Autor Tópico: Fresadora de Grandes Dimensões  (Lida 56369 vezes)

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Offline Arivaldo

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Fresadora de Grandes Dimensões
« Resposta #105 Online: 20 de Abril de 2006, 18:22 »
Citação de: "fgilii"
Beto,

A sua idéia é boa, mas está meio errada!
Veja bem - do jeito que voce desenhou, o motor estaria fixo em uma extremidade da estrutura, mas as polias que estão fazendo o "U" invertido estão anulando comp´letamente o movimento da correia, além do que assim voce é obrigado a usar uma correia fechada - muito mais cara que uma correia aberta.

Veja o desenho abaixo:
o motor estaria preso na estrutura que vai de movimentar, e a correia (aberta) estará fixa na outra parte da estruturam, para permitir que funcione
Queiram me perdoar, mas esta configuração ficará limitada ao passo da correia dentada que, na XL é de 5,08mm (0,20 ").

O que achei de mais interessante naquele projeto que Fabio citou foi exatamente usar o motor por baixo do carro X, acionando uma pequena correia sincronizada (fechada, com 12 polegadas de comprimento, 60 dentes e largura de 1/4" ou 3/8" - 120XL025 ou 120XL037, custa por volta de R$ 12,00), que acionaria uma castanha móvel, mantendo o fuso fixo.

Esta configuração resolve totalmente os problemas de alinhamento e acoplamento do motor ao fuso, absorvendo torções e vibrações. As correias sincronizadas podem ser de borracha com cordonéis de fibra ou de PU com cordonéis de aço (estas acabam sofrendo corrosão a longo prazo).

As polias são padronizadas e podem ser iguais ou terem uma redução para melhorar velocidade ou precisão, a depender do projeto de cada um.

Creio que seria uma opção para quem vai fazer máquinas grandes, com eixos X compridos (para portas ou pranchas de surf), reduzindo a inércia e vibração do fuso pesado.

Arivaldo

 http://www.correias.com.br/pdf/pag23.pdf

Offline F.Gilii

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« Resposta #106 Online: 20 de Abril de 2006, 18:59 »
Olá Arivaldo,

Agradeço muito a sua participação, e é justammente assim que podemos progredir em uma determinada direção.

Sou forçado a discordar de voce por um motivo:
Quem vai determinar o quando a correia ou melhor, o movimento vai se deslocar será a resolução do motor, mais precisamente o conjunto motor/redução que será empregado.

Vamos imaginar um caso simples, sem redução, onde o motor estará acionando uma correia (seja ela de passo qualquer).
Dados:
tipo de acionamento: passo cheio
tipo de motor: 200 passos/giro
diametro da polia: 50mm (o correto seria usar o diametro primitivo)
(obs.: não estaremos considerando a espessura da correia, nem perdas devido a atrito, etc)

Teremos:
perímetro da polia: 157mm
resolução por passo do motor: 0.785mm (157 / 200)

Como voce pode ver, a resolução é muito baixa, e por este motivo será necessário uma redução entre o motor e o movimento final.

Offline Arivaldo

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Fresadora de Grandes Dimensões
« Resposta #107 Online: 21 de Abril de 2006, 12:05 »
Concordo que a resolução dependerá do motor (e das folgas na correia/polia).

Supondo que se usasse uma polia de 12 dentes, com diâmetro primário de 19,41 mm - perímetro aprox. = 61 mm

Resolução: 0,305 mm (61/200), para cada passo do motor.
É muito avanço para apenas um passo do motor!!!



Por outro lado, se o motor/correia fechada acionar um fuso com passo de 5mm, teremos para cada giro completo um avanço de 5mm

Logo a resolução seria de 0,025 mm (5/200)



E poderia ser facilmente melhorada mudando as polias (reduzindo ou aumentando a relação).



Assim, se usar no motor uma polia de 12 dentes e no fuso uma de 24 dentes, cada 2 giros completos do motor (400 passos) gerariam um avanço de 5mm (passo do fuso).

A resolução passaria para 0,0125 mm (5/400)

Claro que sacrificaria a velocidade máxima mas, quem precisa de mais velocidade e pior resolução poderia inverter a relação e, cada giro do motor daria 2 voltas no fuso, com avanço final de 10 mm.

Neste caso a resolução iria para 0,05 mm (10/200) e a velocidade seria dobrada (se o motor suportar o peso).

Claro que você sabe tudo isso, mas a configuração em correia aberta só seria útil para quem precisa de muito avanço e pouca resolução. Se tentar usar uma redução com várias polias e várias correias, cairíamos no problema das folgas das correias se multiplicando e comprometendo a precsão, pois os passos do motor poderiam ser absorvidos pelas folgas das correias e, ao tentar um pequeno retorno do motor, o carro nem se mover.

Aí vai um link para a correias schneider com as especificações das polias padronizadas XL (eles tem uma tal correia ômega com dentes meia-lua - para altas velocidades e pouca folga/desgaste).  

http://www.correias.com.br/pdf/pag54.pdf

Offline F.Gilii

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« Resposta #108 Online: 21 de Abril de 2006, 15:13 »
Citar
Por outro lado, se o motor/correia fechada acionar um fuso com passo de 5mm, teremos para cada giro completo um avanço de 5mm

Se voce estiver falando do acionamento da foto - aquela com o motor acionando a castanha e o fuso parado, sim, o deslocamento por passo será de 0,025 em passo cheio ou 0,0125 se em meio passo (se as polias forem iguais) - mas como estamos falando de um acionamento "teorico" como eu desenhei, onde a correia é aberta, e o motor estaria preso na estrutura móvel, e sem redução, e se a polia for a que voce sugeriu, o deslocamento por passo do motor será = 0,305.

Citar
Assim, se usar no motor uma polia de 12 dentes e no fuso uma de 24 dentes...

Claro que voce está considerando a possibilidade também de usar esta "desmultiplicação" eletronicamente falando, com um acionamento em meio passo, que por sinal é muito interessante de se usar pois diminui as chances do motor parar por ressonância, apesar da pequena diminuição do torque...

Volto a repetir:
No caso de acionar a castanha (ou o fuso), as resoluções teóricas serão essas mesmas que voce prontamente apontou, mas se a idéia é usar "correia aberta" para grandes vãos móveis, será impressindível o emprego de reduções para que as resoluções, velocidades e torques disponíveis caiam em valores úteis...

E à respeito de "folgas" nas correias, penso que o maior problema é a elasticidade e não folga.

Offline Arivaldo

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« Resposta #109 Online: 22 de Abril de 2006, 14:13 »
Citação de: "fgilii"
Se voce estiver falando do acionamento da foto - aquela com o motor acionando a castanha e o fuso parado, sim, o deslocamento por passo será de 0,025 em passo cheio ou 0,0125 se em meio passo ...
ou a castanha fixa e o fuso giratório (tradicional), só que acionado por correia sincronizadora, para absorver desalinhamentos e servir de acoplamento elástico. Podendo ainda ser facilmente multiplicado ou desmultiplicado, pelas polias.

Citação de: "fgilii"
... mas como estamos falando de um acionamento "teorico" como eu desenhei, onde a correia é aberta, e o motor estaria preso na estrutura móvel, e sem redução, e se a polia for a que voce sugeriu, o deslocamento por passo do motor será = 0,305.
pois é, aí fica muito deslocamento para apenas um passo do motor.

Citação de: "fgilii"
... mas se a idéia é usar "correia aberta" para grandes vãos móveis, será impressindível o emprego de reduções para que as resoluções, velocidades e torques disponíveis caiam em valores úteis...
o problema me parece ser na configuração dessas reduções: se for de correias e polias, cada minúscula folga se multiplicaria com a outra, detonando a precisão.

Citação de: "fgilii"
E à respeito de "folgas" nas correias, penso que o maior problema é a elasticidade e não folga.

Esta correias não costumam elastecer facilmente, mas o ajuste de pressão costuma ser crítico. No caso da correia aberta, teria que se ficar atento à pressão da correia, pois ela passaria a ser usada como uma cremalheira, só que sem a rigidez de uma verdadeira cremalheira.

Claro que tudo aqui é teoria, mas entrei no assunto por que estou considerando o uso daquela castanha giratória-fuso fixo.

Abraços a todos.

Offline F.Gilii

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« Resposta #110 Online: 22 de Abril de 2006, 14:50 »
Legal Arivaldo,

Para usar aquela solução (castanha ou fuso móvel), não vejo nenhum tipo de problema, pois já conhecemos as soluções e sabemos das capacidades que o sistema oferece.

Citar
... só que acionado por correia sincronizadora, para absorver desalinhamentos e servir de acoplamento elástico. Podendo ainda ser facilmente multiplicado ou desmultiplicado, pelas polias.

Este é um ponto de vista bem interessante, pois alguns são da opinião que o sistema deve ser flexível.
Eu penso que o ideal é que o sistema deva ser o mais rígido possivel, ainda mais num sistema "tradicional" com castanhas e fuso.

Citar
... pois é, aí fica muito deslocamento para apenas um passo do motor.

Mas é aí justamente que entra a tal redução - necessária para termos um bom torque e alguma velocidade...

Citar
... o problema me parece ser na configuração dessas reduções: se for de correias e polias, cada minúscula folga se multiplicaria com a outra, detonando a precisão.

Interessante este seu ponto de vista.
Trabalho com um equipamento de grande porte, que usa esse tipo de redução, e confesso que em 12 anos ainda não encontrei uma folga significativa...
Precisão é um assunto bem complicado de se abordar, pois o conceito deve ser bem conhecido e estudado.

Citar
Esta correias não costumam elastecer facilmente, mas o ajuste de pressão costuma ser crítico...

Concordo com voce - as correias deverão ser montadas com alguma tensão, mas não demasiado, sob o risco de diminuir a vida útil dela...

Beto Guarino

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« Resposta #111 Online: 29 de Maio de 2006, 21:47 »
Grande Fábio e demais companheiros do fórum, desculpe a minha ausência, porém estava as voltas com a montagem do carro Y da minha CNC. Estou providenciando uma máquina fotográfica para postar as imagens. Um abraço a todos
Beto.

Offline F.Gilii

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« Resposta #112 Online: 30 de Maio de 2006, 07:42 »
Legal,

Assim que tiver algo, poste para apreciação geral...

Offline rgallas

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« Resposta #113 Online: 30 de Maio de 2006, 07:57 »
Acordou cedo hoje hein??

Offline F.Gilii

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« Resposta #114 Online: 30 de Maio de 2006, 08:01 »
hehe

Beto Guarino

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carro Y
« Resposta #115 Online: 05 de Junho de 2006, 19:50 »
Mestre Fábio e demais colegas , aqui vai a foto do meu humilde carro Y...
A foto está bem ruim, mas acho que dá pra ter uma noção.
Um abraço a todos.

Offline F.Gilii

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« Resposta #116 Online: 06 de Junho de 2006, 08:00 »
Oi Beto,

Muito legal este seu novo conjunto!!!
Não é novidade, mas o que gostei em especial foi a "limpeza" e simplicidade.

Se puder, nos conte de onde veio a peça "oitavada" clara que faz o papel de carro com os rolamentos, bem como as dimensões co conjunto todo...

Tenho certeza que se sua máquina for feita com este capricho, será muito bela e funcional, o que é mais importante!

Beto Guarino

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« Resposta #117 Online: 07 de Junho de 2006, 18:53 »
Grande Fábio, primeiramente muito obrigado pelo seu elogio! Quanto a peça oitavada eu me dei uma copiadinha na peça de um amigo nosso aqui do fórum (se não me engano foi na seção router para guitarras). Eu a fiz em fibra de vidro e resina, primeiramente fiz um molde esculpido em poliuretano , isolei o mesmo, lambrequei com desmoldante e laminei com sucessivos tecidos de fibra de vidro, depois de seco retirei o miolo de poliuretano que só serviu como molde e dei o acabamento (lixando) em toda a peça. Ficou leve e resistente, embora eu só terei a performance exata da peça quando a máquina toda estiver funcionando.
um abraço,
Beto.

Beto Guarino

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« Resposta #118 Online: 07 de Junho de 2006, 19:08 »
Suas medidas são: 400mm de altura e de  eixo a eixo tem 95mm, o carrinho de rolamentos tem 100mm de altura.
abraço
Beto.

Offline F.Gilii

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« Resposta #119 Online: 07 de Junho de 2006, 19:12 »
Muito legal Beto,

Aqui no forum temos um colega - o Jeronimo - que é o mestre das melecas grudentas....
Mas por algum infortúnio, ekle não dá as caras há um bom tempo....

Ele poderia te dar umas dicas muito legais, pois estávamos discutindo justamente a possibilidade de se fazer peças para uma cnc comunitária, mas parece que o projeto foi por água abaixo, pois tinha um monte de curioso, mas ninguém para ajudar de fato - como tudo na vida...

De qualquer forma quero te parabenizar pela evolução do seu trabalho e empenho.
Espero ver a conclusão do seu projeto!.
Pode contar conosco!

 

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