Autor Tópico: Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?  (Lida 8567 vezes)

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Offline ricardobarbosams

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Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Online: 17 de Fevereiro de 2014, 18:55 »
Ola pessoal.

Estou querendo montar um cortador de grama por controle remoto e estou querendo calcular o motor que ira girar as rotas para esquerda e direita alem de como dar o start no motor estou pensando ainda em comprar um cortador de grama a gasolina ou eletrico. Alguem já fez algum projeto nesse sentido? precisa saber onde encontro e como calcular a força desse motor uso o peso do carrinho algum livro para eu comprar um ponto de partida. Obrigado pessoal.

Att.

Offline minilathe

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 20:10 »
Se você se refere ao motor que comande a direção do cortador de grama, acho que não demandará uma força nem uma potência muito grande, vai depender mais das reduções e braços de alavanca de seu sistema mecânico de direção e das distâncias entre as rodas. Se quiser calcular algo, a geometria de um sistema de direção veicular de 4 rodas é um ponto de partida, exemplo: http://www.beam-wiki.org/wiki/Steering_Techniques

Tenho a impressão que um motor de limpador de para brisa com redução atenderá com folgas. Use um sensor angular (ex.: potenciômetro de fio) para ter um feed-back do ângulo da direção e use um Arduino ou algo do gênero para fazer o controle em feed-back (controle do tipo malha fechada com re-alimentação).
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 20:22 por minilathe »

Offline Rodrigo S.

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 08:56 »
E quanto a utilizar um motor em cada roda (nas frontais)? Para ir reto, os dois motores estão girando, para virar, apenas um gira (vai parecer um trator com esteiras).
Pensei assim, porque meu cortador de grama, é a gasolina e as rodas da frente são fixas, teria que desmontar tudo para criar um sistema tipo de carro e virar as rodas.

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 12:29 »
Veja se da pra fazer logo um sistema de esteiras, é mais fácil que um sistema de direção.

Da para usar correias do tipo L:


Ou do tipo T5:




Ambas tem dentes dos 2 lados. Talvez substituir as rodas por polias e instalar essas correias seja a solução mais fácil.

Offline F.Gilii

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 14:23 »
Me metendo onde não fui chamado, creio que com esteiras seria necessário muita potencia dos motores de direcionamento porque nas curvas há um arrasto enorme por causa da área de contato das esteiras no chão irregular...

Se posso sugerir, faça uma pesquisa com o pessoal que faz robos de combate - eles tem tecnologias de acionamento muito interessantes e verá que precisa de potencia razoável para direcionamento de carros com peso como de um cortador de grama

Offline F.Gilii

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Offline Cássio Alvarenga

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2014, 17:19 »
Me metendo onde não fui chamado, creio que com esteiras seria necessário muita potencia dos motores de direcionamento porque nas curvas há um arrasto enorme por causa da área de contato das esteiras no chão irregular...

Corcordo, mas acho que sai mais barato pegar um motor mais forte para compensar o arrasto do que ter que fazer um sistema de direção, levando em conta que ele disse que as rodas dianteiras são fixas, então vai consumir mais trabalho, material, etc...

 Sem falar que esteiras tem mais grip, ainda mais na grama.


Rodrigo, coloque umas fotos do cortador ai pra gente pensar melhor.

Offline Rodrigo S.

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 11:54 »
Cássio, o Ricardo que vai alterar o cortador, o meu eu não irei mexer  :P (quem sabe hora que chegar os módulos 433mhz que comprei ::)).

O meu cortador é esse modelo:
http://www.trapp.com.br/pt/produtos/jardim/cortadores-de-grama-a-gasolina/produto/mc-350g
http://www.trapp.com.br/uploads/produtos/produto-175-trapp.jpg
Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?

Por isso achei mais fácil colocar dois motores nas rodas dianteiras, e talvez interligar elas junto com as traseiras, cada motor para um lado....
Se for comprar um cortador, compre já o modelo que tem tração:
http://www.trapp.com.br/pt/produtos/jardim/cortadores-de-grama-a-gasolina/produto/rc-55c

claudiorfernandes

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 13:07 »
Não esquecendo um detalhe : SEGURANÇA !!!
Um cortador de grama com motor a gasolina ligado não e a melhor coisa para se ter uma pane de rádio...
Eu abandonei a prática de aeromodelismo aqui em Campo grande justamente por causa da falta de cuidado do povo com falhas de rádio (além de falhas de piloto...).

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 16:23 »
Por isso achei mais fácil colocar dois motores nas rodas dianteiras, e talvez interligar elas junto com as traseiras, cada motor para um lado....

Uma esteira já interliga as rodas, sem falar que se as rodas forem rígidas não vai virar se for só na frente.

Pela foto da pra trocar as rodas por polias e usar uma correia com dente dos 2 lados.

Não esquecendo um detalhe : SEGURANÇA !!!
Um cortador de grama com motor a gasolina ligado não e a melhor coisa para se ter uma pane de rádio...
Eu abandonei a prática de aeromodelismo aqui em Campo grande justamente por causa da falta de cuidado do povo com falhas de rádio (além de falhas de piloto...).

Se o radio falhar o cortador simplesmente para, já o aeromodelo cai  ;D

Por falar em cortador perigoso:

Mother Russia - Police SLAUGHTER!

claudiorfernandes

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 16:38 »
cássio, disso eu posso falar, pois mexi com aeromodelos durante uns 6 anos...
Existe uma função maravilhosa nos receptores, chamada de fail-safe... Se faltar sinal do transmissor, o receptor automaticamente toma uma atitude pré-programada.
No meu caso, sempre programei o corte do motor, pois mesmo o motor .46, o mais comum entre os modelistas, pode facilmente arrancar o dedo de um adulto.
Pois bem, com um rádio novo, de ultima geração e de excelente qualidade, decolei o aero, e imediatamente o modelo parou de responder... E O MOTOR NÃO DESLIGOU...
Depois de recuperar o modelo (por sorte ele caiu logo, e sem danificar nada e nem ninguém, pois o povo aqui voa no meio de um pasto imenso), fui verificar o que tinha acontecido...
Sebe o que era ? uma falha NA BATERIA DO RECEPTOR.. ou seja, não havia energia para acionar o servo e cortar o motor... o receptor "tentou", mas o servo não respondeu...
Agora, transfira isso para um motor de 5HP que pode literalmente moer uma pessoa...  :o :o :o

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2014, 23:19 »
Bem, eu nunca montei um aeromodelo, mas já fiz algumas coisas com radio controle, incluindo uma ponte rolante de 22 toneladas - Nela o movimento só executa se estiver recebendo o sinal de "pra frente" por exemplo, se o operador solta o botão o movimento para, assim como se existe algum erro na radiotransmissão e ele não recebe o sinal de andar ele não anda.

 Eu creio que o problema de dar pane e o cortador continuar andando só vai existir se for um sistema que manda um comando do tipo "inicia movimento" e o cortador fica andando ate que receba um comando de "pare".
 
 Não sei se deu pra entender...

claudiorfernandes

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 10:34 »
Deu sim, eu conheço a aplicação em pontes rolantes.
O problema dos motores de combustão é que eles têm a "mania" de continuar funcionando enquanto houver combustível...  ;D
Assim, seria imprescindível (ao MEU modo de ver) que haja um sistema que IMPEÇA o motor de desligar enquanto o rádio está ok, mas na ausência de sinal mate o motor instantaneamente .
Algo como um eletroímã que dependa dos pulsos do sinal do receptor. Falhou um pulso, libera o eletroímã e corta o motor. O motor só pode ser ligado se o rádio estiver ok,mas o sistema não pode depender da atuação de um servo por exemplo...
Como fez o Auguste Piccard (não é o Piccard do Star trek, é o outro, o de verdade  ;D ;D), que construiu um batiscafo com flutuação positiva e lastro preso por eletroímãs. Se faltasse energia ou coisa parecida ele voltaria à superfície.
Me lembro da época em que os mercedes 1313 precisavam de pressão de ar para acionar o freio de estacionamento (hoje em dia o freio é acionado se não tiver pressão). Tínhamos um vizinho que vendia bananas, e eu sempre ouvia o sibilado do vazamento do sistema de ar do 1313 dele... mas ele NUNCA CONSERTOU...
Uma madrugada acordamos com um barulhão... ele esqueceu de "recarregar" o ar que vazava o tempo todo, e o caminhão desceu a ladeira com 12 toneladas de bananas.... Por sorte, o pobre caminhão bateu num degrau na guia e tombou antes de percorrer mais do que 15 metros.
Aconteceu apenas uma enxurrada de bananas ladeira abaixo, mas se não fosse isso ele teria derrubado duas ou três casas que estavam diretamente na linha de movimento.

Offline cesarlg

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 14:05 »
só me intrometendo sobre a historia do 1313..  ele tem q fazer pressao no sistema p liberar os freios, nao é isso?
abraço

Offline Rodrigo S.

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Re:Como calcular a força de um motor para empurrar um carrinho?
« Resposta #14 Online: 20 de Fevereiro de 2014, 15:23 »
O sistema de segurança no cortador de grama é simples ao meu ver:
O motor a gasolina/etanol precisa de uma 'faísca' na vela para combustão correto? Essa faísca ou vem de uma bateria ou de um alternador/dínamo e vai para uma bobina. Se interceptarmos a energia antes da bobina, colocando um relê e conectando os fios no NA, para acionar o relê, o receptor teria que manter o mesmo energizado, assim que o receptor perde o sinal, ou acaba a bateria, o rele volta pro NF e a bobina deixa de ser alimentada e o motor apaga. No máximo ele vai andar 1 metro  :)

Pitaco meu sobre o caminhão, se não me engano, o freio do caminhão sempre fica 'freiado' e a pressão do ar 'desfreia' ele, assim, se o motor apaga ou falha, o caminhão vai freiando aos poucos, conforme o ar vai saindo, é isso? "cuícas" me mordam...  :P

 

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