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MECÂNICA => Movimentação em Geral => Tópico iniciado por: havell em 24 de Maio de 2012, 14:05
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bom dia pessoas, alguém ai sabe de que forma calcular o torque obtido por uma redução de fuso ?
não sei bem como explicar , mas oque quero saber é:
ex: tenho um motor de 10kgfcm, vou acopla-lo num fuso M14 de passo 2mm
qual será a capacidade de tração(?) do meu sistema com esse conjunto ?
alguém ai sabe dizer qual a formula a ser aplicada ?? :o
obrigado
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Boa tarde!
havell,para obter este resultado é necessário mais informações,veja esta planilha de calculo que acho que vai te ajudar ok
Grato,Reginaldo
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Reginaldo, valeu pela planilha mas eu não faço ideia doque fazer com esses numeros para chegar no resultado que preciso.
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pessoal
fiz uma conta aqui e deu nisso :
o motor tem 10kgfcm (não sei se de raio ou no diâmetro) considerando 2cm de diâmetro
o fuso tem 2mm de passo e é m14
3,14(pi)x20(diâmetro) = 62.8(perímetro)
62,8/2 =31,4 (redução com fuso)
31,4x10kg
314kgf ?
credo...
"alguen coréje plis"
kkkkkkkkkkkkkkkk
bem, como eu sou um "anafalbeto" em matemática...
eu aguardo a ajuda dos universitários,mestres,adivinhos,palpiteiros,visitantes e afins ...
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não entendi q conta tu fez, mas calculei o torque, baseado no livro q tenho aqui (Shigley)
falta informar o peso de todo o conjunto... (considerei 10kg)
como q será preso as pontas (por colar ou mancal de rolamento)? (considerei por rolamento)
o fuso tem 1 ou 2 entradas? (considerei 1 entrada)
e que material é a porca? (considerei de bronze)
força de usinamento (100N)
fiz a conta e deu 215 N.mm de torque na rosca
mais 30 em cada rolamento ( supondo q usará 2 rolamentos de 30mm de diametro primitivo aprox.)
totalizando: 275 N.m -> 2,8 kgf.cm
ou seja o teu motor vai ter força suficiente.
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não entendi q conta tu fez, mas calculei o torque, baseado no livro q tenho aqui (Shigley)
fiz a conta e deu 215 N.mm de torque na rosca
mais 30 em cada rolamento ( supondo q usará 2 rolamentos de 30mm de diametro primitivo aprox.)
totalizando: 275 N.m -> 2,8 kgf.cm
ou seja o teu motor vai ter força suficiente.
boa noite caveira,
acho que não consegui ser claro na minha duvida >.<
em uma redução por correia de 10x1 você consegue obter teoricamente 10x mais força em um eixo que tenha como raio 1cm, ou seja 100kgfcm
a minha duvida é : em relação ao fuso é como fazer para calcular o torque resultante (no meu exemplo usei um m14 mas pode ser outra variante qualquer)?
de toda forma obrigado pela atenção ai
abração
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Se não me falha a memoria:
Primeiro você tem que saber o angulo de hélice representando pela Letra "A" .
tg A = passo / (pi X diametro)
Depois joga na formula:
T=F x tg (A + B)
T= Torque do motor
F= Força axial (a força que você quer saber)
tg = tangente :P
A= Angulo de hélice
B=Angulo de atrito.
Este angulo é obtido experimentalmente, existem tabelas prontas.
Arriscando ainda mais a memoria, posso dizer que o angulo de atrito de aço com bronze é 10,12º e de um fuso de esfera é 0,12º
e tem gente que diz que fuso de esfera é bobagem ::) se bem que ultimamente um motor mais forte esta mais barato que um fuso de esfera.
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bom dia pessoas, alguém ai sabe de que forma calcular o torque obtido por uma redução de fuso ?
não sei bem como explicar , mas oque quero saber é:
ex: tenho um motor de 10kgfcm, vou acopla-lo num fuso M14 de passo 2mm
qual será a capacidade de tração(?) do meu sistema com esse conjunto ?
alguém ai sabe dizer qual a formula a ser aplicada ?? :o
obrigado
Considerando um conjunto de fuso / porca sem perdas:
Fuso M1: raio=14 / 2 = 7mm = 0.7 cm
Torque = F x r
Força Tangencial = 10 / 0,7 = 14,28 Kgf
tg A = passo / (PI x D) = 2 / (3,1415926 x 14) = 0,0454
Força axial = Força Tangencial / tg A = 14,28 / 0,0454 = 314 Kgf
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bom dia pessoas, alguém ai sabe de que forma calcular o torque obtido por uma redução de fuso ?
não sei bem como explicar , mas oque quero saber é:
ex: tenho um motor de 10kgfcm, vou acopla-lo num fuso M14 de passo 2mm
qual será a capacidade de tração(?) do meu sistema com esse conjunto ?
alguém ai sabe dizer qual a formula a ser aplicada ?? :o
obrigado
Considerando um conjunto de fuso / porca sem perdas:
Fuso M1: raio=14 / 2 = 7mm = 0.7 cm
Torque = F x r
Força Tangencial = 10 / 0,7 = 14,28 Kgf
tg A = passo / (PI x D) = 2 / (3,1415926 x 14) = 0,0454
Força axial = Força Tangencial / tg A = 14,28 / 0,0454 = 314 Kgf
boa madrugada professor !!
ih, deu o mesmo resultado da minha conta, por outro caminho chegou no mesmo lugar .
314kgfcm é força hein! agora só precisamos descobrir um jeito de desprezar o atrito e a resistencia do ar.... 8) 8) ::)
um dia quando eu crescer eu poderei comparar a eficiência de um fuso de esfera re-circulantes com a deficiência do meu com bucha de nylon auhuahau
em quanto isso vou imaginando...
abração ai e muito obrigado.
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Fuso M1: raio=14 / 2 = 7mm = 0.7 cm
Gil, Não se pode calcular com o diametro externo da rosca, tem que ser o diâmetro primitivo, da M4x2 da aproximadamente 12,55mm
PS:
Diametro primitivo = Dm:
(http://www.demec.ufmg.br/Grupos/labprojmec/Rosca_M_de_Fixacao.gif)
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o diametro primitivo dá 13mm
dm=dn-2*p/4
onde dm = diametro primitivo
dn = diametro nominal (14)
p = passo (2)
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Cássio,
Fuso M1: raio=14 / 2 = 7mm = 0.7 cm
Gil, Não se pode calcular com o diametro externo da rosca, tem que ser o diâmetro primitivo, da M4x2 da aproximadamente 12,55mm
PS:
Diametro primitivo = Dm:
(http://www.demec.ufmg.br/Grupos/labprojmec/Rosca_M_de_Fixacao.gif)
Sim, eu simplifiquei, foi um cálculo aproximado, sem levar em conta as perdas devido ao atrito entre fuso e porca e usei as medidas externas nominais da rosca.
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o diametro primitivo dá 13mm
dm=dn-2*p/4
onde dm = diametro primitivo
dn = diametro nominal (14)
p = passo (2)
Essa formula é aproximada, "dm=dn-metade do passo" não da 100% exato com roscas. Em projetos grandes pode dar diferença.
Sim, eu simplifiquei
Ah tá... ;D
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o diametro primitivo dá 13mm
dm=dn-2*p/4
onde dm = diametro primitivo
dn = diametro nominal (14)
p = passo (2)
Essa formula é aproximada, "dm=dn-metade do passo" não da 100% exato com roscas. Em projetos grandes pode dar diferença.
blz, e qual q seria a formula exata?
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blz, e qual q seria a formula exata?
Não sei, kkkkkk... Acho que nem existe.
O que acontece é que a normalização permite uma variação do diâmetro primitivo dentro de um intervalo, pode acontecer de variar entre cada fabricante, mas dentro do intervalo.
Os livros de elemento de maquinas de já tive acesso, não apresenta formula alguma, sempre vem uma tabela com faixas de tolerâncias: http://pt.scribd.com/doc/43982230/TABELA-DE-DIAMETROS-PRIMITIVOS-DE-ROSCAS (http://pt.scribd.com/doc/43982230/TABELA-DE-DIAMETROS-PRIMITIVOS-DE-ROSCAS)
Claro que as tolerâncias são bem pequenas e não infligem tanto nos resultados dos cálculos, salvo, como disse, em alguns casos de projetos.
Porem esta formula que você mostrou, deu 13mm e esta bem acima da tolerância máxima da M14x2. Portanto não é 100% confiável.
Existem micrômetros próprios para medir o diâmetro primitivo real das roscas: http://www.starrett.com.br/produtos/produtodetalhe.asp?prodnome=Micrometro-para-Medir-o-Diametro-Primitivo-de-Rosca-Serie-575M,-575,-585M,-585&cat=0&linha=13&subdiv=15&codprod=39 (http://www.starrett.com.br/produtos/produtodetalhe.asp?prodnome=Micrometro-para-Medir-o-Diametro-Primitivo-de-Rosca-Serie-575M,-575,-585M,-585&cat=0&linha=13&subdiv=15&codprod=39)
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Eu tenho uma formulazinha que usei por muito tempo para me dizer o que esperar de alguns motores acionando alguns tipos de fusos...
A formula é baseada no torque do motor(torque estático no caso de um motor de passo), no passo do fuso e na eficiencia da rosca.
O resultado mostra a carga estática que tal fuso poderia suportar
, então por exemplo um motor de 6 kgfxcm de torque estático se montado diretamente num fuso de rosca trapezoidal com passo 4mm e a porca é em poliacetal (eficiencia em torno de 35%), teremos um resultado onde mostra que a força na porca seria de 33 KGF.
Como se trata de carga estática, eu suponho que se pode contar com algo entre 25 e 30% disso ou seja algo entre 8 e 11 kgf.
A formula é simples:
(Força (N) x 1000) / ((passo fuso x PI)/2) x eficiencia da rosca
Para o exemplo, um motor de 6 kgfxcm = 0,59 Nm e eficiencia da rosca de 35%
(0,59 x 1000) / ((4 x 3.1415)/2) x 0,35
Torque estático = 323,49 N ou 32,98 Kgf
Prático entre 8,24 e 10,9 kgf