Autor Tópico: Arboga U2508 - A Ressureição  (Lida 18347 vezes)

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Offline RAranda

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #75 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:37 »
, mas o fato de vc estar deixando escapar a fumacinha mágica preocupa ...  ;D

ou seja há sempre uma conexão central comum, interna.



Vc ligou o motor em 220V ?

Vc pode, pra efeito de teste, partir o motor manualmente ( isso mesmo, pega no tranco !  ;D ), se não tiver outro capacitor à mão.

Não tenho dados para dimensionamento do capacitor permanente e a maioria dos que são encontrados no mercado não suporta conexão permanente, por isto sugiro que siga o conselho do Miyamura ...

Sir Jorge muito obrigado pelas dicas.

Realmente a preocupação é a fumacinha.

A ligação do capacitor já é cobra morta desde o ultimo tópico sobre o assunto.

Como eu disse ao Serrão, li em algum lugar que a regra básica é que cada 30 micro F atende a 1 CV, o resto é exagero.

Liguei sim em 220V.

Vou fazer mais uns testes com outros capacitores que tenho por aqui, e esperar o capacitor que o Paulão vai me trazer (com botão) para ver se funfa, daí tento encontrar um capacitor que atenda minhas necessidades.

Tenho um motor de 1CV com um capacitor desses, mas o vendedor apagou a inscrição, imagino que justamente par ninguèm ver que é muito fácil fazer o motor bi trabalhar em tri.

O problema é que não sei se esse capacitor novo, comprado na Multi Comercial é que está com defeito.

Mas estou tentando.

Abraços.

Rubens 

Offline RAranda

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #76 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:40 »
Tenho o meu ligado assim a 5 anos e ate hoje ta inteiro, e já o comprei usado funcionando da mesma forma.

O que eu percebo é que esse sistema funciona melhor com motores de 2 cv ou mais. Nesses casos não sinto falta de potência, mas em motores de 1 cv pra baixo sensivelmente mais fraco, por isso nem ligo nesses motores.

O menor motor da minha oficina funcionando assim é o da furadeira fresadora cardoso que é de 1 1/3 e mesmo forçando ele nunca deu problema de parar o giro como é comum em motores menores com sessa ligação.

Uma outra saida, mas não acho muito econômica é alimentar simultaneamente 2 motores trifasicos através de um terceiro de grande potência (uns 5cv). Esse motor maior vc liga no tranco (pode ser ligação scott) e ele fica lá só pra fornecer energia pros outros 2.

Acontece algo similar na minha cardoso que tem o motor da bomba de refrigeração e de avanço automático ligados ao fornecimento do motor do cabeçote.

Nobre amigo Igor.

Muito obrigado pelas orientações.

Mas depois de muito ler e apanhar em tempos atrás, acabei por entender essas ligações.

Então para mim já é galinha morta mesmo.

O problema é mesmo saber o porque da fumacinha.

Pois a ligação com capacitor já está agragada á massa cinzenta. hehehehe

Grande abraço.

Rubens 

Offline miyamura

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #77 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:43 »
Blz.

De quantos cv é o motor da sua arboga?


Tenho o meu ligado assim a 5 anos e ate hoje ta inteiro, e já o comprei usado funcionando da mesma forma.

O que eu percebo é que esse sistema funciona melhor com motores de 2 cv ou mais. Nesses casos não sinto falta de potência, mas em motores de 1 cv pra baixo sensivelmente mais fraco, por isso nem ligo nesses motores.

O menor motor da minha oficina funcionando assim é o da furadeira fresadora cardoso que é de 1 1/3 e mesmo forçando ele nunca deu problema de parar o giro como é comum em motores menores com sessa ligação.

Uma outra saida, mas não acho muito econômica é alimentar simultaneamente 2 motores trifasicos através de um terceiro de grande potência (uns 5cv). Esse motor maior vc liga no tranco (pode ser ligação scott) e ele fica lá só pra fornecer energia pros outros 2.

Acontece algo similar na minha cardoso que tem o motor da bomba de refrigeração e de avanço automático ligados ao fornecimento do motor do cabeçote.

Nobre amigo Igor.

Muito obrigado pelas orientações.

Mas depois de muito ler e apanhar em tempos atrás, acabei por entender essas ligações.

Então para mim já é galinha morta mesmo.

O problema é mesmo saber o porque da fumacinha.

Pois a ligação com capacitor já está agragada á massa cinzenta. hehehehe

Grande abraço.

Rubens

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #78 Online: 04 de Agosto de 2009, 15:50 »
O problema é que não sei se esse capacitor novo, comprado na Multi Comercial é que está com defeito.

Claro que vc sabe que o cap tem que ser do tipo não polarizado, né ?

Offline Alebe

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #79 Online: 04 de Agosto de 2009, 17:18 »
Rubens,
Tente este modelo da img. É o que uso aqui.
Apesar de superdimenssionado pro meu motor, pelo menos nunca saiu fumacinha. ;D

Serrão,
Taí o esquema com botão.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 17:19 por Alebe »

Offline RAranda

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #80 Online: 04 de Agosto de 2009, 20:06 »
Nobre Alebe.

Tenho esse modelo aqui comigo.

Mas a minha intenção não era usar esse capacitor eletrolítico, e sim um "pemanente", daí não existiria a necessidade do botão de compainha para a partida.

Tenho em outros motores e funcionam muito bem.

O problema é que descobri que motores tipo "Dahelander" não aceitam esse tipo de ligação com capacitor permanente.

Com a ligação padrão (com botão de campainha) funcionou, com o outro não vai de jeito maneira.

Agora eu gostaria de saber o porque.

Abraços.

Rubens       

Offline RAranda

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #81 Online: 04 de Agosto de 2009, 20:12 »
O problema é que não sei se esse capacitor novo, comprado na Multi Comercial é que está com defeito.

Claro que vc sabe que o cap tem que ser do tipo não polarizado, né ?

Sabia?????

Claro que fiquei sabendo. ehehehehe

Mas depois de muito teste e quebração de cabeça, acabei concluindo que motores do tipo "dahalanger" não aceitam esses capacitores permanentes.

Isso porque com o modelo tradicional (botão de campainha) funcionou perfeitamente, mas com o permanente, nem a pau.

Agora não sei explicar o porque, apenas acho que deve ter algo á ver com o "jump" interno das bobinas.

Mas não arrisco explicar com mais detalhes.

Grande abraço.

Rubens

Offline F2S

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #82 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:59 »
. . . Serrão,
Taí o esquema com botão.


Grato Alexadre,

Anotado!

Preciso ver e entender essa diferença do capacitor acionado para partida e do capacitor permanente. Existe diferença no desempenho do motor, qual destas ligações é melhor?


Offline RAranda

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #83 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:08 »
Preciso ver e entender essa diferença do capacitor acionado para partida e do capacitor permanente. Existe diferença no desempenho do motor, qual destas ligações é melhor?

Serrão a diferença está justamente em não precisar esquentar a cabeça com a partida.

Com o capacitor permanente não existe a necessidade de um botão tipo campainha para a partida, depois funciona igual.

Dizem os entendidos que com o permanente, existe uma perda menor, mas não sei se é verdade, o que sei é que o motor funciona bem mais "redondo".

Se o motor aceitar, use esse esquema é bem mais prático e simples.

Sem contar que não existe o inconveniente de, se por um acidente acabar a luz, quando voltar, o motor tentar religar sem a fase (pois você não estava por perto para dar a partida) do capacitor e queimar.

Pois com o capacitor permanete, se você estiver longe (saiu porque acabou a luz e esqueceu de desligar o motor) e a luz voltar com o motor ligado, ele simplesmente religará normalmente.

Já com o outro, ele religará, mas como não será dada a partida (mecanicamente através do botão tipo campainha), ele irá tentar arrancar até que queime.

Então faça a sua opção.

Já usei os dois e recomendo o permanente.

Tanto que  abri este tópico e fiquei chateado em saber que em motores do tipo "dahalander" isso não é possivel.

Fazer o que? Ou compro um inversor ou uso o bom e velho botão de campainha.

Abraços.

Rubens   
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 23:12 por RAranda »

Offline F2S

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #84 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:15 »

 . . . Deizem os entendidos que com o permanentem, existe uma perda menor, mas não sei se é verdade, o que sei é que o motor funciona bem mais "redondo".


Acho que faz sentido, pois entendo que esta fase também estará energizada.

E o capacitor. É o mesmo?

Quanto ao inversor, seria o ideal, . . .

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #85 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:19 »
... fiquei chateado em saber que em motores do tipo "dahalander" isso não é possivel.

Rubens, de onde saiu essa informação ? Não me parece correta ...

A questão do capacitor permanente é o dimensionamento ...

Offline RAranda

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #86 Online: 04 de Agosto de 2009, 23:32 »
Sir Jorge....

Essa informação tirei da minha "cachola"..... ;D

Pois tentei de tudo, com 3 capacitores diferentes, inclusive um que está fazendo funcionar um motor de 1 CV ha tempos sem nenhum problema.

E como minha fresadora possui um motor de 0,85 KW, ou seja aprox. 1,1 CV (0,85X1,34), então o dimensionamento do capacitor é o mesmo.

E após vários testes cheguei a essa conclusão.

Isso porque com o bom e velho botão de partida a "bichinha" funcionou perfeitamente.

Como eu disse, não sei explicar tecnicamente, mas diante de minha "ignorância" técnica, conclui que deve estar relacionado á essa particularidade dos motores de 2 velocidades.

Pois se nos motores de 1 velocidade (sincronicos, é isso mesmo?) funciona sem problemas e nos de 2 velocidades não, então para mim a conclusão lógica (diante da falta de conhecimentos mais especificos que tenho) é que esse seja a razão de não funcionar.

Nos motores "convencionais" não existe esse "jump" interno das bobinas (por isso não existe o suposto "curto" entre todos os fios) o que já ocorre nos motores de 2 velocidades.

Não sei como isso pode interferir, e por não saber é que acho que esse é o motivo.

Me perdoe se estou falando besteiras, mas como estou aprendendo, gostaria da resposta correta, enquanto não a tiver, essa será a minha. ehehehehehe ::)

Grande abraço.

Rubens       

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #87 Online: 05 de Agosto de 2009, 07:56 »
Essa informação tirei da minha "cachola"..... ;D

Ô dureza ...  ;D ;D ;D

Citar
Pois tentei de tudo ...

Nah ... vc tá longe de ter tentado de tudo ...

Citar
... então o dimensionamento do capacitor é o mesmo.

No mundo da eletrotécnica / eletrônica raramente as coisas são lineares, não dá pra fazer regra de três ...

Infelizmente ainda não achei nada sobre o dimensionamento do cap que não seja algo empírico, mas apostaria umas brejas que não é por aí ... ( acho que matei essa aula, devia estar correndo atrás de rabo de saia  ;D )

Citar
E após vários testes cheguei a essa conclusão.

Pois é, os testes que vc fez não permitem concluir isso, que não funfa pra Dahlanders ...

Citar
Isso porque com o bom e velho botão de partida a "bichinha" funcionou perfeitamente.

Funciona pq vc poupa o cap, que sofre menos que na operação permanente ...

Citar
conclui que deve estar relacionado á essa particularidade dos motores de 2 velocidades.

Certamente não. Os motores Dahlander são idênticos aos motores de indução convencionais, a única diferença é que a comutação dos enrolamentos muda o número de polos de quatro para dois, para obtenção de baixa e alta velocidade respectivamente.

Citar
Pois se nos motores de 1 velocidade (sincronicos, é isso mesmo?)

Não, os motores de indução não são síncronos.

Citar
Nos motores "convencionais" não existe esse "jump" interno das bobinas (por isso não existe o suposto "curto" entre todos os fios) o que já ocorre nos motores de 2 velocidades.

O fechamento em estrela é muito corriqueiro no caso dos motores convencionais, não importa se a conexão central que o caracteriza é interna ou externa.

Citar
Me perdoe se estou falando besteiras,

Tá perdoado. He, he, he ...  ;D ;D ;D

Citar
gostaria da resposta correta, enquanto não a tiver, essa será a minha. ehehehehehe ::)

Há uma alternativa melhor do que adotar uma resposta incorreta que é simplesmente não adotar nenhuma ...  :P

Assim nascem muitos dos mitos, a partir de generalizações indevidas ... é preferível evitar ... senão pode acontecer algo como o caso das fontes de alimentação, muitos acreditam que não se pode usar fontes chaveadas pra alimentar motores de passo, só pra citar um exemplo ...  :P

Tô sempre de olho, quando tropeçar em algo que permita dimensionar o cap, volto ao assunto.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 08:00 por C N C N o w ! »

Offline RAranda

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #88 Online: 05 de Agosto de 2009, 08:50 »
Grande Jorge...

Aí esta a grande diferença entre o conhecimento e a curiosidade.

Sou um simples curioso, e como tal chego á conclusões "lineares", que como você mesmo frisou, em eletrônica não funciona dessa maneira.

E é por isso que esse "mundo" é tão misterioso para mim, em especial os seus distintos habitantes. ;D

Então para não manter uma resposta errada, vou mudar para "incorreta" (assim acho que está mais perto da "correta" - rsrsrsrs). :D ;D

Mas mesmo assim ainda fiquei em dúvidas, qual seja:

Se tenho um motor de 1 CV funcionando com um capacitor permanente (só não sei as caracterisitcas porque o "fulano" apagou toda a inscrição), e esse faz o serviço mais que perfeito (pois o motor funciona redondinho) se comparado com o sistema de botão de campainha, porque......

quando tiro esse mesmo capacitor (que não sei as caracteristicas) e coloco no motor tipo Dahlanders (corrigi, eu estava escrevendo errado) o "bendito" não funciona ? ???

E o pior, quando coloco o capacitor permanente de 50x250VAC que comprei novinho (e que não funciona no Dahlanders) no motor de indução de 1 CV o bicho pega de primeira e também funciona direitinho?  ???

Não estou certo em concluir (logicamente) por esse motivo?  ???

(Se ambos os motores são de 1 CV, e o capacitor (que teoricamente está dimencionado corretamente) funciona em um (indução) e não no outro (Dahlanders), o problema está relacionado com a dupla velocidade - caracteristica dos motores tipo Dahlanders)
 
Se não tenho maiores conhecimentos e informações do assunto, imagino que seja a única resposta que eu possa vir a ter (antes de adquirir novos conhecimentos).

Agora se, realmente for problema no dimencionamento da carga do capacitor, mesmo assim há de se concordar que está diretamente relacionado ao tipo de motor (Dahlanders), ou não?  ::)

Mas tudo bem, vou aguardar mais um pouco e pesquisar outro tanto, enquanto isso usarei o velho e não tão bom botão de campainha.

Muito obrigado pela enorme transferência de conhecimentos.

Grande abraço.

Rubens 
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 08:58 por RAranda »

Offline RAranda

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Re: Arboga U2508 - A Ressureição
« Resposta #89 Online: 05 de Agosto de 2009, 10:31 »
Mesmo com a pendência quanto ao método para a partida do motor, alguns detalhes que estavam faltando estão prontos, quais sejam:

Placas de identificação todas novas em aço inox e dimensões aumentadas (com a idade (minha) senti essa necessidade, fica mais fácil de visualizar - rsrsrsrs).

E por incrível que possa parecer, mas para a recuperação da mesa (furos) resolvi usar uma massa epox, visto que o preenchimento com eletrodo poderia empenar a mesma.

E o resultado foi surpreendente. Vejam o antes e o depois.

Abraços.

Rubens 
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 10:39 por RAranda »

 

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