Autor Tópico: Curva dinamica de motores de passo  (Lida 16732 vezes)

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Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #15 Online: 03 de Abril de 2012, 20:36 »
Muito obrigado Edimar. Valeu
Alberto

Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2012, 18:53 »
O grafico do clip não está muito legivel estou postando em outro formato.
SDS
Alberto

Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2012, 19:16 »
Resolvi testar o desempenho de um motor de impressora, (acho que é Emilia) O meu driver é para motores de 4 fios. Então o primeiro grafico refere-se a ligações do motor unipolar (6 fios) ligados com 4 fios excluindo os fios de uma bobina. No segundo grafico, foi excluido o fio central. E o terceiro grafico rapresenta o motor modificado para 4 fios. (Foram removidas as tampas, deixando o rotor completamente introduzido no estator).
Grato
Alberto

Offline minilathe

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #18 Online: 07 de Abril de 2012, 11:19 »
Olá Alberto,

Poderia explicar melhor as ligações nos dois últimos gráficos? Me parece ser o mesmo motor com conexões série ou paralelo?

Abç,

Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #19 Online: 07 de Abril de 2012, 13:40 »
Olás Gil.
Claro, O motor é o mesmo, (de 6 fios) todos os testes são efetuados com a mesma alimentação o mesmo motor DC a mesma engenhoca. O motivo dos treis grafico é mostrar o desempenho do mesmo motor com as ligações no memo drive (não tenho drive para motores unipolares) usando apena 4 fios. No primeiro grafico apenas o fio central e um lado de cada conjunto de bobinas estão ligados, o outro lado de cada conjunto está sem conexão. No segundo grafico, o fio cental das bobinas está desconectado, apena as extremidades estão ligada ao drive. Este grafico é muito interessante, porque nas baixas rotações o torque quasi que dobra, mas o torque despenca e não passa de 4000 PPS. Ante de efetuar o terceiro grafico, retirei os parafusos e modifiquei as ligações para o motor virar bipolar de 4 fios, ma sem retirar o rotor do lugar. Recoloquei o motor na engenhoca e levantei os varios pontos de torque. Assim mesmo que os graficos obtidos desta forma, não pode ser utilizado como padrão de referencia, sevem plenamente como comparação para os demais testes levantando nas diversas configurações. Aguardo tua visita, se puder: leva um drive unipolar e um motor que se conhece a curva para fazer uma comparação dos valores que estamos levantando.
Abraço
Alberto

Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #20 Online: 07 de Junho de 2012, 20:19 »
Ola Pessoal, Comprei um motor chines no ebay, as caracteristicas nominais são de Holding torque = 12,6 Kgf*cm. Levantei a curva dinamica deste motor e verifique que não passa de 5000 PPS, pelo meno com o meu driver. Observando o grafico deduzi que se colocar uma redução de 1 para 2 no motor pequeno aquele que efetuei o video o torque teoricamente dobra, e se torna mais vantagioso.  Sem contar que o peso fica pela metade. Vocé não acham?

Offline minilathe

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #21 Online: 07 de Junho de 2012, 21:20 »
Olá Alberto,

Ola Pessoal, Comprei um motor chines no ebay, as caracteristicas nominais são de Holding torque = 12,6 Kgf*cm. Levantei a curva dinamica deste motor e verifique que não passa de 5000 PPS, pelo meno com o meu driver. Observando o grafico deduzi que se colocar uma redução de 1 para 2 no motor pequeno aquele que efetuei o video o torque teoricamente dobra, e se torna mais vantagioso.  Sem contar que o peso fica pela metade. Vocé não acham?

Sim, teoricamente o torque dobra e a velocidade cai à metade, mas na prática o torque é menor devido a perdas na redução. Há vários tipos de redução (polias+correia, engrenagens, corrente metálica, cabo de aço+polias, ...), cada qual possui um rendimento próprio. Você pode levantar a curva de torque após a redução para avaliar as perdas.

Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #22 Online: 08 de Junho de 2012, 05:01 »
Olá Gil, infelizmente não, com a minha engenhoca somente consigo levantar a curva do motor preso pelo eixo. Mas pensando melhor talvez colocando mais uma base ao lado da primeira poderia-se colocar o motor em teste acoplado por meio de polia e correia. Embora a engenhoca não apresenta tanta resolução. De qualquer maneira a redução é possivel quando o acoplamento não é feito eixo a eixo, mas por exemplo por correias e polias. Neste caso já existaria uma perda pelo acoplamemto, e seria possivel variar as pulias e reduções. Agora, eu não fazer os calculos destas perdas, mas vocé saberia dizer de quanto mudam as perdas entra este tipo de acoplamento considerando, PRIMEIRO entre pulias do mesmo diamentro 1 para 1, e em SEGUNDO com pulias de redução 1 para 2. É justamente neste caso que acredito que o motor pequeno sai em vantagem. Quando comprei este ultimo motor de 12,6 Kgf*cm, acreditava ter feito um negozio da "china" pois foi bem barato. Mas podendo analizar e comparar as duas curvas dinamicas, podemos ver que mais vale usar o motor pequeno desfrutando a maior rotação.
Abraço Alberto

Offline minilathe

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #23 Online: 08 de Junho de 2012, 06:41 »
Alberto,

Bom dia,

Alguns fabricantes de correia sincronizadoras mencionam rendimentos entre 95 a 98%. Mas acho que também dependerá de alguns fatores, como a quantidade de dentes das polias e largura, tipo de dente e passo da correia, polias muito pequenas e correias estreitas devem resultar em menor rendimento.

Abraço,

Offline Cássio Alvarenga

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #24 Online: 08 de Junho de 2012, 13:12 »
O tensionamento das correias também é um fator muito importante. Não só no rendimento da mesma, mas também na força radial que faz nos eixos que as polias estão acopladas.

Offline Jackson Luz & Cena

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #25 Online: 12 de Junho de 2012, 01:14 »
Alberto, boa noite,
 
Primeiramente, parabéns pela iniciativa que com certeza vem se somar aos nossos conhecimentos.
 
Embora a engenhoca não apresenta tanta resolução...

Gostaria de saber, se possível qual o grau de repetibilidade (precisão) independentemente da resolução dos testes, num mesmo motor, realizados no dispositivo.
 
Havendo diferença de desempenho entre motores iguais, será que essa possível diferença poderia dificultar a sincronia entre eles ao serem utilizados num mesmo eixo?
 
O motor é o mesmo, (de 6 fios) todos os testes são efetuados com a mesma alimentação o mesmo motor DC a mesma engenhoca.

Por acaso já deu pra você fazer testes de comparação das curvas em várias amostras de motores de mesma referência sendo estes novos para ver se há diferenças de desempenho entre eles?
 
 
Desde já agradeço,
 
Jackson Luz
 

Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #26 Online: 12 de Junho de 2012, 09:11 »
Olá Jackson, Bom dia,

Gostaria de saber, se possível qual o grau de repetibilidade (precisão) independentemente da resolução dos testes, num mesmo motor, realizados no dispositivo.
 
O metodo que estou usando para determinar o ponto de "stall" è de atingi-lo e registrar o valor da balança. Porem logo dopois do stall o peso sobre a balança cai quasi a zero. Então precisa continuamente observar a balança memorizar o ultimo valor evitando qualquer distração. O encremento da força do motor DC que freia o motor de passo, é freito por uma fonte não estabilizada variando a alimentação atravez de um variac, e sabemos que o variac não forneçe saida linear, mas com pequenos degraus. O ideal seria uma fonte variavel DC de 10 Amp. ou mais e balança com saida analogica ou digital para ser enviada a um computador e registrar o grafico. Repara que discarto as "unidades" do peso da balança, porque sendo digital, ela atualiza a leitura a cada segundo e para considerar as unidade de peso, o encremento deveria ser muito muito lento, especialmento proximo ao ponto de stall. Um outro fator a ser considerado, é que nesta medição tudo aqueçe, e se repitir o teste, encontro valores de torque menores devido ao aquecimento do motor.


Offline eletronal

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #27 Online: 12 de Junho de 2012, 09:32 »
Olá Jackson,
Não consegui inserir a citação corretamente. Mas vamo lá.
Eu não diria que a diferença de torque de dois motores  iriam comprometer a sincronia. Mas são os drivers que vão comprometer a sincronia. Osseja, dois motores no mesmo eixo acionados por dois drivers devem ser tratados colocando um controle entre-si. O Gil (minilathe) chamou a minha atenção quando disse que o CI L297 possue um pino de sincronismo para acionar multiplos drivers. Ainda não achei o pino de sincronismo porqué o meu drive não usa o L297, ma para eliminar os problemas que estou tendo de usar dois motores no mesmo eixo vale o tempo de pesquisa. Jackson, se não disse de que maneira vai colocar os motores, vai usar dois driver? Pensa que pode colocar os 2 motores com as bobinas em serie ou em parallelo, e neste caso vai usar un unico drive e não vai ter problemas de sincronia. Spero ter respondito as tuas perguntas e esclarecido as duvidas. Obrigado pelos elogios. Grato Alberto

Offline Jackson Luz & Cena

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #28 Online: 12 de Junho de 2012, 10:41 »
Spero ter respondito as tuas perguntas e esclarecido as duvidas. Obrigado pelos elogios. Grato Alberto

Esclareceu, sim. Obrigado Alberto.
 
Um abraço,
 
Jackson Luz

Offline dandrade

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Re:Curva dinamica de motores de passo
« Resposta #29 Online: 20 de Junho de 2012, 19:50 »
Interessante. Me explica, o conceito...

Faltou alguns detalhes. A rotacao dos motores devem ser opostas?
Aquele barulho no final, quando motor CC impoe seu movimento e rotacao?

 

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