Autor Tópico: Fresadora de Grandes Dimensões  (Lida 56374 vezes)

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Offline F.Gilii

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Fresadora de Grandes Dimensões
« Resposta #90 Online: 11 de Abril de 2006, 14:37 »
Beto,

Por acaso voce não quis dizer "aço trefilado"???

Trefilação é um processo de criação de uma barra de aço, que consiste em fazer passar o material da barra por orifícios calibrados, até que se alcançe as medidas pré-estabelecidas pelo fabricante.

Retificação é uma forma de usinagem, onde um material tem suas dimensões ajustadas por desbaste através de pedras de de retificação, e normalmente se faz retificação em aços tratados termicamente para adquirirem dureza e resistencia alta.

Aço perfilado é um material que adquiriu um "perfil", por exemplo em "L", em "U" ou outra qualquer através de intervenção mecanica, como por exemplo por dobradura através de prença ou rolos pressores.

tiojotas

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« Resposta #91 Online: 14 de Abril de 2006, 13:42 »
Citação de: "FGilii"
O que essa máquina tem de interessante, é que em um dos movimentos (se não me engano é o Y), o motor aciona a porca, e não o fuso

Esta ideia é muito legal, e evita problemas com a inércia do fuso, entre outros problemas.





Fábio,

Sei que vc é muito criterioso em suas clocações e respostas, tenho acompanhado seu site desde que o criou quando estava no iníco no forum do clube do hardware, até cotei com vc umas placas - tal;vez vc se lembre - João carlos de Goiânia...
Fiquei um bom tempo ausente por vários motivos mas voltei à pesquisa do assunto pois pretendo avançar mais, porém um passo de vada vez...

Quanto à solução do que vc falor sobre http://www.infolaser.net/franpr/tecnica/cncmill/cncmill.html
o que vc poderia comentar 'com maiores detalhes' sobre sua aopnião da funcionalidade e praticidade deste modelo de movimento da porca e não do fuso.              

Quanto a folga na porca a solução seria a mesma já adotada em outros exemplos, e mais, teria um desenho sobre como fazer este modelo funcionar ?

Agradeço sua atenção. JC.

Offline F.Gilii

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« Resposta #92 Online: 14 de Abril de 2006, 15:01 »
Olá João Carlos,

Seja bem vindo "de novo" :)

O que eu posso dizer à respeito desta solução, é que ela é muito interessante pois evita que aconteça um problema que é por muitos desconhecido, mas que é um dos fatores limitantes de performances maiores....

Todos os fusos acionados - e principalmente aqueles que irão girar em altas velocidades - tem uma "velocidade crítica" que pode ser calculada, e em muito casos deve ser dada a devida atenção.

O que esta solução tem de diferente:
Acionando a porca no lugar do fuso, não há mais o problema da "velocidade crítica" do fuso!
Mas como nada é de graça, este tipo de solução além de ocupar muito espaço, deverá ser bem projetada pois deverá funcionar montado sobre rolamentos, ter o sistema de pré-carga bem pensado e de fácil manutenção, além de ter a necessidade de uma polia dentada para receber o movimento do motor,  e este igualmente deverá levar outra polia dentada com sua correia adequada.

Todas as usinagens deverão ser muito bem feitas e bem centradas, pois variações de centalização serão sentidas mo movimento final.

Não tenho desenhos, mas não deve ser algo muito dificil de fazer...

Beto Guarino

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layout do projeto
« Resposta #93 Online: 18 de Abril de 2006, 19:16 »
Olá Fábio,  chegou a dar uma olhada no meu layout?
abraço,
Beto.

Offline F.Gilii

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« Resposta #94 Online: 18 de Abril de 2006, 19:25 »
Olá Beto,

Já sim, e gostei da idéia - te mandei outra sugestão também - dá uma olhada

Beto Guarino

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layout
« Resposta #95 Online: 18 de Abril de 2006, 19:57 »
Caramba Fábio, um pouco complexa essa transmissão... A correia que passa pela polia dentada do motor é aberta também?

Offline F.Gilii

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« Resposta #96 Online: 18 de Abril de 2006, 19:59 »
Com certeza....

Mas veja - dessa maneira, a correia que passa pela polia não tem como sair, pois os dois rolamentos (um de cada laso da polia) não deixam os dentes "pularem"...

Beto Guarino

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Fresadora de Grandes Dimensões
« Resposta #97 Online: 18 de Abril de 2006, 20:11 »
Perfeito! Minha dúvida é se podemos usar a correia aberta, ou se isso não é necessário...

Beto Guarino

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« Resposta #98 Online: 18 de Abril de 2006, 20:21 »
Fábio, você um foto mais ampla dessa transmissão ?

Offline F.Gilii

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« Resposta #99 Online: 18 de Abril de 2006, 20:23 »
Beto,

Pode sim, mas preste atenção a certos detalhes:
Se o comprimento da correia for muito longo, provavelmente voce terá de usar uma correia larga, ou com reforço de fios de aço internos.
Pode ser que algumas correias chamadas "abertas" não tenham este tipo de reforço, então veja de usar uma largura mais generosa...

Um outro detalhe que devemos comentar é a necessidade de se usar uma redução entre o motor e o movimento final...
Veja esta foto:

Beto Guarino

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« Resposta #100 Online: 18 de Abril de 2006, 20:33 »
Fábio, minha dificuldade é visualizar esse tipo de transmissão executando o movimento Z (3500mm) no meu projeto. No desenho que te mandei a correia dentada aberta fica fixa no suporte de alumínio e o motor bem justo (para não dar chance de pular dentes) gira deslocando o carro.
abraço,
Beto.

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« Resposta #101 Online: 18 de Abril de 2006, 20:46 »
Beto,

Acho que não tem problemas - no seu desenho, o motor está preso na estrutura, e "anda" junto com ela quando ele é acionado, levando o carro (ou movimento) por cima da correia que estaria presa em alguma estrutura?

É EXATAMENTE a mesma coisa nesta foto que te mandei!!! não mudou nada, a não ser que a correia, ao invés de estar fixa com os dentes para cima (na sua ideia) estará com os dentes para baixo, e passando por cima da polia movida de forma a percorrer um "U" invertido sobre ela, o que GARANTE que a correia não pule, por ter uma área de contado grande - diferente que sua idéia.

O motor e a redução estão presos no movimento, e vai tudo junto quando o motor é acionado...

O detalhe é que é IMPRESSINDÍVEL que voce use uma redução!!!

Vou explicar melhor:
Como voce sabe, um motor de passo tem por natureza 200 passos por volta.
Se voce acionar este motor em "passo cheio", a cada 200 passos ele dá uma volta completa.
Quanto maior o diametro da polia por onde passa a correia, maior será o deslocamento que o motor vai dar em um passo, menor será a "força útil" que ele poderá fazer, menor será a precisão de deslocamento....

E isso mesmo usando a menor polia que voce encontrar...

Veja esta idéia de redução...não é muito diferente da foto...

Offline F.Gilii

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« Resposta #102 Online: 18 de Abril de 2006, 20:47 »
Esquecí de comentar - da forma que voce sugere, a possibilidade da correia se estragas e pular é MUITO maior que da idéia da foto!!!

Beto Guarino

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transmissão
« Resposta #103 Online: 19 de Abril de 2006, 20:17 »
Fábio re-desenhei  a transmissão baseado na foto que você me mandou. O motor dessa vez fica fixo na estrutura da máquina. Não consegui achar uma solução onde o motor acompanha o conjunto. Quanta a redução , vou pensar nela assim que essa primeira parte estiver traçada.

abraço,
Beto.

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« Resposta #104 Online: 19 de Abril de 2006, 20:33 »
Beto,

A sua idéia é boa, mas está meio errada!
Veja bem - do jeito que voce desenhou, o motor estaria fixo em uma extremidade da estrutura, mas as polias que estão fazendo o "U" invertido estão anulando comp´letamente o movimento da correia, além do que assim voce é obrigado a usar uma correia fechada - muito mais cara que uma correia aberta.

Veja o desenho abaixo:
o motor estaria preso na estrutura que vai de movimentar, e a correia (aberta) estará fixa na outra parte da estruturam, para permitir que funcione

 

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