Autor Tópico: contra-pesos  (Lida 15592 vezes)

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Offline Faraó

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contra-pesos
« Online: 30 de Outubro de 2007, 12:13 »
Amigos,
lí no fórum que algum integrante está montando um sistema
de contra-pesos para o eixo Z, como ele pretende usar um motor trifásico o contra-peso deve anular o efeito G desse motor, porém o conjunto deve ficar com o dobro do peso e sobrecarregar o eixo X (caso o pórtico seja móvel), me corrijam se falei asneira, por favor.

Contudo, o motivo deste post é que gostaria de ver esquemas de contra-pesos e comentários à respeito.
abraço!

Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2007, 13:14 »
... gostaria de ver esquemas de contra-pesos e comentários à respeito.

Exemplo: http://www.philmattison.com/

Comentário: o cobertor é sempre curto ...

Offline Faraó

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Re: contra-pesos
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2007, 13:41 »
diria que: rapadura é doce mas não é mole!

Offline rgallas

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Re: contra-pesos
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2007, 13:47 »
Amigos,
lí no fórum que algum integrante está montando um sistema
de contra-pesos para o eixo Z, como ele pretende usar um motor trifásico o contra-peso deve anular o efeito G desse motor, porém o conjunto deve ficar com o dobro do peso e sobrecarregar o eixo X (caso o pórtico seja móvel), me corrijam se falei asneira, por favor.

Contudo, o motivo deste post é que gostaria de ver esquemas de contra-pesos e comentários à respeito.
abraço!

Faraó;
Claro que ficará mais pesado porém vamos analisar mais de perto.
No eixo Z tenho um peso de, suponhamos, 5 kg, fazendo força direta sobre o fuso, pra baixo.
Colocando um contra peso de 4kg consigo diminuir isso pra 1 kg de esforço.

O reflexo nos outros eixos, não só em X mas em Y tambem será carregar estes 4 kg a mais. Só que 4Kg fazendo força na vertical, enquanto meu eixo é horizontal. Se tiver usando guias planas ferro com ferro teremos um coeficiente de atrito de 0,1 e portanto significa ter uma força maior de 0,4kg. Nada perto do conjunto todo.
O peso maior vai gerar uma inércia maior e uma rampa de aceleração e desaceleração mais amena, mas nada significante contra o ganho que terá no eixo Z.

É a minha visão....

Offline Faraó

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Re: contra-pesos
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2007, 13:56 »
muito interessante a colocação.

 http://www.philmattison.com/


me confirmem, no link colocado acima o peso acrescentado ao conjunto foi desviado dos eixos Y e X para a esrutura de apoio, correto?

Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2007, 14:19 »
... o peso acrescentado ao conjunto foi desviado dos eixos Y e X para a esrutura de apoio, correto?

Correto.

Offline LuthierX

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Re: contra-pesos
« Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:30 »
Eu estava preocupado com o peso do eixo Z, o problema se da a perca de capacidade, de retorno a posição devido tal lei da gravidade, então pensei, tudo que sobe ... desce, sobe desce, sobe desce... iso me parece uma mola, espera ai mola tem memória... "memória de posição", ou a tal energia potencial acumulada de valor referente a posição do corpo ou deformação elástica tambem serve...

resumo, duas ou mais molas ajustáveis de posição podem resolver o problema de peso do eixo Z, muito mais fácil que acrescentar mais peso ao sistema. ;)

Offline Brenck

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Re: contra-pesos
« Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2008, 21:16 »
Mas acho que a ideia de acrescentar peso não eh para fazer o Z subir mais fácil e sim para balancear e equilibrar ele para que seu peso seja distribuido no centro do portico

Offline Guga

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Re: contra-pesos
« Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2008, 21:49 »
Estou montando um esquema de contra peso no meu eixo Z, devido ao peso do motor weg de 1,5 cv,(para anular o peso ), mas não vou ter este tipo de problema pois o meu pórtico é fixo, quando ficar pronto posto aqui as fotos do esquema.valeu
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2008, 21:52 por Guga »

proparts

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Re: contra-pesos
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:29 »
Uma sugestão....
Na Rua Timbiras, a loja chama-se Optec, tem uns amortecedores de tampa de porta malas de carro com uns 150 mm de curso.
Acho que pode funcionar.

Offline Guga

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Re: contra-pesos
« Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2008, 15:55 »
Me diz uma coisa, a carga é a mesma ao longo de todo o curso??
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 20:19 por Guga »

Offline F.Gilii

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Re: contra-pesos
« Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2008, 20:13 »
Se estiverem falando de "molas a gás" sim - a força é constante durante todo o curso...

Normalmente o retorno é lento (amortecido) portanto atenção no uso...

Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2008, 20:59 »
Se estiverem falando de "molas a gás" sim - a força é constante durante todo o curso...

Hum ? Acho que vc quiz dizer que a força é linearmente proporcional ao curso, não ?

Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #13 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:07 »
Fiquei um tanto encafifado e fui dar uma espiada pra ver se achava algo sobre molas a gás e de cara encontrei isto:

http://www.stabilus.com.br/Produtos/molagas/caracteristicas/characteristics.htm

http://www.stabilus.com.br/Produtos/molagas/molagas.html


Claro que nínguém vai confundir molas com amortecedores, né ? mesmo que haja molas com amortecimento ...


Offline F.Gilii

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Re: contra-pesos
« Resposta #14 Online: 23 de Janeiro de 2008, 21:13 »
Hum ? Acho que vc quiz dizer que a força é linearmente proporcional ao curso, não ?
Jorge,
Não - a força me pareceu constante mesmo...
Usei uma de 100N para o "Z" de uma máquina cnc, e não notei diferença quando variava a posição no curso...
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2008, 21:19 por fgilii »

 

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