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MECÂNICA => Motores em Geral => Tópico iniciado por: sergiotrarbach em 24 de Setembro de 2009, 22:43

Título: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 24 de Setembro de 2009, 22:43
Pessoal sugiro um tópico sobre manutenção de motores de passo, pois tenho alguns precisando de manutenção e nao sei como fazer e como o Mestre Gilli disse não abra um motor de passo.E agora como faço?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F2S em 24 de Setembro de 2009, 23:23

Sérgio,

Principalmente não retire o rotor do motor de passo, o relato é de que ao retirar o rotor do motor de passo, este desmagnetiza e perde torque.

Qual o problema com seus motores?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 25 de Setembro de 2009, 06:52
Sergio, estou para receber de volta dois motores de 32kgf que recondicionei em uma firma especializada em Curitiba, e assim que chegarem posto se ficaram bons. Por enquanto, te passo por MP o link para essa empresa. abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 25 de Setembro de 2009, 08:56
Principalmente não retire o rotor do motor de passo, o relato é de que ao retirar o rotor do motor de passo, este desmagnetiza e perde torque.

Serrão e outros, desculpem a ignorância, mas alguém sabe qual o embasamento disso? Os ímãs permanentes vão deteriorar assim "do nada"? Dei uma pesquisada e vi um tópico antigo em que o Gilii comenta que se sacar o rotor e remontar o motor perde de 20 a 30% de torque. Fiquei encafifado, pois não consigo enxergar a fundamentação disso. Em outro tópico, o Jorge menciona as pancadas que certamente ocorrem entre o rotor e o estator ao remover - o que poderia deixar partículas soltas - além da possibilidade de o rotor atrair partículas ao ser deixado na bancada. Essas eu consigo entender, mas será que não dá pra evitar? (não dá pra enfiar uma folha entre o rotor e o estator antes de sacar e ao recolocar? e deixar o rotor sobre um local limpo e livre de partículas enquanto fora).
Eu abri um NEMA23 usado pra ver como era, saquei o rotor e remontei. Nas baixas velocidades em que estou usando pra testar o divisor, não vi diferença nenhuma (obviamente isso não é conclusivo pra nada, apenas uma observação).
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Jorge_BH em 25 de Setembro de 2009, 09:00
Eu tbém já desmontei e montei um motor (de impressora RIMA) e ele está funcionando normal (eu penso q sim).
Abraços
Editado: tá funcionando igual aos outros três do cortador de isopor.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 25 de Setembro de 2009, 09:09
... alguém sabe qual o embasamento disso?

A desmagnetização ocorre em função da interrupção do circuito magnético. Isto se deve às características do material utilizado no magneto. É possível evitar ou minimizar a desmagnetização mantendo o circuito magnético em curto-circuito com uma jaqueta de ferro doce, ou seja, ao retirar o rotor ele sai de dentro do estator diretamente para dentro da jaqueta, vice-versa na remontagem.

Mesmo com o rotor completamentamente desmagnetizado, tendo perdidas as características de híbrido, o motor ainda funfa como motor de relutância variável, pode até chegar a velocidades superiores que as originais, mas o torque será reduzido relativamente ao original.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 25 de Setembro de 2009, 11:20

Sérgio,

Principalmente não retire o rotor do motor de passo, o relato é de que ao retirar o rotor do motor de passo, este desmagnetiza e perde torque.

Qual o problema com seus motores?
Ola fabio, tenho 2 motores lm-k005-20 que ja abrir, limpei e lubrifiquei os rolamentos, e tenho 3 23lm-c004 ( dois estão com os eixos travados, acho que enferrujou os rolamentos e o outro esta rodando mas esta sujo. Agradeço a ajuda, forte abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 25 de Setembro de 2009, 11:30
... alguém sabe qual o embasamento disso?

A desmagnetização ocorre em função da interrupção do circuito magnético. Isto se deve às características do material utilizado no magneto. É possível evitar ou minimizar a desmagnetização mantendo o circuito magnético em curto-circuito com uma jaqueta de ferro doce, ou seja, ao retirar o rotor ele sai de dentro do estator diretamente para dentro da jaqueta, vice-versa na remontagem.

Mesmo com o rotor completamentamente desmagnetizado, tendo perdidas as características de híbrido, o motor ainda funfa como motor de relutância variável, pode até chegar a velocidades superiores que as originais, mas o torque será reduzido relativamente ao original.

Ola jorge, como achar esta "jaqueta" poderia pastar uma foto, tenho 2 motores que estão travados (acho que enferrujaram os os rolamentos) e mais 3 que estão sujos , estavam em um ferro velho. E se abertos sem esta "jaqueta" tem com magnetiza-los?  Forte abraço.   
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 25 de Setembro de 2009, 11:33
Sergio, estou para receber de volta dois motores de 32kgf que recondicionei em uma firma especializada em Curitiba, e assim que chegarem posto se ficaram bons. Por enquanto, te passo por MP o link para essa empresa. abraço.

Ok amigo obrigado pela atenção, forte abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 25 de Setembro de 2009, 11:34
A empresa á que me referi anteriormente procede com o Jorge falou:
"É possível evitar ou minimizar a desmagnetização mantendo o circuito magnético em curto-circuito com uma jaqueta de ferro doce"
Agora, quanto a abrir um motor de passo sem os menores critérios, talvez seja até possivel, com abrir um HD, um motor de combustão, um motor de geladeira (por pessoas que não entendem seu funcionamento): ele volta a funcionar não se sabe como nem por quanto tempo...Além de que os motores de passo estão com preços muito acessiveis hoje em dia o que não justicaria comprometer um projeto por tão pouco, a não ser que seja por mera experiencia mesmo....
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 25 de Setembro de 2009, 11:41
"tendo perdidas as características de híbrido, o motor ainda funfa "
O Jorge mesmo pode falar a respeito da tolerancia de erro que um motor novo pode apresentar e isso tem sido destacado nos proprios sites do fabricantes chineses, imagine o q esperar de um motor que tenha sido atacado por jack...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 25 de Setembro de 2009, 11:54
"tendo perdidas as características de híbrido, o motor ainda funfa "
O Jorge mesmo pode falar a respeito da tolerancia de erro que um motor novo pode apresentar e isso tem sido destacado nos proprios sites do fabricantes chineses, imagine o q esperar de um motor que tenha sido atacado por jack...

John, atacado por jack foi muito bom rsrsrs, mas o rapaz aqui só fazer funcionar alguns motores que foran atacados pela ação do tempo mesmo. Fazer isso para não perder os motores. forte abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 25 de Setembro de 2009, 12:09
Foi brincadeira...e inclusive já existia um tópico ...http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=4430.0  (aberto por mim) abraço
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 25 de Setembro de 2009, 12:13

Sérgio, a jaqueta nada mais é senão um cilindro de dimensões adequadas, diâmetro igual ao do estator, comprimento igual ou maior, paredes tão espessas quanto possível, é só isto ...

Embora seja possível, não creio que o esforço pra recuperar esses motores valha a pena ... o caldo vai ficar mais caro que o peixe ...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 25 de Setembro de 2009, 13:12
bem quando ele é feito não esta magnetizado a questão é descobrir o processo de magnetizar novamente.
 
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 13:35
... jaqueta de ferro doce...
E não é necessário lamber para saber se é de fato doce ou não - ferro comum mesmo ;)
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 25 de Setembro de 2009, 13:45
Comparei com um que não abri, e a força necessária para girar com ele desligado parece ter ficado menor mesmo. :(

Mas quando um motor está girando - especialmente quando perde passos (o campo gira, mas o rotor não), o campo não está sendo aberto? (pois imagino que as linhas saiam "daqui" e passem para "ali", ainda que instantaneamente).

Essas coisas que me assustam na eletrônica - é muito mais insidiosa do que a mecânica.  :)
Olhe só para o motor, ele parece tão bem... Me lembra a campanha "Quem vê cara, não vê aids".  :)
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 25 de Setembro de 2009, 14:06
Comparei com um que não abri, e a força necessária para girar com ele desligado parece ter ficado menor mesmo. :(

Mas quando um motor está girando - especialmente quando perde passos (o campo gira, mas o rotor não), o campo não está sendo aberto? (pois imagino que as linhas saiam "daqui" e passem para "ali", ainda que instantaneamente).

Essas coisas que me assustam na eletrônica - é muito mais insidiosa do que a mecânica.  :)
Olhe só para o motor, ele parece tão bem... Me lembra a campanha "Quem vê cara, não vê aids".  :)

Ivan, isso aconteceu comigo , antes de abrir tem uma força no rotor mas depois de aberto a força e outra, parece mais fraca, não liguei ainda este motor para saber como esta seu funcionamento. Nestes casos sera que
tem solução? o motor voltará a ser como antes? grande abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 25 de Setembro de 2009, 14:20
... jaqueta de ferro doce...
E não é necessário lamber para saber se é de fato doce ou não - ferro comum mesmo ;)
Oi Fabio, sou leigo no assunto CNC e em motor de passo tambem por isso sugeri o tópico sobre o referido assunto, e tenho visto que e duvida de muito aqui no forum, e não entendi sua colocação sobre "LAMBER" a jaqueta de ferro doce a que se referiu o Jorge, achei inadequada e inoportuna ja que não somou em nada no que diz respeito ao assunto manutençao de motor de passo.Sei que e chamado por muitos aqui como mestre Gilii e tem tambem minha admiração e meu respeito, esperava  ver uma resposta interessante de sua parte e continuo esperando, ja que é o nosso mestre. abração.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 14:37
Sr. Sergio,

Obrigado por ter sugerido o tópico sobre o assunto, apesar de que este mesmo assunto já ter sido comentado em algumas oportunidades por aqui.

Talvez e apenas como sugestão o Sr. deveria ter feito o que sempre recomendamos para aqueles que estão chegando no fórum, que invistam um pouco de tempo numa boa leitura dos diversos tópicos - isso vale para o Sr inclusive...

A colocação "LAMBER" é bem clara e direta, mas antes de tudo é uma brincadeira inocente, assim como mostra o pequeno ícone logo ao final da mensagem quotada por você - desculpe se isso lhe ofendeu de alguma forma.

Mais importante que ela, talvez teria sido o comentário certeiro do amigo Jorge que eu cito abaixo:
Citar
Embora seja possível, não creio que o esforço pra recuperar esses motores valha a pena ... o caldo vai ficar mais caro que o peixe ...

Espero que o peixe ou caldo valham a pena e tenham agregado mais conteúdo ao assunto...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 25 de Setembro de 2009, 15:16
Caro Sr. Sergio,
a mim me pareceu bastante pertinente o comentário feito pelo Sr. Gilii, pois eu pretendia fazer justamente o que ele desaconselhou. ;D

Não tem muita solução não, pois imagino que o circo pra criar o campo adequado pra remagnetizar isso e o tempo em tentativas e erros torne a empreitada impraticável.
Eu ainda não avaliei o quanto ele perde de torque energizado (que é o que importa). Com certeza não é tudo - o motorzinho ainda segura bem. Afinal, o rotor ainda está magnetizado (?%) e entendo que quando os enrolamentos são energizados também há nele um campo induzido (por isso híbrido?)
O que o Gilii falou em outro tópico deve ter fundamento: perda de 20 a 30% de torque.

Eu vou ter que fazer a tal jaqueta, os motores que arrumei vieram com a parte longa do eixo saindo da bunda. Supostamente era usado em caça-níqueis que, ilegais, foram desmontados. Imagino que a flange tenha sido usada para fixar na carcaça da máquina ou outro suporte, de forma a economizar um mancal.

Como há diferença perceptível de esforço para girar entre o que eu mexi e os que não mexi, suponho que ou saiu de fábrica ao contrário ou foi invertido com o uso de uma jaqueta.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 15:24
...com a parte longa do eixo saindo da bunda.
O que significa isso? Ah Ah Ah....

Desculpe-me mas não resisti!
Aproveito a deixa. Não sei porque um pouco de humor causa celeuma.

Abraços....
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 15:25
Ivan,

Talvez nesse caso a cirurgia seja mais simples - bastaria inverter as tampas de lado, sem retirar o rotor de dentro (ui...) :)

Ops - desculpe - não posso mais brincar... :(
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 25 de Setembro de 2009, 15:28
é isso ai da pra trocar o sexo epa digo o lado da tampa sem tirar o rotor
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 15:32
é isso ai da pra trocar o sexo epa digo o lado da tampa sem tirar o rotor
Quer dizer que dá para virar sem tirar de dentro, né?
ah ah ah

Isso tá ficando muito extranho....

Ah ah ah ah...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 25 de Setembro de 2009, 15:38
O que significa isso? Ah Ah Ah....
Caro Sr. Enoch, venha cá que já lhe explico. ;D ;D
Perdoe a brincadeira. ;D

Já tinha pensado no lance das tampas, mas não é tão simples. Os enrolamentos saem na parte de trás. Se quisesse puxar pelo outro lado, ia ter que tirar a solda, empurrar as pontas dos fios para o outro lado, ressoldar ali e remontar. Não que não dê para fazer, mas não é tão simples. O que acham?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 25 de Setembro de 2009, 15:49
Uma outra possibilidade seria remover as soldas, tirar a proteção plástica, soldar um pedacinho adicional de fio isolado jogando para o outro lado e instalar a proteção plástica no outro lado.
O que acham?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 25 de Setembro de 2009, 16:20
ivam so vire as tampas
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 25 de Setembro de 2009, 16:24
tem rasão mas se pode fazer um rasgo na tampa e feixar o rasgo original com durepoxi
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 16:45
Olá Ivan;

O que acontece se inverter o rotor no estator. Poderia ser feito?
Em caso afirmativo não precisaria nenhuma modificação no estator, basta adaptar ou trocar as tampas de lado.

Abraços...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 25 de Setembro de 2009, 16:51
Enoch,
mas aí é que está.
Foi o que fiz no primeiro, que ficou lindo e está funcionando. Até que o Serrão jogou água, e descobri que mutilei o motor - afinal, para inverter eu precisei sacar fora o rotor.
Assim, estou restrito a 2 possibilidades:
- usar uma jaqueta para sacar o rotor e inverter
- puxar os fios pelo outro lado

Luciano,
agradeço a sugestão, mas não queria ficar com a saída dos fios na frente do motor.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 16:58
Ivan;

Mas segundo o Jorge, é possivel fazer uma bucha de aço doce para preservar o campo magnético, creio que não teria maiores dificuldades com isso.
Uma coisa que estou curioso à bastante tempo (já indaguei no forum) é sobre o método de magnetização dos rotores, se um campo magnético pode ser perdido talvez ele possa ser restituído.

Abraços...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 25 de Setembro de 2009, 17:16
então vai ter que resoldar os fios o que não é dificil
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 25 de Setembro de 2009, 17:17
Uma coisa que estou curioso à bastante tempo (já indaguei no forum) é sobre o método de magnetização dos rotores, se um campo magnético pode ser perdido talvez ele possa ser restituído.

Sim, o motor pode ser remagnetizado, basicamente a coisa consiste em coloca-lo entre os entreferros de um eletromagneto de macho e um pulso é aplicado, é assim que qualquer magneto é criado, mas a questão é se é compensador fazer esse tipo de coisa ... acho que não ...

Há empresas que fazem esse serviço, mas acho que o custo não compensa, os preços dos motores cairam bastante nos últimos anos e o reparo é cada vez menos justificável ... prefiro substituir o motor, no máximo substituir os rolamentos ...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 25 de Setembro de 2009, 17:31
... e entendo que quando os enrolamentos são energizados também há nele um campo induzido (por isso híbrido?)

É chamado de híbrido pq parte do rotor é de ferro doce (basta lamber pra constatar ... he, he, he ...) e parte é o magneto. Assim é um híbrido de motor de relutância variável e campo permanente. Assim, mesmo que o rotor fosse completamente desmagnetizado - o que nunca acontece - ainda funcionaria.

Citar
Como há diferença perceptível de esforço para girar entre o que eu mexi e os que não mexi, suponho que ou saiu de fábrica ao contrário ou foi invertido com o uso de uma jaqueta.

Eu apostaria que a inversão é de fábrica ...

Vc não vê possibilidade de aproveitar o motor tal como está, sem inverter ?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 25 de Setembro de 2009, 17:36
Esquema de um imantador. Lembro que alguem costumava imantar  chaves de fenda enrolando fio e encostando as pontas nos polos de uma bateria..
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 17:45
O que acontece se inverter o rotor no estator. Poderia ser feito?
Para isso precisa inserir (Uiii) o rotor num tubo de ferro doce (hmmmm) e, inverter e inserir (Uiii) de novo o rotor no lugar...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 25 de Setembro de 2009, 20:25
Sr. Sergio,

Obrigado por ter sugerido o tópico sobre o assunto, apesar de que este mesmo assunto já ter sido comentado em algumas oportunidades por aqui.

Talvez e apenas como sugestão o Sr. deveria ter feito o que sempre recomendamos para aqueles que estão chegando no fórum, que invistam um pouco de tempo numa boa leitura dos diversos tópicos - isso vale para o Sr inclusive...

A colocação "LAMBER" é bem clara e direta, mas antes de tudo é uma brincadeira inocente, assim como mostra o pequeno ícone logo ao final da mensagem quotada por você - desculpe se isso lhe ofendeu de alguma forma.

Mais importante que ela, talvez teria sido o comentário certeiro do amigo Jorge que eu cito abaixo:
Citar
Embora seja possível, não creio que o esforço pra recuperar esses motores valha a pena ... o caldo vai ficar mais caro que o peixe ...

Espero que o peixe ou caldo valham a pena e tenham agregado mais conteúdo ao assunto...
Sr. Fabio agradeço sua "atenção" mas eu li muitos tópicos e não encontrei respostas, por isso sugeri um novo,e em 24h ouve mais de 30 replicas e mais 130 visitas ( percebemos muitas duvidas ainda) . Quanto a colocação LAMBER achei estranha vinda do SR porque nao disse nada que agregasse valor ao referido assunto, mas se entristeceu o SR. peço desculpas não foi minha intenção, anciava muito ler seus comentarios, já que por muitos é chamado mestre, e me decepcionei um pouco, mas ainda tenho admiração pelo seu trabalho e seu conhcimento. E quanto ao caldo do peixe teve uma resposta satisfatoria antes dele. E não fiquei chateado de modo algum com as brincadeiras elas fazem parte elas armonizam o ambiente. Forte abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 20:32
Olá Sergio;
Não esquenta;
Aqui sempre levamos com bom humor (se bem que as vezes as coisas ficam mais tensas), mas não foi esse o caso.
Um grande abraço...

 
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 20:32
Pois é Sr. Sergio,

Como o Sr. pode ver, depois dos seus comentários houve algumas manifestações bem humoradas (na minha forma de ver, é claro) envolvendo o tema, e parece que ninguém mais se incomodou com as brincadeiras a não ser o Sr.

Sem problemas - e que bom que não ficou chateado com as brincadeiras, pois elas fazem parte de vez em quando - como foi o caso aqui...

Prometo que não brinco mais com o Sr.

Sinto muito que não superei suas espectativas, mas sou humano e mais simples do que imagina - não sou mestre nem doutor de formação.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 25 de Setembro de 2009, 20:46
Pois é Sr. Sergio,

Como o Sr. pode ver, depois dos seus comentários houve algumas manifestações bem humoradas (na minha forma de ver, é claro) envolvendo o tema, e parece que ninguém mais se incomodou com as brincadeiras a não ser o Sr.

Sem problemas - e que bom que não ficou chateado com as brincadeiras, pois elas fazem parte de vez em quando - como foi o caso aqui...

Prometo que não brinco mais com o Sr.

Sinto muito que não superei suas espectativas, mas sou humano e mais simples do que imagina - não sou mestre nem doutor de formação.

SR fabio, não estou chateado com as brincadeiras, ate gosto delas e como disse tenho admiração pelo SR. E  pode brincar sim, mas te acho mesmo um mestre e to querendo ler seus comentarios sobre o assunto. Grande abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 25 de Setembro de 2009, 21:16
"Quanto a colocação LAMBER achei estranha vinda do SR porque nao disse nada que agregasse valor ao referido assunto,"

E fico a pensar que mesmo a sua paciencia de Jó tem limite, Gilli, seria autoflagelação?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 21:20
A linha limítrofe entre prazer e dor é tênue...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 25 de Setembro de 2009, 21:23
Apesar de a solução de puxar os fios ser a de menor risco, resolvi tentar a tal jaqueta em prol da ciência. ;D

Fiz em 1020 (liga de mais alto índice glicêmico de que dispunha), e abri uma cavidade em que o rotor podia entrar justo. A ponta fina é pra encaixar no espaço de plástico dos carretéis, e tentar diminuir o vão descoberto quando o rotor sai do estator (dá pra ver no motor atrás da jaqueta na 1a. foto o espaço ocupado pelo plástico).
Passei o rotor para a jaqueta e remontei ao contrário.
Medi toscamente o resultado no torno. Girando a uma mesma velocidade, o motor remontado sem jaqueta gerou 24,3V, o motor remontado com jaqueta gerou 30,8V e o motor que não foi mexido (o tal eixo por trás) gerou 39,8V.
O correto seria ter medido os 3 antes, mas não tenho motivos para crer que tinham diferença relevante.
Assim, pude concluir que fazendo e usando a tal jaqueta com os meios de que disponho, remontando com jaqueta as perdas são pouco superiores à metade das perdas remontando sem jaqueta.

Resumo como uma solução que:


( ) Fonciôna muito bem
( ) Fonciôna bem
( ) Fonciôna mal
(x) Fonciôna muito mal
( ) Não fonciôna


 ;D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 25 de Setembro de 2009, 21:26
Hmmmm,

Mais uma seção "Mith Busters"...

Adorei.. :)
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 25 de Setembro de 2009, 21:33

A linha limítrofe entre prazer e dor é tênue...
Bata, com força mesmo, a chibata com pontas de metal nas suas costas...e receba a purificação.... kkkk          simples assim
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 21:33
resolvi tentar a tal jaqueta em prol da ciência. ;D

Caboclo corajoso, eh eh eh...
Achei muito legal o questionário!
Não desanime, na próxima (jaqueta 2.0) com ferro mais doce e alguns aperfeiçoamentos deve conseguir resultados mais animadores.  ;D

Será que os motores eram exatamente iguais antes de virarem cobaia? 8)

Abraços...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 25 de Setembro de 2009, 21:42
Sr. Fabio agradeço sua "atenção" mas eu li muitos tópicos e não encontrei respostas, por isso sugeri um novo,e em 24h ouve mais de 30 replicas e mais 130 visitas
Boa essa também
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 25 de Setembro de 2009, 22:10
em 24h ouve mais de 30 replicas e mais 130 visitas

Para encerrar, Sr. Sergio eu tenho um tópico cujas visualizaçoes passam de 17 mil, assim como muitos aqui do fórum tem também seus tópicos lidos desse tanto ou muito mais, por isso... Menos....bem menos....
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F2S em 25 de Setembro de 2009, 22:28
Muito boa a discussão e o humor . . . hehehe!

Pensei se seria interessante, ou melhor, aproveitar o estator dos motores para inverter o rotor ao invés da jaqueta de ferro.

Como um motor já foi " sacrificado". Poderia o seu estator receber o rotor diretamente de outro estator, invertendo assim o rotor preservando-o?

Se isto funcionar, suponho ser interessante preservar um estator para alguma manutenção, como troca de rolamento, por exemplo.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 25 de Setembro de 2009, 22:33
em 24h ouve mais de 30 replicas e mais 130 visitas

Para encerrar, Sr. Sergio eu tenho um tópico cujas visualizaçoes passam de 17 mil, assim como muitos aqui do fórum tem também seus tópicos lidos desse tanto ou muito mais, por isso... Menos....bem menos....

SR john, sua profissão deveria ser comediante devido aos comentarios " copiados" que fez para o SR Fabio a meu respeito e agora o SR se dirige a mim dizendo que tem um tópico com 17 mil visualizações parabens para o SR, mas eu so queria mostrar que o assunto e de interesse de muitos de nos leigos e que queremos aprender com voces que são experte no assunto cnc e este menos.......bem.... ..menos deveria ficar com o SR e as suas 17 mil visualizações.

sem mais


Sergio
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 25 de Setembro de 2009, 22:45
Olá Serrão;

Muito boa idéia, só não sei se o espaço ou outra variável entre os dois estatores pode configurar algum empecilho.
Alguém se habilita a matar a cobra...

Abraços...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 25 de Setembro de 2009, 22:55
Eu suspeito que esse vão possa ter sido o problema, e se for mesmo em nada adiantaria usar outro estator.
Tentei preencher com uma casquinha de aço, mas talvez não tenha bastado pela pequena espessura (menos de 1mm). E não cabe ali nada mais espesso.

Vale tentar uma casquinha de ferro-silício, permalloy ou mu-metal.  ;D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Arivaldo em 25 de Setembro de 2009, 23:53
Qual o problema com seus motores?
...acho que enferrujou os rolamentos...

Sergio, a recomendação sempre foi de NÃO REMOVER O ROTOR, portanto os problemas de rolamentos podem ser resolvidos sem a desmontagem completa entre rotor e estator.

Se o problema está no mancal basta remover as tampas, trocar os rolamentos e re-instalar as tampas. Tudo, sem desmontar o conjunto rotor-estator.

Esta, talvez, seja a mantenção mais viável num motor de passo, já que a desmontagem poderia provocar uma deterioração do campo magnético.

Infelizmente, não posso trazer maior embasamento teórico, portanto me perdoe se, porventura, minha intervenção não satisfizer sua necessidade (posso garantir que tive a melhor das intenções...).

A propósito, o que teria causado o enferrujamento dos rolamentos dos seus motores? Teria sido umidade ou exposição a um meio agressivo, como produtos químicos?   
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 26 de Setembro de 2009, 07:19
... resolvi tentar a tal jaqueta em prol da ciência. ;D

He, he, he ... Boa !

Citar
Fiz em 1020 (liga de mais alto índice glicêmico de que dispunha) ...

Pois é ... acho que teria funfado melhor com menos carbono e mais glicose, sacarose ou coisa que o valha ...  ;D

Que pena que não mediu os motores antes ... de qualquer modo, me parece uma boa comprovação de que a desmagnetização de fato ocorre e que a jaqueta no mínimo minimiza (vixe !) a desmagnetização ...

Adorei !  ;D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 26 de Setembro de 2009, 10:36
Qual o problema com seus motores?
...acho que enferrujou os rolamentos...

Sergio, a recomendação sempre foi de NÃO REMOVER O ROTOR, portanto os problemas de rolamentos podem ser resolvidos sem a desmontagem completa entre rotor e estator.

Se o problema está no mancal basta remover as tampas, trocar os rolamentos e re-instalar as tampas. Tudo, sem desmontar o conjunto rotor-estator.

Esta, talvez, seja a mantenção mais viável num motor de passo, já que a desmontagem poderia provocar uma deterioração do campo magnético.

Infelizmente, não posso trazer maior embasamento teórico, portanto me perdoe se, porventura, minha intervenção não satisfizer sua necessidade (posso garantir que tive a melhor das intenções...).

A propósito, o que teria causado o enferrujamento dos rolamentos dos seus motores? Teria sido umidade ou exposição a um meio agressivo, como produtos químicos?
Oi Arivaldo, 1 motor esta travado e em bom estado outros dois a umidade os
"pegou" e enferrujou os rolamentos, mas pelos comenterios que tenho lido dos companheiros, to chegando a conclusão de que não vale a pena concerta-los.
seria necessario descabrir uma maneira de fazer sem perdas,mas ate agora não descobrimos. E quanto aos seus comentarios foram de volor sim e agradeço seu interece, forte abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 26 de Setembro de 2009, 10:43
... resolvi tentar a tal jaqueta em prol da ciência. ;D

He, he, he ... Boa !

Citar
Fiz em 1020 (liga de mais alto índice glicêmico de que dispunha) ...

Pois é ... acho que teria funfado melhor com menos carbono e mais glicose, sacarose ou coisa que o valha ...  ;D

Que pena que não mediu os motores antes ... de qualquer modo, me parece uma boa comprovação de que a desmagnetização de fato ocorre e que a jaqueta no mínimo minimiza (vixe !) a desmagnetização ...

Adorei !  ;D

Jorge vemos nos testes do nobre companheiro a comprovação de sua teoria a jaqueta funciona mas a desmagnetização realmente acontece, mas apergunta que não quer calar e: como magnetiza-los novamente? Teriamos que descobrir este processo, sera possivel? Grande abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F2S em 26 de Setembro de 2009, 19:17

Aqui existem videos demonstrando a re ou magnetização de motores. Menciona entre as causas de desmagnetização, os curto circuitos. Entretanto não vi menção a retirada do rotor dos motores de passos.

http://www.magtek.com.br/servicos.asp?ser=5

E encontrei aqui no fórum esta contribuição do Seba:

http://www.eng-tips.com/viewthread.cfm?qid=40970
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 26 de Setembro de 2009, 22:32
Devemos nos lembrar que nos motores do tipo híbrido, usado na grande maioria das máquinas deste Forum, existem imãs e "devemos cuidar bem deles"...

O imã é como um dispositivo onde energia foi armazenada para alinhar os spins dos domínios atômicos do material. Se o material receber uma energia (corrente, aquecimento, ...) que vença esses alinhamentos, aí o "imã vai embora". A magnetização é feita usando uma descarga de energia (descarga capacitiva) numa bobina, de maneira rápida. Como a energia num capacitor aumenta com o quadrado da tensão, usam-se tensões elevadas e capacitâncias idem. O capacitor deve ser apropriado para suportar as intensas correntes geradas na descarga.

Imãs deixam de sê-lo em diversas situações:
-Ao aumentar muito o campo magnético, de modo que o magnetismo remanente seja excedido (ver figura). Isso pode ocorrer se o motor operar com correntes muito elevadas.
-Ao ultrapassar a temperatura Curie. Todo o material magnético possui um valor de Temperatura Curie, acima da qual o magnetismo acaba. De qualquer modo, os imãs devem operar abaixo deste ponto.

Segue trecho ("um pedacinho") de um artigo que explica porque não se deve desmontar motores de passo.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 27 de Setembro de 2009, 07:34
Jorge vemos nos testes do nobre companheiro a comprovação de sua teoria a jaqueta funciona mas a desmagnetização realmente acontece,

A teoria não é minha ... soube disto pela literatura e alguma experiência pessoal ...

Citar
mas apergunta que não quer calar e: como magnetiza-los novamente? Teriamos que descobrir este processo, sera possivel?

Não há realmente nada a descobrir, o processo é bem conhecido e há um bocado de docs por aí pra quem queira se aprofundar no assunto ...

Vc pode começar a puxar o fio da meada vendo como o povo prepara magnetos para altofalantes ... há quem faça em casa ...

Um magnetizador se parece com a imagem abaixo, um esqueminha muito simplificado, mas dá uma idéia da coisa.

Há um núcleo, geralmente de ferro silício (em vermelho), uma bobina (em azul) e o objeto a magnetizar (em verde) vai no entreferro. Um campo de alta intensidade e obtido pela descarga de um banco de capacitores através do enrolamento. Em poucas palavras é assim que é feito.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 27 de Setembro de 2009, 08:04
Só pra ter uma idéia de grandeza, acho que estamos falando de um banco de capacitores de no mínimo uns 50 mil uF a 400V ou uns 2 mil uF a 2000V.
É um prato bem cheio pra m.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 27 de Setembro de 2009, 12:05
vc ta querendo encolher moeda tambem, não vai tanta potencia assim
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 27 de Setembro de 2009, 17:57
Luciano,
pelo que dei uma fuçada de arranjo pra imã de alto-falante, a energia liberada é coisa de 3 mil Joules pra mais. Para uma brincadeira dessas, não creio que seja menos (muito pelo contrário).
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 27 de Setembro de 2009, 18:20
é bem menos, tem um picareta aqui no meu bairro que tem um magnetizador, só que ele não deixa eu nem chegar perto
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 27 de Setembro de 2009, 20:07
Aos teimosos....,  :)


Se alguém quiser se aventurar e fazer um magnetizador, seguem algumas informações. Mas eu não o faria, meu tempo é para coisas mais importantes, que só eu posso fazer....

Acho que não compensa o preço, o investimento e a qualidade final não será a mesma que o motor novo feito em fábrica e equipamentos adequados...  ;D

Magnetizador:
http://www.oersted.com/oe_catalog_2005.pdf
Atentar que o capacitor mínimo é de 1,2 mF (miliFarad) = 1.200 uF x 1.000 V, não é qualquer eletrolítico de folha de alumínio. Mas de baixa resistência série, que suporte correntes de mais de 1000A.

Métodos de magnetização:
http://www.oersted.com/magnetizing.PDF

Mas retirem relógios, anéis e coisas metálicas de perto..., os campos são intensos e podem deformar coisas e fazer voar objetos metálicos em volta. Para fazer um magnetizador decente, tomem cuidado com as tensões altas... :)


Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 28 de Setembro de 2009, 10:15

Aqui existem videos demonstrando a re ou magnetização de motores. Menciona entre as causas de desmagnetização, os curto circuitos. Entretanto não vi menção a retirada do rotor dos motores de passos.

http://www.magtek.com.br/servicos.asp?ser=5

E encontrei aqui no fórum esta contribuição do Seba:

http://www.eng-tips.com/viewthread.cfm?qid=40970

Valeu fabio estou avliando os videios, e quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão (parece motor eletrico)
Não fiz testes aindo pois estou sem aplaca no momento. forte abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Arivaldo em 28 de Setembro de 2009, 13:06
... quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão (parece motor eletrico)...

É, Sergio, parece que sumiram os "pézinhos", que dão os passos, né?

Desconfio que aí só servirá para peso de papel, mas só ligando para saber.

Boa Sorte.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 28 de Setembro de 2009, 13:34
quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão

Nada como uma desmontagem e limpeza para tudo movimentar livre e macio, né?   ::)
Pra não confundir com os não-desmontados, vale escrever nele ESTRAGADO com um marcador permanente.
 ;D ;D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 28 de Setembro de 2009, 15:07
... quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão (parece motor eletrico)...

É, Sergio, parece que sumiram os "pézinhos", que dão os passos, né?

Desconfio que aí só servirá para peso de papel, mas só ligando para saber.

Boa Sorte.

É Ariovaldo, mas valeu pela discurssão, gerou e novas informações e novos conhecimentos ,e agoara estão a disposição do pessoal do forum, agradeço pelo seu interesse em ajudar, grande abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 28 de Setembro de 2009, 15:15
Aos teimosos....,  :)


Se alguém quiser se aventurar e fazer um magnetizador, seguem algumas informações. Mas eu não o faria, meu tempo é para coisas mais importantes, que só eu posso fazer....

Acho que não compensa o preço, o investimento e a qualidade final não será a mesma que o motor novo feito em fábrica e equipamentos adequados...  ;D

Magnetizador:
http://www.oersted.com/oe_catalog_2005.pdf
Atentar que o capacitor mínimo é de 1,2 mF (miliFarad) = 1.200 uF x 1.000 V, não é qualquer eletrolítico de folha de alumínio. Mas de baixa resistência série, que suporte correntes de mais de 1000A.

Métodos de magnetização:
http://www.oersted.com/magnetizing.PDF

Mas retirem relógios, anéis e coisas metálicas de perto..., os campos são intensos e podem deformar coisas e fazer voar objetos metálicos em volta. Para fazer um magnetizador decente, tomem cuidado com as tensões altas... :)

Valeu professor, mas to achando muito caldo pra pouco peixe,rsrsr, Mas gostei das aulas. Agradeço seu interesse e vamos aprendendo mais e mais.

forte abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 28 de Setembro de 2009, 15:19
quanto a retirada do rotor percebi que depois de colocado ele fica mais facil de girar com mão

Nada como uma desmontagem e limpeza para tudo movimentar livre e macio, né?   ::)
Pra não confundir com os não-desmontados, vale escrever nele ESTRAGADO com um marcador permanente.
 ;D ;D
Poie é Ivan, mas de agora em diante temos novas experiencias em "manutenção de motores de passo", jaqueta de ferro "doce" rsrsrsr, magnetizador.... e sobre tudo NUNCA tirar o rotor do estrator.
grade abraço camarada.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 28 de Setembro de 2009, 15:26
ivam aquelas fotos servem para por sobre a lapide dos motores
 ou dar um choque para resucita-los ala frankstem
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 28 de Setembro de 2009, 15:50
Na verdade, talvez ainda tenham algum uso, especialmente o da jaqueta. Entendo que ele desenvolve 3/4 do torque original (é isso mesmo?) - para o divisor ainda dá e sobra.
O terceiro  (que não havia desmontado) eu puxei os fios para o outro lado. Foi um servicinho chato mas está funcionando direitinho, sem alterações nas características almirguinéticas.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 28 de Setembro de 2009, 19:00

Sérgio, sugiro que evite citar na íntegra msgs que estão logo acima da sua, isto é algo que não faz sentido, desperdiça o precioso espaço do fórum e dificulta a compreensão do texto.

Cite apenas o fragmento pertinente se for o caso. Observe como os colegas respondem e siga o exemplo ...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 28 de Setembro de 2009, 21:04

Sérgio, sugiro que evite citar na íntegra msgs que estão logo acima da sua, isto é algo que não faz sentido, desperdiça o precioso espaço do fórum e dificulta a compreensão do texto.

Cite apenas o fragmento pertinente se for o caso. Observe como os colegas respondem e siga o exemplo ...

Oi jorge é que sou meio detalista, mas vivendo e apredendo.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 29 de Setembro de 2009, 21:09
Sérgio, sugiro que evite citar na íntegra msgs ...

O bom e velho inoxidável...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 29 de Setembro de 2009, 21:23
Queria lembrar quantos posts o Gilli tinha antes do "reset"...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 29 de Setembro de 2009, 23:05
Aproximadamente o dobro do que tenho, John.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 29 de Setembro de 2009, 23:07
O bom e velho inoxidável...

Inox mesmo, só minha chatice John, o resto tá em adiantado estado de decomposição ... he, he, he ...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Arivaldo em 30 de Setembro de 2009, 08:30
...evite citar na íntegra msgs ...

O bom e velho...

Desculpem, mas não resisto: qual o sentido mais adequado do verbete "detalhista" ??
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 30 de Setembro de 2009, 08:40
Desculpem, mas não resisto: qual o sentido mais adequado do verbete "detalhista" ??
Escrutinador? :)
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 30 de Setembro de 2009, 10:38
Pessoal vejo que os ultimos posts tem sido cômicos, para não dizer tragicos porque o assunto Manutenção de motor de passo ficou de lado e passou-se a discutir a maneira que usei para responder algumas colocações feitas pelos participantes deste forum, acho que os administradores deveriam encerrar o tópico, ja que não tem sido mais produtivo no que diz repeito ao assunto original, e abri um "cômico" pois alguns participantes estão precisando de se divertir.    sds.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 30 de Setembro de 2009, 11:19
SR. Arivaldo talvez o significado do verbete "detalhista" seje este,
(Sergio17, F2s3, John10, Ivan14, Jorge1, Cncnow9, Luciano8, Fabio gilli8,
Marco martin7, Arivaldo3, Minilathe2), numero de posts de cada um neste tópico, isso mesmo "escrutinador". Mas para um novato com muitas duvidas
e leigo no assunto CNC acho poucos posts ( se o dobro ou não do Gilli não me interessa ) só estou interessado mesmo e no assunto CNC e se os mais sabidos ai não quiserem responder minhas minhas duvidas tudo bem e só se calarem.

sds a todos.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 30 de Setembro de 2009, 11:32
Olá Sergio;
Muita hora nessa calma.
Na medida do possivel e dos nossos conhecimentos temos respondido às indagaçoes postadas, mas acima de tudo somos um grupo de pessoas e não máquinas de respostas.
Junto com o pacote existe a nossa convivência, opinões, críticas, elogios e descontração, e às vezes algumas rusgas.
Não se avexe, nada pessoal...
Abraços.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 30 de Setembro de 2009, 12:11
Sr. Sergio,

Acho que o Sr. precisa relaxar um pouco e tentar entender até onde vai a coisa...

Nenhum de nós tem a intenção de ofender ou fazer pouco de qualquer um que seja - creio que o Sr. está levando para o lado errado o assunto, mas não quero mais me envolver nisso pois quando eu brinquei não fui bem compreendido, então não faço mais nenhuma brincadeira com o Sr. como já declarei e reitero agora.

Me parece que o Sr. não aceita muito bem idéias e/ou sugestões diferentes que apontem para um lado que não o rumo que suas idéias e pensamentos apontavam anteriormente, e talvez por causa disso se sinta diminuído.

Já tive muitos desgostos em discussões estúpidas como esta que está se formando, e prometí a mim mesmo que não mais interfiro - peço ao Sr. que repense um pouco no que está sendo dito, e verá que o único a reagir de forma estranha é o Senhor.

Não vou mais responder a qualquer destas mensagens e nem sobre este assunto.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 30 de Setembro de 2009, 13:09
Sergio, não esquenta com o povo aqui do fórum, todo mundo é um pouco gozador. Eu só fui jocoso quando vc agradeceu a "ajuda"" do Gilli, justamente ele que se confunde com a existencia desse fórum (na verdade, quem veio primeiro?) e é o que mais se prontifica a ajudar...
Abraço
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Fernando AS em 30 de Setembro de 2009, 13:13
Ola a todos.

Vou relatar a minha experiencia com motor de passo.

Dois motores meus queimaram 23LM004.Desmontei os dois e ficaram desmontados quase um mês, então resolvi monta-los novamente depois de saber que eles  perderiam a magnetismo e não mais funcionariam como antes.

Depois de  um tempo resolvi encarar um desafio que era rebobina-los,então comprei o fio e rebobinei os dois manualmente.

O resultado depois de muito trabalho que foi uma experiencia de "maluco", os dois estão funcionando na minha máquina perfeitamente.

Não sei o quanto ouve de perda das caracteristicas originais.Só sei que estão dando conta do recado na minha maquina.


Abraço a todos
Fernando

Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 30 de Setembro de 2009, 13:22
Olá fernando;

Foi muito legal o seu post; é válido rebubinar o estator, mesmo que exista perda de torque ainda é possivel utilizar o motor.
Serve como dica para quem tem motores queimados, se usar uma camisa (semelhante à do Ivan) pra extrair o rotor, melhor ainda.
Vc tem fotos do rebobinamento?

Abraços...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Arivaldo em 30 de Setembro de 2009, 21:55
se... não quiserem responder minhas minhas duvidas... é só se calarem.

Sergio,

Qual a sua dúvida? Não vi nenhuma indagação recente.

Quanto ao que você chamou de "cômico", apesar da sua grosseria e estupidez, faço questão de explicar, e peço que retorne à página anterior e leia seu próprio post:

O nosso colega Jorge CNCNOW, se ensinava que as citações deveriam ser editadas, reduzidas ao essencial, para não poluirem o fórum, e mostrou como se faz.

Imediatamente após, você o respondeu, copiando todo o texto dele e se dizendo "detalhista".

Como acho que detalhista é quem cuida e observa os detalhes, eu usei uma via indireta para lhe mostrar que o que você fazia era exatamente o oposto do detalhista, pois copiava e citava a mensagem na íntegra, e não no detalhe.

Pronto! Depois de explicado, peço-lhe que atente para o detalhe de grafar corretamente o nome dos interlocutores, pois é de bom alvitre.

E se não fui muito claro, serei: meu nome é Arivaldo, e não Enéas!
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 01 de Outubro de 2009, 10:03
......Arivaldo..... ..Eneias...... homem muito inteligente....
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Fernando AS em 01 de Outubro de 2009, 13:07

Vc tem fotos do rebobinamento?

Abraços...

marc0martim ECM

Vou procurar aqui nos meus arquivos e se encontrar as fotos colocarei aqui.

Abraços
Título: Remagnetizando um motor de passo
Enviado por: Ivan em 07 de Outubro de 2009, 22:27
Movido pela mesma curiosidade que matou o gato, hoje tentei remagnetizar um dos motores de passo que abri. Para o experimento, usei o motor cujo rotor removi sem a jaqueta, causando grande perda de magnetismo. Girando este motor no torno, a voltagem medida era de aprox. 24VAC (é o mesmo da foto em post anterior neste mesmo tópico). A mesma voltagem foi medida novamente nas mesmas condições no início deste experimento.

Ingredientes utilizados:
- 1 morsa pequena de procedência chinesa  ;D
- 1 fusível 250V 15A
- 12 metros de fio rígido meio fino  ;D
- 1 ponte retificadora KBPC3508
- 1 motor de passo brocha
- 1 disjuntor 20A
- sobras de tarugo de 1020 furadas

O motor foi novamente desmontado, rotor retirado e os rolamentos removidos.
Após remoção dos rolamentos, as peças (especialmente o rotor) foram limpas com ar comprimido e papel, para remoção de quaisquer limalhas que possam ter grudado.
O rotor foi reinserido.
Foram usadas 2 buchas (sobras de tarugo furadas) de aço 1020, montadas ao redor das pontas de eixo do rotor, para fechar o "percurso" eletromagnético.
O fio foi enrolado em trocentas e onze voltas ao redor do motor.
Conjunto motor+fios+buchas foi fixado na morsa - que fixa o conjunto e fecha o percurso eletromagnético.
Os fios da bobina foram ligados às saídas da ponte retificadora.
Uma das entradas da ponte foi ligada ao fusível, a outra ao disjuntor.
As duas entradas foram ligadas a duas fases da alimentação trifásica, perfazendo 380VAC.

(http://www.postimage.org/TsbjIvJ.jpg) (http://www.postimage.org/)

O disjuntor foi ligado.
Observou-se um clarão oriundo do fusível.  ;D
As luzes todas se apagaram. ;D
Rearmado o disjuntor geral, verificou-se que o fusível havia se desmaterializado.  ;D Os outros componentes (inclusive a morsa  ;D) não apresentavam sinais de avaria.
O motor foi avidamente remontado e colocado novamente no torno para testes. A voltagem indicada foi de 38,5VAC conforme foto.

(http://www.postimage.org/TsbmJ4A.jpg) (http://www.postimage.org/)
(O motor cujo rotor não fora removido havia apresentado voltagem de 39,8VAC.)
Constatou-se que a ponte retificadora não resistiu ao procedimento.  :( Algumas horas após o experimento, o motor foi testado com o controlador do divisor, e funcionou adequadamente, aparentando torque similar ao do motor cujo rotor não foi removido.

Assim, considero que o motor voltou à condição de novo.

A ponte morreu na história, mas considerando que custa R$5, ainda assim tá valendo. No datasheet dela afirma que resiste a pico de 400A por até 8,3ms. Como esse também é aproximadamente o tempo de desarme do disjuntor (magneticamente), presume-se que a corrente ultrapassou este valor. A resistência medida do enrolamento foi de aprox. 0,8 ohms (o que numa conta simplista daria quase 500A).

Para o outro motor cujo rotor removi (o da jaqueta), vou tentar valores mais baixos (ou em 220V) para tentar evitar a queima da ponte.

Descontados os pontos pela morte da ponte e por forçar a instalação, resumo como uma solução que:


( ) Fonciôna muito bem
(x) Fonciôna bem
( ) Fonciôna mal
( ) Fonciôna muito mal
( ) Não fonciôna


 ;D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 07 de Outubro de 2009, 23:03
Ivan,

Nas condições de sua instalação e como foi feito (um verdadeiro curto circuito, ...), voce teve muitas chances da coisa (a magnetização) dar certo, dar meio certo, mais ou menos, dar água...  :)

A sorte esteve ao seu lado... Mas infelizmente, nem sempre é assim
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: kaoalex em 07 de Outubro de 2009, 23:07
Ivan,

Muito bom post!
Também irei tentar botar fogo na minha casa e publico o resultado.
 Parabéns!!!
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 07 de Outubro de 2009, 23:18
Gil,
o procedimento foi adaptado de um texto do livro "Electric Motors in the Home Workshop", da série "Workshop Practice Series" (minha série predileta depois do Tintim  ;D ).

Não consigo ver muito problema na história. No meu leigo entendimento, a questão é bem simples: criar um campo com intensidade suficiente (pelo tempo suficiente) para saturar o rotor. Se o campo não é forte o suficiente, não surte efeito. Se o campo supera o mínimo necessário (mesmo que seja muito mais forte do que o necessário), está feito.
A ponte (ou diodos) impedem a inversão do campo, que poderia causar a desmagnetização (completa, ou parcial, ou magnetização parcial ou completa no sentido inverso, dependendo de quando abrisse o circuito) .

Não?

OBS - Aposto que se eu tentar de novo vai funcionar de novo. ;D

Só não curto :)  muito forçar essa corrente na instalação - apesar de saber que curtos-circuitos acontecem com alguma frequência -  e quero fazer de uma forma que não queime a ponte.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 07 de Outubro de 2009, 23:50
Ivan,

Não duvido e não posso dizer não houve magnetização. Apesar de gerar um resultado, o método me pareceu meio ortodoxo, pra não dizer "nas coxas"... :)

Algumas observações..., há várias questões que não posso afirmar que voce não observou (pelo menos não escreveu...):

(1) Atentar para o sentido do enrolamento e da corrente elétrica, acredito que o objetivo é restaurar o campo, mantendo a orientação original e não invertê-lo, pois existe o risco de reduzir o campo existente ao invés de aumentar.

(2) A intensidade de campo é função da corrente e da quatidade de espiras. No "instante do curto", a corrente é função da indutância, da resistência do fio e da tensão, basicamente. Quando voce enrola "trocentas espiras", esse processo não possui muito controle e os resultados podem ser inesperados. Para haver um pico de corrente, o ideal é um sistema de descarga capacitiva e tensões de centenas a alguns milhares de volts. Mas um "curto" ás vezes também funciona. Mas, se enrolar muitas espiras a indutância aumenta e a corrente não aumenta tão rápido (o campo impulsivo pode ser menor), se enrolar de menos, o campo também será menor. Existe uma ciência "nessa coisa". Por isso, a descarga capacitiva é melhor, quase toda a energia armazenada é transferida do capacitor para o indutor...
 
(3) Deveria haver algum controle de qualidade, que no seu caso, foi a tensão em vazio, gerada pelo motor a uma certa rotação. Pode "dar pro gasto", mas imagino que as características originais do motor não sejam as mesmas, no que diz respeito a uniformidade e simetria do campo magnético no rotor.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 08 de Outubro de 2009, 01:24
Parabéns Ivan!
Eu nunca digeri muito bem essa rótulo da impossibilidade.
Baixou um espírito do Tesla e mandou ver, eh eh eh
O importante foi que vc ressuscitou o motor.
Na próxima vê se filma o evento.
Abraços...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Outubro de 2009, 06:38

Grande Ivan ! A-DO-RE-I ! ! !  ;D ;D ;D

Gil,o procedimento foi adaptado de um texto do livro "Electric Motors in the Home Workshop"

Dá pra mandar um link pro livro ou o capítulo pertinente ? Tô curiosíssimo ...

Citar
Não consigo ver muito problema na história. No meu leigo entendimento, a questão é bem simples: criar um campo com intensidade suficiente (pelo tempo suficiente) para saturar o rotor.

Tb não vejo probs, a coisa toda faz muito sentido e acho que não é questão de sorte, a coisa é repetível e tô apostando que é uma solução bastante viável para o prob da remagnetização.

Já disse que a-do-re-i ?  ;D

Citar
A ponte (ou diodos) impedem a inversão do campo, que poderia causar a desmagnetização (completa, ou parcial, ou magnetização parcial ou completa no sentido inverso, dependendo de quando abrisse o circuito) .

É vero. Vc verificou a polaridade do campo original versus a do aplicado antes de aplicar a bordunada ?

Citar
OBS - Aposto que se eu tentar de novo vai funcionar de novo. ;D

Já ganhou, tô devendo umas brejas  ;D

Citar
Só não curto :)  muito forçar essa corrente na instalação - apesar de saber que curtos-circuitos acontecem com alguma frequência -  e quero fazer de uma forma que não queime a ponte.

Acho que a solução seria a descarga capacitiva, que sabe através de um tiristor ... o arranjo ficou tão simples e barato que justifica algum investimento ... não me parece absurdo imaginar que alguém possa aprimorar a coisa e prestar esse serviço aos colegas ...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 08 de Outubro de 2009, 07:44
Estas são as páginas do livro.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 08 de Outubro de 2009, 07:57
Estas são as páginas do livro.

Excelente ! Brigadaço !  ;D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 08 de Outubro de 2009, 08:14
vejam oque vei parar na minha mão
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 08 de Outubro de 2009, 08:26
Luciano, eu não consegui ler de quanto é...
Eu tenho um de 40mil uF x 350V que provavelmente daria, mas está no meu retificador para o transformador de solda, não pretendo mexer...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F.Gilii em 08 de Outubro de 2009, 08:30
Ivan,

adorei ler a descrição dos seus testes...

Acho que vou abrir uma seção "Mith Busters" e você vai ser um dos astros apresentadores :D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 08 de Outubro de 2009, 08:45
 o capacitor é 15000uf
o scr 1800a x1800v  westcode
estou montando o disparador do scr (tem que ser com trafo)
pra semana estou dando umas descarregadas num motor
farei um teste da retenção do motor ,abrirei,testarei a retenção para ver o quanto perde e remanetizarei para ver o resultado e mandarei pro forum.
 
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 08 de Outubro de 2009, 08:51
Não duvido e não posso dizer não houve magnetização.
Sim, porque houve. :)

Citar
Apesar de gerar um resultado, o método me pareceu meio ortodoxo, pra não dizer "nas coxas"... :)
Antes de pisar na barata, é necessário calcular a altura exata à qual o pé deve ser levantado (naturalmente, considerando a massa da perna, a gravidade local e algumas outras coisas), ao mesmo tempo garantindo a explosão das tripas e evitando o gasto desnecessário de energia. ;D

Perdoe a brincadeira, não quero fazer pouco do formalismo e do rigor, mas acho que numa finalidade fundo-de-quintal dessas e eum uma primeira "cheirada" no assunto não há problema em ser pouco ortodoxo.

Citar
(1) Atentar para o sentido do enrolamento e da corrente elétrica, acredito que o objetivo é restaurar o campo, mantendo a orientação original e não invertê-lo, pois existe o risco de reduzir o campo existente ao invés de aumentar.
Do ponto de vista do estator, a inversão do campo do rotor não é problema - se fosse, eu não poderia ter ivertido o rotor e remontado.
Do ponto de vista do próprio rotor (perdoem o animismo), entendo que seu eu saturar no outro sentido ele será remagnetizado no outro sentido.
Podendo escolher, claro que prefiro tentar reforçar o mesmo, ao invés de inverter. Mas os testes que eu imaginei para verificar a polaridade envolviam encostar um imã, e queria evitar possibilidade de contaminação com limalhas. Além do que eu ia precisar fazer e anotar umas 3 vezes para relembrar e aplicar a regra da mão direita à situação, além de algum servicinho para arbitrar pólos ao imã de teste (quem é norte, quem é sul? :) ). Assim, achei que não valia à pena para este simples teste. Mas é algo perfeitamente realizável.

Citar
(2) A intensidade de campo é função da corrente e da quatidade de espiras. No "instante do curto", a corrente é função da indutância, da resistência do fio e da tensão, basicamente. Quando voce enrola "trocentas espiras", esse processo não possui muito controle e os resultados podem ser inesperados.
Eu só fiz porque tinha alguma referência de grandezas das quais partir: 8 metros de fio 23 AWG, 240VAC, 0,5 Ohm - mérito do Sr. Jim Cox, autor do livro citado. Obviamente, o comprimento do fio e a ordem de grandeza do diâmetro dos motores aos quais a coisa se aplica levam a um número de espiras aproximado.

Citar
Para haver um pico de corrente, o ideal é um sistema de descarga capacitiva e tensões de centenas a alguns milhares de volts.
Sem dúvida, e meu carro ideal é uma Maserati.  ;D

Citar
Mas um "curto" ás vezes também funciona. Mas, se enrolar muitas espiras a indutância aumenta e a corrente não aumenta tão rápido (o campo impulsivo pode ser menor), se enrolar de menos, o campo também será menor.
Daí a importância de ter algum ponto de partida.

Citar
(3) Deveria haver algum controle de qualidade, que no seu caso, foi a tensão em vazio, gerada pelo motor a uma certa rotação. Pode "dar pro gasto", mas imagino que as características originais do motor não sejam as mesmas, no que diz respeito a uniformidade e simetria do campo magnético no rotor.
No fundo, medindo (ainda que apenas de forma comparativa) a tensão em vazio e o torque (não despreze a precisão do meu sistema indicador/polegar opositor  ;D ), e havendo verificado outras características (não sobreaqueceu, não perdeu passos), não estou verificando o que interessa?

É claro que a coisa toda foi feita de uma forma grosseira - mas que funciona, e para fazer a segunda vez de que preciso (o outro motor desmagnetizado) tá valendo fazer exatamente da mesma forma.

Se fosse aperfeiçoar, os pontos seriam:
- Arrumar uma montagem menos agressiva, sem forçar as instalações (provavelmente recorrendo a capacitores, ou então usando instalação dedicada o mais apropriada possível para isso)
- Elaborar um procedimento para medir o torque do motor em condições controladas
- Montar um procedimento para identificar os pólos do motor, garantindo que a montagem respeite a polaridade.
- Refazer o teste procurando a menor corrente suficiente para saturar o rotor, buscando não queimar os diodos e minimizando a energia envolvida.
- Repetir o processo para motores de diferentes tamanhos e características, variando as variáveis conforme tempo disponível. :)
- Plotar as curvas e fazer a ajustagem, sintetizando o método em algumas formuletas.
 
O problema é que isso tomaria meses das minhas horas vagas, e eu tinha pouco mais de uma hora. ;D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 08 de Outubro de 2009, 10:21
Jorge,
também gostei da brincadeira.
Não medi a orientação antes e depois pelos motivos que mencionei, mas pro segundo se der  eu faço isso.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 08 de Outubro de 2009, 10:51
eu estava pensando em pear uma barra de aliminio de 10por 20 milimetros com 50 cm de comprimento, fazer um furo de 1/4 e uma rosca para prender no eixo do motor,deixando o motor preso e a barra na horizontal colocaria um peso na barra e ia distanciando do eixo ate o motor mover.
pelo peso e distancia daria para calcular  grosseiramente o nivel de magnetização do motor ,desmonta-lo e remontar para ver o quanto perdeu de manetização
o proximo passo seria magnetiza-lo e ver o quanto ele ganhou de torque de retenção
me corrijam se eu estiver errado
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 08 de Outubro de 2009, 10:55
Ivan,

Primeiramente parabéns...., o seu trabalho tem méritos.

Se transpareceu algo diferente de minha parte, peço desculpas. Não sou dono da verdade.... Aliás, gosto muito de soluções simples e práticas.

Mas tenho o costume de tentar enquadrar o caos de nossas abordagens aos problemas, (talvez alguma "mania" de engenheiro/professor) usando o pouco que aprendemos, que às vezes, acho que pode ser mal interpretado.... Mas a intenção é de ajudar e de melhorar o que fazemos.

Mas também não gosto de "achismos" convictos e de teorias sem o mínimo embasamento...que também não é o caso aqui.....

Agora só podemos comemorar os bons resultados que voce alcançou.... ;D

Mas é possível melhorar o método, que é o que sempre defendi...

Posso sugerir um circuito, conforme a idéia do Jorge de usar um tiristor, seria barata e simples. Precisaríamos de um tiristor que suportasse altas correntes de pico (centenas de ampéres, durante alguns décimos de segundo) e tensões da ordem de 500V. O circuito poderia também usar um dobrador de tensão. Depois posto alguma coisa...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 08 de Outubro de 2009, 11:55
Ola Ivan, muito interessante o seu trabalho, e eu que achei que não tinha jeito de magnetizar os motores. Exelente sua experiencia e acredito que voce irá aperfeisoa-la Parabens camarada.
há, tenho dois motores aqui e foram atacados pelo Jack, coitadinhos estão
presisando do seu talento, acho que vou manda-los pra voce.

grande abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: F2S em 08 de Outubro de 2009, 12:09

Grande Ivan,

Vejo que ferir os motores pesaram sériamente em sua consciência, de maneira a você não medir esforços para ressuscitá-los.

Quero cumprimentá-lo e tenho certeza que este é o " sentimento" de todos os motores desenganados e empoeirados de prateleiras, armários e fundos de alguma gaveta.

 ;)
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 08 de Outubro de 2009, 23:21
Se transpareceu algo diferente de minha parte, peço desculpas.
Imagine, sem estresse (não confundir animismo com animosidade   ;) ).
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 12 de Outubro de 2009, 20:38
Para mostrar que não sou contra a idéia, segue sugestão de circuito magnetizador para controlar a descarga e não causar um curto "em casa" e nem "botar fogo na vizinhança".... ;D

O tiristor deve ser parrudo, para 400V x 25A de corrente eficaz. Os diodos devem suportar 20A. Coloquei duas lâmpadas neon para monitorar a tensão.

O disjuntor SW1 serve para proteger a fiação de sua casa, o circuito de entrada de seu relógio, onde vai ligar o circuito, deve ser dimensionado para 30A de curto, fiação na bitola 4 mm2. Na verdade o circuito (SW2) vai abrir com menos de 30A, SW1 não deve abrir se SW2 funcionar conforme o previsto.

O disjuntor SW2, de 15A, serve para desconectar o tiristor quando a corrente e o tempo atingirem o limite de acionamento do mesmo, conforme a curva do disjuntor. Pois, uma vez disparado, o tiristor só desliga quando SW2 abrir.

Usar disjuntores de boa qualidade, exemplo: Siemens com curva do tipo D, para cargas indutivas, encapsulamento do tipo DIN. Para garantir que vão abrir conforme a curva de proteção (corrente x tempo) especificada no catálogo!!!

[attachthumb=1]

Procedimento de uso, com todos os disjuntores desligados:

(1) Ligar o disjuntor SW1 - LP1 deve acender

(2) Ligar o disjuntor SW2 - LP2 deve acender

(3) Acionar o botão de disparo do tiristor - SW2 deve abrir e LP2 deve apagar

Como SW2 está depois do banco de capacitores, a corrente no instante da descarga, que passará através de SW1 é menor que a corrente em que SW2 vai abrir. O banco de capacitores pode ser uma associação de capacitores de poliester (100 x 0.1uF em paralelo). Acredito que eletrolíticos não aguentem o curto, mas pode tentar (com vários em paralelo, mais de 10), mas cuidado para não estourarem.

Quem tiver alimentação trifásica, fica a sugestão de usar um retificador trifásico, que possuirá saída ainda mais estável no momento da descarga.

Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 12 de Outubro de 2009, 20:49
eu não usaria desta forma nas desligaria disjuntor sw1 e acionava o botão de disparo logo em seguida
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 12 de Outubro de 2009, 21:07
Luciano,

eu não usaria desta forma nas desligaria disjuntor sw1 e acionava o botão de disparo logo em seguida

Realmente, voce está certo e isso seria o ideal. Pode-se se até testar o circuito assim.

Mas, o desempenho vai depender da quantidade de capacitores disponíveis (quanto mais melhor), da resitência série dos capacitores e da energia armazenada (0.5 x C x V2).

Na verdade, o circuito pode operar em dois modos, com capacitores ou capacitores + rede elétrica. Nesse último, o circuito foi previsto para trabalhar com um "curto controlado", ou limitado, pelos disjuntores. Nesse modo, a corrente que circulará na bobina magnetizadora será da descarga dos capacitores + a corrente da rede. O banco de capacitores, dependendo do valor de C1, limita a energia absorvida da rede elétrica (e consequentemente a corrente) durante a duração da descarga até a abertura de SW2.
 
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 12 de Outubro de 2009, 23:03
a bobina utilizada para magnetizar é um curto para a rede eletrica para se manter a chave ligada seria necessario um resistor de carga tipo resistencia de chuveiro em serie ou o disjuntor vai desarmar
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Pravato em 12 de Outubro de 2009, 23:32
a bobina utilizada para magnetizar é um curto para a rede eletrica para se manter a chave ligada seria necessario um resistor de carga tipo resistencia de chuveiro em serie ou o disjuntor vai desarmar
Dependendo da quantidade de voltas de fio na bobina não ocorre curto,ocorre o campo magnetico buscado,pois o circuito está calculado pra trabalhar na faixa de tempo de desarme do disjuntor,esse tempo(do disjuntor)é maior do que o necessario pra formar o campo magnetico.

Abraços
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 13 de Outubro de 2009, 00:00
d2 não vai aguentar o tranco quando ligar ele vai queimar (todas as fontes tem um cirquito de pre carga )
20 espiras de fio de 5 mm considero um curto
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 13 de Outubro de 2009, 00:05
a bobina utilizada para magnetizar é um curto para a rede eletrica para se manter a chave ligada seria necessario um resistor de carga tipo resistencia de chuveiro em serie ou o disjuntor vai desarmar

Parece mas não é,... um curto...

Tudo ocorre num intervalo de tempo pequeno, desde o momento em que a corrente começa a circular até o instante em que SW2 abre, algo da ordem de milissegundos.

Como se sabe (é só consultar a literatura...), num circuito LC paralelo ao conectar o capacitor à indutância (e esta em série com uma resistência), a corrente é inicialmente zero e vai aumentando, conforme os valores de indutância, capacitância e resistência do circuito.

Além disso, existe a curva de trabalho do disjuntor, que atua de maneira a acumular a energia na forma de aquecimento interno (previsto) no disjuntor, até que o contato se abra. Ou seja, no momento esperado, quando a corrente, atuando durante um certo intervalo de tempo (milissegundos), provoca a abertura de SW2.

A corrente intensa atuando durante curto intervalo de tempo, é suficiente para aplicar um pulso de corrente na bobina de magnetização.

E não é necessária nenhuma resistência, só vai piorar o desempenho. E não haverá exatamente um curto, mas um pulso de corrente definido e limitado pelos componentes do circuito e pelo disjuntor SW2....
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 13 de Outubro de 2009, 00:29
d2 não vai aguentar o tranco quando ligar ele vai queimar (todas as fontes tem um cirquito de pre carga )
20 espiras de fio de 5 mm considero um curto

Todos os semicondutores (D2, D3, U1, transistores de junção, FETs, ...) possuem um parâmetro chamado corrente de surto (ou de pico). Geralmente, num compoente para 25A, essa corrente atinge valores da ordem de centenas de amperes, durante algumas dezenas a centenas de milissegundos.

Só para exemplificar anexei o datasheet do tiristor TIC246, de 16A de corrente eficaz, porém pode suportar 125A de corrente de pico, durante algumas centenas de milissegundos e de manira não repetitiva. Que é o caso desse circuito. Isso vale para qualquer semicondutor, o que "queima" qualquer semicondutor é o calor, mas se o pulso for muito rápido ao ponto de não haver tempo suficiente para aquecer o necessário, o "bixinho" não queima, pode acreditar, ....
Obviamente, que o encapsulamento deve ser metálico e deve possuir uma boa massa metálica / dissipador de calor.

Um exemplo, uma lâmpada de flash gera 1KW (um pulso rápido de luz), a sua caixa é de plástico e não derrete. Agora pense numa lâmpada de potência de 1KW continua, numa caixa plástica.... é a mesma coisa....

Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 13 de Outubro de 2009, 07:58
me desculpe mas volto ao asunto, trabalho com fontes lineares de laser(5k watts) e em todas elas sem exeção ha um cirquito de pré carga dos capacitores para evitar esta carga instantanea e quando tive problemas neste cirquito os diodos queimavam.
aproveitar os 15 amperes mantendo os disjuntores ligados eu não faria, mas para compensar eu aumentaria o capacitor de descarga
o tic 246 é um triac e não um scr
para o scr eu estou usando o n1802ns1200 com uma corrente de pico de 3000a
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 13 de Outubro de 2009, 08:47
Algumas dúvidas:

O banco de capacitores pode ser uma associação de capacitores de poliester (100 x 0.1uF em paralelo). Acredito que eletrolíticos não aguentem o curto, mas pode tentar (com vários em paralelo, mais de 10), mas cuidado para não estourarem.
A energia armazenada nos capacitores com o valor que sugeriu (10uF) é de menos de 1J ou é impressão minha?
Isso dá pra alguma coisa? Os menores magnetizadores que vi, trabalhando no limite inferior da faixa deles, armazenam/descarregam centenas de Joules (e mesmo estes pequenos vão a alguns milhares).
Citar
Quem tiver alimentação trifásica, fica a sugestão de usar um retificador trifásico, que possuirá saída ainda mais estável no momento da descarga.
Então por que não usar uma ponte neste, ao invés de trabalhar em meia-onda?
OBS - Vale lembrar que no enjambro que eu usei, que possuía uma resistência muito mais alta em razão da bitola do fio, sem falar na reatância indutiva (é isso?  :) ) também imagino que mais alta (mais de 2x mais espiras), a ponte - que aguenta surto de 400A - queimou.
E pelo que procurei, diodos capazes de suportar correntes de pico desta ordem só achei a preços mais altos do que as pontes - ou seja, talvez saia mais barato trabalhar em onda completa.
Obviamente, que o encapsulamento deve ser metálico e deve possuir uma boa massa metálica / dissipador de calor.
Isso faz realmente diferença pra essa duração de pulso?
Nesse modo, a corrente que circulará na bobina magnetizadora será da descarga dos capacitores + a corrente da rede. O banco de capacitores, dependendo do valor de C1, limita a energia absorvida da rede elétrica (e consequentemente a corrente) durante a duração da descarga até a abertura de SW2.
Me perdoe a ignorância, mas o capacitor não está prestando um desserviço neste modo? (principalmente retificando somente em meia-onda)
Além disso, existe a curva de trabalho do disjuntor, que atua de maneira a acumular a energia na forma de aquecimento interno (previsto) no disjuntor, até que o contato se abra. Ou seja, no momento esperado, quando a corrente, atuando durante um certo intervalo de tempo (milissegundos), provoca a abertura de SW2.
Mas nessa situação não é o a proteção magnética que "tripa" ele? (e não a térmica)
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 13 de Outubro de 2009, 09:06
Se for 100 x 100uF (0,1mF) - que acho que daria uma energia legal - esse banquinho vai sair meio caro, não?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 13 de Outubro de 2009, 09:16
Luciano,

me desculpe mas volto ao asunto, trabalho com fontes lineares de laser(5k watts) e em todas elas sem exeção ha um cirquito de pré carga dos capacitores para evitar esta carga instantanea e quando tive problemas neste cirquito os diodos queimavam.

Não conheço o teu circuito, mas todas as fonte chaveadas de PC possuem um dispositivo de proteção, geralmente um NTC, para que a corrente de carga dos capacitores (que estão descarregados) não sobrecarregue os diodos. Mas vou incluir sua sugestão, coloquei um resistor e um botão de carga para limitar a corrente de carga do banco de capacitores.
Esse botão deve ser acionado, antes de fechar SW1, até LP-1 acender com luz plena.

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aproveitar os 15 amperes mantendo os disjuntores ligados eu não faria, mas para compensar eu aumentaria o capacitor de descarga

Concordo em se focar no uso de descarga capacitiva.

Por outro lado, a abordagem que o Ivan usou, apesar de possuir riscos, a idéia aqui é proteger o circuito nessa abordagem, que não é absurda além de ter baixo custo. Se o disjuntor SW2 abrir conforme o esperado não há problemas, disjuntores são feitos para isso. Tenho usado essa linha de disjuntores (Siemens) e são bem confiáveis e precisos.

O circuito foi feito para ser flexivel, permitindo tres abordagens: (1) Descarga capacitiva pura; (2) Descarga direta sem capacitores; (3) Descarga combinada direta e capacitiva.

o tic 246 é um triac e não um scr
para o scr eu estou usando o n1802ns1200 com uma corrente de pico de 3000a

Eu não disse que o TIC246 é um SCR, usei a palavra tiristor, que é a mesma coisa que TRIAC (em inglês, ver http://en.wikipedia.org/wiki/Thyristor). Apenas usei o datasheet do TIC como exemplo genérico. Aliás, o TIC246 não suportaria trabalhar nesse circuito.

O SCR que voce sugeriu poderia ser usado.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 13 de Outubro de 2009, 10:05
Ivan,

A energia armazenada nos capacitores com o valor que sugeriu (10uF) é de menos de 1J ou é impressão minha?
Isso dá pra alguma coisa? Os menores magnetizadores que vi, trabalhando no limite inferior da faixa deles, armazenam/descarregam centenas de Joules (e mesmo estes pequenos vão a alguns milhares).

Sim, com o valor de capacitância do circuito, o modo será basicamente de descarga direta.

Então por que não usar uma ponte neste, ao invés de trabalhar em meia-onda?
OBS - Vale lembrar que no enjambro que eu usei, que possuía uma resistência muito mais alta em razão da bitola do fio, sem falar na reatância indutiva (é isso?  :) ) também imagino que mais alta (mais de 2x mais espiras), a ponte - que aguenta surto de 400A - queimou.
E pelo que procurei, diodos capazes de suportar correntes de pico desta ordem só achei a preços mais altos do que as pontes - ou seja, talvez saia mais barato trabalhar em onda completa.

É melhor usar onda completa, mas também não pesquisei preços de pontes retificadoras de 25A.

Obviamente, que o encapsulamento deve ser metálico e deve possuir uma boa massa metálica / dissipador de calor.
Isso faz realmente diferença pra essa duração de pulso?

Não estimei, mas existe a duração do pulso, a capacidade térmica do semicondutor e sua resistência térmica, que vão determinar o quanto vai aquecer. O encapsulamento metálico possui resistência térmica baixa e capacidade térmica alta. Eu não arriscaria com semicondutores de encapsulamentos plásticos (TO-220 ou algo parecido). A menos que voce possa "torrar um" de vez em quando...  ;D

Nesse modo, a corrente que circulará na bobina magnetizadora será da descarga dos capacitores + a corrente da rede. O banco de capacitores, dependendo do valor de C1, limita a energia absorvida da rede elétrica (e consequentemente a corrente) durante a duração da descarga até a abertura de SW2.
Me perdoe a ignorância, mas o capacitor não está prestando um desserviço neste modo? (principalmente retificando somente em meia-onda)

Considerando que SW2 só deve abrir com centenas de ms após ser energizado, vários meio-ciclos terão decorrido, e o capacitor deverá estar totalmente descarregado. Não diria que é um desserviço, mas que ajuda muito pouco, ainda mais se tiver um valor de 10uF. Nesse caso, um retificador onda completa monofásico ou trifásico ajudaria muito.

Além disso, existe a curva de trabalho do disjuntor, que atua de maneira a acumular a energia na forma de aquecimento interno (previsto) no disjuntor, até que o contato se abra. Ou seja, no momento esperado, quando a corrente, atuando durante um certo intervalo de tempo (milissegundos), provoca a abertura de SW2.
Mas nessa situação não é o a proteção magnética que "tripa" ele? (e não a térmica)

Esses disjuntores (da Siemens) possuem uma curva de proteção que eu não saberia dizer ao certo se é implementada através de uma proteção 100% magnética, pois há uma "integração" da corrente, do tipo i2t.

Se usar um disjuntor com curva B, a corrente de abertura vai de 3 a 5 x a corrente nominal (In). E com curva C, vai de 5 a 10x In. O catálogo segue em anexo.

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Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 14 de Outubro de 2009, 09:04
Sim, com o valor de capacitância do circuito, o modo será basicamente de descarga direta.
Ah, então é tipo assim ingual o que eu fiz mas com um botão, né? ;D

Só por curiosidade: em quantos A você estimou o pico de corrente que vai circular com essa bitola de fio e reatância da bobina?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 14 de Outubro de 2009, 13:29
Ivan,

Pois é, uma versão melhorada do teu "torrador de fusível"... ;D

A corrente estimada (máxima), conforme o disjuntor de 15A, curva B (5 a 10 In), seria de 75 a 150A. Cálculo estimado: com uma tensão de 300 V, durante 8ms (um semiciclo - meia onda), serão mais do que 1500 360 Joules!!

Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: kaoalex em 14 de Outubro de 2009, 14:32
Não seria:

P = 300 * 150 = 45000 W
W = J/s

E = 360 J

Ou estou enganado?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 14 de Outubro de 2009, 15:32
Se usar um disjuntor com curva B, a corrente de abertura vai de 3 a 5 x a corrente nominal (In). E com curva C, vai de 5 a 10x In. O catálogo segue em anexo.

As curvas começam em 0,01s, ou 10ms.
O que acontece entre 0ms e 10ms?
Dá pra ver que é uma faixa não linear, até onde sobe a corrente? (e o quanto isso importa para um semicondutor?)
Estava usando um disjuntor de 20A (que abriu), além deste abriu um de 40A no quadro. E, naturalmente, o fusível queimou e a ponte morreu.
Se pudesse considerar o ponto onde a curva cruza o eixo das abcissas, entendo que a ponte não teria queimado (mesmo considerando curva C, não olhei nele).
E entendo que na montagem que vc sugeriu, o pico de corrente tende a ser ainda mais elevado, pela menor resistência e reatância, não?

Será que eu estava com uma ponte não-conforme as especificações ou os disjuntores estavam meia-boca? (Pial Unic)
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 14 de Outubro de 2009, 22:28
Kaoalex,

Ooopsss,  errei nas contas.... :)


Ivan,


Só esclarecendo que esse circuito é um meio termo entre uma descarga capacitiva e a corrente direta. Podendo ser usado num modo apenas, com a devida proteção e baixo custo. Para limitar a corrente, estou propondo usar disjuntores de boa qualidade e de curva conhecida.

As curvas começam em 0,01s e mostram quanto tempo leva para atuar a proteção (abrir o disjuntor) numa dada corrente. Num disjuntor com curva tipo D, e corrente 25x In, levaria 0,6s (ver figura). um disjuntor de 5A abriria em 0,6s com 75A de corrente de pico, ou em menos tempo com correntes maiores.

[attachthumb=1]

Acredito que sejam valores de tempo de abertura conservativos, pois já uso esses disjuntores há algum tempo, e percebo que são rápidos e precisos. É importante atentar para a qualidade do disjuntor e qual é a sua curva de atuação. Analisando as curvas, é fácil concluir que disjuntores de capacidade diferentes podem abrir no memo tempo se tiverem curvas diferentes.

A proteção utilizando disjuntores em vários níveis, consiste em ajustar (ou escolher) os tempos de abertura dos disjuntores, de modo que no nível mais alto o tempo de abertura seja maior. Obviamente, que esses tempos devem ser compatíveis, para garantir a integridade da fiação, que não deve "pegar fogo".

Para não "queimar mais nada", esses tempos devem ser compatíveis com os valores de corrente de surto x tempo dos semicondutores utilizados.

Quanto aos disjuntores que voce usou, tire as sua conclusões.... ;D

Minha instalação elétrica usa dois níveis de proteção, tenho um disjuntor de 60A associado a outros, de 15 e 25A, que já abriram, menos o de 60A.

Agora é arregaçar as mangas e testar, e se quiser pode ir aos poucos, usando inicialmente disjuntores de baixa capacidade em SW-2 (exemplo: 10A ou menor)... que venham os motores para os testes ... né Ivan??

Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 16 de Outubro de 2009, 14:53
Pesoal tenho um motor de passo da Akiyama de 15kgf que quebrou um dos contornos do furo de fixação, nesse caso, poderia se retirada a tampa (sem retirar o rotor) para poder soldar, sem alterar a magnetização? ao retirar a tampa o rotor tenderia a encostar nos campos? isso seria prejudical e teria que ser evitado?
abraço a todos
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 16 de Outubro de 2009, 16:59
comecei a brincar com o meu magnetizador hoje não esplodi nada e não queimei nada ainda.
o som que eu escuto e de uma batida metalica fui aos poucos 50v, 80,100,120 abusei 200volts e desmagnetizei mais ainda o motor valeu a  esperiencia ate agora, vou inverter a bobina que  eu montei no motor para magnetiza-lo e não o inverso que aconteceu ate agora.
bom ja atendi o telefone vou voltar a brincadeira afinal é brincando que se aprende :D :o
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 16 de Outubro de 2009, 17:24
O beleza ;D magnetizou legal com 200 volts e o barulho é igual a uma martelada.
ficou duro igual ao o outro que eu tenho
mais tarde bato a foto da traquitana e do motor de teste
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: marc0 em 16 de Outubro de 2009, 17:34
O beleza ;D magnetizou legal com 200 volts e o barulho é igual a uma martelada.
ficou duro igual ao o outro que eu tenho
mais tarde bato a foto da traquitana e do motor de teste

Legal Luciano;

É muito bom saber que vc obteve um resultado satisfatório, mesmo que os testes não indiquem 100% já é um avanço enorme.
Vc e o Ivan estão de parabéns em não desistirem mesmo quando parecia quase impossível.

Abraços.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 16 de Outubro de 2009, 18:10
a ideia é chegar lá,o motor esta tão duro como o outro que eu tenho, amanha farei os testes do motor.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 16 de Outubro de 2009, 18:30
... quebrou um dos contornos do furo de fixação ...

John, eu não me importaria muito com isso ... deixaria assim mesmo ... na maioria dos casos não vai afetar nada, não sei se há algum detalhe em especial no seu caso ...
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 16 de Outubro de 2009, 21:54
Jorge, cheguei a aventar a posibilidade de prender só com tres parafusos ou desparafusar o tanto suficiente para uma pequena solda (em uma relojoaria, eu penso) já que a peça é de ferro fundido e muito pequena
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: john em 16 de Outubro de 2009, 21:57
E por coincidencia o motor é igual a esse do banner da Akiyama  abaixo....
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 17 de Outubro de 2009, 07:08
... cheguei a aventar a posibilidade de prender só com tres parafusos ...

Pois é John, reitero minha posição, se não houver algum motivo forte para fazer diferente, deixe como está ... e mesmo que seja necessário recuperar o flange, talvez seja mais interessante adquirir outro motor ...

Outra idéia: temos agora a participação direta da Akiyama aqui no fórum, pq vc não os consulta sobre a possibilidade de adquirir a peça danificada ?
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Ivan em 17 de Outubro de 2009, 09:08
ficou duro igual ao o outro que eu tenho
mais tarde bato a foto da traquitana e do motor de teste
Divertido, né? Coloca uma foto aí.
Estou com outra ponte para tentar remagnetizar o outro sem fritar a ponte.
Mas antes vou tentar recuperar o motor usando somente meu magnetismo pessoal. ;D ;D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 17 de Outubro de 2009, 10:31
Divertido, né? Coloca uma foto aí.

Se é divertido !  ;D Tô me esborrachando de rir ... adoro essas soluções low tech ...  ;D ;D ;D

É isso aí, satisfaça os voyeurs de plantão ...

Citar
vou tentar recuperar o motor usando somente meu magnetismo pessoal. ;D ;D

Pow ! Tá aí ! É a solução definitiva !  ;D ;D ;D
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 17 de Outubro de 2009, 19:45
Se alguém estiver tendo problemas com disjuntores ou quiser reduzir o pico de corrente, sugiro colocar um indutor em série com a bobina de magnetização (mas antes do diodo de freeweeling). O indutor deve ser feito com um núcleo E laminado para minimizar perdas. Sugestão de indutor: usar o enrolamento secundário de algum trafo de capacidade 10A ou mais (para suportar a corrente), a indutância deve girar em torno de dezenas a centenas de mH e deve possuir baixíssima resistência para minimizar perdas.

A vantagem do indutor é que reduz a taxa de crescimento da corrente (não ocorre um pico de corrente). Sem jogar energia fora, a energia é devolvida à bobina de magnetização quando o disjuntor abre.

Um resistor já não seria tão interessante por reduzir a tensão sobre bobina de magnetização, aquecer, jogar "energia fora", seria necessário um resistor de alta potência, ...

Só não testo um treco desses por que os motores que tenho estão bons e minha "curiosidade científica" está aquém de desmontar um motor em bom estado...  :)
 
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 18 de Outubro de 2009, 15:53
jorge a minha não é low tech e muito pelo contrario magnetizou muito bem e o motor ficou joia se vc tiver um motor desmagnetizado manda para min que eu magnetizo ele.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 18 de Outubro de 2009, 18:32
jorge a minha não é low tech e muito pelo contrario ...

Luciano, low tech não é uma expressão pejorativa como vc parece pensar, mas significa algo simples e acessível. Neste contexto pretende ser uma referência elogiosa.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: luciano g em 18 de Outubro de 2009, 18:43
mas que esta fucinando bem esta.
como esta o herdeiro, ja deu um mini motor de passo para ele se divertir e seguir os passos do avô.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: kelmer em 22 de Outubro de 2009, 23:09
Oi gente,
parabéns a todos pelo alto nível das informações postadas nesse tópico, tanto as teóricas quanto as práticas.
Eu também abri um motor bom, só por curiosidade, e percebi que ele ficou bem mais leve para girar... Ainda bem que fiz isso antes de saber que estragava, senão ainda estaria morrendo de curiosidade...
Andei testando ele com um driver linistepper e uma fonte de PC (12 V) achei ele meio fraco, mas com algum torque ainda. Eu teria que testar outros motores com a mesma configuração para avaliar a perda de torque (ainda não tive tempo).
Achei uma apostila que, entre outras coisas, fala do problema da desmagnetização em motores de passo. achei interessante para quem está começando a estudar estes motores, como o meu caso.
O título é "Apostila 1600.231.01 BR Tecnologia Eletromecânica". Segue o link abaixo:
http://www.parker.com/portal/site/PARKER/menuitem.734d2913eb3c11da13576f849420d1ca/?vgnextoid=d195f87357e28110VgnVCM10000048021dacRCRD&division=720d84aa40701110VgnVCM10000048021dacRCRD&literaturetype=Technical%20/%20Service&searchAttr=searchResult&languages=PT&parentCh=Division&vgnextfmt=PT#results

Um abraço,
Kelmer
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: sergiotrarbach em 24 de Outubro de 2009, 18:15
Oi kelmer, Exelente a apostila, será de grande proveito para nos iniciantes.

forte abraço.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: minilathe em 04 de Janeiro de 2010, 03:15
A teoria de funcionamento dos magnetizadores por descarga capacitiva e um projeto, de uma universidade, estão no artigo anexado.

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Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: C N C N o w ! em 04 de Janeiro de 2010, 07:36

Boa Gil ! Brigadu !
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Eletrikom em 29 de Agosto de 2015, 19:42
é bem menos, tem um picareta aqui no meu bairro que tem um magnetizador, só que ele não deixa eu nem chegar perto

Boa noite Luciano, tudo bem?

o cara perto da sua casa ainda tem o magnetizador?
Se sim, você consegue o contato dele, pois preciso magnetizar um
motor de passo e gostaria de saber se ele faz e por quanto.

Grato,
Edson.
Título: Re: Manutenção de motor de passo
Enviado por: Eletrikom em 29 de Agosto de 2015, 21:25
O beleza ;D magnetizou legal com 200 volts e o barulho é igual a uma martelada.
ficou duro igual ao o outro que eu tenho
mais tarde bato a foto da traquitana e do motor de teste

Parabéns Luciano, muito legal seu experimento!
Você ainda tem fotos do resultado final?
Preciso magnetizar um motor de passo NEMA 34, e gostaria de ver como ficou o seu para copiar.
A propósito, eu testo o torque dos meus motores colocando uma lâmpada de 24v/5w em uma das
bobinas e giro o motor, na rotação que giro, quando está bom (100%) gera uma tensão acima de
24v, quando desmonto o motor a tensão máxima é de 12v.
Espero que tenha ajudado!
Título: Re:Manutenção de motor de passo
Enviado por: vieirajp em 07 de Dezembro de 2016, 23:11
  Li todas as postagens deste tópico e fiquei surpreso com a riqueza de informações e a dedicação de todos os envolvidos.

  Parabéns Luciano.

  Abraços.