade de corte, uso do lubrificante requerido) sejam compatíveis com a rigidez da estrutura da máquina, a precisão e o acabamento esperados no corte.