O Casillas e mesmo os do Berck podem ser encontrados na estante virtual,
www.estantevirtual. com.brEsse site é do cacete, o acervo de mais de 1000 sebos com ferramentas de busca e preços de sebo.
Os últimos que comprei lá: "Manual do Ajustador" e "Metais, Ligas e Tratamento Térmico" do Americo Yoshida (Coleção Nova Mecânica Industrial). 11 real cada, aparentemente nunca haviam sido manuseados.
Comprei tbm a bíblia da restauração de máquinas, "Machine Tool Reconditioning and Applications of Hand Scraping", do Connelly.
http://ivan129.fotoblog.org.uk/p56856546.htmlTinha arrumado eletrônico e ia imprimir, mas achei na Estante Virtual e acabou saindo mais barato do que imprimir e encadernar. Saiu R$40, esse livro novo tá mais de U$100.
Tô esperando chegar o clássico "Testing Machine Tools" do Schlesinger, publicação que trouxe as conhecidas "tolerâncias de Schlesinger". Edição de 1949, por R$30. Esse livro é esgotado e raro, tem à venda por aí usado de 170 dólares a mais de 500(!!) dólares.
http://www.amazon.com/gp/offer-listing/0080216854/ref=dp_olp_used?ie=UTF8&condition=usedSobre a afiação, dê uma lida no Manual do Torneiro. Em todos estes livros vai se encontrar praticamente a mesma coisa, este aqui além das figuras já postadas tem o texto.
http://www.wewilliams.net/docs/1941%20-%20Manual%20do%20Torneiro%20-%2038%20Ed.pdfUse um rebolo branco não muito grosso (grao 80 ou mais fino), e dê acabamento no gume com uma pedra de amolar (use o lado de grão mais fino), com a parte onde vai esfregar empoçada com óleo fino (Singer etc), deixando o gume bem afiado e seu entorno espelhado. Isso fez uma diferença grande pra mim, tanto na facilidade de corte quanto na durabilidade do gume.