Autor Tópico: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?  (Lida 62876 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #120 Online: 27 de Março de 2009, 18:43 »
A planilha não é somente para um determinado diametro de queimador, ela é genérica para esse tipo em particular de queimador (Auto Aspirado). O que é importante saber são os parametros que estão fora de nosso alcançe, por exemplo saber qual seria o Coeficiente de Descarga do orificio de saída do gás que varia entre 0,65 a 0,7 para um determinado tipo de orificio.
Álvaro,
só pra desmistificar a coisa.
A planilha é só um cálculo de placa de orifício - que basicamente só tem a ver com o diâmetro das seções, algumas características do fluido e pressões. Este é um assunto bastante batido, faz parte de qq disciplina de mecânica dos fluidos. Tabelas dos coeficientes dos orifícios se encontram em qq lugar, como aqui:
http://www.jegasho.net/rotron%20pages/orifice%20flow%20calculation.htm
Com estes dados básicos e uma fórmula pronta, calcula-se o fluxo através do orifício.
Com o fluxo em mãos, o cara colocou a proporção estequiométrica para GLP, calculando o volume de ar (isso independe de tipo de queimador, soprado ou não), e os outros dados (BTU etc).
Claro que é louvável o cara ter disponibilizado este trabalho e é um excelente ponto de partida, mas ela parece dar valores meio altos (uns 50%). É uma planilha teórica, em que alguém colocou a fórmula de um livro ali; e não um trabalho experimental.

Além disso, na questão do gás:
Um botijão de gás contém gás liquefeito e uma pequena parcela (em massa) na forma gasosa. À medida que o gás vai sendo consumido, uma quantidade correspondente de líquido precisa vaporizar. Só que neste processo, ele absorve calor, resfriando o botijão - e diminuindo a taxa de vaporização. Assim, existe uma taxa máxima de "fornecimento de gás" para cada tipo de botijão e temperatura ambiente. O P13 (convencional caseiro) fornece 0,6kg de gás por hora a 20 graus C. Multiplicando pelo poder calorífico, isso dá pouco mais de 30 mil BTU - independeno o tipo, forma ou cor do queimador. Como nossas temperaturas ambientes são frequentemente mais altas e o uso não precisa ser contínuo (coisa de meia hora), dá pra esperar extrair um pouco mais. Mas não muito.
Ou seja, querer pensar acima de 50 mil BTU exige que vc trabalhe com baterias de botijões ou botijões maiores (o P45, por exemplo, vaporiza 1kg por hora, atendendo um pouco mais do que os 50 mil BTU).
Mesmo que faça questão da temperatura externa máxima de 60 ou 70 graus, trabalhe com 40 mil BTU pra estimar o isolamento que vc vai estar bem próximo (com uma folguinha)...

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #121 Online: 27 de Março de 2009, 21:49 »
Ivan,

Se eu fizer um cadinho com um tubo galvanizado, teria algum problema para fundir alumínio?


Grato

Edson S.Garcia



Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #122 Online: 27 de Março de 2009, 23:35 »
Não tem problema não, mas é bom "queimar" ele pra evaporar todo o Zinco. Deixe aquecer bem até ficar amarelo, e fique longe. Aí ele fica "desgalvanizado" :).
Ou então (recomendo os 2) passe antes de usar a peça na lixa ou escova pra remover a maior parte do zinco.
O "vapor de zinco" é uma fumaça branca altamente irritante. A medicina diz que é inócua no longo prazo, mas no curto dá dor de cabeça e ardência no olho.

Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #123 Online: 28 de Março de 2009, 01:21 »
Ivan,

Grato pelas dicas.


Edson S.Garcia

Alvaro

  • Visitante
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #124 Online: 28 de Março de 2009, 07:39 »
Ivan;

A planilha foi o que eu tinha dito antes, seria somente um passo para iniciar algo que eu nunca tinha tentado fazer antes. Ou seja é somente um ponto de partida, ou uma referencia. Só mesmo na pratica é que vou saber como irá se comportar todos esses parametros.

No site do Ron Reil's existe uma dica para quem quer construir um forno e essa dica de construção *diz* que esse forno para poder derreter o aluminio precisa em média cerca de 450 BTUs por Polegada Cubica. Como no meu caso o forno vai ter em media 8x7 Pol ou pouco menos, vou precisar de cerca de 190 mil BTUs. Veja que essa quantidade de BTUs se refere ao local onde vai ficar o cadinho.

Tudo isso são valores teóricos, baseados em experiencias feitas anteriormente, so vou poder comprovar isso depois de montar o conjunto todo (queimador e o forno).

Uma duvida que tenho é a seguinte: Esses 450 BTUs/Pol Cub. a que o Ron Reils se refere talves seja para aqueles fornos em que vc consegue derreter o aluminio em curto espaço de tempo, no meu caso que vou somente derreter 3kg, talvez esse valor esteja acima do que vou precisar. O ideal seria fazer um calculo baseado no MATERIAL que vai ser derretido e não da AREA onde ele vai ser derretido, o que vc acha ? Seria preferivel derreter o material em 20 minutos gastando bem menos o gás, do que derreter em 10 minutos com um gasto muito maior. Esse é o X da questão que somente a pratica irá mostrar. Na faixa de operação entre 15 a 17 PSI ainda não sei qual seria a duração de um P-13, vc tem ideia ??? Acho que tambem vai depender do diametro do furo certo? Esse furo vai ser (esta sendo) de 1mm.

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #125 Online: 28 de Março de 2009, 09:56 »
Alvaro,
se eu vi no mesmo lugar, o que ele fala é:
You will need at least 450 BTUs per cubic inch of forge chamber volume if your forge is going to be able to forge-weld
Ou seja, está falando de uma forja e de seu uso para soldar aço. São coisas bem diferentes, por vários motivos:
- Pra fazer isso, tem que aquecer até amarelo brilhante ou mais (temperaturas da ordem de 1000 graus C ou superiores);
- Tem que fazer isso com certa agilidade, pois o sujeito vai querer colocar as barras, aquecer, soldar no malho, dobrar, aquecer de novo etc. - são operações repetitivas, se não for rápida o sujeito vai passar o dia todo pra brincar de Hattori Hanzo;
- O desenho da forja é diferente, normalmente (internamente) um cilindro delgado; dando uma razão material/volume mais alta do que em uma fornalha pra fundir.

Pra calcular a vazão, use uma dessas calculadoras de placa de orifício. Por exemplo, naquela que passei. É bem simples, despreza viscosidade, temperatura e outras coisas, e dá um resultado alto para o caso em questão, mas ainda assim mais baixo do que a planilha.
http://www.efunda.com/formulae/fluids/calc_orifice_flowmeter.cfm#calc
em Di coloque o diametro interno do tubo de cobre; em Do o diametro do furo (0.1cm - cuidado com as unidades), no deltaP 15psi, na densidade 1.8kg/m3, no coeficiente de fluxo 0.6 (pois é só um furo na parede do tubo, certo?).
O volumetric flowrate vai dar algo em torno de 0.39 pé cúbico/minuto = 24 pé cúbico/hora
Como cada pé cúbico de GLP dá uns 2400BTU, isso vai dar coisa de 55mil BTU/hora.
No outro campo do resultado, está a vazão mássica em kg/s. Multiplique por 3600 e vc vai ter 1,2kg/h. Como o P13 tem 13kg, dá umas 10 horas de uso.
Mas insisto que o problema não é duração, e sim capacidade de vaporização. Mesmo com este queimador, operar ele no máximo (se conseguir puxar ar para isso) já vai dar problemas na geração de gás com um P13.

Todos os números acima nada têm a ver com o tipo de queimador. Somente com características do gás, do orifício e pressões envolvidas. O queimador entra daí pra frente, em como fornecer o ar necessário à mistura, a quais velocidades e características de escoamento e o escambau; esta é a parte complicada (que só a experimentação vai responder).

E sempre vale olhar por outro ângulo:
a minha usa um botijão P13. Logo, não produz mais do que 40 mil BTU/hora. E tem dimensões semelhantes à sua. E derrete 5kg de alumínio em meia hora. Ou seja, 40 mil BTU/hora são suficientes para derreter seus 3kg em tempo curto. :)

Alvaro

  • Visitante
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #126 Online: 28 de Março de 2009, 11:14 »
Ivan;

Exatamente isso...., foi baseado nesse cálculo é que cheguei nos 190 mil BTUs aprox., mas foi o que eu disse, talvéz essa quantia seja muito superior à aquela que vou precisar. Na verdade eu só fiz esse cálculo usando a planilha em excel para se ter uma idéia se esse queimador que estou fazendo alcançaria esse valor tão alto ou iria precisar de 2 queimadores, lembra que chegamos a comentar isso antes ?. Por outro lado Ivan, o queimador vai funcionar como um tubo de venturi, isso também vai dar resultados diferentes daqueles que estamos calculando. Eu tinha que ter um parametro inicial para poder começar a pensar em quais problemas eu iria enfrentar, ou seja, se for entrar em uma mata desconhecida, saiba quais os perigos vc pode enfrentar.
Hoje achei a mangueira especial para GLP, comprei um pedaço de 2mts para começar a montar o queimador, infelizmente na minha casa só temos o gás natural com a linha abaixo de 1 PSI, nem dá para pensar em usar. Vou esperar o outro amigo trazer um botijão de GLP para fazer funcionar a *coisa*, ainda estou procurando um pedaço de chapa de inox para fazer o bocal do queimador, sem ele não funciona, ou melhor dizendo, não *segura* a chama, se não achar vou usar outro material para pelo menos poder verificar o funcionamento.
Vou colocando na medida do possivel os resultados obtidos e fotos.

Abração

Alvaro




Offline mulapreta

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #127 Online: 28 de Março de 2009, 20:57 »
Depois de ler tanto assunto técnico sem entender muita coisa (acho que muita gente tb. não entendeu e nem é necessário entender mesmo), venho postar mais uma "idéia" para meu próximo forno.

Meu primeiro forno está muito bom, mas aprendi algumas coisas que só acontecem quando se está usando.

O forninho se comporta muito bem, mas para esquentar e acender o óleo, faz uma fumaceira e fogaréu muito forte, e em São Paulo, há muito problema com vizinhos.

Então resolvi refazer meu forninho utilizando gás para esquentar e óleo para fundir o alumínio. Tenho um maçarico velho que vou aproveitar.
Pensava em retirar todo material refratário do balde do meu forninho e refazer tomando o cuidado de deixá-lo mais redondo no centro. Então, passando em um ferro velho procurando um tubo de 5,1/2" para meu cadinho (não tinha nenhum), mas vi em um canto um tamborzinho que seria ótimo para um forninho.

Comprei imediatamente, Também, pagando só R$ 5,00 qualquer um comprava. Esse tambor tem duas saliências no corpo ideal para resolver o maior problema do meu forninho que é a fuligem e até pequenos pedaços de carvão incandescente que saem da fresta entre a tampa e o forninho.

Conforme o desenho abaixo, cortarei o  tambor de forma que uma das saliências fique na tampa e encaixe no forno, tapando-o e evitando sair materiais incandescente pelo lado do forno.

Abaixo estão fotos do tambor e desenho do forno.

Acho que em uma semana termino



Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #128 Online: 29 de Março de 2009, 10:35 »
Depois de ler tanto assunto técnico sem entender muita coisa (acho que muita gente tb. não entendeu e nem é necessário entender mesmo)
Edson,
não desmereça a discussão acima.
Após árduo exame da teoria concluímos que deve ser possível fundir alumínio em um forninho alimentado por um botijão caseiro. :)

Em breve: "O sexo dos anjos e o escoamento turbulento em queimadores auto-aspirados". :)
E tbm: "Tonalismo vs. modalismo nos caminhões de gás: comparações entre Für Elise e a musiquinha alien da Ultragaz, e seus efeitos sobre os nervos e o poder calorífico do GLP". :)


Sobre a fuligem, não dava pra prender uma aba externa de chapa ao redor da tampa do forninho antigo? (uma "saia")
O que vc está usando para fazer os moldes?

A propósito, alguém daqui que funde usa alguma coisa pra remover gases e escorificar? Dá alguma diferença ou é frescura? Se presta, onde encontrar?

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #129 Online: 29 de Março de 2009, 10:51 »
Ivan,

Não sei se em aluminio ou zinco há a necessidade de remoção de gases como no aço, mas com certeza nestes materiais há formação de escória e deve ser removida sim...

Do pouco que me recordo, durante a fusão de aluminio ocorre um tanto de escória porque normalmente não usamos ambiente isento de oxigênio, então boa parte dessa escória é devido à oxidação, e deve ser removida ou minimizada através de aditivos para ajudar na flotação (*borax se me lembro, mas posso estar enganado).

Não sei o zinco, mas com certeza ele oxidará também.

Com relação ao conteúdo técnico, peço que continuem suas pesquisas e de preferência com uma boa dose de teoria e embasamento técnico sim.

Penso que é dessa forma que se formam excelentes técnicos e trabalhos de qualidade.
« Última modificação: 29 de Março de 2009, 10:53 por fgilii »

Alvaro

  • Visitante
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #130 Online: 29 de Março de 2009, 11:00 »
Depois de ler tanto assunto técnico sem entender muita coisa (acho que muita gente tb. não entendeu e nem é necessário entender mesmo)
Edson,
não desmereça a discussão acima.
Após árduo exame da teoria concluímos que deve ser possível fundir alumínio em um forninho alimentado por um botijão caseiro. :)


Rsrsrs....aliás achei isso espetacular. :) e quem vai gostar disso é o fornecedor do gás.

Ainda não fiz os testes, pois como disse, não tenho aqui o GLP, somente o Gás Natural; Como a pessoa que esta fazendo esses experimentos comigo só pode vir nos finais de semana vou ter que aguardar mais alguns dias, até lá preciso arrumar um pedaço de chapa para fazer a saída do queimador.
Outra alternativa para baixar o consumo do gás, seria fazer como a que vc fez Ivan, usar um soprador (ventoinha). Mas antes disso precisamos verificar o funcionamento desse modelo de queimador (auto aspirado), quem sabe modificando a abertura da saída do gás poderemos ter algum bom resultado, aumentado a abertura de entrada do ar também é uma possibilidade que vai ser feita. Os próximos capitulos estão por vir, aguardem. :)

Offline Ivan

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 723
  • Sexo: Masculino
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #131 Online: 29 de Março de 2009, 11:57 »
Gilii,
eu uso só uma escumadeira pra tirar a "nata" que fica em cima. Dá pra ver aqui atrás do molde na foto. Minha dúvida é se ficam impurezas abaixo da superfície (apesar de todo o conteudo fora essa nata aparentar ser homogêneo e brilhante).

Offline F.Gilii

  • Administrador
  • CNCMASTER
  • *******
  • Posts: 13796
  • Sexo: Masculino
  • Consultoria, Automação e Construção de Máquinas
  • Cidade - UF: Atibaia - SP
  • Nome:: Fabio Gilii
  • Profissão: Tec. Mecanica de Precisão
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #132 Online: 29 de Março de 2009, 12:00 »
Ivan,

Sei que há um produto que se coloca na fusão para ajudar na separação das impurezas, mas não me lembro mais o que é - estou com a impressão de ser borax, mas não confirmo...

Offline YRD

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1065
  • Sexo: Masculino
  • MechMate #17
  • Cidade - UF: Brasília - DF - Brasil
  • Nome:: Yuri - Mechmate #17
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #133 Online: 29 de Março de 2009, 12:04 »
não desmereça a discussão acima.
Continue nivelando por cima que nós corremos atrás  ;) ;D 8)

Offline RAranda

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2520
  • Sexo: Masculino
Re: Zinco fundido, alguém sabe um algo sobre isso?
« Resposta #134 Online: 29 de Março de 2009, 12:51 »
Lembro que eu usava borax para fundir prata, isso quando eu fiz um curso de joalheria.

Quem tem essa informação em particular é o amigo Rudy, pois, visitei uma empresa com ele, e ele adquiriu vários sais para essa finalidade e outras (limpeza, vicosidade, oxidação, etc.).

Mas já ha algum tempo ele não posta nada por aqui, mas tem um tópico criado por ele que dá todas essas dicas.

Alguns usam até sal de cozinha para aglutinar essa escória, mas não é o recomendado, existem sais próprios para essa finalidade.

Vou ver se encontro algo em meus "alfarrábios" e posto se achar.

Grande abraço.

Rubens   

 

/** * */