Kelmer,
Imagino que sua intenção seria de automatizar esta mesa - o recomendado seria trocar os fusos e castanhas originais por fusos de esferas recirculantes, e montá-los sobre mancais com rolamentos adequados à função - pelo menos um mancal duplo de rolamentos de contato angular de um dos lados do fuso (o lado da motorização) - assim fica melhor em todos os sentidos.
Gilii, Obrigado pela dica. No eixo x, a mesa tem rolamentos axiais nos dois lados, já no eixo Y, tem dois rolamentos axiais contrapostos no lado da manivela, o que eu acho que está de acordo para aplicação imaginada pelo fabricante ("Acessório indispensável em furadeiras de bancada ou coluna, Facilita as operações de furação").
Os fusos são trapezoidais com 1" de diâmetro, passo de 4mm e a castanha parece der de ferro fundido (não acho que seja a melhor opção de material, estou certo?).
A mesa em si é bem robusta e, depois de limpa e regulada, melhorou muito.
Sei que a aplicação desta mesa em sua forma original não é para automação e trabalhos de muita precisão, e já esperava ter que fazer alguns ajustes. Por isso, não posso dizer que fiquei decepcionado, a não ser por terem montado peças sobre escorrido de tintas e usado uma chapinha para corrigir o problema, como eu disse anteriormente. Também não consegui ainda um manual com especificações e tolerâncias.
Pretendo mesmo automatizar a mesa e no futuro pretendo adaptar fusos de esferas mas, por enquanto, como não é para uso profissional e como estou usando para aprendizado, vai ficar como está por mais um tempo.
Desculpem por eu sair um pouco do foco deste tópico mas, como a dúvida do colega é sobre uma máquina do mesmo fabricante da minha mesa, aproveitei o gancho...