Autor Tópico: Possível Problema com Motor Bipolar  (Lida 6045 vezes)

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Rotger

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Possível Problema com Motor Bipolar
« Online: 07 de Maio de 2009, 22:21 »
Pessoal,

Gostaria de saber se existe alguma boa alma afim de me ajudar.

Encontrei um motor no sucatão, porém acho que ele está queimado, primeiro verifiquei que o eixo não se movimenta a não ser com um alicate e um bom torque, outro detalhe é que o motor possui 9 fios (Preto, Br/Pr, Amarelo, Br/Am, Vermelho,Br/Vm, Laranja, Br/Lj e VERDE), testando com o multímetro verifiquei que os pares estão se comunicando, Vermelho com o Br/Vr, Amarelo com Br/Am, até ai tudo bem só que o fio VERDE não se comunica com nenhum e quando encosto ele na carcaça do motor o multímetro indica continuidade, em motores de passo isto também indica que ele está queimado?

Segue os dados do motor:

Modelo: E31NRFT-LNF-NS-00
2.7A Bipolar Series
Pot. 82 W
1500 RPM

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Offline minilathe

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2009, 22:51 »
Rotger,

Geralmente a cor verde ou verde/amarela pelas normas européias / ISO/IEC são de circuitos de terra de proteção, normalmente conectados a carcaça dos equipamentos, deve ser o caso de seu motor. Nuca vi isso em motores de passo, mas imagino que se esse motor acionasse algum equipamento médico, isso não seria estranho.

Quais são as resistências das conexões?

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2009, 07:32 »
... verifiquei que o eixo não se movimenta ...

Isto pode ser muito bom ou muito mal ...  ;D

O fato de precisar de um alicate pra girar o eixo pode indicar que o detent torque é elevado e isto significaria que o rotor ainda está perfeitamente magnetizado, o que é muito bom, mas pode tb indicar probs sérios, como rolamentos oxidados e travados, eixo empenado, interferência entre rotor / estator ... tudo muito mal, recomendaria o descarte do motor.

Para um motor desse tipo não é de estranhar que não consiga girar o eixo com a mão, mas não deveria exigir muita força com um alicate. Fica difícil avaliar pelo que vc fala, "bom torque" é subjetivo, pode significa uma coisa pra mim e outra pra vc ...

É mais provável que o motor esteja mesmo travado em função de rolamentos oxidados, coisa muito comum em sucatões, onde tudo costuma ficar exposto às intempéries. Neste caso há uma pequena chance de recuperar o motor substituindo os rolamentos, mas isto exige alguma habilidade, o rotor não pode ser desalojado do interior do rotor ou será desmagnetizado ... Não se vale a pena, o molho acaba saindo mais caro que o peixe ...

Citar
o fio VERDE não se comunica com nenhum ... isto também indica que ele está queimado?

Improvável, o fio verde é para conexão à terra.

Eu gostaria que verificasse a resistência dos enrolamentos, há uma inconsistência entre a tensão, corrente e potência indicadas.

Vc dispõe de um driver capaz de acionar esse motor ?

Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #3 Online: 08 de Maio de 2009, 12:00 »
Acho que me dei mal....

Gil e Jorge,

Obrigado por alguma clarificação, realmente o fio verde tem uma bitola um pouco maior e realmente pode ser o terra.

Realmente é difícil mensurar o torque pelo alicate, principalmente para alguém sem experiências nestes brinquedos de gente grande, mas uma informação, acho que importante, é que eu consigo sentir os “passos” e quando sai da inércia o giro fica suave, só que, pelo que entendi na etiqueta este motor, ele é de 1998 e será que depois de 11 anos ele poderia ainda estar magnetizado?, Outro ponto é o seguinte os rolamentos não apresentam ferrugem nas partes que consegui observar,  me preocupei de verificar se o problema não estava ai e APARENTEMENTE eles estão ok, não consegui ver com precisão a pista.

Eu tenho uma placa unipolar muito antiga e bem vagaba que comprei da IO robotics a muitos anos atrás para um outro projeto, tenho certeza que ela não toca este motor, fiz um teste com uma bateria de 12V para ver se pelo menos ele andava um passo e nada aconteceu, eu faço isso com alguns outros motores de passo unipolar que eu tenho (6 Volts) e funciona. Eu consigo ligar este motor em modo unipolar?

Vi  um post do Fábio Gilii que é o seguinte:

“Conhecendo este resultado (potencia) e a velocidade do motor, pode-se determinar o torque naquela velocidade assim:

in-oz = Watts * 4506 / passos (cheios) por segundo”

Imaginando que o fabricante colocou na etiqueta 85W em 1500 RPM (25 /seg)

Fazendo o calculo: ozf.in (acho que foi isso que ele quis dizer)= 85 * 4506 / 25= 15.320,40 à Transformando em Kgf.cm =  1.103,18 (tá eu sei que é impossível).

Qual é afinal o torque deste motor?

Vou medir a resistência e posto aqui.

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Offline jack_live

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #4 Online: 08 de Maio de 2009, 12:27 »
um detalhe que as vezes esqueçemos, os fios do motor quando vc tenta gira-los estão conectados? ou soltos? todos livres sem encostar um no outro. os fios do motor se estiverem conectados deixa o motor muito mais dificil de girar, do jeito que vc citou.

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #5 Online: 08 de Maio de 2009, 12:45 »
... consigo sentir os “passos” e quando sai da inércia o giro fica suave,

Bom, parece que está bem.

Citar
será que depois de 11 anos ele poderia ainda estar magnetizado?

Nada impossível. pode estar em boas condições sim.

Citar
Eu tenho uma placa unipolar muito antiga ... Eu consigo ligar este motor em modo unipolar?

Vamos deixar claro uma coisa: é muito pouco provável que esse motor seja um motor de passo convencional, só não vou afirmar peremptóriamente pq não se deve fazer isto sem conhecer todos os detalhes, mas eu apostaria que não é.

Não creio sequer que tenha operado como motor de passo, embora possa vir a operar, em função das características já mencionadas.

O teste que sugeri visa esclarecer o que é a coisa, é uma tentativa para faze-lo operar como bipolar. No momento não vejo como poderia operar como unipolar.

Citar
Qual é afinal o torque deste motor?

É possível deduzir o torque a partir da potência mecânica e da velocidade, sim, mas não da forma como fez.

Se o Fábio conhece alternativa vou deixar pra ele demonstrar, eu não seria capaz ...

Offline minilathe

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2009, 13:44 »

É possível calcular o torque usando a Física:

P = T.w

Onde :
P=potência, em Watts
T=torque, em Nxm
w=rotação angular, rad/s

sendo:
w=2.PI.n

n=1500 RPM= 25 RPS
w = 157 rad/s
P = 85 Watts

T = 85 / 157 = 0,54 N.m

Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2009, 14:07 »
Jack,

Eu me preocupei com este detalhe e realmente os fios estavam soltos.

Jorge,


Citar
só não vou afirmar peremptóriamente pq não se deve fazer isto sem conhecer todos os detalhes, mas eu apostaria que não é.

P u t z.... Claro que entendi o contexto, porém tive que dar uma pesquisada no Google na palavra PEREMPTÓRIAMENTE (Categoricamente, decisivamente, veementemente)... Sabendo que isto é uma falha minha e quem me derá ter um vocabulário tão dilatado como o seu.

Só te peço uma coisa, se um dia nós nos conhecermos pessoalmente, favor não me fazer passar vergonha me perguntando coisas com este tipo de palavras porque provavelmente não poderei pesquisar no Google.

E nos confesse uma coisa, você foi alfabetizado no esquema de que se não decorasse a letra da semana do dicionário ajoelhava no milho?

Brincadeira a parte entenda isso como um grande elogio e sinta seu ego massageado por massagistas tailandesas desnudas cheias de óleo.

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Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2009, 14:13 »
Gil,

Será que está correto?

Pelo resultado que você colocou (0,54 N.m) dá 5,5 Kgf.cm e não me parece que o motor teria somente este torque, ele é bem parrudo, eu tenho uns motores de 6,5 Kgf.cm e eles não têm a metade do tamanho deste motor.

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2009, 14:22 »
É possível calcular o torque usando a Física:

He, he, he ... É possível calcular quando se sabe o suficiente, o que não é o caso.

A potência elétrica de 85W - que é o que consta da etiqueta e conflitua com outros dados, é bom perceber - não corresponde à potência mecânica (de 85W), que é o que seria necessário conhecer ...

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2009, 14:25 »
Brincadeira a parte entenda isso como um grande elogio e sinta seu ego massageado por massagistas tailandesas desnudas cheias de óleo.

Pô ! Como vc vem a público expor uma das minhas taras prediletas ? Como vc descobriu ?! Tá saindo com alguma(s) das minhas massagistas ?

 ;D  ;D  ;D  ;D  ;D
« Última modificação: 08 de Maio de 2009, 14:27 por C N C N o w ! »

Offline marc0

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #12 Online: 08 de Maio de 2009, 14:46 »
Vamos deixar claro uma coisa: é muito pouco provável que esse motor seja um motor de passo convencional ...

Falei uma grossa bobagem aqui, quando fiz este comentário o Tico e o Teco tinham saído a passeio, visitavam outro tópico:

http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,4293.msg86208.html#msg86208

Perdão, perdão ... já tô indo ajoelhar no milho ... dinovo ... ai, ai, ai ...


Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #13 Online: 08 de Maio de 2009, 14:50 »
Marcos,

Eu tinha achado estas páginas no google, porém pra mim (simples mortal) não agregou muito.

Eu achei um texto na Web: http://www.mrshp.hpg.ig.com.br/rob/passotipo.htm

Que diz o seguinte: Os motores de passo são encontrados em 2 tipos: Magnético Permanente(permanent magnet) e Relutância Variável(variable reluctance) (existe também os motores híbridos, que são indistinguíveis de magnético permanente ou relutância variável de ponto de vista de controle)
...
Motores de passo bipolares tanto magnético permanente quanto híbridos são construídos com exatamente os mesmo mecanismos usados nos motores unipolares, mas os dois enrolamentos são mais simples, sem fio central. Isto significa que, o motor é mais simples mas o circuito eletrônico precisa controlar a reversão da corrente para cada enrolamento, isso torna-o muito mais complexo

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Offline marc0

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #14 Online: 08 de Maio de 2009, 15:04 »
Eu tinha achado estas páginas no google, porém pra mim (simples mortal) não agregou muito.

Nào postei a busca apenas para mostrar os dados do motor, mas para oferecer um link de acesso ao vendedor nacional que "talvez" possa elucidar alguma dúvida ou indicar quem possa e possibilidade de contato com o fabricante.

Abraços...

 

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