Autor Tópico: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo  (Lida 69235 vezes)

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reinaldoaf

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Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #30 Online: 27 de Março de 2007, 17:09 »
Jorge,

Entendi sim o porque com a frequencia o motor perde o torque e para de rodar, porém como você falou a corrente demora um pouco a chegar em seu PICO Máximo, no caso se aplicarmos uma corrente nominal ela levara um tempo X para chegar ao máximo, e se aplicarmos o dobro dessa corrente, se o tempo é proporcional  ao máximo da corrente a corrente máxima do motor seria alcançada em meio tempo? ou estou falando bobeira e a rampa de subida da corrente é uma constante invariavel?

se for aonde entra a plicação de maior tensão que usamos com o PWM para melhorar os rendimentos de nossos motores? entraria na parte q a tensão esta relacionada a resistencia e indutancia e isso faria com que a rampa da corrente fosse mais acentuada (atingui-se o máximo) mais rápido, se é assim acabamos de alterar a rampa da corrente :S atraves da tensão, e se for assim entao a tensao é que deveria subir de acordo com a frequencia pra ter um melhor aproveitamento do conjunto!!

vixi perguntei d+ tudo junto

ps: Cabei de queimar um L297 e dessa vez nao foi culpa minha, nao sei q cargas d'agua um 7805 simplesmente explodiu, e o pior o FDP nem esquentou, os irmaos dele estao trabalhando normalzinho... e agora eu coloco outro 297 e ele fica dando passo sozinho, num sei o q queimou mais to fu****...

abraços

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« Resposta #31 Online: 27 de Março de 2007, 17:34 »
Citação de: "reinaldoaf"
Entendi sim o porque com a frequencia o motor perde o torque e para de rodar, porém como você falou a corrente demora um pouco a chegar em seu PICO Máximo, no caso se aplicarmos uma corrente nominal ela levara um tempo X para chegar ao máximo, e se aplicarmos o dobro dessa corrente, se o tempo é proporcional  ao máximo da corrente a corrente máxima do motor seria alcançada em meio tempo? ou estou falando bobeira e a rampa de subida da corrente é uma constante invariavel?


Reinaldo, calma. Nós vamos chegar lá. Por enquanto estamos analisando o que acontece em um motor alimentado com a tensão nominal. Logo veremos o que acontece quando usamos outros artfícios e pq exatamente usamos esses artifícios  e quais são os limites.

Por enquanto vou dizer apenas que não dá pra aumentar a velocidade do aumento da corrente sem aumentar a tensão, continuamos submissos à lei de Ohm: a corrente é proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência (faça disto um mantra, repita trezentas vezes ao dia ...).

Sob tensão constante o tempo pra corrente chegar ao máximo é invariável sim.

Segura a onda aí, procure acompanhar cada passo com bastante atenção que no final vc terá uma compreensão bastante sólida dessa tranqueira toda ...

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aonde entra a plicação de maior tensão ...
vixi perguntei d+ tudo junto


É, perguntou tudo junto, mas vou continuar respondendo separadinho ... he, he, he ...

Tenha um pouquinho de paciência, quero ter a certeza de que vc tem bem compreendidas as questões fundamentais ... sem isso, não vai adiantar muito explicar certas coisas, vai sempre ficar confuso, cheio de lacunas ... continuo logo mais ...

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« Resposta #32 Online: 27 de Março de 2007, 18:00 »
Reinaldo,

vamos continuar, desta vez imaginando um meio de contornar o problema do tempo que a corrente leva pra chegar ao valor máximo ....

Já compreendemos que a intensidade máxima da corrente está limitada pela aquecimento suportável e portanto não podemos exceder esse valor, sob pena de fritar o motor ... mas por enquanto vamos nos concentrar em como fazer a corrente chegar ao seu valor máximo mais rapidamente ...

Podemos elevar a tensão e com isso a rampa inclinação ficaria mais abrupta, aproximar-se-ia mais da vertical, a situação ideal ... é como aumentar a pressão em um sistema hidráulico ...

Mas sabemos que a corrente máxima não pode ser ultrapassada, então como elevar a tensão e limitar a corrente ?

A resposta é bem simples: com um resistor ... e pronto, nasce o sistema L/R ...

Como isto funciona ?

Lembrando da sacrossanta lei de Ohm: a corrente é proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência ... então se dobrarmos a tensão, a resistência terá de ser dobrada tb, para que tenhamos ainda a mesma corrente, então basta acrescentar um resistor com o mesmo valor da resist~encia do enrolamento e pronto ... mas ... e a indutância, como fica nisso ?

Fica como sempre, a indutância ainda é a mesma e se comporta da mesma maneira, opondo-se à VARIAÇÃO da corrente... Hum ... então quando a corrente não varia é como se a indutância não existisse ?

Exato ! Eis aí o pulo do gato ...

Conseguimos fazer com que a corrente aumente mais rapidamente, aumentando a "pressão" no sistema e limitando o "fluxo" ou "vazão" por meio de uma resistência que se soma à resistência do motor ...

Lindo ! Então posso dar uma cacetada nesse motorzinho, meter-lhe no rabo uma tensão beeeeemmm elevada e o desgraçado vai ter que zunir ! Certo ?

Certo.

Só duas perguntinhas:

Até onde a tensão pode ser elevada ?

E se esse troço é tão bom, tão simplezinho e baratinho, pq o povo se mete com essas boiolices de choppers e outras encrencas ?

Responde aí que depois eu continuo ...

reinaldoaf

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« Resposta #33 Online: 27 de Março de 2007, 18:06 »
A tensão so pode ser elevada até aonde a corrente fritaria o motor, no caso se você tiver muita tensao, a corrente vai subir muito rapido ficando no maximo muito tempo o que faz com que o motor dissipe mais calor e corra o risco de queimar... seria isso?

quanto ao chopper é bem simples, vc controla a tensao , de forma que ela so aumente quando o motor necessite de uma rampa mais inclinada de subida de corrente, para evitar a primeira parte ai.... seria isso tb?

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« Resposta #34 Online: 27 de Março de 2007, 18:20 »
Citação de: "reinaldoaf"
A tensão so pode ser elevada até aonde a corrente fritaria o motor, no caso se você tiver muita tensao, a corrente vai subir muito rapido ficando no maximo muito tempo o que faz com que o motor dissipe mais calor e corra o risco de queimar... seria isso?


Nananinanão ! Pensa mais um pouco ... a corrente está limitada a valor seguro pelo resistor, o motor não vai fritar por isso ... e a corrente desejamos que suba tão rapidamente queanto possível, isso só traz benefícios ...

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... quanto ao chopper é bem simples, vc controla a tensao , de forma que ela so aumente quando o motor necessite de uma rampa mais inclinada de subida de corrente, para evitar a primeira parte ai.... seria isso tb?


Nããããõoooo !!!! Tá reprovado no primeiro teste, fica de recuperação ... he, he, he ...

Dica: Nos sistemas com chopper, o que se controla não é a tensão ...


PS: como vc vê, já começamos a tropeçar nas falsas premissas ... tem mais vindo por aí ... pense mais um tantinho sobre estas questões, são mais importantes do que parecem, não é só pra encher o saco não ...

Eletronmecanica

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« Resposta #35 Online: 28 de Março de 2007, 03:11 »
Caro senhor Jorge, já li muita literatura sobre motores de passo etc etc etc. Mas confesso que uma explicacão tão detalhada como essa realmente estava fazendo falta em muitas bibliotecas. Parabens pela aula que se alguns disserem que foi um resumo eu diria que seria umas duas semanas de aula de "maquinas eletricas" e acredito que se alguns professores virem a ler esse texto vao ficar boquiabertos.

Confesso que meus conceitos sobre motores de passo e placas controladoras mudaram completamente.

E quanto a pergunta  
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E se esse troço é tão bom, tão simplezinho e baratinho, pq o povo se mete com essas boiolices de choppers e outras encrencas ?


embora não tenha sido dirigida a mim, acredito que seja uma forma de agregar valor $$$ a algo que pode ser feito de forma mais simples e descomplicada. Encher linguiça (ou placa de fibra de vidro ou fenolite com componentes caros) pra embelezar tudo e ganhar mais dinheiro no projeto final).  É essa a minha opnião...

Grato pela apostila he he he he

Manoel NS

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« Resposta #36 Online: 28 de Março de 2007, 08:17 »
Manoel,

Citar
...acredito que seja uma forma de agregar valor $$$ a algo que pode ser feito de forma mais simples e descomplicada. Encher linguiça (ou placa de fibra de vidro ou fenolite com componentes caros) pra embelezar tudo e ganhar mais dinheiro no projeto final)...

Acho que está enganado redondamente... Se fosse assim, não teriam desenvolvido os sistemas do tipo "chopper"

Mas como você está gostando dessa verdadeira aula que o colega Jorge está ministrando, sugiro aguardarmos mais um pouco pela conclusão das explicações...

Verá que o que apregoam por aí sobre os benefícios dos circuitos baseados no esquema "L/R" como praticidade e baixo custo são bem diferentes da realidade...

Aguarde pelas surpresas...

Nota: eu costumo dizer que nesta área (cnc), o barato sai caro - e muitas vezes bem caro por sinal...

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« Resposta #37 Online: 28 de Março de 2007, 08:18 »
Manoel, muito obrigado pelas suas palavras tão gentis.

Quanto aos choppers, logo veremos que têm lá suas virtudes, não são apenas recheio de linguiça ... *RS

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« Resposta #38 Online: 28 de Março de 2007, 08:58 »
Bão, vamos lá ralar mais um pouquinho ...

Eu perguntava duas coisas:

1. Qual o limite para a elevação da tensão ?

A resposta é simples, o limite é a isolação dos enrolamentos, a tensão pode ser elevada até o ponto em que não ocorram arcos internos ... a maioria dos motores é submetida a testes sob 500V, mas o limite prático é da ordem de 20 ~ 25 vezes a tensão nominal.

2. PQ usar outros drivers se o L/R, tão simples, já apresenta bons resultados ?

A questão aqui é a eficiência e o desempenho ... um bocado de energia é desperdiçada no resistor limitador de corrente, que tb aquece muito ... dependendo da configuração a maior parte da energia é desperdiçada em forma de calor, a coisa pode virar um a fritadeira ... para dar uma idéia da coisa, imaginemos um motor de 1A por fase, tensão nominal de 5V, alimentado por 50V.

Teríamos então uma queda de tensão no resistor de 45V x 1A = 45 watts para cada fase energizada, com o motor parado ... isso com uma tensão apenas 10 vezes superior a nominal ...

Como o motor é de 5V x 1A = 5W por fase, verificamos que neste caso a eficiência é de 5 / 45 = 0,11 --> 11% apenas ... Note-se que quanto mais elevada for a tensão de alimentação em relação à nominal, menos eficiente será o sistema ... o exemplo aqui considera um pequeno motor, imagine um grande ... fica claro que o L/R, cheio de virtudes em sua simplicidade, tem tb seus defeitos e não é prático nem interessante em um grande número de situações ...

Além disso veremos adiante que podemos chegar a um desempenho um pouco melhor com outros arranjos ...

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« Resposta #39 Online: 28 de Março de 2007, 17:19 »
E aí, Reinaldo, até aqui tudo bem ?

Dúvidas, sugestões, críticas ?

reinaldoaf

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« Resposta #40 Online: 29 de Março de 2007, 10:04 »
Jorge,

Primeiro desculpas, ontem tive problemas tecnicos no meu sistema e  nao acessei internet o dia todo, acho que você pôde notar pela minha mensagem no plotter cressoft...

A parte da tensão, eu compeendi sim, o isolamento do fio é que dita a maxima tensao que pode ser aplicada... mais foi uma pergunta maldosa, nao falamos sobre isso HUAuhAUHHAU

Agora eu nao entendi a parte que você falou, se o sistema tem eficiencia de 11% apenas como ele é melhor que o acionamento direto sem o L/R. aff deixa pra lá, falei bobeira, o sistema desperdiça o resto em calor, né...


quanto a sugestoes e criticas, absolutamente nenhuma...

abraços e parabens pela aula ta muitissimo interessante a coisa...

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« Resposta #41 Online: 29 de Março de 2007, 13:11 »
Citação de: "reinaldoaf"
... o sistema desperdiça o resto em calor, né...

Exatamente, falávamos da eficiência energética ...

Espero que já esteja tudo bem por aí ... logo mais cometo mais umas mal traçadas ... vou ter de fazer uma peregriganação à Santa ... ô dureza ...

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« Resposta #42 Online: 30 de Março de 2007, 16:42 »
Pensou que já estava livre de mim ? nah... ainda não ... vamos lá para o próximo elo da cadeia evolutiva dos drivers ...

Bão, a melhoria óbvia, em relação ao L/R, já que elevar a tensão é fácil e o prob é limitar a corrente, seria uma fonte de corrente constante ...

E isto foi feito, há décadas, embora muita gente pense que é algo recente.

De novidade, apenas a utilização de reguladores de tensão integrados configurados como fonte de corrente constante e mesmo isto já está por aí há muitos anos ...

Qual a diferença entre L/R e fonte de corrente ? O desempenho fica melhor ?

A diferença é que a fonte de corrente constante comporta-se como um resistor varíavel, de valor muito baixo quando a corrente não atingiu o limite e de valor adequado para limitar a corrente no limite estabelecido quando o limite é atingido.

Consequentemente a tensão da fonte permanece aplicada ao motor até que a corrente máxima seja alcançada, redundando em uma rampa mais abrupta do que aquela que seria obtida por um L/R e o resultado é um melhor desempenho.

O motivo da escassa popularidade das fontes de corrente constante é o mesmo dos L/Rs, a baixíssima eficiência, a coisa é um frigideira ... tb é solução adequada para pequenos motores, mas dificilmente justificável para motores mais parrudos ...

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« Resposta #43 Online: 31 de Março de 2007, 13:06 »
{quote]... gostaria de saber porque um motor pode ser alimentado com 20 vezes a sua tensão(ou mais). E tambem como se chegou a estas medidas.[/quote]

Não pode !

Um motor não pode ser alimentado sob tensão maior que a nominal, a não ser por breves instantes ...

Dá uma lidinha desde o comecinho que vc vai entender ...

O valor prático de até cerca de 20 vezes a tensão nominal para alimentação do driver é devido à característica da variação da velocidade de crescimento da corrente em relação a tensão. A corrente cresce cada vez menos rápidamente na medida em que aumenta a tensão, portanto não há ganho significativo com tensões muito elevadas ...

Offline F.Gilii

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« Resposta #44 Online: 31 de Março de 2007, 14:31 »
Kommandeur,

Metendo o bedelho onde não fui chamado, e aproveitando o assunto um pouco, através de estudos se concluiu que os melhores resultados são obtidos quando se alimenta um motor com tensões entre 10 e 25 vezes a tensão nominal deste motor...

Posso estar errado, mas um dos fatores que ditam as regras é a temperatura, que não deve ultrapassar a casa dos 80 ou 100 graus acima da ambiente...

 

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