Autor Tópico: Curva de torque ?  (Lida 7678 vezes)

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Offline marc0

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:08 »
Olá Viumau;
Muito interessante!  Valeu...
Depois dos comentários andei lendo algumas coisas sobre esse problema, segundo a minha interpretação dos relatos, ocorre por falta de uma pré carga na faixa mais crítica pela variação brusca no torque.
Pensei em usar a porca do fuso com uma mola de ajuste da folga e pré torque; mas gostei muito do uso do volante para acumular energia cinética.
Tinha descartado adquirir um motor com as duas pontas do eixo expostas; vou reconsiderar.

Abraços.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 20:21 por marc0martim ECM »

Offline F.Gilii

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:18 »
... ocorre por falta de uma pré carga na faixa mais crítica pela variação brusca no torque.
É mais ou menos isso mesmo - e a outra dica é que nem sempre é bom ter um movimento livre, como um rolamento ;)

O "dumper" minimiza um pequeno movimento de "vai e vem" que o motor de passo faz em determinadas frequencias de rotação.

Veja isso:

Offline F.Gilii

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:21 »
Veja que neste filme o motor que começa a rodar devagar, oscila a cada passo.

Quando ele chega numa determinada velocidade, ele começa a perder passos - isso acontece em determinadas frequencias e nas suas harmonicas se não me engano...

Offline marc0

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #18 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:27 »
Olá Fabio;

Vou empregar um volante na minha montagem.
Obrigado pelas dicas.

Abraços...

Offline viumau

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #19 Online: 25 de Setembro de 2009, 23:14 »
Jorge o exemplo que vc estava dando, "ressonância de meia banda" ... há um "buraco",  é esse exemplo que se encontra na figura 3.6 deste link ou tô errado novamente???  ;D

http://www.cs.uiowa.edu/~jones/step/circuits.html
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 23:16 por viumau »

Offline marc0

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Offline john

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #21 Online: 26 de Setembro de 2009, 07:02 »
Viumau, não tendo o motor de passo aquele eixo duplo, como mostrado nos videos, teria outro ponto em que se pudesse ser instalado? digamos, no próprio fuso? Me veio na idéia furar o acoplamento e alojar as peçinhas nele.. fazendo assim um acoplamento damper "meia boca" como vc diria, será que funcionaria? eu uso acoplamentos desse tipo da foto. abraço

Offline C N C N o w !

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #22 Online: 26 de Setembro de 2009, 07:22 »
...  é esse exemplo que se encontra na figura 3.6 ... ???

Isso mesmo Maurício.

lolata

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #23 Online: 26 de Setembro de 2009, 08:55 »
Jhon
Acho que poderia até funcionar, mas o acoplador precisaria ser um pouco maior do que o usado, semdo maior, como o acoplador é de ferro fundido, não sei se por causa da inercia não iria ajudar um lado e piorar de outro. TUdo no Acho.
Mas estou gostando do rumo do tópico.
Obrigado a todos em participar

Offline john

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #24 Online: 26 de Setembro de 2009, 09:48 »
Lolata,não tendo o motor eixo duplo, o unico lugar possivel seria antes do acoplamento ou ele mesmo - mesmo assim a metade que acopla no motor, pq a outra metade está isolada pelo elemento de borracha. Cheguei a perguntar se seria viavel no fuso, mas logo a seguir raciocinei que não funcionaria, pois o alvo é o motor. Vou fazer o teste nesse acoplamento, nem que perca a peça, mas a possibilidade é tentadora....Antes disso espero mais algumas opiniões. abraço

Offline marc0

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #25 Online: 26 de Setembro de 2009, 10:44 »
Olá John;

Acho que pode perfeitamente adicionar a carga mecânica no acoplamento, porque a ressonância depende do momento de inércia de todo o sistema rotativo; como pode ser visto no vídeo postado pelo Viumau, existe uma série de contrapesos para conseguir um ajuste fino para uma freqüência de ressonância mais favorável.

Abraços...

« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 11:38 por marc0martim ECM »

Offline marc0

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #26 Online: 26 de Setembro de 2009, 10:52 »
Mais um vídeo sobre o assunto!


Offline john

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #27 Online: 26 de Setembro de 2009, 11:59 »
como o acoplador é de ferro fundido, não sei se por causa da inercia não iria ajudar um lado e piorar de outro.
Lolata, pensando a respeito da inércia, acho que ela seria a mesma no eixo, como aparece no vídeo,ou no acoplamento como pensei. Nesse caso seria ajustar (no KCam que uso) o "ramping" que serve para o motor romper a inercia e desenvolver a velocidade desejada num segundo momento

Offline viumau

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #28 Online: 26 de Setembro de 2009, 12:11 »
Jhon já fiz uma modificação de abrir rosca no eixo de vários motores de passo e sempre deram certo, vc não precisa retirar o rotor, abrir o motor ou coisa que o valha, leve os motores a um torneiro mecânico e fale pra ele abrir rosca na parte traseira do motor, coloque um parafuso "ALEN"  que é de aço muito duro com trava rosca e corte a cabeçado do danado, pronto esta-rá com o motor com eixo trazeiro...

Este motor da foto eu fiz 2 modificações um suporte em nylon e o parafuso no centro do eixo, esse parafuso é comum porque foi projetado pra usar uma manivela, erá o motor do eixo de "Z" da minha cnc antiga...
« Última modificação: 26 de Setembro de 2009, 12:14 por viumau »

Offline john

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Re: Curva de torque ?
« Resposta #29 Online: 26 de Setembro de 2009, 14:43 »
Entendi, mas com os motores da especificação Nema23 tem o eixo na medida 1/4, a furação para a rosca, acho, deveria ser 1/8. Será que aguentariam um damper daqueles mostrados nos seus videos? abraço

 

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