Autor Tópico: Avanço para corte de madeira  (Lida 477 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline henriquekg

  • Novato
  • *
  • Posts: 2
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
  • Nome:: Henrique Garcia
  • Profissão: Vendedor
Avanço para corte de madeira
« Online: 06 de Junho de 2019, 14:57 »
Boa tarde amigos.

Comecei recentemente a mexer com a router e estou enfrentando algumas dificuldades.

Estou cortando uma madeira tauari, com 20mm de espessura, utilizando uma fresa de 2 cortes retos paralelos com 6mm de diametro da vonder. Comprei essa fresa pois pesquisando vi que era uma das melhores para corte em madeira.

Estava usando antes, fresa helicoidal de 2 cortes de metal dura com 4mm de diametro, o problema que estava tendo é que mutias da fresas estava quebrando, então abaixei a velocidade do avanço, o que fez com que a fresa não quebrasse mais, porém estava queimando a madeira e a propria ferramente.


Padrões de Usinagem
Passo Lateral   0.400 mm
Passo Vertical   5.000 mm
Velocidade de Rotação   12000 r.p.m
Avanço   5.000 mm/seg
Velocidade de Mergulho   3.000 mm/seg


Estes são os valroes que estão sendo usados para a usinagem deste material.


Alguém poderia me dar uma luz em quais alterações fazer para que eu consigo cortar este material sem queimar ou quebrar minha ferramenta? Estou cortando peças redondas com 16cm de diametro.

Desde já muito obrigado!



Online cientista13

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1118
  • Sexo: Masculino
Re:Avanço para corte de madeira
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2019, 22:30 »
se está quebrando a fresa vai ter que diminuir ou a velocidade de avanço, ou a profundidade.
Se a fresa está queimando a madeira provavelmente a fresa não está bem afiada.



eu normalmente uso em madeira como o tauari velocidade de avanço de 2500 mm/min, passes de 3,5 a 4 mm de profundidade e rotação do spindle de 18.000 RPM A máquina trabalha sem forçar, o acabamento fica bom. Já usinei com passes de 5mm de profundidade e velocidade de avanço de 4500mm/min mas o acabamento fica a desejar para a qualidade que procuro ter nos meus cortes. Penso que é melhor ter qualidade do que quantidade.

Offline Nei Carvalho

  • Novato
  • *
  • Posts: 2
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: Encruzilhada do Sul - RS
  • Nome:: Nei Carvalho
  • Profissão: Assessor de comunicação
Re:Avanço para corte de madeira
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2019, 08:47 »
Está usando mm/seg muda para mm/min

Online vieirajp

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 275
  • Sexo: Masculino
  • Forum GUIA CNC - A Maior comunidade CNC do Brasil
  • Cidade - UF: Fernandópolis
  • Nome:: Reginaldo Vieira
  • Profissão: Funcionario publico
Re:Avanço para corte de madeira
« Resposta #3 Online: 06 de Julho de 2019, 06:12 »
 Será que seu spindle ou tupia não esta girando ao contrario, são movimentos muito lentos para tal problema. Eu faço umas tabuas de  corte aqui, e estou usando cumarú que é uma madeira bem revez e dura.


    Com uma fresa de topo end-mill 6mm, uso passe lateral de em media 4mm, o avanço é 42mm/seg e 3mm no passe vertical, quando vou usar v-bit uso de um corte só, e como gosto muito de preciosismo  uso avanço de 25mm/seg.  Minha maquineta não é grande e minha produção é para os horários de almoço e depois do trabalho e finais de semana ou seja não me preocupo muito. Mas ainda sim me dá um bom dinheirinho, em um ano consegui pagar o que gastei.