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MECÂNICA => Mecanica de precisão => Tópico iniciado por: fcanesin em 19 de Janeiro de 2007, 10:35
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Pessoal,
Tenho dúvidas em relação aos tipos de acoplamentos entre os motores
de passo e os fusos.
Tenho visto as pessoas usarem a famosa "manguerinha" mas acho uma solução muito "sem-vergonha".
Nem sempre é possível criar um alinhamento perfeito entre fuso e eixo e por isso é interessante ter um acoplamento adequado.
Sei que é possível trabalhar com correias mas deve existir alguma outra alternativa para isso.
Um abraço,
Fernando.
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Amigo...
Existem acopladores elasticos, precisos e tudo, porem o que leva a utilização da famosa "magueirinha" é que ela premite uma fexibilidade em conjuntos com pouca precisa, que é geralmente o caso de CNC´s feitas nas coxas como a minha primeira CNC, eu peguei um acoplador feito em aluminio emprestado de um amigo e minha maquina sequer conseguiu mover o eixo devido a "folga" que tinha no conjunto, pois estava "descentrado"... acopladores elasticos, para se comprar, custam acima dos 130 reais cada!... tem um tópico se nao me engano somente sobre isso no forum sujiro que de uma busca, lá tem muita informação sobre acoplamentos!!!
abraços.
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Fcanesin,
Acho que o maior problema é encontrar um acoplamento que mais se adapte à sua necessidade...
Existem diversos desenhos, e cada um tem uma característica dirferente, uns melhores em alinhamento axial e outros melhores em alinhamento radial...
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Fabio, meu problema é alinhamento axial.
Estava vendo um CNC que você fez e até postou algumas fotos,
um feito com estruturas de alumínio. Meu projeto é semelhante
aquele.
Fernando.
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Fcanesin,
Sim - esquecí de mencionar que ainda há o desalinhamento angular...
Por exemplo, naquela máquina que eu fiz, o acoplamento, que também foi feito por mim é bom para desalinhamentos angulares leves, mas não tão bom para desalinhamentos axiais e radiais - ele só aceita variações muito pequenas nesses dois quesitos...
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Obrigado pelas sugestões. Pelo jeito vai ter que ser a "mangueirinha" mesmo.
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Fcanesin,
Sabe que a "mangueirinha" pode parecer uma solução "meia boca", mas resolve muito bem os problemas...
Tenho uma máquina aqui em casa com elass a mais de um anos sem problemas...
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Alguém sabe se fazendo redução tem perigo de dar folga e perder precisão? com a elasticidade da correia, tipo correia e polia dentadas? Existe backlash em polias com correias? mesmo se esticar? qual a maneira correta de se acoplar motor de passo usando polias e correias, qual tipo deve ser usado?
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Brenk,
Se for usar correias dentadas, procure as correias com alma de fios de aço.
Tem praticamente "zero" de elasticidade...
Uso dessas correias em máquinas de grande porte sem problema nenhum...
O ideal é fazer um arranjo que tenha uma polia esticadora prevista...
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Fábio,
Será que é mais negocio polia e correias ou acoplamento desses zero folga...? Pq tbm não vai fazer sentido usar um fuso de esferas e deixar um monte de outras folgas pela maquina neh....
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Brenk,
Posso estar errado, mas eu acho que as folgas são provenientes de outros lugares que não de um conjunto polias-correia...
Se bem istalado um conjunto de polias e correia não apresenta folgas, mas não elimina a folga por exemplo entre uma porca e seu fuso...
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Grande Fábio, olha eu aqui de volta.... estou quase na fase de acoplar os motores na minha criatura, no entanto gostaria de saber como vc fez para adaptar a mangueira (na sua primeira máquina) em dois diâmetros diferentes (fuso e eixo motor). Outra dúvida é no fuso que fica na vertical e faz subir e descer o spindle, esse acoplamento de mangueira resiste a esse esforço?
um abraço,
Beto.
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Beto,
Para experimentar, use uma mangueira de alta pressão, dessas usadas em compressores de ar comprimido...
Pode prender a mangueira no fuso e no eixo usando braçadeiras...
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Pessoal
Estava pesquisando no google por motores eberle, pois quero trocar o do meu torninho e encontrei este link.
http://www.vorax.com.br/biblioteca/catalogos.htm
Aqui tem, além do catálogo da Eberle, uns cátálogos de acopladores (TBWOODS e HELICAL), Variadores eletromagnéticos e conversores de frequência.
Achei interessante os acoplamentos da Helical.
Abraços
Altair Guimarães
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Quanto ao preço de acopladores elástico, acho que o Reinaldo viu o preço errado (ou viu o preço onde Ministros, deputados governadores etc...pesquisam) nós temos alguns modelos que custam R$ 40,00. Talvez o Reinaldo esteja se referindo a acopladores de tamanho muito superior ao que é necessário. Mas uma pesquisa de preços muitas vezes nos fazem mudar de idéia.
Para o acoplamento fuso/motor eu estou usando engrenagens, já aproveito uma redução e não estou tendo problemas.
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Cientista,
Poderia nos dizer que tipo de engrenagens você está usando?
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Cientista,
Poderia nos dizer que tipo de engrenagens você está usando?
Fábio
Estou usando engrenagens que tirei de uma impressora, são de nylon (pelo menos eu acho que é), a redução que tenho é de 2,5 vezes. São duas engrenagens de dente bem pequeno, a distancia entre as pontas de dois dentes é de 1,2mm.
Não tenho nenhuma foto, nem camera digital, só as filme mesmo (algum dia eu ainda troco meu celular por um daqueles aparelhinos que batem foto, tocam música, serve de agenda etc... e que de quebra pode ser usado como telefone) , mas vou dar um jeito de tirar uma foto para postar aqui.
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Cientista 13, eu tenho um motor com eixo de aprox. 6 mm e um fuso de 12mm. Onde posso conseguir esse acoplamento de R$ 40,00? Daria pra vc explicar melhor o uso das engrenagens ( se possível postar uma foto)
abraço,
Beto.
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Por enquanto esta esta sendo a melhor opção de acoplamento elastico com materias simples...ja tentei mangueira direto no eixo e não ficou legal e dava muita torção, tentei acoplamento rigido com coxim de borracha na base do motor, mas o parafuso que prende o eixo se soltava ai "criei" este das fotos e parece que esta indo bem até agora, com quase nada de torção e parafuso em 90 grasus nas 2 pontas de eixo e a polia dentada ajuda a mangueira não escorregar.
um abraço
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Jvfc,
Eu também gosto muito desta solução, que na minha opinião é o melhor acoplamento BBB.
Além deste, eu gosto também do " acoplamento" por correia que permite a combinação de polias, aproveitamento de rendimento do motor, posicionamento do motor ( interno, externo), redução, etc.
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Pessoal algumas fotos de modelos de acoplamentos que vi pela net.
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Tem um que achei também:
(http://www.hobbycnc.com.br/principal/images/stories/produtos/a2.jpg)
Produto:
http://www.hobbycnc.com.br/principal/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=30 (http://www.hobbycnc.com.br/principal/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=30)
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Pessoal algumas fotos de modelos de acoplamentos que vi pela net.
Apenas curiosidade
o acoplamento da askoppeling é o mesmo que era (ou ainda é) utilizado em alguns rádios de automóvel para o eixo da sintonia, em que o eixo do variavel e o eixo do botão ficavam desalinhados em mais de 5mm.
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Cientista,
Mas será que este acoplamento suportaria os esforços que são normalmente submetidos quando montados nos motores que normalmente usamos?
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Aqueles que se encontram em rádios antigos eu tenho certeza que não, devido a vários fatores, mas o principio é que é interessante pois o desalinhamento pode ser grande.
Considerando um desalinhamento pequeno e se for bem construido o acoplamento funciona perfeitamente.
Dependendo do material utilizado, o esforço que suporta pode ser muito mais que o suficiente.
Aqueles de rádios antigos eram feitos de Nylon, mas com folga muito grande para utilizar numa das nossas máquinas.
Mas um acoplamento sem folga (ou pelo menos aceitável), até que não é dificil de ser construido em casa mesmo.
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Cientista,
Tem como postar um desenho do suspeito?
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Trabalho com maquinas de corte automaticas... Elas tem fusos, guias lineares e tudo mais que gostariamos de ter em casa... Em relaçao aos acoplamentos utilizados sao sempre os deste tipo da foto que o fsemonetti nos postou, entao creio que seja uma das melhores alternativas de utilizaçao para nos, e se formos ver, nao e tao dificil de faze-lo, e so minha opniao..
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Eu encontrei estes acoplamentos, entre eles aquele adquirido e utilizado pelo colega heliaum:
http://www.aciobras.com.br/
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Cientista,
Tem como postar um desenho do suspeito?
Nem precisa desenho. O Acruwer postou fotos. A diferença deles é que a parte do meio de um é macho e o outro é femea.
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(http://www.hobbycnc.com.br/principal/images/stories/produtos/a2.jpg)
Acho vale o alerta: encontrei este tipo "pessoalmente" numa loja e percebi a existência de uma enorme folga.
É bom se manterem alertas.
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Oi pessoal!!!
Eu gosto muito do sistema de polia/correia no acoplamento, principalmente da possibilidade de podermos mudar a relação das polias, alterando o passo por giro de motor.
Gostaria de saber se alguém já usa, e onde comprou, pois gostaria de fazer umas cotações, e principalmente os tamanhos das polias e correias para adicionar esta parte ao meu projeto...
Obrigado!!!!
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rafaturbonh,
tem alguma coisa neste site http://www.mercadobr.com.br/tekkno/, nunca comprei nada deles, mas la tem bastante coisas para utilizarmos nas cncs..ate mais!!
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Olá Acruwer!!!!! (vizinho!!! :))
Obrigado pelo link, mas não achei nada do q preciso lá :(.... Tem um conjunto de sincronismo, mas é bem restrito quanto aos recursos de troca de relação de polias....
Vou continuar procurando!!! Abraços!!!! ;D
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Olá Acruwer!!!!! (vizinho!!! :))
Obrigado pelo link, mas não achei nada do q preciso lá :(.... Tem um conjunto de sincronismo, mas é bem restrito quanto aos recursos de troca de relação de polias....
Vou continuar procurando!!! Abraços!!!! ;D
Não lembro que foi, mas este tipo de polia e correia foi comprado em loja de maquina de costura (Singer)
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Oi pessoal!!!
Eu gosto muito do sistema de polia/correia no acoplamento, principalmente da possibilidade de podermos mudar a relação das polias, alterando o passo por giro de motor.
Gostaria de saber se alguém já usa, e onde comprou, pois gostaria de fazer umas cotações, e principalmente os tamanhos das polias e correias para adicionar esta parte ao meu projeto...
Obrigado!!!!
Caro Rafa segue local onde pode comprar todo o tipo de correia e polia.
Empresa chamada Correias Schineider ltda o site e www.correias.com.br telefone (011)3326-3955 o legal e que eles tem tudo em estoque e se você for no balcão já sai com o material embaixo do braço, eles tem correias fechadas e também vendem por metro muita variedade.
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Carlos!!! Muito obrigado!!! Muito completa a linha de produtos deles, gostei muito!!! Espero q não custe muito $$$$... :P
Bahhhhh Tchê.....Pena q o balcão deles está muito longe de mim...hehehe.... Com certeza vou me virar com esses catálogos, pois quero saber quais dimensões q posso contar e, desenhar tudo certinho no projeto, pra não ter surpresas depois...
Abração!!!
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tá complicado, perguntei sobre os spinflex da aciobras e eles tem backslash.
A propria aciobrás nao garante 0 de backslash nos spinflex e me passou a cotação dos acoplamentos da KTR - rotex:
03 ACOPLAMENTOS ROTEX-KTR, GS-14 AL - CUBO BRUTO - 98SH A - FIXAÇÃO POR CHAVETA OU PARAFUSO.
PREÇO UNITÁRIO: R$ 100,00
EM ALTERNATIVA:
03 ACOPLAMENTOS ROTEX-KTR, GS-14 AL - CUBO 2.0 - 98 SH A - FIXAÇÃO TIPO GRAMPO
PREÇO UNITÁRIO: R$ 170,00
ICMS: 18% - INCLUSO
IPI: ISENTO
PRAZO DE ENTREGA: IMEDIATO
COND. DE PAG.: 28 D.D.LIQ.
achei muito caro, estou pensando seriamente nas polias com correias principalemnte pela possibilidade de alteração na relação de acionamento
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Eu usei um acoplador de 50mm de ferro fundido que é usado em maquinas maiores, paguei R$ 25,00 cada.
Achei uma bagatela e estou muito contente com eles.
Eu cheguei a comprar um que parece uma sanfona de aluminio, paguei R$ 138,00, não durou uma semana, abriu no meio.
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Senhores;
Estive pensando no assunto acoplamento, que a muito me incomoda, para uma tração um pouco maior, para motores acima de 1 Nm e gostaria de opiniões sobre estes desenhos abaixo.
As peças vermelhas devem ser usinadas, uma para o fuso e uma para o motor, que são fixas com parafusos transversais.
As duas peças são unidas por uma simples mangueira cortada no meio (em amarelo), longitudinalmente e presa nas peças com uma abraçadeira (verde).
O que acham? será que funciona?
Usamos uns acoplamentos deste tipo mas com materiais especiais e caros pra baralho.
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Roque,
Mas esse acoplamento vai ser usado em coisa de prescisão? servo ou motor de passo... e em fuso de esferas?
Essa parte amarela seria feita de mangueira? Não sei se entendi muito mas a mangueira seria cortada no comprimento entao?
Me parece uma solução boa, parece até aqueles acoplamentos que tem tipo um toroide de borracha entre as flanges... mas tem que ver se vai ser coisa é de prescisão pois a mangueira tem uma flexibilidade. Não que eu ouse a comparar o seu nivel de maquina com as feitas em casa mas nessas cncs feito em casa msm dá pra notar a flexibilidade da mangueira, se vc trava o fuso e gira só o motor vc vé que tem e um bocado....
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Brenck;
Você entendeu sim. A mangueira usada neste sentido terá flexibilidade para absorver o desalinhamento entre os eixos, porém a flexibilidade de torção não será grande pois será preciso torcê-la longitudinalmente que não será fácil.
O que acha?
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Acho a ideia muito boa!
O motor está muito desalinhado? Sabe quanto?
De qualquer jeito esse acoplamento não vai sair caro pra produzir, ainda mais que vc disponibiliza de todo maquinario.... Faz um de prototipo e vê.... Acho que o que deve mais ficar atento é ver se a abraçadeira de prender a mangueira vai estar prendendo bem firme, pra evitar tanto as vibrações quanto tbm algum acidente se ela soltar e sair vooando...
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Brenck;
Não uso este tipo de acoplamento (nem posso).
Apenas estou abrindo a idéia para utilizarmos em máquinas de baixo custo. Pretendo usar algo parecido quando for fazer minha criatura.
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Senhores;
Estive pensando no assunto acoplamento.......
O que acham? será que funciona?
A idéia é boa, e também deve baratear um monte, se eu entendi direito são duas buchas, uma para o fuso e outra para o motor, duas abraçadeiras, um pedaço de mangueira e meia dúzia de parafusos. Se for somar tudo deve dar meia dúzia de reais.
quanto a flexibilidade (que não é a do rabo da lagartixa), vai depender da mangueira utilizada, talvez um pedaço de E.V.A., que é utilizado para fazer sola de tenis, seja até melhor que mangueira.
Usamos uns acoplamentos deste tipo mas com materiais especiais e caros pra baralho.
o baralho é daqueles de jogar quatrilho?
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Pessoal, eu pessoalmente tenho preferencia por este acoplamento aqui, pois acho que ele pode ter um maior desnivelamento do motor em relaçao ao eixo e possui uma excelente precisao... Este tipo de acoplamento sao utilizados nas maquinas da empresa onde trabalho, e nunca deram problemas...Ai vai a foto..
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Olá Lolata,
Quando puder, coloca uma foto deste acoplamento q vc está usando.
Pelo q entendi, parece ser destes estriados com uma estrela de borracha no meio.
Pessoal, este é uma ótima opção, R$ 25,00 e está "homologado" pelo Lolata (rs).
Valeu Lolata.
Diego
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Homologado por mim ? (heheheheheh), não me coloque em rolo.
Depois de apanhar bastante, tentando varia formas de fazer um acoplamento, gastar dinheiro comprando coisa errada, achei esses acooplamentos igual a um que foi indicado aqui no forum.
É um acoplamento de ferro fundido, usado em motores, o vendedor me disse que usam em bomba d´agua.
Resolvi fazer uma tentativa, com um custo baixo, o prejuiso é pouco.
Montei em minha maquina e resolveu meu problema, nessa parte, eu considero como assunto resolvido.
Paguei R$ 25,00 cada.
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Lolata,
Não esqueça de ligar o aspirador!
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Lolata,
Esse acoplamento o furo dele vem com qual diametro? Teve que colocar bucha no eixo do motor?
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Serrão;
olha a corneta, hehehehe, uma vez por semana eu dou um trato na maquina, hoje foi dia, mas acho que não limpei direito, pois a foto eu tirei depois da linpeza.
Brenck,
Esse acoplador vem sem furo.
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Homologado por mim ? (heheheheheh), não me coloque em rolo.
Depois de apanhar bastante, tentando varia formas de fazer um acoplamento, gastar dinheiro comprando coisa errada, achei esses acooplamentos igual a um que foi indicado aqui no forum.
É um acoplamento de ferro fundido, usado em motores, o vendedor me disse que usam em bomba d´agua.
Resolvi fazer uma tentativa, com um custo baixo, o prejuiso é pouco.
Montei em minha maquina e resolveu meu problema, nessa parte, eu considero como assunto resolvido.
Paguei R$ 25,00 cada.
Ele vai acompanhar o kit em MDF ? Onde tem pra vender ? tem site do fabricante ?
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Esse acoplador eu comprei em uma loja de rolametos aqui na minha cidade, nem reparei se tinha marca.
O Kit ainda está aguardando a chegada dos mancais, vamos aguardar mais um pouco.
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Lolata,
Não que eu vá comprar o kit ( não desmereçendo seu kit claro, achei incrivel e muito legal, mas é que eu já tenho uma maquina né...)
Mas pelo sucesso que ele está fazendo é melhor vc ligar direto no fabricante das roçadeiras e pedir uns 120 mancais.... só pra começar hahahaha :P
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Brenck;
Obrigado pela confiança, tambem queria ter essa certesa, mas quanto aos mancais é meio complicado.
Eu entrei no site, peguei os dados de um distribuido, mandei um e-mail p/ ele e me indicaram varias lojas que trabalham com esse produto na região.
Fui atras deles e consegui somente 2 peças, em todos eu tinha que fazer o pedido e esse demora 30 dias, os dois que eu comprei eu paguei R$ 9,50 cada, mas em outra loja o cara me disse que só tinha um usado e esse saia por R$ 18,00.
Eu liguei novamente p/ distribuidora p/ saber se eles não poderia me ajudar na agilidade da entrega desse produto, mas eles me disseram que o maximo que poderia fazer seria entrar em contato com a loja que eu estava comprando.
Eu deixei encomendado 30 peças, mas o cara disse que é meio dificil achar essa quantidade e ele queria saber onde eu iria usar essa quantidade.
Ainda eu encomendei as peças sem ter a certesa de que preço ele poderá me fazer (quero só ver).
Então meu projeto agora depende de conseguir ou não encontrar essas peças com bom preço.
Se alguem puder cotar na sua cidade essas peças, eu agradeço.
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Lolata,
Vou dar uma olhada nessas peças aqui em BH, se tiver alguma loja com preço bom e vendendo as pencas isso ae eu te aviso, a loja do meu pai fica em um lugar cheio de lojas de roçadeira, cortador de grama e serra eletricas etc... Ai eu do uma olhada pra vc, e até para mim pois é uma peçinha muito util considerando o formato dela.
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Blenck.
Ontem eu corri atras desses "mancais" e descobri que um primo do vizinho da empregada do sobrinho de amigo do padre da paroquia da cidade de um amigo meu, vende esse material em Jaragua do Sul / SC, consegui o telefone dele, liguei hoje e o cidadão me disse que consegue a quantidade que eu quizer de um dia p/ outro.
Agora em estou aguardando chegar meu pedido aqui na minha cidade, talvez chegue essa semana.
Só o fato de saber que eu consigo esse material a hora que quizer já me deixa mais tranquilo.
Um Abraço.
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Ah então se ele vende com certeza é mais barato que aqui, o lugar que liguei aki custa 12 dinheiros.... Mas foi só um lugar.
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Pessoal,
Eu não conheço a empresa, mas achei os preços interessantes, então vai a dica:
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cat=hkhbXh19`Xgli&cdgc=glgYca08/Vil&sid=m2pemprieoesr6oien8p0dqda3-1190055080
Obs.: Eu não sei porque o endereço acima saiu com a quebra, mas se vocês copiarem ele completo e colarem, a página abrirá corretamente.
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Eita Serrão... tá achando os canais hein... do motor de passo e agora esse....
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Pessoal,
Eu não conheço a empresa, mas achei os preços interessantes, então vai a dica:
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cat=hkhbXh19`Xgli&cdgc=glgYca08/Vil&sid=m2pemprieoesr6oien8p0dqda3-1190055080
Obs.: Eu não sei porque o endereço acima saiu com a quebra, mas se vocês copiarem ele completo e colarem, a página abrirá corretamente.
Gostei desses de alumínio, alguém aqui conhece esse modelo , será que não tem folga ?
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=86594&cd=llgfcd8!/Tbcc&cat=hkheZa4!/Tjig&cdgc=glgYca08/Vil&sid=hmkoofmf1nhrugp6dppi0tadr5-1190154633
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Pessoal,
Eu não conheço a empresa, mas achei os preços interessantes, então vai a dica:
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cat=hkhbXh19`Xgli&cdgc=glgYca08/Vil&sid=m2pemprieoesr6oien8p0dqda3-1190055080
Obs.: Eu não sei porque o endereço acima saiu com a quebra, mas se vocês copiarem ele completo e colarem, a página abrirá corretamente.
Gostei desses de alumínio, alguém aqui conhece esse modelo , será que não tem folga ?
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=86594&cd=llgfcd8!/Tbcc&cat=hkheZa4!/Tjig&cdgc=glgYca08/Vil&sid=hmkoofmf1nhrugp6dppi0tadr5-1190154633
Pessoal estou pensando em adquirir esses acoplamentos de alumínio, alguém sabe me dizer se esse tipo possui folga ? (backlach)
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Ramede,
Este tipo de acolpamento pode ter alguma folga sim, mas é tão pequena que não representa nada em deslocamento linear...
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Ramede,
Este tipo de acolpamento pode ter alguma folga sim, mas é tão pequena que não representa nada em deslocamento linear...
Posso utiliza-los então para uma fresadora com fuso de barra roscada comum ?
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Ramede,
Acredito que não terá problemas...
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Ramede, você ja cotou o preço de cada?
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Acruwer,
Se você está perguntando do acoplamento tem o preço no site cara... 27 dinheiros...
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=lista_produtos&cat=hkheZa4!/Tjig&cdgc=glgYca08/Vil&sid=8lpj4gb1lcum5jmoslatqu9ha2-1190674834
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Ramede, você ja cotou o preço de cada?
Acruwer , como o Brenck falou ta no site com preços, e pelo jeito eles vendem ao consumidor pela internet mesmo poucas peças, a dica quem deu foi o Serrão.... Lá também tem aquele modelo que o Lolata usa...
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Pessoal
O único inconveniente que achei no acoplamento usado pelo Lolata é o tamanho, olhando o link postado pelo F2S encontrei um acoplamento de código GM-01 que é um pouco menor e custa o mesmo preço 15 pratas, encomendei 4 peças, vamos ver no que vai dar
Gilberto
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Pessoal, perguntei porque não estou conseguindo acessar aquele endereço, deve ser bloqueado aqui na faculdade... Mas mesmo assim obrigado pela informação, vou tentar entrar em casa final de semana.. Obrigado!!
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Ola a todos!
tenho uma durvida:se uma fresa atolar quando estiver realizando uma tarefa
o acoplamento é capaz de desacoplar pra não quebrar a ferramenta?
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No meu caso posso dizer que a fresa (fina) sempre quebra, com a fresa grossa (1/4 ou mais) faz uma lenha na peça que estou cortando/fresando.
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No meu caso posso dizer que a fresa (fina) sempre quebra, com a fresa grossa (1/4 ou mais) faz uma lenha na peça que estou cortando/fresando.
É, no caso do eixo z perder passos a coisa complica
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Landa,
Vc quebrou fresas usinando em MDF? Aqui só quebrei com aluminio uma vez mas era de 1/16... acho e teve uma vez que a de 1/8 atolou no mdf também mas ela não quebrou não... virou lenha tambem hehehe...
Se bem que tem que ver a força dos motores de passo né... pois vai que tem um motor de 100kg no eixo e a fresa agarra ai acho que até uma de 1/2'' quebraria haha...
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Gustavo,
Quebrei já duas fresas de 0.8mm tentando cortar MDF de 5mm, uma das vezes a peça soltou e fez uma festa... a outra estava cortando muito rápido.
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Ramede, eu ainda nao consegui acessar aquele endereço dos acoplamentos.... a empresa tem algum nome para mim dar uma procurada de outra forma? Obrigado
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Ramede, eu ainda nao consegui acessar aquele endereço dos acoplamentos.... a empresa tem algum nome para mim dar uma procurada de outra forma? Obrigado
Tenta aqui http://www.dagross.com.br/
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Obrigado!!
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Pessoal
O único inconveniente que achei no acoplamento usado pelo Lolata é o tamanho, olhando o link postado pelo F2S encontrei um acoplamento de código GM-01 que é um pouco menor e custa o mesmo preço 15 pratas, encomendei 4 peças, vamos ver no que vai dar
Gilberto
Oi Gilberto,
Fiquei com umas dúvidas, você poderia me responder algumas perguntas?
Você usou esses acoplamentos na sua máquina (GM-01) ?
Você recomenda?
Qual o Material do acoplamento?
foi dificil fazer os furos do eixo no lugar certo, vc pode dizer o que usou pra furar? torno, furadeira de mão, furadeira de bancada?
Como é fixado o eixo no acoplamento?
Tem alguma folga na transmissão?
Obrigado.
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Plancton
usei esses acoplamentos na minha máquina, são bons não tem folga, não recomendo furar com furadeira qualquer desalinhamento nos furos vai causar vibração na cnc
mandei fazer a furação em um bom torneiro o material é ferro fundido, usei parafusos allen comprados em loja de parafusos, se vc olhar no meu tópico em projetos de usuários tem foto dos acoplamentos
Gilberto
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Gilberto,
Desculpa mais essa pergunta (de iniciante por sinal), mas é só o que falta pra eu finalizar esse assunto.
É sobre o parafuso que atravessa o acoplamento, ele prende o eixo do motor e o fuso somente pela pressão ou tem algum rasgo ou furo nos eixos pra travar?
Obrigado.
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Homologado por mim ? (heheheheheh), não me coloque em rolo.
Depois de apanhar bastante, tentando varia formas de fazer um acoplamento, gastar dinheiro comprando coisa errada, achei esses acooplamentos igual a um que foi indicado aqui no forum.
É um acoplamento de ferro fundido, usado em motores, o vendedor me disse que usam em bomba d´agua.
Resolvi fazer uma tentativa, com um custo baixo, o prejuiso é pouco.
Montei em minha maquina e resolveu meu problema, nessa parte, eu considero como assunto resolvido.
Paguei R$ 25,00 cada.
Lolota,
Onde você comprou este acoplamento?
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Ivan;
Esses acopladores eu comprei aqui na minha cidade, mas depois disso achei na Net mais em conta.
http://www.aciobras.com.br/html/acoplamento_elastico_eflex.htm
E garanto que são muito bons.
Um Abraço.
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Lolota,
Obrigado vou ver :D
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Lolata..
esse ai é o acoplamento de 25 dinheiros?
é bom mesmo?? mangueira não rola mais... dá uma folda da peste
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Fabio;
O bicho é bom mesmo, não tem folga e é barato.
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Plancton
desculpe a demora na resposta só agora ví a sua pergunta, não fiz nada no eixo só apertei o parafuso, mas nada impede de fazer um furo para encaixar a ponta do parafuso se quiser garantir
Gilberto
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acabei de pedir 3 desses
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=87817&cd=lmgcXY20}Vkcg&cat=hkheag28|Qiic&cdgc=glgYca08/Vil&sid=obj3car0g8lv76o954qa2e8n27-1204436547 (http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=87817&cd=lmgcXY20}Vkcg&cat=hkheag28|Qiic&cdgc=glgYca08/Vil&sid=obj3car0g8lv76o954qa2e8n27-1204436547)
15 dinheiros cada, mais frete
valeu pela dica galera.. já não aguentava mais ver aquela mangueirinha, mesmo quebrando um galhão...
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Legal Fábio,
Tô pensando em comprar 3 desses tambem, quando chegar e instalar gostaria de saber como você fez pra fazer os furos, quanto pagou pelo serviço e se tem alguma dica.
Abraço.
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já vou adinatr o assunto..
vai pro torneiro assim que estiver em mãos..
vou fazer dois furos laterais a 180 graus para fixar com parafuso alen
posto fotos assim que instalado.. vai demorar um pouco, pois estoumontando outro eixo Y Z (muita folga)
mandei fazer também 3 porcas antifolga em Nylon pra melhorar a performace..(acuidade)
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ops..
as porcas anti-folgas..
3 porcas em nylon
nylon (9 dinheiros)
torneiro 30 dinheiros
39 dinheiros prontas..
segunda tá na minha mão eu posto fotos..
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...vou fazer dois furos laterais a 180 graus para fixar com parafuso alen...
Fábio,
Ouvi dizer que em 90o fica mais rígido e não deixa com jogo, tanto que iria fazer também em 180, mas o torneiro que fez o serviço deu essa dica.
Seria bom ter um pitaco dos Mestres.
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Ouvi dizer que em 90o fica mais rígido e não deixa com jogo ...
O usual é a 90o ou apenas um parafuso. Não sei o que justificaria 180o ...
Veja o desenho anexo, muito simplificado e idealizado, mas acho que dá uma idéia da coisa.
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Ola pessoal, a discussão sobre acoplamentos é longa, principalmente se o objetivo for conseguir um preço baixo, ai esta um fabricante de acoplamentos sem folga com muitos representantes no Brasil, espero que ajude! http://www.ktr.com/index_br.htm
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eu comprei os meus aqui e foram muito baratos..
os mais baratos que eu achei...
compreio o modelo GM (cruzetra dupla) Acoplamento GM-01 (40 mm de diametro)
mas depois eu vi o modelo Acoplamento GE- 4 (aluminio cruzeta simple (show)
foram super prestativos e é loja virtual..
paguei e em 3 dias estavam na minha casa..
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php (http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php)
falou galera.. bom proveito
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eu comprei os meus aqui e foram muito baratos..
os mais baratos que eu achei...
compreio o modelo GM (cruzetra dupla) Acoplamento GM-01 (40 mm de diametro)
mas depois eu vi o modelo Acoplamento GE- 4 (aluminio cruzeta simple (show)
foram super prestativos e é loja virtual..
paguei e em 3 dias estavam na minha casa..
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php (http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/index.php)
falou galera.. bom proveito
Também não tinha visto esse GE-4, ainda bem que não comprei os meus ainda.
Não achei as especificações desse GE-4, só achei a partir do GE-10.
Mandei uma mensagem pra eles, quando me responderem eu divulgo aqui no forum.
Abraços
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Já me enviaram as especificações, estão em anexo.
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Será que o futuro é por aí ...
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Será que o futuro é por aí ...
Futuro ? Isso é mais velho que andar à pé ...
O que é ligeiramente mais novo é a chamada sensacionalista : transmissão de torque pelo ar ...
Neste caso o acoplamento é magnético e isso é utilizado na indústria a muito tempo ...
Tb são muito utilizados os acoplamentos por fluidos como óleo hidráulico, mas não o ar ...
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Falando em fluido...
Que que é aqueles rolamentos de filme fluido? Tipo não é um rolamento na verdade... mas tipo faz o papel de um...
Meio que não existe contado do eixo do motor com a carcaça? Fica tipo flutuando o eixo em um fluido?
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Brenk,
Mais ou menos isso mesmo...
Entre eixo e carcaça existe um espaço que é preenchido por óleo lubrificante que é bombeado e mantido sob pressão, e assim cria-se um filme de espessura mais ou menos contínua por toda a superfície de contato, e o eixo desliza sobre esta película...
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Falando em fluidos
Alguem já viu um motor eletrico com contado de carvão, ser "amaciado" dentro de gasolina de avião ?
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Fábio,
esses mancais de filme fluido são comercializados tipo rolamentos mesmo? Ou tem que se fabricar?
Como o eixo roda em cima de um fluido e o fluido não escorre?
Tem retentor? Porque se não na verdade o eixo não fica apenas em contato com o oleo... ficaria em contato com o retentor tbm...
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Brenk,
Que eu saiba deve ser fabricado, pois é uma solução não muito comum...
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esses mancais de filme fluido são comercializados tipo rolamentos mesmo? Ou tem que se fabricar?
Gustavo, na verdade todo mancal lubrificado funciona assim, até a mais humilde bucha ... é isto que faz do lubrificante o que ele é ... lubrificar é exatamente criar uma película que isola as superfícies ...
Um dos "mancais de filme fluido" que vc conhece é o da broca do dentista e o fluido é o ar ...
Existem outras variantes, uma delas como o Fábio citou, lubrificante pressurizado, outros trabalham com lubrificantes extremamente viscosos ...
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Oi pessoal.
Gostaria de mostrar a vcs o acoplamento que fiz na minha cnc. Trata-se de um acoplamento de cruzetas feita de resina e silicone(cruzeta). Não gostei do resultado, pois há folga. Estou pensando em fazer um acoplamento como o da segunda figura. Será que neste modelo a parte intermediária pode ser feita com um material rígido? Este material pode ser o nylon? Pois não "boto fé" em materiais flexíveis para fazer a peça intermediária pois poderá haver folga.
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Oi, Ivo.
Eu já estava pra começar a fazer esse acoplamento de cima. Se há folga, não seria a parte central (borracha ou poluoretano)?
Na foto de baixo mostra um modelo mais simples, porém interessante. Talvez, se os "dentes" forem mais compridos eles não escapariam qdo forem eliminar algum desalinhamento.
Abraço.
Jorge
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Sim Jorge. O responsavel pela folga é a cruzeta. Qual material vc vai utilizar para faze-la?
Quanto ao segundo modelo, eu penso que trata-se de um modelo mais adequado para pequenos desalinhamentos já que a parte intermediária é feita de nylon(rígido). Vou apostar neste modelo agora.
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Um lugar onde uma pequena folga é facilmente percebida é no volante dos carros.
Um acoplamento "praticamente" sem folga e fácil de fazer pode ser semelhante ao usado na barra de direção dos fuscas/brasilias da vida.
A duas partes rígidas são aparafusadas num material plástico (nylon neoplene, borracha etc...)
Infelizmente não estou conseguindo enviar figuras
Abraços...
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. . . Infelizmente não estou conseguindo enviar figuras . . .
Certamente os problemas aqui serão superados. Mas que é " aborrecente" . . . de um jeito ou de outro, é!
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Enquanto isso será que não dá para usar um repositório de imagens externo?
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Olá Fábio;
Lamento o transtorno que vem passando, infelizmente enquanto uns dedicam seu tempo construindo, outros preferem perder tempo destruindo.
Link para desenho do acoplamento
http://yfrog.com/13acoplamentoj
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Um acoplamento "praticamente" sem folga e fácil de fazer pode ser semelhante ao usado na barra de direção dos fuscas/brasilias da vida.
Marco, começei alguma coisa assim e não acabei, mas pretendo concluir, porque é de baixo custo e muito eficiente. Também não consegui postar as fotos, assim q regularizar o site coloco.
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Por enquanto vai o link: http://www.flickr.com/photos/15505105@N04/?saved=1
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Outra solução interessante é utilizar cruzeta de direção (na foto a cruzeta de direção do Vectra)
http://www.netconsultoria.com.br/forum/acoplamento.jpg
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O uso de peças automotivas geralmente é uma boa solução, pela facilidade de encontrar, confiabilidade, e em muitos casos pelo preço (principalmente de modelos antigos).
Outro acoplamentos de direção automotivos
GM (Opala) - http://thumbnails.buscape.com.br/offerimg/j/e/jet/bd4/054/79d4801410003_G.jpg
http://www.edifer.com.br/images/0300-386-000-5.jpg
(Silverado) - http://www.edifer.com.br/images/1301-061-000-8.jpg
(outros) - http://thumbnails.buscape.com.br/offerimg/j/e/jet/a34/af1/4ca09c550036_G.jpg
(acoplamento de Cambio brasilia/Fusca) - http://www.nafil.com.br/gerimagem.php?img=2821
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Um exemplo de acoplamento simples e barato. Como foi dito semelhante ao acoplamento da direção de veículos Volkswagen mais antigos. Mas temos que pensar nele girando com relativa velocidade.
Minha sugestão é o acoplamento ilustrado no croquis http://edu-bambu.fotos.net.br/minifresa/photo.html?currentPage=10 .
O elemento elástico é a peça na cor marrom, normalmente é feito de borracha ou lona emborrachada. Quanto menos flexível, mais rígido fica o acoplamento.
As buchas na cor vermelha devem ser feitas em material que não provoque centelhamento; nylon se o acoplamento for para torque reduzido ou bronze para maior torque. O diâmetro externo das buchas de bronze está calculado em 1/2".
Com isso a folga para o flange do acoplamento fica igual a 0,01" no diâmetro dos furos do flange, ou seja uma folga angular de 23' (vinte tres minutos de arco). Esta folga só ocorrerá, se e quando o elemento elástico ceder.
O funcionamento é bem elementar; o cubo motriz transmite o torque através dos parafusos allem de 1/4" fixados nele (dois parafusos), ao elemento elástico. O elemento elástico por sua vez transfere o torque aos parafusos fixados nele a 90° para o cubo movido. Os parafusos são todos apertados no elemento elástico, mas apenas 2 estão apertados nos cubos motriz e movido, defasados de 90°.
A porca de fixação dos parafusos passam livremente no cubo oposto ao da cabeça do parafuso.
Uma bucha é colocada em cada parafuso, passando com uma folga de 0,01" nos furos do flange oposto. Caso o elemento elástico se rompa ou ceda devido a sobrecarga, o torque passa a ser transmitido por essas buchas, o que vai permitir um deslocamento angular do acoplamento caso apresente essas medidas do croquis.
Este acoplamento reage a um pequeno esforço axial, desprezível, pela resistência do elemento flexível. Em caso de rompimento do elemento flexível o acoplamento continua funcionando com folga, e não terá mais qualquer resistência axial.
É mais difícil de descrever do que montar, mas é isso aí !
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Olá Edu;
Sobre a velocidade não há problema porque são relativamente baixas, os motores de passo geralmente trabalham abaixo de 1000 rpm.
A lona emborrachada é uma ótima opção ( a mesma usada pela Wolks)
Prefiro o modelo de anel flexível pela "ausência" de folga em detrimento do uso de buchas (mais custoso e passível de folgas e desgastes) e por ser mais compacto.
O efeito elástico em acoplamentos (desde que limitados) é benéfico porque acomoda desalinhamentos dos eixos e absorve choques.
Quanto mais opções houver melhor, todas tem vantagens e desvantagens, o importante é o dimensionamento correto, a qualidade dos materiais e o esmero na construção.
Abraços...
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Olá Edu;
Sobre a velocidade não há problema porque são relativamente baixas, os motores de passo geralmente trabalham abaixo de 1000 rpm.
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O efeito elástico em acoplamentos (desde que limitados) é benéfico porque acomoda desalinhamentos dos eixos e absorve choques.
Quanto mais opções houver melhor, todas tem vantagens e desvantagens, o importante é o dimensionamento correto, a qualidade dos materiais e o esmero na construção.
Abraços...
Quando construir minha CNC caseira/profissional (uma "coisa estranha" eu já fiz em casa), pretendo usar nos fusos o acoplamento do tipo;
http://edu-bambu.fotos.net.br/minifresa/photo.html?currentPage=11
Ele apresenta elevada rigidez à torção, mas relativa flexibilidade aos desvios angulares dos eixos. Com um bom critério de alinhamento e esmero na montagem, creio ser uma boa solução para minimizar folgas angulares dos eixos, pelo menos devido aos acoplamentos.
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A título de informação e para testar o envio de imagens como solicitado pelo Sr. Jost.
O acoplamento da ilustração é chamado acoplamento de lâminas. O princípio de funcionamento é semelhante ao descrito acima para os acoplamentos da direção de veículos wolksvagem.
Neste caso a borracha ou lona emborrachada é substituida por lâminas de aço inoxidável, a fixação é feita em 8 pontos em cada jogo de lâminas, como metade dos parafusos vão presos no cubo e a outra metade presos no "carretel", temos a transmissão feita de fato por 4 parafusos.
São usados, neste caso, dois jogos de lâminas como se fossem dois acoplamentos em série, isso permite a absorção de desalinhamentos laterais e angulares dos eixos.
Esse acoplamento da imagem foi modelado em escala para cálculos de momento de inércia e peso no conjunto, bem como para fins de treinamento. A potência transmitida pelo referido acoplamento é 11 Mw (megawatts), e ele aciona um gerador de energia.
A vantagem desse acoplamento nesta aplicação é que a folga angular é muito baixa (praticamente zero) o que facilita o controle para a sincronização do gerador para operação em paralelo. Outra vantagem é que mesmo a essa potência e operando a 6.500 RPM ele não requer lubrificação, o que permite que ele opere por longos períodos de tempo sem paradas para manutenção.
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Muito Obrigado pelas dicas pessoal ! estava ai tudo que precisava.
Abraços
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Ola pessoal
To com uma duvida, o motor do meu eixo Z está direto no fuso, ligado por uma peça torneada em aluminio...
Minha duvida é:
Os acoplamento flexiveis ajudam a diminuir a vibração na hora da usinagem??
Vi uns acoplamentos de aluminio aspirais e gostei muito
Os acopladores flexiveis servem só para compensarerem desalinhamento ou servem para mais alguma coisa??
obrigado
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Acredito que estes acoplamentos (https://www.acoplastbrasil.com.br/acoplamentos) estão disponíveis aqui: https://www.acoplastbrasil.com.br (https://www.acoplastbrasil.com.br)