Autor Tópico: Motor refrigerado a água  (Lida 7111 vezes)

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Offline Arivaldo

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #15 Online: 29 de Novembro de 2010, 23:09 »
Rds,

O Lolata indicou utilizar água desmineralizada e estes aditivos de radiador...

Abraços
Complementando: pode usar de 10% a 15% de aditivo para radiadores, mas lembre-se de usar água destilada ou desmineralizada, vendida para usar em baterias chumbo-ácido (sem a solução, só a água, viu?).

rds356

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2010, 09:03 »
Rds,

O Lolata indicou utilizar água desmineralizada e estes aditivos de radiador...

Abraços
Complementando: pode usar de 10% a 15% de aditivo para radiadores, mas lembre-se de usar água destilada ou desmineralizada, vendida para usar em baterias chumbo-ácido (sem a solução, só a água, viu?).

Bom dia todos..
Ok, ontem mesmo troquei a água normal por agua desmineralizada com cerca de 20% de aditivo para radiadores STP.
Valeu todos pelas dicas...
Ah, fica uma dica, as bombas de injeção eletronica funcionam muito bem para este fim,eu usei uma original Bosh do santana, a mesma saiu por R$ 45,00 nova.
Att.: Reinaldo de Souza...

Offline YRD

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2010, 13:22 »
Não se esqueçam que o melhor trocar de calor é a água pura (sem aditivo) se comparada ao aditivo (péssimo trocador de calor).

Qual é a função do aditivo além de prevenir a corrosão (e isto depende do radiador a ser utilizado) ? É diminuir o  ponto de ebulição  ::)

Seguindo a lógica do aditivo, acho melhor ter uma conversa com os peixinhos do aquário e adicionar o aditivo... mas acho que eles não ficaram muito felizes.

Portanto, água a 100%  ;)

rds356

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2010, 14:10 »
Não se esqueçam que o melhor trocar de calor é a água pura (sem aditivo) se comparada ao aditivo (péssimo trocador de calor).

Qual é a função do aditivo além de prevenir a corrosão (e isto depende do radiador a ser utilizado) ? É diminuir o  ponto de ebulição  ::)

Seguindo a lógica do aditivo, acho melhor ter uma conversa com os peixinhos do aquário e adicionar o aditivo... mas acho que eles não ficaram muito felizes.

Portanto, água a 100%  ;)
Para fazer um sistema ideal, teríamos que por um radiador e mais um controle de temperatura, mas estes spindles, pelo menos o meu, nao esquentam o suficiente a necessitar isto. Um bom volume de água no reservatório(1,5 Lt no meu) já funciona bacana.
Realmente a função do aditivo é 'só' prevenir a maldita corrosão e aumentar o ponto de ebulição.
Creio que mesmo sem ele isto nunca ia acontecer(ebulição), agora a corrosão......

Offline YRD

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2010, 14:32 »
Realmente a função do aditivo é 'só' prevenir a maldita corrosão e aumentar o ponto de ebulição.
Creio que mesmo sem ele isto nunca ia acontecer(ebulição), agora a corrosão......

Pois é, mas corrosão em bomba de aquário ou no seu caso da bomba de injeção ?

Aliás, boa esta da ie  ;) chegou a medir a o fluxo considerando que a densidade da água é diferente do combustível ? Uma maneira seria medir por minuto ou com um frasco de 1L ou 10L e cronometrar o tempo. Parece ser uma alternativa muito interessante.

Offline minilathe

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2010, 21:02 »

Só complementando, que um aditivo (correto) não piora tanto a troca térmica da água, mas detém a corrosão. Isso é usado em radiadores de automóvel, uma mistura de etilenoglicol (que aumenta a temperatura e ebulição e diminui o ponto de congelamento) em conjunto com substâncias químicas que protegem o metal das reações de oxidação que poderiam corroê-lo (ex.: cromato de sódio). Alguns são tóxicos.

Mas acho mais fácil usar uma bomba que já trabalha com água, exemplo, bombas de esguichos de limpador de para-brisa, que são totalmente plásticas, possuem boa vazão e de baixo custo. Eu já usei e dão boa vazão e pressão, sendo alimentadas com 12 Vcc.

Offline YRD

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #21 Online: 30 de Novembro de 2010, 23:48 »
Acho que este aqui testou bastante: http://www.sdsefi.com/air10.html

"3. 50-50 Glycol/ water is not the best for cooling. Use the highest proportion of water possible for your climatic conditions and add some Redline Water Wetter. This gives the best possible heat transfer and a reasonable boiling point with a 12-16 psi pressure cap. For winter operation, increase the proportion of glycol as required. 25% glycol is good to about -16C, 33% to -20C."

Notar que além da temperatura do radiador (alta) ele conta com um problema extra: congelamento.

Há mais referencias neste site sobre refrigeração na prática, vale a leitura  ;)

Offline Arivaldo

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #22 Online: 01 de Dezembro de 2010, 23:50 »
Yuri,

nas entrelinhas.

...Pois é, mas corrosão em bomba de aquário ou no seu caso da bomba de injeção ?
Alôôô!!!
A corrosão a ser prevenida seria do bloco do motor do spindle, que é metálico.
E além da corrosão, o aditivo evita a formação de algas e/ou depósitos salinos (considerando a água não ser perfeitamente destilada ou desmineralizada).

" 50-50 Glycol/ water is not the best for cooling... Use the highest proportion of water ... ...and add some Redline Water Wetter. ...increase the proportion of glycol as required..."

CLARO! 50%-50% é absurdo! Por isso falei em "batisar" a água com 10-15% de aditivo.

Mais uma dica: o tal water wetter (só traduzindo) é o que faz a água ficar mais "molhada".
Nada mais é do que o surfactante, que reduz a tensão superficial da água e melhora a troca térmica, fazendo-a melhor do que a água pura.

Segue...
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2010, 23:53 por Arivaldo »

Offline YRD

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #23 Online: 02 de Dezembro de 2010, 00:53 »
Graande Ariovaldo,

Bão se o MC (mestre dos coolers) diz  :) mas lembrei que os veículos que participam de corridas em autódromos são obrigados a terem apenas água no radiador, pois em caso de vazamento o etilenoglicol torna a pista escorregadia. Mas funfam 100% com água.

Nas andanças na net achei mensagens da galera que usa óleo solúvel para usinagem, nosso conhecido, e dizem que resolve a questão da corrosão do motor de auto. Será ?

Offline Arivaldo

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Re: Motor refrigerado a água
« Resposta #24 Online: 02 de Dezembro de 2010, 07:52 »
... pois em caso de vazamento o etilenoglicol torna a pista escorregadia...

Gaga-Gagarin,

Além de escorregar, o etilenoglicol é bastante tóxico e NÃO deve ser bebido, sob pena de ir visitar o Dr. House lá naquele hospital ...

Portanto, se o caboclo não beber o aditivo, basta usá-lo, de 10 a 15% do volume de água destilada/desmineralizada (tipo para baterias) e pronto, seja feliz.

Ah, e não há necessidade de se preocupar com ebulição ou congelamento (isso eu garanto!).

 

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