Edimar boa noite.
Tenho uma Manrod Mr 222, e já a algum tempo fico com dúvida sobre parâmetros de corte nesta fresadora usinando alumínio, o que ocorre, a velocidade máxima alcançada por esta fresadora é de 3000 RPM.
Quando faço um cálculo de fresamento, tipo fresa de topo, 2 cortes, desbaste de até 5mm e cujo diametro da fresa é de 14 mm, acho como RPM recomendada o valor de 6369 RPM.
Explicando que estou tomando, como valor de velocidade de corte, o valor sugerido velocidade de corte em m/mm de 280, que consigo da tabela INDUFRESA que possuo, e utilizo a fórmula abaixo:
n= 1000.vc
-------------- = RPM
d.3,14
Pergunto ao amigo, utilizando estes dados, chego ao valor de 6369 RPM, valor não alcançado pela nossa fresadora.
O amigo pode me corrigir, aonde estou errando.
Desde já obrigado.
Adilson Ferreira
Prezado Adilson,
Desculpe, não respondei anteriormente porque o Gilli tinha lhe respondido e achei que assunto estaria encerrado.
Bom vamos lá.....
Não sei se vc vai gostar da minha resposta.
Falo isso porque numa outra oportunidade há um bom tempo atrás, em outro tópico respondi, nestes termos e o caboclo queria um número exato para ficar satisfeito, como não o fiz ele ficou aporrinhado
Bom antes de mais nada, não sei se vc já percebeu nossa "filhota" não é parruda, sua rigidez no eixo Z não é dos melhores....Se tu olhares na base traseira dela, verás que todo eixo é suportado por apenas 4 parafusos allen sem qualquer encosto.....Bom dito isso, aconselho a não abusar nos avanços da mesa.
Outro ponto, o motor que fornece rotação para a fresa, transmite esse movimento através de uma engrenagem (pasme!) de material plástico, lá no meio do tópico tem um colega que estragou essa engrenagem com pouco uso, mas no que percebi abusava em altas rotações.... dito mais isso....aconselho, não abuse nas rotações, melhor.
Bom ai tu vais me dizer pra que serve essa "filhota"....Eu lhe digo, dentro do uso da com razoabilidade, para muita coisa.
Eu a tenho acho que desde 2010, e já a usei um bocadim, e não tive nenhum problema mecânico que me deu algum prejuízo.
Em meu uso sempre procuro usar uma rotação que não fornece demasiadamente nenhuma parte dela, pois TENHO CONSCIÊNCIA de que ao adquirí-la meu uso seria dentro do que preciso. O que quero dizer é que se estivesse buscando uma máquina pra trabalhar com mais exigências procuraria outra, não ela.
Esclarecido meu humilde modo de uso, digo-lhe que vc vai perceber claramente através do uso de que se vc estiver usando uma velocidade, um avanço ou outro parâmetro exagerado para ela, ela "vai dar sinal de socorro". Mas como? perceba a força que estas usando para avançar, percebas que pode haver um movimento leve de torção....barulho demasiado, ferramenta queimando, etc, etc...
Eu nem sei se já cheguei perto de 2500 rpm em algum uso.
Se eu for fazer isso, com certeza a altura do cavaco que vou retirar será mínimo e com um avanço que percebo não forçar a máquina....
Resumindo, use seus sentimentos, seu feelling (foi essa resposta que outro colega não gostou......
).
Não estou com nenhuma tabela por aqui, muito difícil usá-las, mas se sentes necessidade de alguma referência utilize com parcimonia o que elas podem lhe dizer.
Para concluir tenho uma ferramenta com duas partilhas que adaptei para ela (tem foto no tópico, não tinha CM2), acho que deve ter 40mm de ponta a ponta. Já usinei 1020, alumínio, e como disse a máquina acusa se vc esta forçando.
É isso
Boa sorte
Espero que não tenhas ficado decepcionado.
Abç