Autor Tópico: Parachoque de carros: Que espuma dura é aquela de dentro ???  (Lida 8865 vezes)

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Offline Bambam

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Parachoque de carros: Que espuma dura é aquela de dentro ???
« Online: 05 de Junho de 2009, 18:21 »
Dentro dos parachoques dos carros existe uma borracha dura onde os parafusos de fixação na lataria são fixados.

Alguém saberia informar se aquela borracha/espuma já vende pronta ou é um desses produtos que catalizados crescem e vc que decide a densidade botando mais ou menos resina e catalizador dentro do molde, já que nesse caso restringiria a expansão da espuma fazendo-a ficar mais dura.

Algum cavalheiro se habilita ???

abs

Offline F.Gilii

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Re: Parachoque de carros: Que espuma dura é aquela de dentro ???
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2009, 19:53 »
Bambam,

Posso estar errado, mas aquela espuma é poliuretano expandido - se chama poliol-isoscianato, e há dois tipos: rigido e flexível.

Cuidado com moldes simples fechados - se mal feitos, podem quebrar e/ou explodir, pois o processo de catálise gera gases em grande s volumes e consequentemente pressões extremas - faça os moldes com respiros adequados.

Offline Bambam

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Re: Parachoque de carros: Que espuma dura é aquela de dentro ???
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2009, 21:12 »
Bambam,

Posso estar errado, mas aquela espuma é poliuretano expandido - se chama poliol-isoscianato, e há dois tipos: rigido e flexível.

Cuidado com moldes simples fechados - se mal feitos, podem quebrar e/ou explodir, pois o processo de catálise gera gases em grande s volumes e consequentemente pressões extremas - faça os moldes com respiros adequados.

Fabio,

Mais uma vez obrigado pela gentileza em responder.  Abusando só mais um pouco da sua boa vontade voce saberia informar quanto custa aquele alimentador automatico de ferramentas que voce me passou na outra postagem, meu ingles é péssimo e não consegui ver o preço naquele site.

Obrigado novamente

abs

Offline F.Gilii

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Re: Parachoque de carros: Que espuma dura é aquela de dentro ???
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2009, 07:51 »
- US$ 39,95 o projeto
- US$ 59,95 o kit básico
- US$ 150,00 os chamados "blocos" de fixação de ferramentas (porta-ferramentas) (US$ 30,00 cada ou 6 delkes por US$ 150,00)

Offline RAranda

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Re: Parachoque de carros: Que espuma dura é aquela de dentro ???
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2009, 08:51 »
Bambam.....

Só para enaltecer a já completa informação do Mestre Gilii, ressalvo que já vi recuperarem esses parachoques com uma espuma que é muito simples de se encontrar e basante acessível em questão de custo.

Não sei se é a mesma qualidade e espécie, mas são aquelas empregadas na construção civil para o assentamento de porta e janelas.

São encontradas em latas tipo spray, e se espandem com muita facilidade durante a cura.

Depois é só cortar as rebarbas com um estilete.

Se for coisa simples que pretende fazer, imagino que sirva.

Grande abraço.

Rubens

   

Offline Bambam

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Re: Parachoque de carros: Que espuma dura é aquela de dentro ???
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2009, 21:09 »
Bambam.....

Só para enaltecer a já completa informação do Mestre Gilii, ressalvo que já vi recuperarem esses parachoques com uma espuma que é muito simples de se encontrar e basante acessível em questão de custo.

Não sei se é a mesma qualidade e espécie, mas são aquelas empregadas na construção civil para o assentamento de porta e janelas.

São encontradas em latas tipo spray, e se espandem com muita facilidade durante a cura.

Depois é só cortar as rebarbas com um estilete.

Se for coisa simples que pretende fazer, imagino que sirva.

Grande abraço.

Rubens

 

Rubens,

Na verdade estou vendo, numa primeira análise, uma boa possiblilidade de entrar nesse mercado. Tenho visto que parachoques dos carros 'fora de linha' e principalmente dos importados 'fora de linha' simplesmente não tem mais peças para reposição, e nisso incluo retrovisores, grades dianteiras, parachoques dianteiros e traseiros e etc.  O mercado, em via de regra, só oferece opçoes em fibra de vidro sem espuma interna, ou seja, qq encostadinha quebra de novo.

Minha única dúvida é o preço para injetar uma peça dessas em plástico, acredito que um párachoques tenha pelo menos 5kg de polímero a ser injetado e sinceramente nunca vi uma injetora com essa capacidade.  Para as grades dianteiras e para os retrovisores tudo bem, qualquer máquina de 1kg já dá, mas o parachoque, sei nao.

obrigado pela resposta

abs

Offline F.Gilii

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Re: Parachoque de carros: Que espuma dura é aquela de dentro ???
« Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2009, 08:23 »
Bambam,

Não duvidando da sua capacidade de investimento, mas imaginando que você não conheça a área, diria que você precisa saber de alguns detalhes se já não sabe.

Alguns parachoques como os de fabricação original são feitos em moldes para injeção e tais moldes custam uma não muito pequena fortuna, fora as máquinas injetoras de grande capacidade que são necessárias para fazer o serviço, maquinas estas que não são muitas empresas que as possuem devido ao seu preço e tamanho de instalação, assim como o tipo de trabalho, que é de grandes proporções.

Muitos outros parachoques são feitos por outros processos como os de fibras de vidro com resina e até feitos em rotomoldagem, mas todos eles tem necessidades e características de fabricação em comum - precisam de moldes que podem custar bastante, e claro ainda merece citar que a qualidade final da peça é decorrente da qualidade do molde, e o executor desses moldes deve ser capaz de gerar peças perfeitas, e essse tipo de profissional não tenho visto com muita frequencia não.

Sugiro que estude bem os processos de fabricação que existem e tente avaliar quais os reais investimentos de fazer este tipo de produto, pois o pouco que sei está descrito acima, e talvez (provavelmente) há outros métodos mais modernos ou alternativos e que gerem peças de qualidade.

Offline Bambam

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Re: Parachoque de carros: Que espuma dura é aquela de dentro ???
« Resposta #7 Online: 07 de Junho de 2009, 13:19 »
Bambam,

Não duvidando da sua capacidade de investimento, mas imaginando que você não conheça a área, diria que você precisa saber de alguns detalhes se já não sabe.

Alguns parachoques como os de fabricação original são feitos em moldes para injeção e tais moldes custam uma não muito pequena fortuna, fora as máquinas injetoras de grande capacidade que são necessárias para fazer o serviço, maquinas estas que não são muitas empresas que as possuem devido ao seu preço e tamanho de instalação, assim como o tipo de trabalho, que é de grandes proporções.

Muitos outros parachoques são feitos por outros processos como os de fibras de vidro com resina e até feitos em rotomoldagem, mas todos eles tem necessidades e características de fabricação em comum - precisam de moldes que podem custar bastante, e claro ainda merece citar que a qualidade final da peça é decorrente da qualidade do molde, e o executor desses moldes deve ser capaz de gerar peças perfeitas, e essse tipo de profissional não tenho visto com muita frequencia não.

Sugiro que estude bem os processos de fabricação que existem e tente avaliar quais os reais investimentos de fazer este tipo de produto, pois o pouco que sei está descrito acima, e talvez (provavelmente) há outros métodos mais modernos ou alternativos e que gerem peças de qualidade.

Fabio,

A pergunta óbvia e que não poderia falta é: Quais são esses métodos  ???

Agora vc quase me matou de curiosidade, ontem fiquei pensando o dia inteiro e a coisa mais próxima que consegui imaginar seria como eles moldam o acrílico, esquentar uma placa de plástico numa estufa e quando ela estiver bem maleável e quente colocar sobre o molde e prensar, da mesma forma como se moldam letras em acrílico, só que não consegui antever o resultado.

Quais seriam os outros métodos ???


abs
Obrigado

 

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