Autor Tópico: Possível Problema com Motor Bipolar  (Lida 6046 vezes)

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Offline C N C N o w !

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #30 Online: 14 de Maio de 2009, 11:42 »
... e nenhuma mulher. :) Alguem pode me ajudar em que isto significa?

Hum ... significa que vc é um sedutor incompetente ?  ;D ;D ;D


Bão, vamos lá ... falando sério ...

Refrescando a memória, os dados da etiqueta são: 65V, 87W, 2,7A

Os dados são incoerentes entre si, por qualquer ângulo que se aborde a coisa ...

O menos confiável é essa tensão de 65V. Frequentemente isso é relativo à tensão de alimentação do driver e não do motor propriamente dito, típico de sistemas OEM.

A corrente indicada costuma ser um dado confiável e a resistência do enrolamento é um dado da realidade, tão confiável quanto o instrumento que usou pra medir ... então vamos por aí.

Supondo que o motor goza de boa saúde, temos que a tensão seria de 4 x 2,7 = 10,8V

A potência dissipada com ambas as fases energizadas seria então 2 x ( 10,8 x 2,7 ) = 58,32W

Creio que vc pode fazer o motor funfar a partir desses dados ... o motor é parrudinho, mesmo que opere abaixo da capacidade máxima, ainda parece bem utilizável ...



Offline marc0

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #31 Online: 14 de Maio de 2009, 11:43 »
Ah ah ah ah ah................. .
O Sergão é fogo!
Eh eh eh eh .........

Offline C N C N o w !

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #32 Online: 14 de Maio de 2009, 11:45 »
"Ah, é? E qual é a que estava errada?"

Huá, Huá, Huá, Huá, Huá, Huá, Huá, Huá, Huá, Huá, Huá, Huá ...

Muito boa !  ;D ;D ;D

Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #33 Online: 14 de Maio de 2009, 15:42 »
Senhores,

Estou com uma dúvida que desconfio que seja ridícula, porém já queimei os poucos neurônios que eu tinha.

Nos motores unipolares de 6 fios, fazia um teste que era o seguinte, eu encontrava os dois comuns, ligava no negativo, e com os quatro que sobravam ia ligando no positivo até encontrar a seqüência correta, sempre deu certo e já tinha uma boa prática para identificar a seqüência.

Li em vários lugares que o motor bipolar pode ser ligado como unipolar (perdendo algum torque), gostaria de saber se existe algum teste, tipo este descrito acima para ver se o motor está funcionando ou nunca deveria ter sido tirado do sucatão.

Já tentei algumas coisas e aparentemente ainda não queimou, inclusive pedi para um técnico meu testar o motor e o mesmo abriu a tampa traseira, deixando as bobinas a mostra, será que isso pode ocasionar algum dano? Ele não sacou o rotor.

Se alguém souber algum teste para ver ele pulando alguns passos eu agradeço.

[]´s


Offline Alebe

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #34 Online: 14 de Maio de 2009, 16:47 »

Um teste bem simples é ligar fio a fio do motor a um outro motor em bom estado.
Ao girar um o outro vai responder se movendo.
Aquelas barras de terminais duplas para pcb ajudam caso o motor tenha conectores nos fios.

Offline minilathe

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #35 Online: 14 de Maio de 2009, 16:50 »

Eu uso esse método que vc citou pra checar a sequência de fases.

Offline C N C N o w !

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #36 Online: 14 de Maio de 2009, 16:55 »
... já queimei os poucos neurônios que eu tinha.

Bem vindo ao clube ... vc pelo menos tinha alguns ... he, he, he ...

Citar
Nos motores unipolares de 6 fios, fazia um teste que era o seguinte, eu encontrava os dois comuns, ligava no negativo, e com os quatro que sobravam ia ligando no positivo até encontrar a seqüência correta, sempre deu certo e já tinha uma boa prática para identificar a seqüência.

Neste caso, motores de seis fios, a coisa não requer prática nem habilidade, dá pra saber de bate pronto o que vai funfar ... basta identificar os dois grupos de enrolamentos e os comuns, o que é fácil até para um neuronless como eu  ;D :

         +---/\/\/\---o A1
         |
COM1 o---+
         |
         +---/\/\/\---o A2



         +---/\/\/\---o B1
         |
COM2 o---+
         |
         +---/\/\/\---o B2


A e B designam os grupos, 1 e 2 individualizam as bobinas, a identificação é inteiramente arbitrária, o que importa são os pares.

Qualquer sequência dos tipos abaixo funfa de cara:

  Passo cheio:
  (wave drive)

A.1  A.2  B.1  B.2

 1    0    0    0
 0    0    1    0
 0    1    0    0
 0    0    0    1

  Passo cheio:

A.1  A.2  B.1  B.2

 1    0    1    0
 1    0    0    1
 0    1    0    1
 0    1    1    0


  Meio passo:

A.1  A.2  B.1  B.2

 1    0    0    0
 1    0    1    0
 0    0    1    0
 0    1    1    0
 0    1    0    0
 0    1    0    1
 0    0    0    1
 1    0    0    1




Citar
Li em vários lugares que o motor bipolar pode ser ligado como unipolar (perdendo algum torque) ...

Cuidado aqui, é o inverso. Motores unipolares de seis fios podem ser acionados como bipolares série ou meio bipolares. Este é o postulado canônico, mas já fiz algumas experências bem sucedidas com motores de cinco fios.

Moores de oito fios podem evidentemente ser conectados em qualquer configuração bipolar ou unipolar.

Citar
gostaria de saber se existe algum teste, tipo este descrito acima para ver se o motor está funcionando ou nunca deveria ter sido tirado do sucatão.

Bão, vc já disse, né ? Dá pra verificar se o motor gira pelo menos ...

Citar
... inclusive pedi para um técnico meu testar o motor e o mesmo abriu a tampa traseira, deixando as bobinas a mostra, será que isso pode ocasionar algum dano? Ele não sacou o rotor.

Pode. É muito comum o desprendimento de partículas em função do choque entre rotor e estator. Além disso o magneto é poderoso, é muito comum que o motor seja contaminado por partículas atraídas pelo rotor e os probs causados nem sempre são de fácil diagnóstico ... vc gira na mão e parece que tá tudo bem, liga o motor e de vez em qaundo ocorre stall ...

Desrecomendo veementemente a abertura do motor sem as devidas precauções, quando se cogita de abrir um motor a vaca já foi pro brejo, é quase sempre preferível descartá-lo.

Citar
Se alguém souber algum teste para ver ele pulando alguns passos eu agradeço.

Fazer o bicho pular é fácil, mas isto está longe de atestar plena saúde, embora possa indicar que a coisa ainda não é cadáver.  ;D basta uma fonte e algumas chaves, se quiser sofisticar.

Veja aí embaixo um esqueminha de algo bem simples, pra testar bipolares, depois faço um pra unipolares e dou um pitaco sobre a identificação dos terminais de unipolares de cinco fios, os mais "difíceis"".

Basta acionar as chaves assim:

SW1a SW2a, SW1b + SW2a, SW1b + SW2b, SW1a + SW2b


« Última modificação: 14 de Maio de 2009, 17:01 por C N C N o w ! »

Offline C N C N o w !

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #37 Online: 14 de Maio de 2009, 17:35 »
Um teste bem simples é ligar fio a fio do motor a um outro motor em bom estado.

Acho chiquésimo fazer isso ...  ;D ;D ;D

mas tem umas limitações ... velocidade mínima e tem que conhecer os terminais e nem sempre funfa entre motores diferentes ... mas é uma excelente lembrança e algo muito legal de se fazer ...



Rotger

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #38 Online: 15 de Maio de 2009, 12:34 »
Alebe,

A Algum tempo atrás descobri isso sem querer, minha CNC, que ainda está no fundo da minha grande e vazia cabeça, têm dois motores no eixo X, então liguei dois motores nos terminais X da placa e quando estava girando um dos motores em meio de todos aqueles fios emaranhados identifiquei que um deles estava se movendo, no principio achei que era algum espírito de algum engenheiro / projetista ou ex-guia cnc que estava tentando se manifestar e me ajudar, mais percorrendo os fios vi que os mesmos estavam ligados no mesmo terminal, foi meio decepcionante, porque realmente precisava de ajuda e achei que meu desespero tinha atraído alguma boa alma.

Agora um pouco mais sério... Não tenho um motor igual, este é filho único.

Jorge,

Tentei de verdade mais não entendi lhufas,


No motor unipolar eu tenho um ou dois fios comuns, ligando eles (ou ele) no negativo me sobra quatro fios (1,2,3,4), ai eu encosto o 1 no positivo ele pula, encosto o 2 no positivo ele dá outro pulo, encosto o terceiro ele dá outro pulinho e um gritinho e assim por diante.

No motor maletido eu tenho 8 fios e não tenho o comum, o teste que eu fiz foi o seguinte:

Imaginei que todos os fios branco/cor eram negativos, liguei todos juntos em uma fonte 12V 15A, me sobraram o AM/VM/PT/LJ, encostei o AM no positivo e o motor fez um barulho e não mexeu, porém o eixo ficou bem difícil de girar e quando conseguia, ele ia para uma outra posição e segurava, encostei o VM e a mesma coisa aconteceu, mais nada mexeu, quando encostei o PT e o LJ, o barulho foi menor e aparentemente o eixo estava mais fácil de virar, ficou bem mais fraquinho, mais ele não mudou de posição em nenhum momento.

Ai.... Coloquei uma fonte 36V 15A, fui fazer os mesmos testes, porém coloquei um fusivel de 5A na ponta do positivo e quando eu encostei o AM no fusível, um forte clarão apareceu e eu devo ter sido abduzido nesta hora (não me lembro de muita coisa) porém quando voltei o fusível tinha queimado, olhei para os lados vi que ninguém tinha visto eu queimando o fusível, guardei o motor, desmontei tudo, fingi que nada aconteceu e vim aqui pedir AJUDA.

Sei que estou fazendo algo errado, gostaria de saber se é MUITO errado e o que é.

[]´s

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #39 Online: 15 de Maio de 2009, 13:37 »
No motor maletido eu tenho 8 fios ...

Tá, por algum motivo entendi que era um motor de quatro fios ... o de oito dá mesmo mais trabalho, mas os princípios são os mesmos ...

Com alguma prática dá pra deduzir pelas cores, mas vamos a ver um método que resolve qualquer caso, mesmo quando não há cores pra ajudar.

Dê uma espiadinha na imagem abaixo, é uma simplificação dos enrolamentos de um motor.

Observe que há quatro bobinas dispostas perpendicularmente entre si, enroladas duas a duas (vermelho+laranja e azul escuro+azul claro). Temos portanto, oito terminais. Todos os motores bifásicos apresentam esta estrutura.

Nossa tarefa será descobrir os pares de bobinas que estão enroladas em conjunto, e quais são as extremidades de um mesmo par, ou seja, início e fim de cada bobina do par. Com isto já saberemos como combinar as bobinas de modo a fazer o motor operar como desejarmos, em qualquer modo unipolar ou bipolar.

Então vamos lá:

1. Identifique todas as bobinas medindo a continuidade. Vc deverá encontrar quatro pares de fios que apresentam continuidade entre si, marque-os, digamos numerando cada extremidade como A1 e A2, B1 e B2 e assim sucessivamente.

2. Alimente uma das bobinas com uma fonte*, verifique que o motor "endurece".

3. Ligue outra bobina em paralelo com a primeira. pode acontecer uma de três coisas:

   a. o eixo do motor dá um passo para um lado
   b. o eixo não se move, mas fica ainda mais "duro"
   c. o eixo não se move, mas fica mais "mole"

Se o eixo do motor dá um passo para um lado, isto significa que a segunda bobina conectada pertence a outro par.

Se o eixo não se move, mas fica ainda mais "duro", isto significa que a segunda bobina conectada faz par com a primeira e está em fase com ela, ou seja, o início de uma conectado ao início  da outra. Identifique ambas as bobinas e as extremidades casadas.

Se o eixo não se move, mas fica mais "mole", isto significa que a segunda bobina conectada faz par com a primeira mas não está em fase com ela, ou seja, o início de uma está conectado ao fim da outra e vice-versa. Inverta a segunda bobina de modo a confirmar que agora o comportamento é o inverso - o motor fica mais "duro" - Identifique ambas as bobinas e as extremidades casadas.

4. Repita o procedimento para o segundo conjunto de bobinas (desconecte o primeiro conjunto da fonte, antes de continuar).

Pronto, tá tudo identificado, vc deverá poder visualizar algo assim:

A1 * o---/\/\/\---o A2

A3 * o---/\/\/\---o A4



B1 * o---/\/\/\---o B2

B3 * o---/\/\/\---o B4

[ * ] início do enrolamento


Claro que a numeração e a marcação de início de enrolamento é inteiramente arbitrária, o que importa é conhecer os pares e a relação de fase entre bobinas de um mesmo par.

Tá suficientemente claro ? Se estiver, faça a identificação e depois a gente vê como fazer o fechamento dos enrolamentos para os diferentes modos de operação ...

*Fonte: é de todo interessante usar uma fonte ajustável e limitar a corrente a, digamos, 1A ...

« Última modificação: 15 de Maio de 2009, 13:54 por C N C N o w ! »

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Re: Possível Problema com Motor Bipolar
« Resposta #40 Online: 15 de Maio de 2009, 14:40 »
... um esqueminha de algo bem simples, pra testar bipolares, depois faço um pra unipolares ...

Promessa é dívida e tô pagando mais uma, aí vai um esqueminha de um testadorzinho super simples pra unipolares.

 

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