Autor Tópico: Corrente do motor - Pico ou RMS?  (Lida 3022 vezes)

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Offline jmaurin

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Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Online: 17 de Fevereiro de 2014, 12:01 »
Olá.
Meus motores tem corrente de 5A. No Driver, tenho as opções de setar a corrente, porém estou na dúvida de devo setar como a corrente de pico ou RMS.
ex:
conf1: RMS=3.7A, Pico=5.2A
conf2: RMS=5A, Pico=7A

Qual das duas seria o mais adequado para um motor de 5A? No momento, uso a primeira opção.

Offline Eneias Eringer

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Re:Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 14:45 »
Não se preocupe com a corrente !!!

Sugiro usar a mínima possível , ou seja , vá diminuindo a corrente até que o motor perca passo !!! assim a maquina ficará com um movimento mais suave .

Offline jmaurin

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Re:Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 15:06 »
Não se preocupe com a corrente !!!

hehehe.....infelizm ente nao é tão simples assim Eneias. A corrente é o principal fator relacionado a queima de motores - e também a força/torque dele.
Dependendo da estrutura e do material usinado, se eu deixar a corrente pela metade por exemplo, com certeza terei problemas na usinagem pois nao terei a força necessária que o motor pode proporcionar. Já se eu deixar a corrente alta d+, o motor pode queimar no momento em que ele forçar em alguma peça, pois o motor nao controla a corrente e as bobinas podem queimar por uma corrente alta d+.....pelo que sei, essa é a principal função de um driver: controlar a corrente exata (ou máxima) que um motor pode utilizar afim de evitar queima e utilizar o potencial máximo do motor (maximo torque).

Offline Cláudio F.

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Re:Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 15:21 »
Configure o driver para a corrente nominal na etiqueta. Você postou duas configurações, talvez seja referente ao modo de ligação das bobinas.

Eneias não está de todo errado. Pode ser que seus motores sejam superdimensionados para a aplicação. Pode ser suficiente trabalhar com 4A e assim evitar superaquecimento do motor.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 15:23 por Cláudio Freund »

Offline jmaurin

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Re:Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 15:25 »
Configure o driver para a corrente nominal na etiqueta. No caso 5A.

Eneias não está de todo errado. Pode ser que seus motores sejam superdimensionados para a aplicação. Pode ser suficiente trabalhar com 4A e assim evitar superaquecimento do motor.

Correto....mas de pico ou RMS (no driver)? Pq se eu configuro como RMS, ele daria 7A de pico....tá certo que é pico, e nao constante....mas as bobinas de um motor de passo aguentam 7A, mesmo que de pico?
Já se for configurado os 5A no pico, o constante seria cerca de 3.2A, o que seria bem abaixo do que o motor suporta.

Offline Cláudio F.

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Re:Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 15:28 »
Existe datasheet desse motor? Já procurou na net pelo código?

Offline Eneias Eringer

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Re:Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 15:35 »
hehehe.....infelizmente nao é tão simples assim Eneias. A corrente é o principal fator relacionado a queima de motores - e também a força/torque dele.
Dependendo da estrutura e do material usinado, se eu deixar a corrente pela metade por exemplo, com certeza terei problemas na usinagem pois nao terei a força necessária que o motor pode proporcionar. Já se eu deixar a corrente alta d+, o motor pode queimar no momento em que ele forçar em alguma peça, pois o motor nao controla a corrente e as bobinas podem queimar por uma corrente alta d+.....pelo que sei, essa é a principal função de um driver: controlar a corrente exata (ou máxima) que um motor pode utilizar afim de evitar queima e utilizar o potencial máximo do motor (maximo torque).

he he he he .... Se já sabia porque perguntou kkkk....

Nunca queimei nenhum motor , e já brinquei muito com a corrente!!!

Normalmente os motores de passo são bem superdimensionados , pois ele perde bastante o torque com o aumento da velocidade , e normalmente não se usina nada com a velocidade máxima (onde seria o teste de perca de passo que mencionei e onde ele tem menos torque) , então se ele não perde passo em G0 muito difícil perder em avanços de corte, onde o motor tem gradativamente mais torque.

Offline minilathe

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Re:Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 17:22 »
Citação de: jmaurin link=topic=14400.msg195356#msg195356
Correto....mas de pico ou RMS (no driver)? Pq se eu configuro como RMS, ele daria 7A de pico....tá certo que é pico, e nao constante....mas as bobinas de um motor de passo aguentam 7A, mesmo que de pico?
Já se for configurado os 5A no pico, o constante seria cerca de 3.2A, o que seria bem abaixo do que o motor suporta.

Os dados de placa do motor normalmente se referem a corrente do tipo CC, que equivale ao valor RMS. Já o valor de pico é maior que o valor RMS e não possui relação com o valor RMS, que depende da forma de onda da corrente, que é complexa num circuito chopper, o fator 1,414 entre valor de pico e RMS não se aplica pois a corrente não possui forma senoidal.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2014, 17:32 por minilathe »

Offline iluj

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Re:Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 20:14 »
Jonis, pela minha experiência, posso dizer que é melhor você utilizar a corrente de pico, pois já fiz testes e percebi que o motor roda melhor com a corrente sendo ajustada no drive com a de pico.
Ajustando o motor com a corrente RMS o motor esquenta muito além de não chegar nas rotações tão elevadas, que mesmo não sendo uteis para níveis práticos, serve como parâmetro para testes.
Juliano.

Offline Cláudio F.

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Re:Corrente do motor - Pico ou RMS?
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2014, 21:54 »
Se com a corrente normal já esquenta muito, imagine aumentando...

 

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