Autor Tópico: Manutenção de motor de passo  (Lida 30141 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #30 Online: 25 de Setembro de 2009, 16:51 »
Enoch,
mas aí é que está.
Foi o que fiz no primeiro, que ficou lindo e está funcionando. Até que o Serrão jogou água, e descobri que mutilei o motor - afinal, para inverter eu precisei sacar fora o rotor.
Assim, estou restrito a 2 possibilidades:
- usar uma jaqueta para sacar o rotor e inverter
- puxar os fios pelo outro lado

Luciano,
agradeço a sugestão, mas não queria ficar com a saída dos fios na frente do motor.

Offline marc0

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #31 Online: 25 de Setembro de 2009, 16:58 »
Ivan;

Mas segundo o Jorge, é possivel fazer uma bucha de aço doce para preservar o campo magnético, creio que não teria maiores dificuldades com isso.
Uma coisa que estou curioso à bastante tempo (já indaguei no forum) é sobre o método de magnetização dos rotores, se um campo magnético pode ser perdido talvez ele possa ser restituído.

Abraços...

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #32 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:16 »
então vai ter que resoldar os fios o que não é dificil

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #33 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:17 »
Uma coisa que estou curioso à bastante tempo (já indaguei no forum) é sobre o método de magnetização dos rotores, se um campo magnético pode ser perdido talvez ele possa ser restituído.

Sim, o motor pode ser remagnetizado, basicamente a coisa consiste em coloca-lo entre os entreferros de um eletromagneto de macho e um pulso é aplicado, é assim que qualquer magneto é criado, mas a questão é se é compensador fazer esse tipo de coisa ... acho que não ...

Há empresas que fazem esse serviço, mas acho que o custo não compensa, os preços dos motores cairam bastante nos últimos anos e o reparo é cada vez menos justificável ... prefiro substituir o motor, no máximo substituir os rolamentos ...

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #34 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:31 »
... e entendo que quando os enrolamentos são energizados também há nele um campo induzido (por isso híbrido?)

É chamado de híbrido pq parte do rotor é de ferro doce (basta lamber pra constatar ... he, he, he ...) e parte é o magneto. Assim é um híbrido de motor de relutância variável e campo permanente. Assim, mesmo que o rotor fosse completamente desmagnetizado - o que nunca acontece - ainda funcionaria.

Citar
Como há diferença perceptível de esforço para girar entre o que eu mexi e os que não mexi, suponho que ou saiu de fábrica ao contrário ou foi invertido com o uso de uma jaqueta.

Eu apostaria que a inversão é de fábrica ...

Vc não vê possibilidade de aproveitar o motor tal como está, sem inverter ?

Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #35 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:36 »
Esquema de um imantador. Lembro que alguem costumava imantar  chaves de fenda enrolando fio e encostando as pontas nos polos de uma bateria..

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #36 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:45 »
O que acontece se inverter o rotor no estator. Poderia ser feito?
Para isso precisa inserir (Uiii) o rotor num tubo de ferro doce (hmmmm) e, inverter e inserir (Uiii) de novo o rotor no lugar...

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #37 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:25 »
Sr. Sergio,

Obrigado por ter sugerido o tópico sobre o assunto, apesar de que este mesmo assunto já ter sido comentado em algumas oportunidades por aqui.

Talvez e apenas como sugestão o Sr. deveria ter feito o que sempre recomendamos para aqueles que estão chegando no fórum, que invistam um pouco de tempo numa boa leitura dos diversos tópicos - isso vale para o Sr inclusive...

A colocação "LAMBER" é bem clara e direta, mas antes de tudo é uma brincadeira inocente, assim como mostra o pequeno ícone logo ao final da mensagem quotada por você - desculpe se isso lhe ofendeu de alguma forma.

Mais importante que ela, talvez teria sido o comentário certeiro do amigo Jorge que eu cito abaixo:
Citar
Embora seja possível, não creio que o esforço pra recuperar esses motores valha a pena ... o caldo vai ficar mais caro que o peixe ...

Espero que o peixe ou caldo valham a pena e tenham agregado mais conteúdo ao assunto...
Sr. Fabio agradeço sua "atenção" mas eu li muitos tópicos e não encontrei respostas, por isso sugeri um novo,e em 24h ouve mais de 30 replicas e mais 130 visitas ( percebemos muitas duvidas ainda) . Quanto a colocação LAMBER achei estranha vinda do SR porque nao disse nada que agregasse valor ao referido assunto, mas se entristeceu o SR. peço desculpas não foi minha intenção, anciava muito ler seus comentarios, já que por muitos é chamado mestre, e me decepcionei um pouco, mas ainda tenho admiração pelo seu trabalho e seu conhcimento. E quanto ao caldo do peixe teve uma resposta satisfatoria antes dele. E não fiquei chateado de modo algum com as brincadeiras elas fazem parte elas armonizam o ambiente. Forte abraço.

Offline marc0

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #38 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:32 »
Olá Sergio;
Não esquenta;
Aqui sempre levamos com bom humor (se bem que as vezes as coisas ficam mais tensas), mas não foi esse o caso.
Um grande abraço...

 

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #39 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:32 »
Pois é Sr. Sergio,

Como o Sr. pode ver, depois dos seus comentários houve algumas manifestações bem humoradas (na minha forma de ver, é claro) envolvendo o tema, e parece que ninguém mais se incomodou com as brincadeiras a não ser o Sr.

Sem problemas - e que bom que não ficou chateado com as brincadeiras, pois elas fazem parte de vez em quando - como foi o caso aqui...

Prometo que não brinco mais com o Sr.

Sinto muito que não superei suas espectativas, mas sou humano e mais simples do que imagina - não sou mestre nem doutor de formação.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 20:40 por Fabio Gilii »

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #40 Online: 25 de Setembro de 2009, 20:46 »
Pois é Sr. Sergio,

Como o Sr. pode ver, depois dos seus comentários houve algumas manifestações bem humoradas (na minha forma de ver, é claro) envolvendo o tema, e parece que ninguém mais se incomodou com as brincadeiras a não ser o Sr.

Sem problemas - e que bom que não ficou chateado com as brincadeiras, pois elas fazem parte de vez em quando - como foi o caso aqui...

Prometo que não brinco mais com o Sr.

Sinto muito que não superei suas espectativas, mas sou humano e mais simples do que imagina - não sou mestre nem doutor de formação.

SR fabio, não estou chateado com as brincadeiras, ate gosto delas e como disse tenho admiração pelo SR. E  pode brincar sim, mas te acho mesmo um mestre e to querendo ler seus comentarios sobre o assunto. Grande abraço.

Offline john

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #41 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:16 »
"Quanto a colocação LAMBER achei estranha vinda do SR porque nao disse nada que agregasse valor ao referido assunto,"

E fico a pensar que mesmo a sua paciencia de Jó tem limite, Gilli, seria autoflagelação?

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #42 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:20 »
A linha limítrofe entre prazer e dor é tênue...

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #43 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:23 »
Apesar de a solução de puxar os fios ser a de menor risco, resolvi tentar a tal jaqueta em prol da ciência. ;D

Fiz em 1020 (liga de mais alto índice glicêmico de que dispunha), e abri uma cavidade em que o rotor podia entrar justo. A ponta fina é pra encaixar no espaço de plástico dos carretéis, e tentar diminuir o vão descoberto quando o rotor sai do estator (dá pra ver no motor atrás da jaqueta na 1a. foto o espaço ocupado pelo plástico).
Passei o rotor para a jaqueta e remontei ao contrário.
Medi toscamente o resultado no torno. Girando a uma mesma velocidade, o motor remontado sem jaqueta gerou 24,3V, o motor remontado com jaqueta gerou 30,8V e o motor que não foi mexido (o tal eixo por trás) gerou 39,8V.
O correto seria ter medido os 3 antes, mas não tenho motivos para crer que tinham diferença relevante.
Assim, pude concluir que fazendo e usando a tal jaqueta com os meios de que disponho, remontando com jaqueta as perdas são pouco superiores à metade das perdas remontando sem jaqueta.

Resumo como uma solução que:


( ) Fonciôna muito bem
( ) Fonciôna bem
( ) Fonciôna mal
(x) Fonciôna muito mal
( ) Não fonciôna


 ;D
« Última modificação: 07 de Outubro de 2009, 22:06 por Ivan »

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #44 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:26 »
Hmmmm,

Mais uma seção "Mith Busters"...

Adorei.. :)

 

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