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MECÂNICA => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Mafly em 05 de Junho de 2012, 09:56
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Bom dia amigos, este é o meu primeiro post, peço por gentileza ao moderador que mude a mensagem caso este não seja o local apropriado.
Preciso fazer uma rosca esquerda perfil quadrado de três entradas, ou seja, a rosca tem a finalidade de "vedação' de óleo é exatamente aquela usada na polia do virabrequim do motor vw boxer (fusca).
Quanto ao passo e o perfil da rosca, esta tudo certo, só que não lembro como se faz o calculo para as três entradas?
Obrigado.
Márcio.
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A rosca de 3 entradas (filhetes) tem o passo real 3x maior do que medido de uma crista à outra. Então você deve colocar este passo real no torno.
Para tornear...
Se tiver usando uma placa de 3 castanhas é facil, basta usar um nivel bolha para garantir que uma castanha esteja perfeitamente na horizontal e a ponta da ferramenta tocando levemente o tarugo, ai é só fazer o 1º filhete. Depois você deve desengrenar o carro e girar a placa em 120º e nivelar a próxima castanha (não esquece que a ponta deve estar tocando da mesma maneira que antes).
Só fazer o procedimento 3 vezes e pronto.
Agora... A rosca sendo para vedação, tem que ter as medidas bem acuradas e precisas, qualquer folga já vaza e muito apertado pode ser difícil de colocar, recomendo que faça pouca coisa mais folgada (uns 0,1mm de perfil mais largo) e na hora de colocar passa aquela cola veda-junta que é usada para substituir juntas do motor.
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A rosca de 3 entradas (filhetes) tem o passo real 3x maior do que medido de uma crista à outra. Então você deve colocar este passo real no torno.
Para tornear...
Se tiver usando uma placa de 3 castanhas é facil, basta usar um nivel bolha para garantir que uma castanha esteja perfeitamente na horizontal e a ponta da ferramenta tocando levemente o tarugo, ai é só fazer o 1º filhete. Depois você deve desengrenar o carro e girar a placa em 120º e nivelar a próxima castanha (não esquece que a ponta deve estar tocando da mesma maneira que antes).
Só fazer o procedimento 3 vezes e pronto.
Agora... A rosca sendo para vedação, tem que ter as medidas bem acuradas e precisas, qualquer folga já vaza e muito apertado pode ser difícil de colocar, recomendo que faça pouca coisa mais folgada (uns 0,1mm de perfil mais largo) e na hora de colocar passa aquela cola veda-junta que é usada para substituir juntas do motor.
Cássio, muito obrigado pela dica!
Abraço.
Márcio.
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...Depois você deve desengrenar o carro e girar a placa em 120º e nivelar a próxima castanha ...
:o como é? girar a placa 120º ? ???
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...Depois você deve desengrenar o carro e girar a placa em 120º e nivelar a próxima castanha ...
:o como é? girar a placa 120º ? ???
Isso. As entradas são calculadas por 360/pelo numero de filete.
Se são 3 entradas (filete) cada uma deve iniciar a 120º uma da outra, olhe no sentido axial da rosca (como se tivesse olhando uma luneta) cada entrada deve estar 120º de distancia uma da outra em relação ao centro.
Com placa de 3 castanhas é facil de acertar, pois cada uma já esta 120º uma da outra.
Capiche?
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Essa rosca abaixo, se não me engano, tem 4 entradas:
(http://i152.photobucket.com/albums/s192/reinaldoaf/27-01-07_1151.jpg)
360/4=90º
A ponta de cada filete esta 90º uma da outra.
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e se fosse com 2, 4, 5 ou 6 entrasdas??
não é mais fácil, preciso e seguro fazer pelo incremento do passo diretamente?
me desculpe, pode até funcionar ... mas eu achei muito quebra galho!!
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não é mais fácil, preciso e seguro fazer pelo incremento do passo diretamente?
Pensando bem... É sim... ;D
Acho que me aventurei d+ na criatividade. kkkkkkk
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CAssio....
eu fiz uma vez ,só para teste ,rosca com duas entradas,mas era rosca fina.
EU usei o carrinho de cima,medi a distancia de uma crista até a outra,sabendo essa medida X , zerei o anel do carrinho e anotei o quanto precisava desloca-lo até chegar a segunda crista.Dessa maneira sabia que se deslocar-se metade ,estaria exatamente no ponto de abrir a segunda entrada.
Dessa maneira que fiz,confesso nao sei se é correto,pois nao usei a peça,foi só por curiosidade mesmo,e nao foi preciso desengrenar o carro.
Dividindo a distancia em 3 partes,nao daria para fazer as 3 entradas dessa forma?
Se bem que em roscas mais grossas,quase sempre devemos deslocar o carrinho de cima,(alguns milésimos) para corte mais suave da rosca.
Espero nao ter falado bobagem kkkkkkkk
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Cássio Alvarenga
Acho que me aventurei d+ na criatividade
gosto de ser técnico ... só questionei por não aprovar seu método, nada além disso.
dande
EU usei o carrinho de cima,medi a distancia de uma crista até a outra,sabendo essa medida X , zerei o anel do carrinho e anotei o quanto precisava desloca-lo até chegar a segunda crista.Dessa maneira sabia que se deslocar-se metade ,estaria exatamente no ponto de abrir a segunda entrada
exatamente!! dessa forma dá para fazer com quantas entradas sejam necessárias ou possíveis!! :)
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e se fosse com 2, 4, 5 ou 6 entrasdas??
não é mais fácil, preciso e seguro fazer pelo incremento do passo diretamente?
me desculpe, pode até funcionar ... mas eu achei muito quebra galho!!
Caro amigo Blackmore, é justamente este calculo para incremento do passo na qual não sei formular, você poderia me dar uma dica?
Pois antes pretendia dividir em três quadrantes a circunferência da peça, e fazer uma marca de referencia na castanha, assim que fizesse o primeiro filete, soltaria a peça e rodaria a mesma até a proxima marca da peça coincidir com a marca na castanha. Mas acho que ainda sim não teria a precisão que julgo necessário.
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Dande Assim é mais fácil mesmo, eu viajei na maionese.
Mafly, Essa distancia que tem que andar um pouco com o carro do castelo, é o passo de uma crista á outra... simples assim. O avanço do torno vai ser 3x este passo.
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Mafly
calculo para incremento do passo na qual não sei formular
é simples ... a rosca é de 3 entradas, e digamos que o passo é de 2mm (passo é a distância entre cristas ou vales).
Vc vai zerar o anel graduado do carro superior e na caixa norton do torno "progrmar" para usinar com passo de 6mm (3 entradas x 2mm ) avançar o carro transversal e fazer a primeira entrada ... depois no carro superior vc vai voltar (ou avançar) o valor do passo (2mm) e usinar a segunda entrada da rosca ... e depois da segunda entrada pronta vc volta (ou avança) o ultimo valor do passo (2mm) e usina a terceira entrada.
Lembrando que nunca vc deve desengrenar o eixo árvore, e que tanto no avanço quanto no recuo do carro principal vc deve fazer com o "automático" da máquina, apenas o carro transversal vc recua na mão!!
Sempre é interessante fazer um canalzinho de 0,1mm por exemplo em todas as entradas apenas para verificar se está tudo certo.
Bom .. é isso ... qualquer dúvida pergunte.
Abraço!
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Se o carro superior estiver paralelo ao barramento, bastaria avançar a ferramenta uma medida iguual ao produto do passo da rosca pela quantidade de divisões pretendidas.
Então por exemplo, se o passo da rosca é de 5mm e se pretende 3 entradas, avança-se (ou recua-se) a ferramenta em 5/3 ...
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Dande Assim é mais fácil mesmo, eu viajei na maionese.
Mafly, Essa distancia que tem que andar um pouco com o carro do castelo, é o passo de uma crista á outra... simples assim. O avanço do torno vai ser 3x este passo.
Cassio se entendi bem...seria assim, se o passo da rosca fosse teoricamente de 6mm, zeraria o carrinho e faria o primeiro filete, depois atrasaria ou adiantaria o carrinho mais 2mm e faria o segundo filete, e por ultimo repetiria a operação fazendo o ultimo filete, seria isto?!
Desculpe-me o conflito do tico e do teco! rsss....
Obrigado.
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Se o carro superior estiver paralelo ao barramento, bastaria avançar a ferramenta uma medida iguual ao produto do passo da rosca pela quantidade de divisões pretendidas.
Então por exemplo, se o passo da rosca é de 5mm e se pretende 3 entradas, avança-se (ou recua-se) a ferramenta em 5/3 ...
Caro Gilii, você respondeu minha pergunta antes que acabasse de formular a mesma, obrigado!
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Veja o desenho em anexo.
(http://www.guiacnc.com.br/mecanica-geral/rosca-de-tres-entradas/?action=dlattach;attach=66305;image)
A distancia "D" em vermelho é a distancia de uma crista a outra. Essa que você deve mover no carro superior do torno para fazer a proxima entrada.
A distancia "A" em azul é o passo da rosca, ou seja o deslocamento por volta da mesma, você deve colocar o avanço por volta do torno nessa medida.
A distancia D é igual á A dividido pelo numero de entradas.
Se o Passo for 10mm e tiver 4 entradas, o D será 2.5mm
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Veja o desenho em anexo.
(http://www.guiacnc.com.br/mecanica-geral/rosca-de-tres-entradas/?action=dlattach;attach=66305;image)
A distancia "D" em vermelho é a distancia de uma crista a outra. Essa que você deve mover no carro superior do torno para fazer a proxima entrada.
A distancia "A" em azul é o passo da rosca, ou seja o deslocamento por volta da mesma, você deve colocar o avanço por volta do torno nessa medida.
A distancia D é igual á A dividido pelo numero de entradas.
Se o Passo for 10mm e tiver 4 entradas, o D será 2.5mm
Obrigado Cássio.
Abraço.
Marcio.