Autor Tópico: Desenhando uma maquina para corte de isopor.  (Lida 32941 vezes)

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-=|Novelli|=-

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Desenhando uma maquina para corte de isopor.
« Resposta #30 Online: 02 de Maio de 2006, 13:18 »
Valeu Fábio!

Então, basta um acoplamento alinhadinho ? legal!

estava pensando em utilizar mngueira de borracha com abraçadeiras para poder acoplar o fuso no motor, a fim de protoeger o motor de algum travamento ... será que carece ?

Offline F.Gilii

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« Resposta #31 Online: 02 de Maio de 2006, 15:00 »
Penso que o melhor seria um acoplamento o mais "rígido" possível na transmissão do movimento.
Ele deve ter capacidade de absorver vibrações e variações de alinhamentos, mas não deve permitir que uma certa mobilidade rotacional entre o eixo motor e o movido....

Mas, pode ser sim...  Longe de ser o ideal, na minha máquina é assim também.

Offline moraesdesign

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Desenhando uma maquina para corte de isopor.
« Resposta #32 Online: 02 de Maio de 2006, 18:27 »
Poxa que alivio , usei um acoplador de mangueira com duas braçadeira e achei que estava improvisando muito,estava até com medo de comentar rsrsrs, e levar fumada do prof Fábio ,rsrsrsrs

Pelo fato de ter feito todos os encaixes apenas com uma furadeira de bancada e as marcações na base de réguas e paquimetros , a alinhamento do eixo do motor com o eixo tracionador teve uma variação razuavelmente leve, até que o sistema não deu muita diferença, pois procurei utilizar uma mangueira mais rigida com as braçadeiras muito bem apertada, ficou aceitavel sem mobilidade tracional.

Abraços

Moraes

Digão AMD

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Desenhando uma maquina para corte de isopor.
« Resposta #33 Online: 03 de Maio de 2006, 03:32 »
Salve galera!!

Meu amigo Moraes....tudo bem?!
So pra constar...rss....ma s minha CNC tb fiz o acoplador com borracha e bracadeiras, no caso duas para cada eixo. Ficou firme!

Abração pro ces!;)

-=|Novelli|=-

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« Resposta #34 Online: 04 de Maio de 2006, 07:51 »
galera, no meu caso, o eixo do motor é muito liso, como faço para prender a mangueira no eixo do motor ? acho que se for apenas aperta a coisa toda vai derrapar!

Offline F.Gilii

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« Resposta #35 Online: 04 de Maio de 2006, 08:29 »
Novelli,

Tenta colocar uma braçadeira.
No meu caso, usei uma mangueira de silicone que tem diametro interno de 6mm - um pouco menor que o diametro do eixo - de 1/4" (6,35mm)

Não aconselho usar uma mangueira assim macia, pois ela tem muita flexibilidade.

Tenho visto que se pode usar uma mangueira do tipo das usadas em maçaricos de gás, pois elas tem uma "alma" interna que dá mais rigidez ao conjunto, tudo preso com braçadeiras.

Offline viumau

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« Resposta #36 Online: 05 de Maio de 2006, 02:34 »
:twisted:  Galéra tenho visto em muitos fóruns que um dos maiores problemas em relação as cnc´s é a encrenca do acoplamento, difícil de se conseguir, caros demais e muitos desistem de achar uma solução cabível por não ter alternativas, não acredito na solução das mangueiras presas com o que quer que seja (para mim é boquetagem solução barata e nada eficaz), lembren-se que aí começa a precisão do cnc, eu fiz os meus acoplamentos com ajuda de um amigo torneiro e saiu muito baratinho, segue o modelo com algumas explicações:

*Este é um acoplamento muito fácil de fazer, pegue um tarugo de ferro 1020, não precisa ser de maior dureza.
*Tornei-e o pescoço do acoplamento com 15mm de diâmetro por 5mm de comprimento.
*Depois usine o batente do acoplamento com 300mm de diâmetro por 5mm.
*Agora é só cortar e vc terá a primeira péça, faça o mesmo para quantas péças vc precisar.
*Passe uma broca no centro de cada uma das péças com o diâmetro do eixo do motor de passo e na outra péça com o diâmetro do fuso que estriver usando.
*Na parte do pescoço que é a parte mais extreita da péça em 2,5mm de sua altura fure e abra uma rosca de 3mm e em 45º (graus) faça o mesmo para ter 2 pivôs de trava para os eixos, use parafusos (Alenn sem cabeça) conhecidos também como pivôs, para a ficxação da péça no motor ded passo ou no fuso.
*Visualizando a parte do batente da borracha por (cima) trace no meio e novamente no meio e terá uma fórma de pizza de 4 pedaços então faça 4 furos e abra rosca de 3mm respectivamente um em cada linha que vc marcou, contando da borda da base para o centro este furo ficará em 4mm, use novamente parafusos (Alenn sem cabeça) mas coloque um pingo de trava rosca para evitar possivél saida dos mesmos involuntariamente.
*Pronto estará com uma péça inteiramente pronta, iremos agora para o batente de borracha, com um cano de 300mm com a borda afiada (conhecido como vazador), corte um disco em uma borracha de 4 ou 5mm de expessura, pegue a péça pronta e prescione sobre este disco de borracha ficará 4 marcas onde vc deverá furar com outro cano de borda afiada(vazador) de 3mm, agora fure entre estes furos mais 4 furos para totalizar 8 furos no disco e pronto é só unir tudo.

 :oops: Desculpe-me o pergaminho ou se não me fiz intender muito bem, mas com certeza se levar em um torneiro mostrar o que está escrito aqui com mais uma foto dessas aí em baixo ficará muito satisfeito com o resultado final. espero ter ajudado a solucionar este problemão.  :roll:

Offline F.Gilii

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« Resposta #37 Online: 05 de Maio de 2006, 09:10 »
Viumau,

Boa sua idéia...
Mas como faz para fazer os furos no anel de borracha de forma a ficarem exatamente centrados?

Se eles não ficarem centrados, as flanges oscilarão entre os centros quando o conjunto girar preso nos eixos...

-=|Novelli|=-

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Desenhando uma maquina para corte de isopor.
« Resposta #38 Online: 05 de Maio de 2006, 16:52 »
Oi galera!

Estava pensando em fazer este acoplamento da mesma forma que é feito o acoplamento dos diferenciais em carrinhos de corrida R/C, como na foto anexa:


Offline F.Gilii

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« Resposta #39 Online: 05 de Maio de 2006, 17:12 »
Novelli,

Pode usar desse tipo também - cada um tem vantagens e desvantagens.
Por exemplo, este da sua foto não aceita desvios no alinhamento longitudinal...

Os dois eixos devem estar bem alinhados, mas tem a vantagem de aceitar bem certos desalinhamentos angulares...

O acoplamento proposto pelo Viumau tem a vantagem de aceitar um leve desalinhamento longitudinal e angular (menos), mas se usar o elo central (em amarelo) de material muito flexivel, acaba com a acuidade de pocisionamento.

Acho que para começar, use uma mangueira de borracha dessas usadas em maçaricos para ver se o funcionamento da sua máquina fica a contento.
Depois voce pode elaborar melhor e adotar uma dessas alternativas.

Offline viumau

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« Resposta #40 Online: 06 de Maio de 2006, 00:21 »
Desculpe a minha falha hehehe, para o disco de borracha depois de cortado com 300mm faça um risco dividindo-o no meio e novamente no meio, outravez no meio e mais uma vez, vc´s ficarão com um disco como uma pizza de 8 pedaços, com um compaço no centro do disco faça um circulo de 22mm e é so fazer os furos de 3mm para os pinos da base ok. :oops:

Offline Arivaldo

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« Resposta #41 Online: 10 de Maio de 2006, 08:53 »
Citação de: "-=|Novelli|=-"
Oi galera!

Estava pensando em fazer este acoplamento da mesma forma que é feito o acoplamento dos diferenciais em carrinhos de corrida R/C, como na foto anexa:



Citação de: "fgilii"
Novelli,

Pode usar desse tipo também - cada um tem vantagens e desvantagens.
Por exemplo, este da sua foto não aceita desvios no alinhamento longitudinal...

Os dois eixos devem estar bem alinhados, mas tem a vantagem de aceitar bem certos desalinhamentos angulares...

O acoplamento proposto pelo Viumau tem a vantagem de aceitar um leve desalinhamento longitudinal e angular (menos), mas se usar o elo central (em amarelo) de material muito flexivel, acaba com a acuidade de pocisionamento.


Gostaria de acrescentar que este acoplamento se apoia em apenas 2 pontos de contato, cujos desgaste gerarão folgas e perda de precisão.

O acoplamento do tipo proposto por Viamau pode usar borracha de poliuretano.





http://www.acoplatec.com.br/?OVRAW=acoplamentos&OVKEY=acoplamento&OVMTC=standard

http://www.acoplatec.com.br/produtos/ktr.php

Offline Cledson Souza

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« Resposta #42 Online: 01 de Julho de 2006, 11:25 »
:) Bom dia à todos.

           Alguém já pensou em utilizar coxins tipo vibra-stop nos acomplamentos, seria aquele modelo que é formado por um corpo de borracha e dois parafusos, um em cada extremidade. A borracha me parece ser bem firme, mas desconheço sua resitência em movimentos rotacionais... :oops:

             Caso funciona-se bem, poderíamos ver com o Jerônimo, (como diria o Fábio: o mestre das coisas grudentas) se há alguma aresina que ofereça as características mecânicas desejadas: resistênciaxflexibi lidade, então faríamos um molde universal para a parte externa, e no centro um parafusos compatíveis com a mecânica das máquinas de cada um de nós. :oops:

Offline marcsam

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« Resposta #43 Online: 01 de Julho de 2006, 18:46 »
Não entendi bem como é este coxin!!!!
não seria, aquele em que a parte de borracha é uma cruz com dois parafusos em cada lado do acoplamento???

Offline F.Gilii

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« Resposta #44 Online: 02 de Julho de 2006, 11:18 »
Acho que o que o Cledson está se referindo é como se fosse um cilindro de borracha, e nas extremidades tem uma flange colada (vulcanizada) na face do cilindro, e nessas flanges, parafusos que seriam acoplados um no eixo do motor e outro no fuso.

Penso que este tipo de coxim deva resistir melhor a esforços de compressão, mas será que aguentar os esforços de torção?

 

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