Por acaso você tem uma tabela com parâmetros de velocidade de corte e avanço para fresas topo? Tenho tido problemas e gostaria de ter uma referência... Por exemplo, eu programo uma usinagem qualquer mais ou menos assim: faço uma rotina com os diversos deslocamentos e uma rotina de aprofundamento da fresa na obra que se repete até a profundidade desejada chamando a rotina com os deslocamentos. O que eu estou querendo saber é: primeiro, que rotação adotar, tendo em vista o diâmetro da fresa e o tipo de material a ser usinado; segundo, que velocidade de avanço deve ser adotada nos deslocamentos; e terceiro, qual a profundidade que posso adotar em cada passe no fresamento.
Prezado,
Infelizmente não tenho uma tabela como vc quer
Mas creio que procurando por fabricantes de fresa topo, deve encontrar alguma orientação mais técnica a respeito
Nas minhas usinagens avanço e profundidade de corte vão por "feeling", não é o correto, mas por enquanto tem dado certo.
Numa usinagem não procuro velocidades altíssimas nem tão pouco procuro acabar o trabalho em duas passadas, vou com calma e na boa.
Se percebo alguma vibração anormal, diminuo o avanço e/ou profundidade de corte, caso ache ainda fora do normal diminuo a rotação.
Nessa fresadora não procure paramêtros altíssimos, pois ela não é das "parrudas".
É isso, não esqueça de fixar bem a peça e adequadamente que tudo dá certo.
Agora se vc quer números, existem os mais experientes que com certeza possuem essa tabela, ok
Bom fim de semana