Autor Tópico: Instalação de Polias em Fusos e em Motores  (Lida 9469 vezes)

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Offline pauloms

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Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Online: 15 de Novembro de 2009, 15:37 »
Oi gente,

Pretendo usar polias redutoras 2-1, mas não consegui encontrar a informação sobre como processa para a instalação das polias nos fusos e nos eixos dos motores.

Pelo que percebi, cada polia vem com um parafuso fixador. O fuso tem de ter um buraco para esse encaixe ou é direto na superficie? O mesmo para o eixo do motor?

Se alguém tiver um esquema exemplificativo era ótimo  ;D

Grande Abraço
Paulo


Offline marc0

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2009, 16:03 »
Olá Paulo;
Para fixar polias ou outros elementos nos eixos, existe vários sistemas.
Um dos maios simples, usado em eixos pequenos, cujo torque seja baixo, é usar apenas o parafuso para fixar.
Não se deve apertar o parafuso diretamente na superfície cilíndrica do eixo, porque isso alem de distracionar com facilidade, causa deformação e rebarbas que dificultariam muito uma futura desmontagem.
o ideal é que o eixo tenha uma chaveta, na impossibilidade, uma superfície rebaixada plana ou fazer um alojamento furado cônico no eixo pode resolver; contudo furar um eixo muito fino, é inviável.
Na falta desse rebaixo, pode-se fazer um com a lima (precisa ter cuidado para não limar demais ou danificar o eixo).
Outro detalhe é que o ajuste do da polia no eixo seja sem folgas ou com uma pequena interferência.



Abraços...

Offline marc0

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Offline pauloms

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2009, 13:12 »
Na falta desse rebaixo, pode-se fazer um com a lima (precisa ter cuidado para não limar demais ou danificar o eixo).
Outro detalhe é que o ajuste do da polia no eixo seja sem folgas ou com uma pequena interferência.

Abraços...

Oi Marco,

Obrigado pelas suas explicações.

As pontas maquinadas dos fusos vão ter 12 mm de diâmetro. Creio que é nessa parte final que são acopladas as polias.

QUando diz que o ajuste das polias nos fusos não deve ter folgas ou ter uma pequena interferência está a falar da fixação do parafuso das polias nos fusos, certo?

GRande Abraço
Paulo

Offline marc0

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2009, 13:37 »
As pontas maquinadas dos fusos vão ter 12 mm de diâmetro. Creio que é nessa parte final que são acopladas as polias.
Com esse diâmetro, o melhor seria utilizar chaveta, caso não for possível, coloque dois parafusos com ângulo de 90 graus entre eles; nesse caso, não esqueça de fazer o alojamento cônico no eixo para a ponta do parafuso.

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QUando diz que o ajuste das polias nos fusos não deve ter folgas ou ter uma pequena interferência está a falar da fixação do parafuso das polias nos fusos, certo?
Não! estou falando sobre o ajuste do furo da polia no eixo, ele deve ser bem justo ou entrar um pouco forçado (com batidas leves de um macete).

Abraços...

Offline pauloms

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2009, 17:01 »
Chaveta é isto aqui?
http://www.dem.ubi.pt/~humberto/ensino/estebi/1999-2000/miguel-richard-antonio/IMAGENS/CHAVETA1.GIF

Mas para isso, a polia já teria de trazer o macho da chaveta, certo?

A outra solução com dois parafusos, as polias só costumam trazer um furo ou também as há com dois?

No ajuste por interferência, se o diâmetro interior da polia tiver 12 mm, o ideal é que a ponta do fuso tenha uns 12,05 mm e aquecer a polia antes de a introduzir, certo?


Grande Abraço
Paulo
« Última modificação: 16 de Novembro de 2009, 19:54 por pauloms »

Offline F2S

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2009, 21:40 »

Outra forma também seria os dois parafusos na polia em ângulo de 90º e um pino elástico atravessando polia e eixo.

Offline marc0

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2009, 22:38 »
Chaveta é isto aqui?
http://www.dem.ubi.pt/~humberto/ensino/estebi/1999-2000/miguel-richard-antonio/IMAGENS/CHAVETA1.GIF
Paulo, Infelizmente não consegui abrir o link. Chaveta é o elemento montado entre o rasgo do eixo e o rasgo da polia.
http://www.demec.ufmg.br/Grupos/labprojmec/Chavetas_Paralelas.htm

Citar
Mas para isso, a polia já teria de trazer o macho da chaveta, certo?
Normalmente as polias são compradas sem o furo pronto , nesse caso precisa abrir o furo (tornear) e (aplainar) o rasgo da chaveta.

Citar
A outra solução com dois parafusos, as polias só costumam trazer um furo ou também as há com dois?
Na maiorias dos casos, as polias vem apenas com um furo roscado que serve para apertar diretamente na chaveta, quando o torque é baixo, pode-se usar apenas um parafuso; mas, o ideal é fazer mais um furo à 90 graus e abrir rosca.

Citar
No ajuste por interferência, se o diâmetro interior da polia tiver 12 mm, o ideal é que a ponta do fuso tenha uns 12,05 mm e aquecer a polia antes de a introduzir, certo?
O ajuste é normatizado (vide tabelas), e depende do diâmetro, acabamento, montagem e do uso.
No Seu caso(12mm) com acabamento torneado, e ajuste com interferência leve a incerto, não há necessidade de aquecer a peça. Pode considerar um ajuste H7 , j6 (furo = -0 a +18; eixo = +8 a -3 milésimos) .

Se quiser se aprofundar no estudo de tolerâncias, pode começar pelos links abaixo.

http://www.ntn.com.br/pdfServicos/indiceA7/indiceA7.pdf
http://www.fem.unicamp.br/~sergio1/graduacao/EM335/toler.pdf
http://www.scribd.com/doc/3970075/Desenho-Tecnico-Normas-de-Tolerancia-e-Ajuste
http://mea.pucminas.br/palma/metrolaposttoler.pdf

Abraços..

Offline marc0

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2009, 22:44 »
Outra forma também seria os dois parafusos na polia em ângulo de 90º e um pino elástico atravessando polia e eixo.

Olá Serrão;
Eu não gosto da solução com pino elástico para polias de tração, porque podem quebrar ou enfraquecer muito o eixo, em casos muito leves até é possivel; mesmo assim optaria ou por parafusos ou pelo pino, nunca pelos dois juntos.

Abraços...

Offline pauloms

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2009, 23:48 »
Obrigado aos dois.

Vou estudar um pouco mais o assunto e depois coloco aqui as minhas conclusões com imagens 3d.

Abraço
Paulo

Offline F2S

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2009, 21:27 »
Apenas a título de ilustração, ou seja, sem querer contestar as considerações do amigo Enoch, estou postando a foto de duas polias que possuo com a instalação que mencionei.

Dois parafusos e um pino elástico.

Offline marc0

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ao há contestaç
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2009, 21:38 »
Apenas a título de ilustração, ou seja, sem querer contestar as considerações do amigo Enoch, estou postando a foto de duas polias que possuo com a instalação que mencionei.
Ola Serrão; não há contestação alguma, e mesmo que houvesse, seria muito bem vinda.

Nesse caso eu adotaria apenas um dos dois sistemas (ou o pino ou os dois parafusos), que creio estaria bem servido; mesmo assim, se houvesse necessidade de um travamento maior, implementaria um uso de chaveta.

Um grande abraço.



Offline F2S

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2009, 21:46 »

Enoch,

A idéia foi matar a cobra e mostrar o pau . . . hehehe!

Offline marc0

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2009, 21:52 »
Serrão;

Vc fez o alojamento da ponta dos parafusos no eixo? Em caso afirmativo seria bom se pudesse retirar o eixo e postar a foto desse detalhe para ilustrar o serviço.
Já procurei na net para postar mas não encontrei nada adequado.

Abraços

Offline F2S

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Re: Instalação de Polias em Fusos e em Motores
« Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2009, 22:01 »
Esse era meu medo Enoch!

Essas polias retirei de um equipamento, elas não estão montadas, mas aguardando junto com algumas outras " pecinhas" que venho amealhando.

Sei que tenho a ponta do eixo onde uma das polias estava montada, mas não a encontrei para posar para fotografia. Foi apenas por esta razão que não mostrei, e não por esquecimento.

A outra polia estava no motor, mas este também se foi.  :'(
« Última modificação: 17 de Novembro de 2009, 22:03 por F2S »

 

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