Autor Tópico: Velocidade Maxima X Aceleração  (Lida 4856 vezes)

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lolata

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Velocidade Maxima X Aceleração
« Online: 08 de Dezembro de 2009, 22:16 »
Pessoal
Eu sempre fui meio cabeça dura em entender algumas coisas, teoria não é meu forte, mas a pratica eu corro atraz.
Uma coisa que sempre quiz tirar a prova é o que faz a diferença na configuração de uma maquina, a aceleração alta ou a velocidade maxima.
Hoje no barracão recebi a visita do Odayr e do Rudolf com o Chiquinho, entre um monte de conversa jogada fora e umas Brahmas resolvemos colocar a maquina p/ fazer uns testes.
Esse teste usamos a Cnc de PCI e foi um teste somente de movimentação dos eixos X e Y.
Usamos um arquivo que eu tinha no pc, que era o logo do Guiacnc.
No primeiro teste, usamos uma velocidade maxima de 18000mm/min com uma aceleração 1000mm/seg².
Em Jog, a maquina consegue chegar aos 18000mm/min, mas repare que em um trabalho "curto" a maquina não consegue atingir a velocidade maxima, então o que faz a diferença é a aceleração, que no primeiro video está baixa.
No segundo teste, invertemos as coisas, usamos uma aceleração alta, 4000mm/seg², mas uma velocidade maxima baixa, 6000mm/min.
note que com a velocidade baixa, a maquina ficou muito mais rapida, pois os espaços eram curtos.
Ambos os testes, fizemos as configurações meio que no limite da maquina, só que nos extremos.
A ideia desses testes e desse video, é p/ pessoal ter uma noção quando for configurar uma maquina.
A imagem abaixo é o desenho que a maquina simulou.
Um Abraço.


Offline danidillen

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2009, 23:01 »
Lolata parabéns pela iniciativa. Ambos modos achei muito rápido, não vejo a hora de conseguir passar a barreira dos 1500mm/min. Que passo tem este fuso?

Offline Blackmore

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2009, 23:23 »
Mestre!! boa noite ...

A vários anos eu não trabalho mais na área ... mas me lembro que era um tanto quanto enganoso a idéia de corte constante em 6 ...8 ou até 12metros/min na época ... pois vários fatores entravam em consideração ... 1 deles ... a estrutura da máquina ... outro deles ... o cálculo matemático feito pelos programas CAM faziam ( e ainda devem fazer assim para geometrias complexas as ditas superfícies ) semi retas tão pequenas que o curto espaço existente entre a coordenada 1 e a coordenada 2 não era o suficiente para que a máquina chegasse a tal velocidade. Me lembro que isso justificava o erro na previsão de corte gerada no próprio CAM ... e em alguns casos erros gigantescos ... tipo programado 15 horas contínuas ... executado ... por volta de 35 horas !!!   :o  :o
Já para execução de linhas de usinagens longas mesmo que sejam curvas de raio único as grandes velocidades podem ser atingidas ...
Acho que teremos assunto para sábado!! hahaha

abrax!

lolata

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2009, 08:49 »
Lolata parabéns pela iniciativa. Ambos modos achei muito rápido, não vejo a hora de conseguir passar a barreira dos 1500mm/min. Que passo tem este fuso?
danidillen
P/ aos poucos voce chega lá, esse fuso tem passo de 3mm.

A vários anos eu não trabalho mais na área ... mas me lembro que era um tanto quanto enganoso a idéia de corte constante em 6 ...8 ou até 12metros/min na época ... pois vários fatores entravam em consideração ... 1 deles ... a estrutura da máquina ... outro deles ... o cálculo matemático feito pelos programas CAM faziam

Orlando
É claro que existe varios fatores que determina a velocidade da maquina.
A minha ideia nesse teste é para o pessoal, ver a diverença entre a velocidade maxima e a aceleração.
Muitas pessoas fica com a velocidade maxima na cabeça e faz de tudo p/ maquina conseguir valores altos e p/ isso vai abaixando a aceleração, ai sai pela culatra, pois o tempo do trabalho aumenta muito.
A muito já se fala aqui que o mais importante é a rampa de aceleração.
Um Abraço




Offline RAranda

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #4 Online: 09 de Dezembro de 2009, 09:11 »
Nobre Lolata.....

Não sei bem se estou certo (acho que sim), e sei que em mecânica - usinagem, "nada" possui uma regra única.

Mas para simplificar um pouco, entendo que quanto maior a complexidade dos traços (por exemplo vários percursos curtos), menor deverá ser a velocidade e maior a aceleração (isso para conseguirmos maior rapidez (aceleração) na retomada dos vários pequenos percursos).

Em contra partida, quanto mais longos e menos complexos os percursos (linhas retas e longas curvas), maior deverá ser a velocidade e menor a aceleração, visto que existá nemos necessidade de "retomadas" dos poucos novos percusros.

Não sei se fui claro, mas é mais ou menos como uma tela de pintura.

Quanto mais detalhado o desenho, menor deverá ser a velocidade na construção de cada um dos vários traços, em contra partida, mais rápida deverá ser a "aceleração" para que consigamos mudar de um traço para outro.

O que não ocorre em pinturas menos detaladas (traços maiores) como por exemplo a pintura de uma rua, que basicamente será longa em um único sentido, sem muita necessidade de mudança na direção do traçado - pinceladas.

Acho que é isso.

Um grande abraço.

Rubens.

PS. Estou fazendo de um tudo para conseguir esta aí no sábado, mas a "família" não quer dar trégua. rsrsrsrs       

lolata

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2009, 09:27 »
Rubens.
Concordo com voce em numero e grau.
Mas a ideia é que pessoas que como voce e eu pensava assim.
Voce tem que analizar que voce configurou o deslocamento da sua maquina, a velocdade da ferramenta e de trabalho , é outra istoria.
No trabalho o que vai contar mais é a aceleração.
Muitas vezes a pessoa sacrifica muito a aceleração para poder ter uma velocidade final, mesmo com uma estrutura não muito reforçada, o pessoal quer é velocidade final.

Ps. Já fiz seu cracha;
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2009, 11:15 por Lolata »

Offline Barusso

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2009, 10:57 »
Devo concordar com o pessoal a questão de velocidade e estrutura da máquina, tem que ser pensado em tudo... porém...

Caraca, parecia que ia quebrar a máquida de tão rápida rsrsrs, como você mesmo disse, é um teste e que teste, se for mais rápido, vamos ter que filmar com fimadoras de super câmera lenta para poder acompanhar hehe.

Parabéns pela pepita.

Barusso

Offline Blackmore

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:17 »
Entendo então que a cada novo programa a ser "rodado" nas nossas CNC´s deveremos colocar uma nova aceleração?   ???

Existe um valor padrão nas máquinas de grandes fabricantes (Fagor, Heidenhain, Fanuc, Hass)?
Tá aí uma coisa que eu nunca me preocupei, e como em breve terei meu brinquedo aqui para usar é interessante e necessário começar a fuçar nestes detalhes importantes.

abrax!

Offline C N C N o w !

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #8 Online: 09 de Dezembro de 2009, 11:45 »
Entendo então que a cada novo programa a ser "rodado" nas nossas CNC´s deveremos colocar uma nova aceleração?

Não. O ajuste da aceleração é parte da configuração inicial da máquina, ajuste para a maior aceleração admissível e esqueça. O mesmo vale para a velocidade máxima. Há exceções, mas esta é a regra geral.

A velocidade pode - e deve - ser ajustada em função das peculiaridades da tarefa, é boa prática incluir o parâmetro F no arquivo de usinagem quando o pós-processador já não cuida disto.

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Existe um valor padrão nas máquinas de grandes fabricantes

Não. Cada máquina e cada tarefa tem sua dinâmica peculiar e deve ser tratada de acordo.

Offline ibgehring

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2009, 01:01 »
Não. O ajuste da aceleração é parte da configuração inicial da máquina, ajuste para a maior aceleração admissível e esqueça. O mesmo vale para a velocidade máxima. Há exceções, mas esta é a regra geral.

Podemos considerar que a maquina vai trabalhar com duas velocidades: a de corte e maxima de jog ? Sendo assim, eu me preocupo com a força de corte, e aceleração do carro separadamente.

No caso da velocidade maxima ser atingida apenas durante jogs, quais criterios devo usar para escolher a maxima PPS do motor ?

Offline C N C N o w !

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Re: Velocidade Maxima X Aceleração
« Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2009, 07:49 »
Podemos considerar que a maquina vai trabalhar com duas velocidades: a de corte e maxima de jog ?

Sim. Vale lembrar que a velocidade máxima configurada nunca é excedida. A velocidade de jog pode ser igual, mas nunca será maior.

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Sendo assim, eu me preocupo com a força de corte, e aceleração do carro separadamente.

A aceleração é a mesma para qualquer modo. Lembre-se de que aceleração é a velocidade da variação da velocidade ... há uma velocidade inicial de partida, sempre relativamente baixa e a partir dela ocorre a aceleração até um máximo, ou seja, o torque disponível será sempre maior na partida e sempre suficiente, considerando a máquina corretamente configurada.

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No caso da velocidade maxima ser atingida apenas durante jogs, quais criterios devo usar para escolher a maxima PPS do motor ?

Como dizia acima, como regra geral deve-se configurar a máquina dentro de seus limites, ou seja, aceleração e velocidades máximas que permitam a operação segura. "Operação  segura" é algo que permite uma interpretação elástica, mas o critérios fundamentais são:

0 - Segurança do operador
1 - Garantir que não ocorra perda de passos.
2 - Evitar desgaste excessivo/prematuro.

É mais ou menos como um carro, queremos que esteja preparado para o máximo, o mais agressivo desempenho, caso seja necessário e precisamos conhecer os limites, o que não significa que vamos sempre conduzir agressivamente e no limite ... a coisa é sempre situacional ... ir à padaria não é o mesmo tipo de tarefa que uma viagem, tempo chuvoso ou ensolarado, estrada bem pavimentada ou trilha de terra são condições diferentes e exigem comportamento diverso ...

No caso do jog há diversas opções de velocidade, desde um máximo, útil quando se precisapercorrer grandes distâncias, até um mínimo, útil quando se precisa fazer um ajuste fino. Mais ou menos como as marchas de um carro ...

A velocidade de corte pode ser comparada à velocidade de cruzeiro de um carro, estará sempre abaixo, frequentemente muito abaixo da velocidade máxima.

 

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