Autor Tópico: Curiosidade (Motores)  (Lida 8561 vezes)

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Offline ShopCNC

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Curiosidades...
« Resposta #31 Online: 10 de Maio de 2007, 23:17 »
Impressora faz cópias 3D de objetos

Por Redação do IDG Now
Publicada em 09 de maio de 2007 às 12h22
Atualizada em 09 de maio de 2007 às 12h48

http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/2c9f9f0bd9aa09d5783a7cdcb58ef462.jpg
Curiosidade (Motores)


Desktop Factory promete prototipagem rápida de objetos usando plástico.

Uma empresa norte-americana anunciou uma nova impressora capaz de fazer cópias 3D de objetos a um custo que pode ser usada por usuários domésticos nos próximos quatro anos.

O anúncio foi feito pela Desktop Factory, uma companhia da IdeaLab, que promete prototipagem rápida de objetos usando plástico.

O primeiro modelo chegou ao mercado com custo de 5 mil dólares. Em quatro anos, a companhia estima que o custo vai cair para mil dólares, segundo reportagem publicada no jornal norte-americano New York Times.

http://i68.photobucket.com/albums/i18/Mac_RC/efafbd2f847ba503cda24a783b7375e5.jpg
Curiosidade (Motores)



Impressoras 3D, na verdade, não são novidades. Elas são usadas, há tempos, pela indústria para testar peças de vários produtos antes de entrar em produção.

Mas nenhuma delas, até agora, tinha tamanho e preço capazes de levá-las para dentro das residências, pois a impressora 3D é parecido com uma comum a laser e pode caber em qualquer mesa.

De acordo com a reportagem do New York Times, as impressoras 3D montam um objeto a partir de uma disposição de partículas de um material, construindo modelos em um pilha de camadas muito finas


http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/05/09/idgnoticia.2007-05-09.5088659895/IDGNoticia_view

Offline Seba

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #32 Online: 15 de Setembro de 2007, 17:43 »
Ola à todos,

Gostaria de saber se é possível revitalizar um motor de passo que tenha perdido suas características magnéticas por motivo de altas temperatura de trabalho, corrente em escesso etc. através de circuito magnetizador ou Magnetic Pulser, aplicando ao rotor picos de magnéticos de alta corrente tipo 200, 500 amperes, como este que é usado para funções terapeuticas?

Vejam o site do Chris Gupta: http://www.newmediaexplorer.org/chris/2003/08/19/build_a_low_cost_simple_magnetic_pulser.htm

Seba

Offline F.Gilii

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #33 Online: 15 de Setembro de 2007, 18:02 »
Seba,

Lí em algum lugar que há uma empresa em São Paulo que diz poder recuperar motores de passo...

Lí também que alguém mandou um motor para lá, o serviço foi feito a um preço que não compensaria, e o motor não voltou com as mesmas características de antes...

Talvez esse troço funcione, mas não sei se a relação custo-benefício iria compensar...

De quialquer forma acho muito válido para efeito didático.

Offline gimbabf

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #34 Online: 15 de Setembro de 2007, 22:55 »
Ola à todos,

Gostaria de saber se é possível revitalizar um motor de passo que tenha perdido suas características magnéticas por motivo de altas temperatura de trabalho, corrente em escesso etc. através de circuito magnetizador ou Magnetic Pulser, aplicando ao rotor picos de magnéticos de alta corrente tipo 200, 500 amperes, como este que é usado para funções terapeuticas?

Vejam o site do Chris Gupta: http://www.newmediaexplorer.org/chris/2003/08/19/build_a_low_cost_simple_magnetic_pulser.htm

Seba

   tenho aqui um trombolho parecido, um trafo + banco de capacitores 30.000uF x 500V + bobina acionado por chave contactora, usava para magnetizar ferrites de altofalantes grandes, mas nunca experimentei com motores
     Gilberto

Offline C N C N o w !

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #35 Online: 16 de Setembro de 2007, 09:54 »
... usava para magnetizar ferrites de altofalantes grandes ...

Gilberto, tô curioso a respeito do processo ... quando tiver um tempinho vc não quer descrever a coisa com mais detalhes ?

Offline Seba

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #36 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:17 »
Fábio, Gilberto,

Fiz uma experiência montando o circuito mais simples com umas sucatas de capones de fontes chaveadas de pc e uma bobina feita com umas 40 voltas de fio # 14 com diam ext. 1" porque era o que eu tinha no momento. Resultado dois capones explodiram claro, 127 volts x 1.4 = 177,8 volts, os capones eram para 200 volts mínimo pedido 300 volts. O mais interessante é que o rotor que foi submetido ao campo ficou zerado de magnetismo logo depois feito nova descarga voltou um magnetismo parcial, fraco mais voltou, penso que com uma circuito melhor construido os resultados serão melhores.

CncNow,
Lembra daquelas revistas importadas chamada mecânica popular? veja isto:

http://www.mimecanicapopular.com/verherr.php?n=49

Seba



Offline Brenck

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #37 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:29 »
parece um transformador toroidal....

Mas acho que se fosse tipo remagnetizar os motores de passo dali ja teria que sair entrando no direto na carcaça do motor para tipo não diminuir o magnetismo denovo

Offline C N C N o w !

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #38 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:38 »
Lembra daquelas revistas importadas chamada mecânica popular?

Lembro sim ... tive uma coleção enorme ...

Gostaria de comentar que desmagnetizar algo é relativamente simples, como demonstra o artigo que vc citou (Obrigado !), mas magnetizar (ou remagnetizar) algo de determinada maneira é um tanto menos simples ...

Explico: tomando por exemplo o caso dos motores de passo, temos um magneto cilíndrico que deve ser magnetizado de modo que cada extremidade corresponda a um polo, norte / sul. Parece bem fácil, não é ? Mas na prática, se não realizada em condições extritas, a magnetização ocorre, mas diversos domínios magnéticos são criados aleatóriamente, muitos deles cancelando-se mutuamente e o resultado final fica bem aquém do desejado ...

Pelo que já vi no caso da recuperação de motores de campo permanente danificados, imagino que é necessário ter o rotor como parte de um circuito magnético de alta permeabilidade, de modo que virtualmente todo o campo do magnetizador "circule" por ele, evitando a criação de domínios "insubordinados" ...
« Última modificação: 18 de Setembro de 2007, 08:36 por cncnow »

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #39 Online: 16 de Setembro de 2007, 18:44 »
... parece um transformador toroidal....

Parece, mas não é. Um transformador toroidal não funcionaria como desmagnetizador ou funcionaria mal ... o campo fica quase que totalmente concentrado no ferro e é essa justamente a razão para o emprego deles, são pouco interferentes ...

O que é sugerido no artigo é a utilização do estator de um motor monofásico de indução, a aparência de trafo toroidal deve-se ao revestimento isolante, aplicado após a desmontagem do motor reciclado ... no interior do estator forma-se um forte campo alternado e é esta característica que é aproveitada para o efeito ...
« Última modificação: 16 de Setembro de 2007, 18:45 por cncnow »

Offline Seba

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #40 Online: 16 de Setembro de 2007, 19:24 »
Cncnow,

Veja o que diz o cara da Cameron:


Stepper manufacturers do indeed magnetize the rotors after the motors are assembled. They normally use AlNiCo magnets and magnetize them axially. Each magnet has two fifty tooth pole pieces each oriented one half tooth pitch apart.

Even so, a normal 1.8 degree stepper will have only fifty detent positions in one revolution. The motor windings are what increases the number of step positions to 200 steps/rev. 

For 200 steps/rev, you have two sailents, a set of 50 North magnets on the first, then an offset set of 50 south magnets. This is known as a stack. So ther are 100 alternating N-S magnets total. Your hybrid stepper, 200step/rev or 1.8 deg/step motor has 2 windings (A & B, 1 & 2, what ever you want to call them).

2 windings x 100 magnets = 200 step/rev (under full stepping drive).


Cameron Anderson - Sales & Applications Engineer
Aerotech, Inc. - www.aerotech.com

Seba

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #41 Online: 16 de Setembro de 2007, 21:16 »
Veja o que diz o cara da Cameron:

Seba, brigadão pelo texto !

Vc tem o link para o documento original ? Procurei (muito rapidamente) e ainda não achei ...

Offline gimbabf

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #42 Online: 16 de Setembro de 2007, 23:31 »
    Jorge disse

Gilberto, tô curioso a respeito do processo ... quando tiver um tempinho vc não quer descrever a coisa com mais detalhes ?
[/quote]

    Joge

   nada mais simples, o trafo carrega o banco de capacitores lentamente através de resistor de 4R7 x 100W,   o banco   30.000uF x 500V é ligado em uma bobina de núcleo de ar (não me lembro quantas espiras mais ou menos 100 de fio AGW 10) através de uma chave contactora,
o ferrite do alto falante é colocado dentro da bobina formando o núcleo, carrega o banco de capacitores com 440V e com um pulso na chave os capacitores são descarregados na bobina gerando um grande pulso magnético que magnetiza o ferrite, normalmente um pulso é suficiente caso contrário é só repetir o processo
     Gilberto

   ps: obviamente tem uma ponte retificadora após o trafo, e se ligar a bobina em CA mais ou menos 20A ela desmagnetiza o objeto colocado em seu iterior
« Última modificação: 16 de Setembro de 2007, 23:42 por gimbabf »

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #43 Online: 17 de Setembro de 2007, 00:18 »
... nada mais simples ...

Brigadu pelos esclarecimentos, Gilberto !

Offline Seba

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Re: Curiosidade (Motores)
« Resposta #44 Online: 17 de Setembro de 2007, 18:00 »
Jorge,

Eu retirei de um forum para engenharia, suprimindo alguma coisa, veja o link.

how to magnetize stepper motor magnets
http://www.eng-tips.com/viewthread.cfm?qid=40970

Seba

 

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