Autor Tópico: Relação Peso/Torque  (Lida 9439 vezes)

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aferreira

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Relação Peso/Torque
« Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2007, 22:41 »
Gustavo,
Bom o problema eh que isso eh valido para fusos mas de vc der uma olhada na minha maquina (Dream 145) vai ver que usei correias e nao sei pq mas tou tendo problemas sim com o peso do eixo o z e verdade q naum importa o peso mas no X e Y nao tou conseguindo desempenho.

Adilson

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« Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2007, 08:36 »
Adilson,

Explica melhor esse lance do "desempenho" que não está conseguindo...

aferreira

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Relação Peso/Torque
« Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2007, 09:48 »
Fabio,
O problema eh que quando aumento a velocidade o motor nao tem forca suficiente para puxar o conjunto do carro no eixo Y, tou trocando os motores mas queria ter uma ideia melhor de quanto de torque preciso realmente e nao empiricamente.


Adilson

Offline F.Gilii

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« Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2007, 09:51 »
Adilson,

Faz um favor pra gente, e descreve que motores está usando, que tipo de acionamento mecanico (fusos, cremalheira, correias, etc) bem detalhadamente, e tanmbém a parte eletronica que está usando...

aferreira

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Relação Peso/Torque
« Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2007, 10:40 »
Bom a eletronica ja falei eh uma C4 phase drive estou usando nesses eixos correias dentadas HTD funcionando como cremalheiras (correia aberta) o motor por enquanto sao de 5,5Kgf tem mais detalhes nas fotos que enviei Dream 145 inclusive da forma que coloquei o motor e a correia com os guia e esticador.


Adilson

Offline estevam

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Relação Peso/Torque
« Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2007, 10:47 »
aferreira,
pelo que vi na foto vc nao colocou reduçao no eixo com correia, com um motor pequeno como esse acho que ajudaria uma reduçao....

Offline F.Gilii

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« Resposta #21 Online: 17 de Janeiro de 2007, 13:44 »
A ferreira,

Então vamos lá:
Acionamento mecanico:

Acho que foi para você que eu disse que um parafuso é uma redução por natureza - usar um fuso é como colocar uma redução na saída do eixo - você multiplica o esforço que este motor pode fazer - a prova está naquela tabela em Excell que eu postei.

No caso específico de um acionamento com correia dentada, se estiver acionando a correia de forma "direta" isto é, através de uma polia dentada que puxa ou enpurra a correia, estamos em uma condição desfavorável para o torque disponivel do motor, e igualmente desfavorável para a velocidade, que teoricamente é absurdamente alta...

O jogo está em determinar uma velocidade máxima de traslado, e em cima disso determinar a faixa de rpm que o motor deverá rodar, para só então se determinar a redução necessária...

A única coisa conhecida é o torque disponível do motor, e a velocicdade máxima desejada (ou compatível)

Então vamos para um exemplo teórico:
Dados:
motor de 5,5 kgfxcm
velocidade maxima de traslado desejada = 3 metros/minuto
tipo de acionamento = meio passo (400p/giro)
frequencia de acionamento = 5000 Hz = rpm = 750rpm
diametro da polia no motor = 15mm

teremos:
"SEM redução"
velocidade máxima de traslado = 47,10 metros/minuto (absurdo)
força no movimento = á princípio, 4,5 kgfxcm "se" não houvesse atritos e perdas - força aproveitavel = entre 1,2 kgf e 2,2 kfg aproximadamente...
resolução por passo = 0,16 mm

"COM redução" de 15:1
velocidade máxima de traslado = 3,14 metros/minuto
força de movimento = efetiva en torno de 68 kgf = útil entre 15 e 20 kgf
resolução por passo = 0,008 mm (teorico)

Como vê, com uma redução de 15:1 terá algo que se assemelha a um acionamento identico feito com fuso...

Offline F.Gilii

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« Resposta #22 Online: 17 de Janeiro de 2007, 13:46 »
Adilson,

Continuando, só que agora com a parte eletronica:

"SE" sua placa for capaz de acionar estes motores em meio passo e sem perda de passos nas frequencias sujeridas, os resultados acima serão realistas sim,

Se não, a solução seria encontrar uma eletronica que comporte este tipo de acionamento...

rafaturbonh

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Relação Peso/Torque
« Resposta #23 Online: 17 de Janeiro de 2007, 15:45 »
Fabio...
Como estou projetando na mente uma criatura surgem as dúvidas e aproveito este tópico pra perguntar......

Pretendo usinar alumínio (peças de até 10 Kg no máximo)
Vou usar guias redondas retificadas e temperadas de 25 mm diâmetro com rolamentos lineares e raspadores;
Fusos trapezoidais de 16mm com passo de 4mm;
Mas pretendo fazer a máquina em outra configuração, sem ser o de pórtico móvel, vou partir pro modelo tipo uma fresadora Kone KFF-30 (não sei o nome que se dá a esta montagem de máquina);
Daí minha dúvida é quanto aos motores... Qual o tipo de motor que dê conta do recado sem perder passos para a máquina para usinar o alumínio em passadas de 1 mm com uma freza de 4 mm ??
Me diga se estou sonhando alto demais, hehehe
Ahhh a respeito da eletrônica, não sei qual vou usar, pois a concorrência tá grande aí , né??? hehehe...brincadeir a.....seo q o pessoal não tem disso aqui...  
Em breve estarei postando as fotos da minha "peregrinação" ao encontro do fim da montagem de uma CNC.. Esta vai ter estrutura com peças fundidas em alumínio feitas aqui mesmo na firma
Obrigado por qualquer ajuda que vier.....
Abraços...

aferreira

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« Resposta #24 Online: 17 de Janeiro de 2007, 16:29 »
Fabio,

Valeu pela ajuda, vou so ver agora como resolvo o problema da reducao, mas so pra esclarecer a duvida de um asno mecanico que sou eu, existe uma reducao entre o diametro do eixo do motor e o diametro da polia eu devo ou nao considera-lo, pq se entendi bem este teu calculo seria 100% aplicado em um acionamento motor fuso mas no meu caso temos uma cremalheira ???????

Adilson

aferreira

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« Resposta #25 Online: 17 de Janeiro de 2007, 16:33 »
estevamalex,

Nao foi necessario a redução neste eixo o Z nao tivo problemas com o torque, so estou com problemas no eixo Y que tem uma correia funciondo como cremalheira.

Adilson

Offline estevam

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« Resposta #26 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:15 »
aferreira,
nao me referi ao eixo z, eu vi na foto q vc postou e dá pra ver perfeitamente que no eixo y vc usa a correia, mais na minha opiniao é necessario uma reducao, pois o motor direto na correia fica pesado mesmo! ou vc parte p/ um fuso ao inves de correia!
ate mais!

aferreira

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« Resposta #27 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:32 »
estevamalex,

Existe sim uma redução entre o diametro do motor e o diamentro da polia so naum sei se devo considerar, ate ja pedi ajuda ao fabio pra ver se ele que eh o guru das duvidas crueis tem alguma informacao pra esse humilde servo.

Adilson

Offline estevam

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foto exemplo
« Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:39 »
aferreira,
veja nesse exemplo que estou enviando, note que o motor passa por uma reduçao, do jeito que vc fez a engrenagem do motor tá indo direto p/ correia isso nao reduz, pois se o motor der uma volta a engrenagem nele tbem ira dar uma volta!
da uma olhada nessa foto e ve se da pra ter uma ideia de como fazer a reduçao!
inté mais!

Offline estevam

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outra foto
« Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2007, 11:47 »
aferreira,
um exemplo bom, essa maquina eu fiz para um processo de solda mig onde trabalho, note que na mesa o motor tem engrenagem pequena e no eixo da mesa engrenagem grande, pois tive problemas com torque tbem, depois que fiz a reduçao o problema acabou!

 

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