Autor Tópico: contra-pesos  (Lida 15596 vezes)

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Offline Guga

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Re: contra-pesos
« Resposta #45 Online: 30 de Janeiro de 2008, 17:09 »
Valeu Cledson se ta rapido ein rapaiz rsrs...interessante, to indo la testar com o motor de passo conectado a cnc3ax e ja venho colocar os resultados...

Offline Guga

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Re: contra-pesos
« Resposta #46 Online: 30 de Janeiro de 2008, 17:29 »
Oq eu fiz foi conectar somente os fios do motor de passo do eixo Z, e desceu com o peso do mesmo jeito,não vi diferença nenhuma jack, sera q fiz alguma coisa diferente de vc??

Offline F.Gilii

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Re: contra-pesos
« Resposta #47 Online: 30 de Janeiro de 2008, 17:34 »
Guga,

Quando usei a tal "mola a gás", confesso que não sentí diferenças na força que ela fazia quando estendida ou comprimida...

O conjunto todo pesava em torno de 9 kg, e usei uma mola de 100 N (10 Kg aprox.) o que tendia a fazer o eixo "Z" subir quando desligado...
Como o movimento era feito com pinhão/cremalheira, e o pinhão era acionado através de uma redução, não vavia tendência de subir - a mola tinha a função de aliviar o peso apenas...

Offline Guga

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Re: contra-pesos
« Resposta #48 Online: 30 de Janeiro de 2008, 17:42 »
Eu sei q com a cnc3ax ligada e em enable, ela da conta do peso de Z, mas se por qualquer descuido meu, eu venha a desligar, o eixo Z vai descer e acontecer oq citei...por isso minha perocupaçao com a descida do eixo, o ideal é q fique inerte...
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 21:56 por Guga »

Offline danielz

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Re: contra-pesos
« Resposta #49 Online: 27 de Dezembro de 2008, 07:06 »
Esta parado o tópico mas achei esse video que mostra a utilização da mola em pró  do alivio na subida do eixo. parece bem simples  porém não sei  se há alguma torção.
&feature=channel

Offline YRD

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Re: contra-pesos
« Resposta #50 Online: 27 de Dezembro de 2008, 10:56 »
Eu te digo que é uma Shopbot, sistema de onde a MM descende.

A MM usa a mola a gás, mas talvez o uso de uma mola comum tenha o mesmo efeito.

Em tempo: há uma discussão no forum da MM sobre a mola a gás que diz que nem todas aguentam pois o ciclo pode ser de 50.000; sendo portanto, vantajoso uma mola normal.... embora, qual seria a fadiga do material para esta ?

Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #51 Online: 27 de Dezembro de 2008, 11:13 »
... há uma discussão no forum da MM sobre a mola a gás que diz que nem todas aguentam ...

Tem o link à mão ?

Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #52 Online: 27 de Dezembro de 2008, 11:18 »
Eu sou confessadamente avesso às molas pra essa aplicação e até hj tenho entalada na goela aquela tal mola a gás de força constante de que o Fábio falou, nunca encontrei docs sobre isto e seria uma solução perfeita ...

Elocubrando sobre o assunto, lembrei-me de um artifício utilizado em uma fresadora há algumas eras, pra aliviar a mesa ... um cilindro pneumático alimentado por um regulador de pressão ... não deixa de ser parecido com uma mola de força constante ...

Offline YRD

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Re: contra-pesos
« Resposta #53 Online: 27 de Dezembro de 2008, 11:19 »
... há uma discussão no forum da MM sobre a mola a gás que diz que nem todas aguentam ...

Tem o link à mão ?

Não, mas acho que este resume bem o assunto:
http://www.mechmate.com/forums/showthread.php?t=439

Offline YRD

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Re: contra-pesos
« Resposta #54 Online: 27 de Dezembro de 2008, 11:21 »
Eu sou confessadamente avesso às molas pra essa aplicação e até hj tenho entalada na goela aquela tal mola a gás de força constante de que o Fábio falou
O problema é o valorzim desta mola a gás por aqui... acho que vou importar este trem e ainda sim, deve sair pela metade do preço... contando impostos  :P

Offline danielz

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Re: contra-pesos
« Resposta #55 Online: 27 de Dezembro de 2008, 12:35 »
Eu tenho um amigo que costuma mandar fazer molas sob medida , as de aço... posso pegar o contato com ele . Na minha concepção apenas uma ajudinha no sentido oposto da gravidade  ja seria o suficiente .

Offline robedany

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Re: contra-pesos
« Resposta #56 Online: 27 de Dezembro de 2008, 22:43 »
Oi Pessoal
Será que essa mola a gas não é os amortecedores do porta mala do carro?

Offline C N C N o w !

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Re: contra-pesos
« Resposta #57 Online: 28 de Dezembro de 2008, 07:47 »
Será que essa mola a gas não é os amortecedores do porta mala do carro?

Acho que vale comentar que molas e amortecedores são coisas distintas, com funções diferentes. Existem amortecedores com molas integradas, mas o que se vê nos porta-malas são molas. Claro que pode haver e sempre há exceções, mas creio que na grande maioria dos casos são apenas molas, pelo que tenho visto, algumas com amortecimento no final do curso apenas.

Já comprei algumas pra aproveitar em tampas e portas de máquinas, foi mais barato que comprar em lojas de componentes industriais e tb não é difícil achar em ferro-velho.O chato neste caso é que nem sempre, ou quase nunca, se conhece as especificações.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2008, 09:03 por C N C N o w ! »

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Re: contra-pesos
« Resposta #58 Online: 28 de Dezembro de 2008, 08:59 »
... acho que este resume bem o assunto ...

Acho que isto serve como resumo do resumo:

Harold Weber asked:

Gerald, last November you said you were planning to replace your gas spring with a coil spring. What is the reason for this? I looked up this thread with the thought that I'd like to try the gas spring, now I see you are changing???

I replied:

Harold, I think you misunderstood what I said at that time. Without looking for the exact post, I believed I tried to say that I might need a coil spring in the future as a backup, in case the gas spring didn't work out. I had been nervous about the gas spring from the start because it is not recommended for oscillating movement *. (Gas springs always seem to be used in fairly "static" applications, never dynamic). However, the results so far have been very good, and if this one loses its gas now, it will be replaced with another gas spring.

* Esta é outra coisa que ainda não vi explicitada nos catálogos ...

Yes, that is nearly correct. A gas spring pushes with a nearly constant force (quite a lot of 'stiction'/friction)

Isto é o que mais me aporrinha, essa história de "força constante" ... há muito tempo procuro informação sobre isto e não encontro nada que sustente o que o Gerald diz.

Aproveitando o próprio site mencionado no tópico [ www.easylift.com ], veja em Home / Important advice / Force Diagram a curva força vs curso de uma mola gás. (Reproduzo abaixo o diagrama).

Não consigo ver com meus olhos cansados algo que justifique a assertiva.  :P

No diagrama:

F1 = força de extensão com pistão extendido
F2 = força de extensão com pistão comprimido
F3 = força inicial ( pull-in ) com pistão extendido
F4 = força inicial ( pull-in ) com pistão comprimido
FR = força de atrito

Offline F.Gilii

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Re: contra-pesos
« Resposta #59 Online: 28 de Dezembro de 2008, 09:12 »
[Yes, that is nearly correct. A gas spring pushes with a nearly constant force (quite a lot of 'stiction'/friction)
Jorge - lembra daquela discussão que tivemos ionde eu comentei a mesma coisa?

Não sei ao certo como se faz isso pois nunca desmontei um amortecedor a gás, mas talvez funcionem de forma análoga aos amortecedores de automóveis, onde há um sistema de válvulas que mantém a velocidade de deslocamento da haste com velocidade bastante constante...

 

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