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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: F.Gilii em 08 de Março de 2007, 07:54
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Para determinação da sequencia de fios num motor de passo unipolar (de 6 fios), use um Multímetro ajustado em "continuidade".
Na imagem abaixo, veremos um esquema onde aparecem os 6 fios nomeados como: A, A', comum A, B, B' e comum B.
Serão dois grupos de 3 fios cada:
Grupo 1 = A, A' e comum A
Grupo 2 = B, B' e comum B
Exemplo:
- Medir entre A e comum A, o multimetro mostraria um valor qualquer (no exemplo 5 Ohm).
- Medir entre A e A', o multimetro mostrará "o dobro" do que foi medido acima (mostrará 1]em torno de 10 Ohm)
Separe e codifique os fios.
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No exemplo acima, usei um valor qualquer = 5 Ohm para cada fase...
Quando medir entre A e A', não será o dobro (10 Ohm), mas sim algo em torno de 7 Ohm.
5 ohm x 1,41 = 7 ohm...
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Mas como saber que é o A e quem é o A',ou não tem importância?
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Sandro,
No momento da instalação no driver, você vai poder experimentar girar o motor em uma frequencia baixa (500 Hz por exemplo)...
Se a sequencia estiver certa,. ele girará suavemente, mas se estiver errada, é só inverter "Um dos pares":
"A com A' " ou B com B' "...isso fará ele girar corretamente.
E se o motor estiver girando no sentido inverso ao desejado, pode-se inverter os pares de lugar...
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Fábio,
No sentido de colaborar com o tópico, achei um site interessante, sobre funcionamento de motores de passo, que talvez seja útil para alguém.
Ensina, entre outras coisas, como medir a resistencia dos motores e fazer as ligações.
http://www.rogercom.com/
Artigos
Controle de Motor de Passo através da Porta Paralela
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Obrigado Francisco...
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Como sei "quem é quem"nos motores com 4 fios.Qual é o comum,etc.Tentei medindo qual era a menor resitencia,mas nao deu muito certo hehehe.
Desculpe pela acentuacao,problemas com o teclado :P
Obrigado
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Will,
Posso estar errado, mas um motor de quatro fios não é "Unipolar" portanto, não tem "fio comum"
A resistência deve igual entre todos eles...
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Will,
Motores de 4 fios sao essensialmente bipolares, exceto por alguns de HD que eu já vi q por incrivel q pareça sao unipolares com apenas 4 fios... doido nao!!!
abraços
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Olá.
Pois então como funciona um motor bipolar?
Tenho dois aqui e ainda não consigui usá-los.
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.. exceto por alguns de HD que eu já vi q por incrivel q pareça sao unipolares com apenas 4 fios... doido nao!!!
Não, nada doido, são motores trifásicos ... ;-)
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Gui_Zilli,
Os motores bipolares funcionam de maneira análoga aos unipolares...
O controle, ao invés de apenas "ligar" ou "desligar" uma determinada fase como se faz com um acionamento unipolar típico, trabalha invertendo a polaridade da alimentação de acionamento de cada fase em um determinado momento, sendo que normalmente são duas fases energizadas...
Veja alguma explicação aqui:
http://www.mrshp.hpg.ig.com.br/rob/passotipo.htm
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Certo..
Mas só pra ter certeza..
Eu preciso de uma fonte simétrica, não é?
Ah, e quanto ao consume de corrente, é maior que o unipolar?
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Gui_Zilli,
Não - a fonte não tem nada de especial.
Quanto à corrente, a grande maioria dos fabricantes indica a corrente "por fase" ou seja:
Se está alimentando um motor de digamos 2A/fase em modo bipolar, o consumo medido na fonte será de 4A...
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Olá Fabio
e você tem o circuito de acionamento destes motores?
obrigado.
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Gui_Zilli,
Por exemplo, poderá experimentar um circuito que está diagramado na folha de dados do L297, um componente tradicional que normalmente usamos...
http://www.st.com/stonline/books/pdf/docs/1334.pdf
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Existe algum programa que faca somente rodar ( caso a sequencia dos fios esteja errada ),pois em nenhum programa consegue "enchergar" os motores,no mach2 e 3 ao configurar as portas simplesmente naun acha os motores ( Porta 378) no turbo tbm naun.
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Suguita,
Não há - mas de qualquer forma a sequencia de fios é simples...
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Beleza... Achamos a sequência dos fios, determinamos as fases mas ao olharmos na etiqueta do motor, descobrimos que lá não tem os dados necessários para o ligarmos dentro das especificações exatas de corrente para que ele não "frite"...
Ou seja.. Está escrito por exemplo 34V - 7.2VA, como num motor que tenho aqui....
E agora?
Não façam como eu: confundir este 7.2VA com corrente... Não tem nada a ver...
Se lascarem 7.2A no bichinho, ele torra na hora...
Bom.. mas e aí?
Fazer o que? Há.. rs.. Procurar na net.. Vai que tenha datashits dele por aí..
Não tem.. Não adianta procurar.. estes motores são fabricados para funções específicas e não encontra-se na net nem em nenhum lugar informações sobre ele....
Há.. podemos então jogar o coitadinho no lixo.. Não tem como liga-lo...
Errado: Tem sim... Como?
Resposta: descobrindo a corrente que ele aceita. Simples assim....
Mas como? hehehehe
Bom... Tenham, neste momento, um santo forte do teu lado...
Basta rezar para ele, que ele te ajuda...
Da mesma forma que São Longuinho nos ajuda quando perdemos, por exemplo a chave da porta, quando chegamos meio tontos, alta madrugada e temos que ficar lá na varanda dando pulinhos no escuro e pedindo para São Longuinho nos ajudar a encontrar a chave, podemos fazer também no caso de correntes desconhecidas de motores de passo.
E agora vou dizer o nome do Santo especialista nestes assuntos:
São Jorge.... rs...
Pois é.. São Jorge é especialista não só neste, mas em vários outros assuntos...
Mas neste é mestre...
Vejam a resposta que ele me enviou, no dia em que eu estava aqui na maior aflição, querendo descobrir as correntes deste motor:
*Obs: Estou postando a mensagem que ele me mandou abaixo, sem o consentimento explícito dele, pois não consegui fazer com que ele arranjasse um tempinho esta semana para autorizar, mas tenho a certeza de que ele não vai brigar... Afinal, isto vai dirimir dúvidas, que acredito a maioria das pessoas tem, ao dar de cara com motores sem especifiçações de tensões e corrente em suas etiquetas...
Edu,
a informação relevante é o 7,2VA, alguns motores trazem marcada a tensão do chopper e não a nominal, são motores feitos sob encomenda ...
A maneira mais fácil de determinar a tensão e corrente nominais é a seguinte:
Meça a resistência do enrolamento e use a calculadora pra determinar a tensão e corrente nominais:
http://ourworld.compuserve.com/homepages/Bill_Bowden/ohmslaw.htm
Atenção: VA é potência reativa mas pode usar neste caso como potência ativa (watts). A potência registrada na etiqueta deve ser a total, com duas fases energizadas, portando divida a resístência encontrada por dois. Quando medir a resistência, assegure-se de que mede a que corresponde a uma fase, ou seja, entre o comum e um dos extremos, entre COM1 e A1, por exemplo:
+-----/\/\/\-----o A1
|
COM1 o--+
|
+-----/\/\/\-----o A2
+-----/\/\/\-----o B1
|
COM2 o--+
|
+-----/\/\/\-----o B2
Entre A1 e A2 ou B1 e B2 a resistência será dobrada ... o que deve usar para o cálculo é a resistência COM1<-> A1 / 2
Uma vez determinados tensão e corrente nominais, alimente o motor sob estas condições (parado) e verifique a temperatura.
Há outras duas maneiras de determinar as condições de operação:
1. Verificar em que ponto (com qual corrente) o torque estático não mais aumenta com o aumento da corrente. Este método baseia-se na saturação do circuito magnético, é bastante preciso.
2. Verificar em que ponto a temperatura atinge o limite (em torno de 100 graus). Este método é aproximativo.
Tanto em um caso como no outro, aumenta-se progressivamente a corrente até o limite, medindo-se a cada intervalo.
Abs
Jorge L.
Espero que a novelinha acima venha ajudar alguém, que, mais dia menos dia, terminará com um destes motores desconhecidos nas mãos..
e também agradecer a Sir Jorge Lourenço da Armadura Dourada pela aula...
Abração a todos,
Eduardo
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É por isso que eu sou devoto de "São Jorge"... :)
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É por isso que eu sou devoto de "São Jorge"... :)
He, he, he ... menos, Fabião & Edu ... beeemmm menos ...
De qualquer forma, obrigado pelos - largamente imerecidos - encômios ... afagos no ego sempre fazem bem, mesmo quando a gente não merece tanto ... *RS
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amigo Fabio esta forma que vc descreve tambem serve para testar o motor de passo quanto a problemas, se está queimado ou curto ou entre as suas espiras , achei uma loja ai na santa efigenia que tem muitos motores so que estão no estado (usados) diverços tipos . era bom saber uma forma para testalos antes de comprar.
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Kiko Ribeiro,
Não entendí se o que você postou é uma afirmação ou uma pergunta.
Se é pergunta, a resposta é = sim, é uma forma de testar os motores... :)
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desculpe amigo ,foi mais uma pergunta ,bem vou aproveitar e fazer outra : eu tirei alguns motores de uns velhos scaner genius eses motores tem o formato de um cubo quadradinho e a unica coisa escrita nele é (sth-39d236-02 1.8 deg/step 30 home "simbolo omega") 6 fios sei que voce não tem bola de cristal a minha duvida é eses motores são 12 ou 16 volts , será que eu posso fazer uma placa usando o ci ULN2003 pois este ci tem a restrição quanto a amperagem de cada bobina que deve ser de 500 mA , usarei uma fonte ajustavel a prinsipio 12V por 1A , e obrigado pelas dicas
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KIKO
Pode usar sim o ULM2003, na hora de escolher a fonte comece testando uma de 12v para cima, pois este motores com esta impedancia costumam trabalhar com voltagem alta, existe deles que ultrapassam os 30 v.
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cara. não tenho certeza
mas o ULN2003 não suporta 500mA cada bobina,
ele suporta 500mA em todas as saidas juntas.
e como sempre. não é bom trabalahr com o componenteno limite.
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olá Fábio. parabéns pelo tópico
estou com uma dúvida e tenho certeza que voce pode respondê-la...
estou começando uma plotter de recorte e irei fazê-la muito parecida com a que tem no seguinte site: http://www.luberth.com/plotter/ditwasplotter.htm
porém, a minha dúvida é quanto a sequência dos fios. os motores tem cinco fios.
eu posso ligar com excessão do comum, os outros quatro de forma aleatória?
se não como identificar qual a sequência?
esta é a minha dúvida. obrigado.
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Valdemir.. boa noite...
Sei que a pergunta era endereçada ao Fábio, que com certeza te responderia talvez até melhor que eu, pois ele tem muito mais anos de janela....
Ele talvez até tenha métodos melhores escondidos na manga... mas eu uso um bem simprinho, mas que talvez possa te ajudar....
Bom, quanto à sua pergunta, se pode ligar aleatóriamente, a resposta é não...
Existe a necessidade de se ligar estes fios nuna sequência correta, do contrário não roda de jeito nenhum...
Eu faço o seguinte: "cato" uma fontezinha qualquer (sempre procuro uma cuja tensão seja a mais próxima possível da que tem impressa no rótulo do motor...
Mas já usei fontes com tensões maiores e não ocorreu nenhum problema...
Bom.. com esta fonte em mãos (ou pode ser até uma pilha), com esta fonte em mãos, você a alimenta com a voltagem correta e um dos fios de saída (eu uso qualquer um)... pode ser o positivo ou o negativo, tanto faz, ligo no fio comum..
Aquele do centro (center tape)... e com a outra ponta, vou ligando rapidamente os outros fios, um a um até que o motor "gire" no mesmo sentido...
Procuro fazer este teste apenas "esbarrando" o outro fio nas bobinas....
Evito ficar com ele ligado por algum tempo, para evitar aquecimento no motor.... Não sei se isto poderia "queimar" a bobina, (desde que a tensão seja próxima à que o motor aguente), mas mesmo assim não abuso...
Vou ligando rapidamente e desligando cada fio, um a um, até que ele esteja "girando" na mesma direção...
Você perceberá que cada vez que você encosta o fio numa das bobinas, ela dá um tranquinho num sentido...
Ora gira pra direita, ora pra esquerda...
Vá fazendo isto até achar uma sequência em que ele gire apenas para o mesmo lado...
Feito isto, está "achado" a forma de se ligar o motor na controladora....
Existe código de cores, mas eu nunca sei qual..... rs...
Então o jeito é ir mesmo na base da tentativa e erro...
"Minha mãe mandou bater.. neste daquì... rs...."
Até que você termina achando a sequência.. e pode ligar que vai funcionar direitinho....
Mas aguardemos para ver o que o grande Gilli diz... talvez ele te apresente uma forma mais correta de se fazer isto....
Eu costumo fazer assim e funciona....
Abração,
Eduardo
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olá eduardo!
obrigado pela dica. vou tentar fazer isso consiga passarei a dica adiante.
valeu mesmo.
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Caro Fabio,
Tenho aqui um motor de 13kgf e tava afim de dar uma manutencaozinho nele. Eu li em outra parte onde voce diz que para poder tirar o rotor de um motor de passo, se faz necessário dar um curto magnetico no mesmo, ai por pura sorte da vida em uma pagina se nao me engado do usuario: Leao... vi que o mesmo fez uma especie de tambor de aco, (material ferroso), e parece que conseguiu fazer manutencao em um de seus motores, afirmando que o rotor foi retirando sem danos para o motor. O mesmo cita que esse metodo foi indicado por você. Ai eu pergunto esse metodo é seguro mesmo? Com ele nao se perde torque do motor ou pede-se o minimo? E a forma de utilizar como seria, sei que as imagens estao explicando mas nada melhor que o idealizador mesmo comentar.
O tambor seria +- assim:
O diametro interno do tambor seria = ao diametro do rotor mais uma pequena folga? de quanto +-? O comprimento do tambor teria de ser maior que o comprimento do rotor?
Para retirar: Colocaria o tambor dentro do estator do motor encostaria ao maximo e comecaria a fazer a retirada do rotor (do estator para o tambor)? Se sim, nessa passagem teria de se tomar algum cuidado especial ou e somente puxar mesmo?
Obviamente o rotor vai encostar tanto no estator como no rotor ne mesmo? isso nao tem problemas? Qual a melhor forma de proceder quanto a isso?
Caso eu esteja raciocinando de forma errada me corrija e por gentileza me dirija ao caminho correto por favor.
Desde ja fico imensamente grato por sua ajuda.
Souza Neto
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Souza,
Não tenho certeza, mas me parece que o tal cilindro deve ser feito com uma certa espessura, isto é, não se pode usar uma folha de lata para fazer isso...
O diametro interno deve ser o suficiente para deixar o rotor passar livremente, mas sem muitas folgas - talvez algo com 0.5mm de folga...
O cilindro deve ser posicionado em cima do estator, e quando estiver empurrando o rotor para dentro, cuidado para não deixar o cilindro se deslocar pata longe do estator...
Esta explicação foi me dada pelo Jorge, e eu já desmontei um motor de passo assim e remontei e não percebí diferenças depois de montado, mas não garanto nada, pois não tenho como avaliar as reais consequencias disso...
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Ok Professor Fabio,
Muito obrigado pelas dicas.
Souza Neto
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Tenho três motores
Astrosyn 23lm-c705-02
34 vdc
7.2 va
1.8 deg/step
Entre A1 e A2 - 3,4 ohms
Entre COM 1 e A1 -2,1 ohms
Entre COM1 e A2 - 2,1 ohms
Entre B1 e B2 - 3,4 ohms
Entre COM2 e B1 - 2,1 ohms
Entre COM2 e B2 - 2,1 ohms
Devo dividir o valor encontrado entre COM 1 e A1 por dois ?
Achando 1,05 ohms ?
E aplicá-los na calculadora que disponibilizou preenchendo apenas 1,05 ohms e 7,2 va no lugar de Watts e clicar em cauculate?
Achando 2.74955 V e 2.61861 A ?
Depois devo regular com o trimpote da minha cnc3ax medindo a placa (parte lógica e tensão para os motores - sem colocar os motores), e colocar o NEGATIVO do multímetro no TERRA (-V da alimentação da parte lógica), e o POSITIVO no pino 15 do L297, regulando o trimpot ate achar 0,25 V ? (na minha cnc3ax os resistores são de 1 ohm 5w e os transistores são irf 640 já com as modificações ).
E qual a fonte que vcs me sugerem para alimentar os três motores ?
Pode ser uma de uns 40 v ?
por quantos A ?
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O que vc precisa ter certeza é da corrente por fase do motor.
Astrosyn 23lm-c705-02
34 vdc
7.2 va
Mas esses valores de tensão e corrente que passou desse motor não batem com a tabela que tenho aqui,
que indica 3V e 2,4A.
Com esse valor de corrente (2,4A) bastaria regular para 0.24V o multímetro.
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Os únicos dados que o motor tem em sua etiqueta são
Astrosyn 23lm-c705-02
34 vdc
7.2 va
Não tem a amperagem
Já tentei achar especificações desse motor sem sucesso
Ate achar o post do Edu Lopes na pagina anterior a essa
Esses cálculos eu fiz me baseando no tutorial do Edu Lopes na pagina anterior a essa onde dizia
“Beleza... Achamos a sequência dos fios, determinamos as fases mas ao olharmos na etiqueta do motor, descobrimos que lá não tem os dados necessários para o ligarmos dentro das especificações exatas de corrente para que ele não "frite"...
Ou seja.. Está escrito por exemplo 34V - 7.2VA, como num motor que tenho aqui....
E agora?
Não façam como eu: confundir este 7.2VA com corrente... Não tem nada a ver...
Se lascarem 7.2A no bichinho, ele torra na hora...
Bom.. mas e aí?
Fazer o que? Há.. rs.. Procurar na net.. Vai que tenha datashits dele por aí..
Não tem.. Não adianta procurar.. estes motores são fabricados para funções específicas e não encontra-se na net nem em nenhum lugar informações sobre ele....
Há.. podemos então jogar o coitadinho no lixo.. Não tem como liga-lo...
Errado: Tem sim... Como?
Resposta: descobrindo a corrente que ele aceita. Simples assim....
Mas como? hehehehe
Bom... Tenham, neste momento, um santo forte do teu lado...
Basta rezar para ele, que ele te ajuda...
Da mesma forma que São Longuinho nos ajuda quando perdemos, por exemplo a chave da porta, quando chegamos meio tontos, alta madrugada e temos que ficar lá na varanda dando pulinhos no escuro e pedindo para São Longuinho nos ajudar a encontrar a chave, podemos fazer também no caso de correntes desconhecidas de motores de passo.
E agora vou dizer o nome do Santo especialista nestes assuntos:
São Jorge.... rs...
Pois é.. São Jorge é especialista não só neste, mas em vários outros assuntos...
Mas neste é mestre...
Vejam a resposta que ele me enviou, no dia em que eu estava aqui na maior aflição, querendo descobrir as correntes deste motor:
*Obs: Estou postando a mensagem que ele me mandou abaixo, sem o consentimento explícito dele, pois não consegui fazer com que ele arranjasse um tempinho esta semana para autorizar, mas tenho a certeza de que ele não vai brigar... Afinal, isto vai dirimir dúvidas, que acredito a maioria das pessoas tem, ao dar de cara com motores sem especifiçações de tensões e corrente em suas etiquetas...
Edu,
a informação relevante é o 7,2VA, alguns motores trazem marcada a tensão do chopper e não a nominal, são motores feitos sob encomenda ...
A maneira mais fácil de determinar a tensão e corrente nominais é a seguinte:
Meça a resistência do enrolamento e use a calculadora pra determinar a tensão e corrente nominais:
http://ourworld.compuserve.com/homepages/Bill_Bowden/ohmslaw.htm
Atenção: VA é potência reativa mas pode usar neste caso como potência ativa (watts). A potência registrada na etiqueta deve ser a total, com duas fases energizadas, portando divida a resístência encontrada por dois. Quando medir a resistência, assegure-se de que mede a que corresponde a uma fase, ou seja, entre o comum e um dos extremos, entre COM1 e A1, por exemplo:
+-----/\/\/\-----o A1
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COM1 o--+
|
+-----/\/\/\-----o A2
+-----/\/\/\-----o B1
|
COM2 o--+
|
+-----/\/\/\-----o B2
Entre A1 e A2 ou B1 e B2 a resistência será dobrada ... o que deve usar para o cálculo é a resistência COM1<-> A1 / 2
Uma vez determinados tensão e corrente nominais, alimente o motor sob estas condições (parado) e verifique a temperatura.
Há outras duas maneiras de determinar as condições de operação:
1. Verificar em que ponto (com qual corrente) o torque estático não mais aumenta com o aumento da corrente. Este método baseia-se na saturação do circuito magnético, é bastante preciso.
2. Verificar em que ponto a temperatura atinge o limite (em torno de 100 graus). Este método é aproximativo.
Tanto em um caso como no outro, aumenta-se progressivamente a corrente até o limite, medindo-se a cada intervalo.
Abs
Jorge L.
Espero que a novelinha acima venha ajudar alguém, que, mais dia menos dia, terminará com um destes motores desconhecidos nas mãos..
e também agradecer a Sir Jorge Lourenço da Armadura Dourada pela aula...
Abração a todos,
Eduardo”
Será que fiz os cálculo errados ?
E deixa-me abusar um pouco da sua experiência
Posso prender minha cnc3ax no próprio gabinete do PC ?
Posicionado a cnc3ax atrás da placa mãe mais por fora do gabinete?
E alimenta La com a mesma fonte que liga o PC ? (parte lógica não os motores )
Ou vou ter algum problema de interferência ?
E claro respeitando o isolamento da cnc3ax com o gabinete.
Dês de já agradeço por responder minha duvida
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Vou le dar uma forcinha... sabendo a tensão e medindo a resistência elétrica voce vai usar a seguinte tabela para saber o que leh falta !
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Vou le dar uma forcinha... sabendo a tensão e medindo a resistência elétrica voce vai usar a seguinte tabela para saber o que leh falta !
Salsicha
Quando adquirir esses motores também pensava assim I=W/E o que daria I=7.2/34 I=0.211 acho que e isso não lembro mais
Mas descobri que não se pode usar esse tipo de calculo para interpretar dados de algumas etiqueta de alguns motores de passo.
Então descobri a explicação do Edu Lopes na pagina anterior e estou tentando usar o método que ele postou e gostaria de saber se executei o método certo.
Muito obrigada pela sua resposta rápida e prestativa.
Aproveitando sua atenção gostaria de saber sua opinião sobre outras duvidas
Posso prender minha cnc3ax no próprio gabinete do PC ?
Posicionado a cnc3ax atrás da placa mãe mais por fora do gabinete?
E alimenta La com a mesma fonte que liga o PC ? (parte lógica não os motores )
Ou vou ter algum problema de interferência ?
E claro respeitando o isolamento da cnc3ax com o gabinete.
Dês de já agradeço por responder minha duvida
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Se eu fosse você não colocaria a placa dentro do PC, apesar de ser uma ótima idéia, usar a fonte do PC para alimenatar os drives mas isso "com certeza causaria transientes" e "poderia causar algum funcionamento anormal", ou qualquer coisa estranha tanto no pc como na placa, você até pode colocar a placa no seu PC, mas evite de usar a mesma fonte.
O ideal é que você faça uma caixinha onde possa colocar uma ventoinha alaganto a caixa com ar fresco, para refrigerar os dissipadores.
espero ter ajudado
Abraço
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Se eu fosse você não colocaria a placa dentro do PC, apesar de ser uma ótima idéia, usar a fonte do PC para alimenatar os drives mas isso "com certeza causaria transientes" e "poderia causar algum funcionamento anormal", ou qualquer coisa estranha tanto no pc como na placa, você até pode colocar a placa no seu PC, mas evite de usar a mesma fonte.
O ideal é que você faça uma caixinha onde possa colocar uma ventoinha alaganto a caixa com ar fresco, para refrigerar os dissipadores.
espero ter ajudado
Abraço
resolvi usar uma fonte independente para ligar a placa e dois cooler e uma independente para os motores e vou colocar a cnc3ax longe do gabinete para evitar qualquer problema vai ficar uma zona + não vai me dar dor de cabeça
obrigada meu amigo.
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Olá ,
Preciso de ajuda para ligar motor . Anexo datashets do meu motor ,pois já tentei de como pensava que sweria mas não funciona.
A minha placa é uma CNc3Ax que acabei de montar para trabalhar com mach, pois tinha estes mesmos motores a trabalhar com TURBOCNC em Phase drive com placa de "Lravador".
E parti do mesmo principio para ligação só que não rodam , calivrei no pino 15 do l297 a voltagem correcta .
Mas na hora do sinais de eles só vibram mas não rodam o que estará mal.
Liguei assim:
eixo x
LA---- BLACK/WHITE & RED/WHITE
A----- RED
B----- GREEN
A*--- BLACK
B*--- YELLOW
LB---- WELLO/WHITE & GREEN/WHITE
OBRIGADO
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A princípio esta certa a ligação dos fios.
O que pode estar errado é a configuração do mach.
Veja se na janela de config dos pinos esta desse jeito:
X step pin 2
X dir pin 3
Y step pin 4
Y dir pin 5
Z step pin 6
Z dir pin 7
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Obrigado Alebe ,
Mas o meu problema já resolvi , era o meu multimetro que não estava a dar a voltagem correcta. Utlizei outro para confirmar e ficou direito pois achava que os motores queriam rodar e não tinham força.
Agora é só estudar o mach para tirar o maximo de proveito.
De qualquer forma obrigado pela disponibilidade de ajuda.
Abraços
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olá galera, estou "juntando coisas" para fazer uma maquina para corte de chapas e, "garimpando" motores usados encontrei alguns motores retirado de uma maquina de tecelagem, e não consigo informações sobre eles. ajudem um desesperado...
Modelos : 4TK25GK.. , 2IJ3GB.., 3GK180K, 4IK25GN.., 5IK60GS..
eis as fotos dos brutos..
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... não consigo informações sobre eles ...
É mesmo difícil ... talvez tenha que fazer alguns ensaios pra determinar as características básicas ...
à primeira vista parecem mais com servos do que com motores de passo, apesar do número de fios ...
Se possível, mande fotos mais claras das etiquetas ...
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Ola!
Alguem poderia me passar a sequencia para ligar os fios do motor de 15 kgs da akyiama na minha placa cnc3ax.
As cores são preto,vermelho,azul,verde,amareloe branco.
Obrigado
-
Ola!
Ninguem pode me ajudar?
Márcio
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Ninguem pode me ajudar?
Vc mesmo pode, leia o tópico começando pelo começo ... ;D
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Ola!
Ninguem pode me ajudar?
Márcio
Olá Marcio,
vi agora sua mensagem, a sequência para ligar os motores Akiama na cnc3ax são:
LA = Branco
A = Vermelho
B = Amarelo
A*= Verde
B*= Azul
LB = Preto
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Obrigado Paulo!
Marcio
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ola a todos,estou com uma duvida neste topico http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,884.195.html mas ninguem aparece por la,o jeito é tentar num tópico com respostas mais recentes...
sera que alguém pode ajudar,grato pela atenção
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ola a todos,estou com uma duvida neste topico http://www.guiacnc.com.br/index.php/topic,884.195.html mas ninguem aparece por la,o jeito é tentar num tópico com respostas mais recentes...
sera que alguém pode ajudar,grato pela atenção
Olá Edinho, se vc procurar no fórum vai encontrar as respostas que esta buscando, existem muitos tópicos sobre isso; sugiro que leia-os.
Abraços...
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Galera eu estou com uma duvida eu tenho um motor 23Lm-C004-060 de tensão 6v e 1,2a por fase
estou testando no protbord a placa ja esta funcionado e mach3 esta parcialmente configurado step
e dir ok , ate ai blz , o detalhe é que o motor não roda , fica vibrando já tentei varias sequencia
das bobinas , sem sucesso , detalhe eu estou usando uma fonte de 7V-4A (estou testando o eixo
Y) , eu tenho uma placa que é parecida a do lavrador e usando um prog do site roger.com que
aciona a porta paralela o motor funcionou mas quando ligo na cnc 3ax o motor vibra , obs eu regulei
os 0,12v no pino 15 L297 de ref e notei que os amigos ai tem fonte com media de 30vcc 35vcc
alguem pode me dar uma mãozinha?
por enquanto obrigado.
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Boas pessoal...
Gostava de tirar aqui uma duvida sobre a detecção de bobinas do motor.
O motor tem 5 fios e um deles o do centro do ligador é comum, ou seja tem 13,8 ohm entre ele e qualquer um dos outros 4. Depois os outros 4, (dois do lado direito e dois do lado esquerdo do comum) têm 27ohm entre cada um deles.
A pergunta é, como é que identifico a Bobina A, A* e B, B*?
Estou um pouco baralhado, não deveria ser 13,8 entre o comum e o A ou A* e depois 27 entre o A e A* e por fim circuito aberto entre os A, A* e os B, B*? Estes 27 entre os A e B é que me mete confusão....
Coloco aqui uma foto do motor e o respectivo PDF do datasheet.
obrigado e desculpem a minha confusão
-
Luis,
Como os comum estão interligados fica um pouco mais dificil de descobrir quais os fios da bobina A e da B.
Mas pelo que da pra ver neste seu motor, é provavel que as bobinas estão separadas pelo comum.
Assim, tente esta sequencia da imagem.
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Assim, tente esta sequencia da imagem.
Dia pessoal, dia Alebe,
É possível ligar este motor ai em um drive Bipolar ? Ligaria os 4 fios no A, A-, B, B- e o comum no NEGATIVO ou POSITIVO da fonte? É possível isso ? Ou queimaria tudo rsrs.
Barusso
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É possível ligar este motor ai em um drive Bipolar ? Ligaria os 4 fios no A, A-, B, B- e o comum no NEGATIVO ou POSITIVO da fonte? É possível isso ? Ou queimaria tudo rsrs.
Pelo que consegui aprender aqui, QUEIMARIA MESMO.
Desculpe o grito, mas é para alertar.
Os comuns interligados impediriam a ligação em Bipolar, pois seria necessário ligar apenas os A, A- e os B, B-
Vou perguntar aos "macacos-velhos" se teria como contornar essa interligação existente nos comuns.
Espero ter ajudado.
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Obrigado Alexandre, Já experimentei a sequência aconselhada, liguei tudo e quando ligo a parte de potencia começa-se a ouvir um chiar do motor e este fica bloqueado, bastante preso mesmo. É normal acontecer isso? Ou é melhor ligar ao pc para fazer o jog para ver se o motor anda?
Brigado
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Assim, tente esta sequencia da imagem.
Dia pessoal, dia Alebe,
É possível ligar este motor ai em um drive Bipolar ? Ligaria os 4 fios no A, A-, B, B- e o comum no NEGATIVO ou POSITIVO da fonte? É possível isso ? Ou queimaria tudo rsrs.
Barusso
para ligar esse motor em drive bipolar terá que separar a ligação entre os comuns, nem sempre isso é possível
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Obrigado Alexandre, Já experimentei a sequência aconselhada, liguei tudo e quando ligo a parte de potencia começa-se a ouvir um chiar do motor e este fica bloqueado, bastante preso mesmo. É normal acontecer isso? Ou é melhor ligar ao pc para fazer o jog para ver se o motor anda?
Brigado
é normal, o motor de passo trava quando energizado, só vai mover-se quanto receber pulsos nas várias bobinas, para determinar a sequencia das bobinas nesse motor é fácil, pega uma fonte quaquer de 12V CC no positivo dela liga um resistor de fio 5W de 2R2 ou 4R7 ou 10R e liga no comum do motor, encostando as fases no terra o motor ( se a sequencia estiver certa) deverá girar um passo sempre para o mesmo lado, é só marcar as fases A, B, C e D, repete o processo várias vezes para ter certeza
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Brigado Alexandre.
Já fiz o teste, segundo a foto que me anexou para tentar aquela sequência ACBD, com o teste que me disse agora da fonte, se testar no socket do motor, da direita para a esquerda fica ABCD e roda sempre no mesmo sentido, se fizer da esquerda para a direita, roda no outro sentido. Já estão identificadas...
Só que agora ficou-me uma duvida, na conversão, ou seja, é assim linear?
A->A
B->B
C->A*
D->B*
Isto é a mesma coisa?
Desculpem a minha ignorância....
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para ligar esse motor em drive bipolar terá que separar a ligação entre os comuns, nem sempre isso é possível
Gilberto, não entendi , como fazer essa separação ? não é possível ?
Obrigado
Barusso
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Pelo que consegui aprender aqui, QUEIMARIA MESMO. Desculpe o grito, mas é para alertar.
Baiano escandaloso ! ;D ;D ;D
Causo:
Já tropecei em diversas referências na literatura, todas alertando para a catástrofe, mas ... fiz algumas experiências com motores unipolares e drivers bipolares e ... NÃO QUEIMOU MESMO !!! he, he, he ...
Não só não fritou nada como os motores funcionaram normalmente ... pelo menos aparentemente, não fiz testes prolongados e aprofundados, mas os resultados me satisfazem, parece coerente.
Claro, eu não recomendaria a quem não se disponha a arriscar, certamente é melhor fazer a coisa da maneira convencional, mas fica aí a dica para os aventurosos ... ;D ;D ;D
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... como fazer essa separação ? não é possível ?
É sempre possível, nem sempre fácil ou recomendável ...
Vc teria de abrir o motor, localizar as conexões e alterá-las. A coisa não é muito encrencada nos motores mais modernos, onde comumente há um circuito impresso fazendo o "fechamento" dos enrolamentos, o que facilita o trabalho.
É bom lembrar que o rotor não deve ser retirado do interior do motor é que é muito fácil contaminar o motor com partículas magnéticas que provocarão o travamento do mesmo ...
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para ligar esse motor em drive bipolar terá que separar a ligação entre os comuns, nem sempre isso é possível
Gilberto, não entendi , como fazer essa separação ? não é possível ?
Obrigado
Barusso
realmente impossível não é, mas as ligações são internas e nem sempre estão num lugar fácil de chegar
oops, postei junto com o Jorge, ele já explicou bem
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Só que agora ficou-me uma duvida, na conversão, ou seja, é assim linear?
A->A
B->B
C->A*
D->B*
Exatamente. Ou invertido: B* A* B A
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Para um motor de 5 fios eu ligo o comum nas duas saidas LA e LB ou ligo em apenas uma saida da cnc3ax e mudo a sequencia no software?
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Basta numa só.
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Obrigado Alebe!
Enquanto esperava a resposta fui estudar um pouquinho do circuito da cnc3ax (que ainda nao tinha visto por pura preguiça) e acabei vendo que é mais simples do que eu pensava. rs.
Ja montei minha placa. So falta liga la e ver se nao pega fogo hehe
abraços
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Quando medir a resistência, assegure-se de que mede a que corresponde a uma fase, ou seja, entre o comum e um dos extremos, entre COM1 e A1, por exemplo:
+-----/\/\/\-----o A1
|
COM1 o--+
|
+-----/\/\/\-----o A2
+-----/\/\/\-----o B1
|
COM2 o--+
|
+-----/\/\/\-----o B2
Entre A1 e A2 ou B1 e B2 a resistência será dobrada ... o que deve usar para o cálculo é a resistência COM1<-> A1 / 2
Pelo que entendi se eu tiver um motor de 13 ohm entre , com1 e A1 e so eu dividir esse valor por 2 certo intao:
13/ 2= 6.5 v
e 6.5 / 13 ohm=0.5 A, no caso seria essa a etapa para achar corrente e tensao?
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Entre A1 e A2 ou B1 e B2 a resistência será dobrada ... o que deve usar para o cálculo é a resistência COM1<-> A1 / 2[/color]
Pelo que entendi se eu tiver um motor de 13 ohm entre , com1 e A1 e so eu dividir esse valor por 2 certo intao:
13/ 2= 6.5 v
e 6.5 / 13 ohm=0.5 A, no caso seria essa a etapa para achar corrente e tensao?
Se a resistência total (entre fases) for 13 ohms, a resistência por fase será:
13/ 2= 6.5 Ohms
A corrente e tensão devem estar estampadas na etiqueta do seu motor ou no manual. Esse seu cálculo com corrente e tensão está errado.